Luz Azul

Luz Azul: faz bem ou faz mal?

A luz azul está presente em tudo o que nos rodeia: na luz do sol, quando acendemos uma lâmpada dentro de casa, quando usamos o celular, o computador…

Só que muita gente não sabe que ela pode tanto fazer bem e mal à nossa visão. Você sabia que a luz pode ajudar na nossa disposição no dia a dia, mas também pode causar insônia e noites mal dormidas?

Mas, como? É o que vamos explicar nesse artigo para você. Vamos lá?

O que é a luz azul?

Não vamos entrar em detalhes científicos. Mas, é importante entender como funciona a sensibilidade dos nossos olhos para luzes visíveis e não visíveis.

A luz do sol, por exemplo, é composta pelas luzes azul, vermelha, laranja, amarela, verde e violeta. Quando misturamos todas essas cores, temos a luz na cor branca que é a luz que enxergamos.

Veja abaixo o resultado dessa mistura de cores

Luz Azul
Vídeo disponível no YouTube por João Nascimento

 

Em relação à luz azul, ela é um intervalo do espectro de luz visível, ou seja, da luz branca que enxergamos e possui comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. 

A luz azul poder ser divida em dois tipos:

  • Luz azul turquesa (que faz bem)
  • Luz azul violeta (que faz mal)

Veja a seguir as principais diferenças entre elas:

Luz Azul Turquesa

A luz azul turquesa é a luz azul boa para os nossos olhos e são emitidos pelos raios solares.

Ela ajuda na vitamina D para o nosso corpo, além de contribuir na regulação do nosso ciclo circadiano que nada mais é que o ciclo de sono natural em nosso corpo, onde a variação de luz influencia no nosso comportamento seja de dia ou de noite.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável sensação pela felicidade e bem-estar, e que, quando liberada, consequentemente, nos faz sentir mais ativos e dispostos.

Ou seja, a exposição de luz azul durante o dia ajuda manter o ciclo de sono saudável.

Luz Azul Violeta

Já a luz azul violeta é a luz prejudicial aos olhos e é justamente essa que é emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, tablets, TV, lâmpadas LED, entre outros.

Essa luz pode trazer danos sérios a nossa visão e ao sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina. Esse hormônio é responsável por regular o momento de dormir.

Então, ao usar celulares antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo que é dia e isso pode impedir que tenhamos uma boa noite de sono. Consequentemente, outros problemas como insônia podem aparecer.

Luz azul
A luz azul turquesa faz bem para o sono e a luz azul violeta é prejudicial aos olhos quando em excesso, como uso do celular

Onde a luz azul está presente?

A luz azul está presente em ambientes internos e externos. Ou seja, está na presença da luz do sol até mesmo dentro de uma sala de estar com a luz de LED iluminando o ambiente.

Porém, a superexposição ao excesso de luz azul violeta pode causar danos ao nosso organismo de maneira geral, mas especialmente à nossa visão, uma vez que ela afeta as camadas mais profundas dos nossos olhos, como o cristalino e a córnea (raio UVA e UVB).

Luz Azul
Os raios UVA atingem diretamente no fundo da retina, enquanto os raios UVB afetam a córnea e o cristalino

 

Essa luz azul violeta está presente especialmente nos celulares, computadores, tablets e demais dispositivos eletrônicos.

Esses aparelhos possuem a luz de LED (diodos emissores de luz), que contém uma maior quantidade de luz azul violeta do que as lâmpadas mais comuns. Com o uso cada vez mais constante desses aparelhos, a chance de desenvolver problemas mais graves na sua visão é muito maior. Fique atento!

Luz Azul
Luz azul que faz mal aos olhos

 

Por conta disso, é muito importante usar óculos com proteção UV (tanto óculos de grau como óculos de sol). Isso porque o óculos bloqueia esses raios nocivos, protegendo a saúde dos seus olhos.

Além disso, para quem está sempre usando os aparelhos digitais, é recomendado o uso de lentes para óculos com filtro de luz azul que protegem os olhos da luz azul violeta, o tipo de luz azul mais prejudicial ao nossos olhos. 

Luz azul faz mal?

Sim, mas apenas a luz azul violeta.

A luz azul turquesa traz benefícios a nossa saúde, já a luz azul violeta causa a fadiga ocular e é nociva aos olhos olhos.

Você deve estar perguntando por que isso acontece né?

Cada uma das cores que conseguimos enxergar possui uma energia e um comprimento de onda específico e diferente entre elas.

Podemos dizer que quanto maior for o comprimento de onda da luz que está sendo emitida, menor será a fadiga ocular que você pode ter. Quanto menor for o comprimento da onda, maior será a fadiga ocular.

Luz azul
Referência de tabela: Carl Zeiss

 

A luz azul está localizada na faixa de comprimento de onda de 380 a 500 nm.

De acordo com cientistas, a luz azul prejudicial aos nossos olhos (a luz violeta) está localizada no comprimento de onda de 415 a 455nm. O que contribui para o surgimento de danos permanentes na retina e a degeneração macular (DMRI).

Por isso, é importante usar lentes de óculos que filtram a luz azul. Essas lentes filtram apenas a luz azul prejudicial aos olhos. Ou seja, a luz azul violeta. E fique atento: Bloquear toda luz azul, pode gerar fraqueza visual.

Veja a seguir os sintomas que a longa exposição à luz azul violeta pode causar em nossos olhos e organismo.

Fadiga ocular

Fadiga ocular é o excesso de exposição dos olhos a uma condição que pode afetar o seu bem estar. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, lacrimejamento dos olhos, ardência nos olhos e sentir a visão um pouco embaçada.

O que causa a fadiga ocular, normalmente, é o excesso de iluminação emitidos por aparelhos celulares ou computadores.

Fadiga ocular noturna

Já a fadiga noturna, como o próprio nome diz é causado no período da noite.

Ela surge devido ao uso de aparelhos como smartphones ou computadores. Normalmente, quem tem dificuldade em pegar no sono, acaba usando esses tipos de aparelhos eletrônicos logo antes de dormir.

O problema é que a luz emitida por esses aparelhos é a luz azul violeta e quando usada à noite, a luz violeta bloqueia a produção do hormônio de melatonina, que ajuda a regular o momento de dormir. Dessa forma, surge a insônia e as noites mal dormidas.

Lente que filtra a luz azul

Cada vez mais, profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos aos olhos. Por isso, existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Você pode encontrar essas lentes pelo nome de Blue Light e são elas que acabam filtrando a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos,  impedindo que ela chegue na retina. 

Aliás, essas lentes são feitas para quem passam muito tempo usando celulares, computadores ou TV’s. Principalmente para quem passa muito tempo em ambientes internos e está sempre em contato com telas LED ou LCD.

As lentes bloqueiam a luz que é nociva aos olhos, deixando passar apenas a luz azul que contribui para enxergar com melhor nitidez.

As lentes com proteção de luz azul costumam acompanhar todos os tratamentos. São eles: antirreflexo, antirrisco e camadas hidrorrepelentes.

Tudo isso para quer você tenha maior conforto usando essas lentes, além de garantir maior durabilidade e fácil limpeza.

Veja aqui as lentes que filtram a luz azul da Lenscope: Digital Comfort.

Luz azul
Lentes que filtram a luz azul nociva aos olhos

 

Compare aqui os preços de todos os óculos com filtro de luz azul.

Outras maneiras de se proteger da Luz Azul

Veja dicas PRÁTICAS para evitar a agressão e os efeitos da luz azul na nossa visão! Olha só:

  • Procure por aplicativos para o seu Smartphone que ajude na regular a luminosidade do celular. Normalmente esses Apps mudam as luzes do dispositivo para tons amarelados ou alaranjados.
  • Evite usar Smartphones 2 a 3 horas antes de dormir
  • Usar lente de óculos filtro de luz azul
  • Usar óculos com proteção UV

Certo?

Mas é para colocar em prática hoje mesmo, tá? Lembre-se sempre: não há nada mais importante do que a saúde dos seus olhos.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar com a gente uma ideia ou sugestão? Então, deixa aqui nos comentários que já já te respondemos!

Luz Azul

Luz Azul: faz bem ou faz mal?
Média 5 de 1 votos



Comentários

    1. Olá! 😊

      Ficamos muuuito contentes em esclarecer todas suas dúvidas com essa postagem.

      Se tiver mais alguma dúvida, deixe aqui para nós! Vamos ficar muito felizes em lhe ajudar.

      Sempre que precisar, estamos por aqui! 😀

    1. Olá, Gabriel!

      O óculos com filtro de luz azul vai contribuir para os raios nocivos emitidos por aparelhos digitais não prejudiquem agressivamente os seus olhos, porém podemos apresentar algum problema ocular durante a nossa vida, uma vez que a miopia, por exemplo, está ligado não somente a tecnologia e uso excessivo desses aparelhos, mas também o fator genético.
      A presbiopia, por exemplo, é uma causa natural que praticamente ninguém escapa de usar óculos, pois assim como nós, a nossa visão envelhece e a dificuldade de enxergar naturalmente acontece pela perda da elasticidade do cristalino (quando focamos em algum objeto), por isso muitas pessoas passam a usar óculos depois dos 40 anos, pois é uma condição natural em nossa visão 🙂

      O importante é manter a saúde dos olhos em dia, sempre que possível fazer visitas anuais ao seu oftalmo para que ele verifique como está o seu quadro de visão. E claro, qualquer dificuldade ou desconforto que enfrente para enxergar, não hesite em procurar a ajuda desse profissional que pode melhor te orientar para as soluções e tratamentos a serem feitos.

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😊

    1. Oi, Millena!

      Especialistas recomendam o uso moderado desses aparelhos, uma vez que quase todas nossas tarefas diárias envolvem o contato com esses aparelhos digitais 🙂 Como não saímos ilesos do contato com a luz azul, o ideal é buscar fazer intervalos entre as atividades com computador, celular ou tv utilizando a regra 20-20-20 que, a cada 20 minutos você mude a direção do foco da sua visão que estava nesses aparelhos para uma parece ou qualquer outra paisagem ao seu redor; além disso, também recomendam não usar esses aparelhos pouco antes de dormir, pois pode prejudicar ainda mais nosso bem-estar.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😊

    1. Olá, Fernando!

      Obrigada pelo interesse pelos nosso produtos e por ler nosso conteúdo 🙂

      Você pode conhecer todas as nossas lentes em nosso site: https://lenscope.com.br/

      Se preferir, o que acha de enviar para nós sua receita de óculos? Assim conseguimos te indicar qual de nossas lentes atendem o seu grau.
      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

      Aguardamos o seu contato!
      Até mais! 😊

  1. O app Blue Light Filter ajuda nisso também? Estou usando ele com o efeito “floresta” presente no app, efeito esse que tem uma intensidade de cor de 3300K e com intensidade do efeito em 50% gostaria de saber se isso ajuda, Muito obrigado!

    1. Olá, Luis! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      A redução da luminosidade do seu aparelho pode proporcionar mais conforto para você sim 🙂 Além disso, existem aplicativos criados para você usar no seu celular caso ele não desempenhe essa função. Nós criamos esse conteúdo que pode ajudar também: https://lenscope.com.br/blog/luz-azul-filtro-para-o-seu-celular-nao-prejudicar-sua-visao/ 🙂
      Caso sinta desconfortos oculares, não deixe também de visitar o seu médico oftalmo para ele conferir se está tudo certo com a sua visão.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest