Luz azul: filtro para o celular não prejudicar a sua visão

  • por
5
(3)

Hoje em dia, é quase impossível escapar da luz azul, presente em smartphones e outros aparelhos eletrônicos que fazem parte da nossa rotina. Entretanto, ficar muito tempo exposto à luz azul pode prejudicar a visão. Por isso, é essencial  proteger os olhos. E o filtro de luz azul bloqueia esses raios tão perigosos aos nossos olhos. Nesse artigo, abordaremos algumas maneiras de proteger os olhos contra os raios utilizando filtro para luz azul, que pode ser instalado diretamente no seu celular.

Luz azul: filtro por aplicativo

Existem aplicativos de filtros para luz azul que podem ser instalados no computador e celular. Os principais e os mais baixados disponíveis em todas plataformas digitais são:

  • Filtro Luz Azul — Modo Noturno, Dormir Bem
  • Twilight
  • iBlue
  • F.lux

Estes aplicativos alteram a cor do Smartphone para tons amarelados ou alaranjados. E isso faz com que você evite forçar a vista para enxergar melhor a tela. Dessa forma, você não sente fadiga ocular causada pela luz azul emitida pelo celular. Falaremos mais sobre cada um deles.

App Filtro de Luz Azul — Modo Noturno, Dormir Bem

LUZ AZUL FILTRO

Logo do App: Filtro Luz Azul — Modo Noturno, Dormir Bem

 

O aplicativo Filtro de Luz Azul – Modo Noturno, Dormir Bem ajusta a cor da tela em uma cor mais natural com a opção de alterar para o modo noturno. Dessa forma, ele ajuda a aliviar as tensões nos olhos para o uso do celular no período da noite. Reduzir o contato à luz azul pode melhorar muito seu sono e ajudá-lo a dormir com mais facilidade.

App Twilight

Filtro luz azul

Logo do App: Twilight

 

Com o mesmo intuito, o Twilight é outra opção para filtro de luz azul para celular. O aplicativo faz a tela do seu celular se adaptar ao período do dia. Ele filtra a luz azul do seu aparelho após o pôr-do-sol e protege os olhos com um suave filtro vermelho. Aliás, a intensidade do filtro se ajusta de acordo com o ciclo sol baseado nos horários locais utilizados pelo seu celular ou tablet. O Twilight tem como recomendação desativar todas suas notificações de outros aplicativos para a instalação completa dele.

App iBlue

 

luz azul filtro

Logo App: iBlue

 

Outra opção de aplicativo bem avaliado pelas plataformas digitais é o iBlue. Também com o objetivo de filtrar a luz azul que afeta os seus olhos, o app deixa você escolher a cor do filtro ou definir sua própria cor. Um temporizador é oferecido, permitindo que você programe o horário de funcionamento do filtro. Uma dica legal para você que tem pouco espaço para armazenamento: o aplicativo ocupa apenas 0.2 MB e não tem anúncios. Que tal experimentar?

Programa para computador para luz azul: f.lux

luz azul filtro

Programa para computador: f.lux

 

O f.lux é um programa simples para computador e está disponível para: Windows, Mac e Linux. Esse programa também ajusta a tonalidade da luz de acordo a posição do sol na sua localidade. Ou seja, conforme a iluminação do dia da onde você está. A luz da tela do seu computador alterará em dois momentos: enquanto houver luz do sol e em períodos noturnos.

E quem adora assistir séries e filmes na Netflix, o programa possui uma ativação de padrões de iluminação especial sem que as cores sofram alterações muito bruscas. Isso é bem interessante se você passa boa parte do tempo no escritório ou usando muito seu computador.

Luz azul prejudicial aos olhos

Falamos tanto de luz azul, mas para simplificar. Existem dois tipos de luz azul: a luz azul-turquesa e a luz azul-violeta.

  • Luz azul Turquesa

A luz azul-turquesa é a luz boa para os nossos olhos e nos ajuda na produção de vitaminas para o corpo, assim como regula nosso ciclo natural do sono (ciclo circadiano). Essa luz é natural e emitida pelos raios solares.

  • Luz azul-violeta

Já a luz azul-violeta é prejudicial aos olhos e também é a que mais temos contato durante a nossa rotina. Isso por essa luz ser emitida  por aparelhos eletrônicos, principalmente por celulares, computadores, tablets, dentre outros. Por isso é importante usar luz azul filtro no dia a dia, seja em aplicativos ou ainda em lentes para óculos que possuem um filtro específico para luz azul.

Além disso, a luz azul-violeta pode trazer sérios danos ao sono, acelerando a nossa mente quando utilizamos o celular perto da hora de dormir. Ela também bloqueia a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a regular o nosso sono. Com isso, temos insônia. Por isso, recomenda-se evitar o celular de duas a três horas antes de dormir.

Fake News da luz azul

Existe uma fakenews circulando na internet e no WhatsApp dizendo que a luz azul-violeta emitida pelo celular pode causar Maculopatia, conhecida como câncer no olho. Mas isso não passa de um boato. As organizações médicas já desmentiram essa informação.

Além disso, alguns celulares, existem os filtros noturnos, mas isso depende do modelo. Então, pesquise na internet ou procure nas configurações do seu celular, para saber se ele tem esse recurso. Veja aqui os cuidados que você deve ter com a luz azul!

Recomendações para evitar a luz azul

Agora, um colírio para os seus olhos: dicas PRÁTICAS para evitar a agressão e os efeitos da luz azul na nossa visão! Olha só:

  • Use esses aplicativos para regular a luminosidade do celular. 
  • Evite usar smartphones de 2 a 3 horas antes de dormir. 
  • Use lente de óculos com filtro de luz azul.
  • Use óculos com proteção UV.

Infelizmente, quem usa óculos de grau sofre um pouco mais. Mas, existe lentes para óculos que filtram a luz azul. Cada marca de lente atribui um nome específico para elas.

Nossas lentes para óculos que filtram a luz azul

Aqui na Lenscope, nossas lentes que contam com esse filtro são as Lentes Lenscope Digital Comfort, feita de resina, um material mais leve e resistente para lentes de óculos, com índice de refração 1.60, proporcionando um óculos mais fino para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

Veja o preço das Lentes Lenscope Digital Comfort para o seu grau em nosso site.

E se você tem mais de 4 graus, agora pode contar com as Lentes Tokai 1.76 Digital Comfort que contam com o filtro da luz azul. Elas são consideradas as lentes de resina mais finas do mundo e conseguem proporcionar um óculos mais fino, mesmo para quem tem grau alto de miopia.

Veja o preço das Lentes Tokai 1.76 Digital Comfort para o seu grau em nosso site.

E agora conte pra gente aqui nos comentários:  você já conhecia esse tipo de aplicativo? Já chegou a baixar no seu celular, ou pretende baixar? 

luz azul filtro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Luz azul: filtro para o celular não prejudicar a sua visão”

    1. Olá Dhanilo! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Ficamos muito contentes que nosso artigo tenha contribuído significativa! Continue acompanhando nosso blog para ver as novidades que preparamos para vocês leitores
      Conheça nosso site também: https://lenscope.com.br/!
      Sempre que precisar, conte conosco!

    1. Oi, Jadi! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que conseguimos te ajudar com nosso conteúdo! 😀
      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/ Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *