Medir DNP: como é feita a medição e porque é importante

Medir DNP: como é feita a medição e porque é importante
  • por
4.5
(8)

Você sabe como medir DNP e o que isso significa? A DNP (Distância Naso-Pupilar) é uma métrica super importante na hora da fabricação dos óculos de uma pessoa. A medição DNP deve ser extremamente precisa, pois, um cálculo errado pode deixar as lentes corretivas deterioradas e sem função de uso. Hoje falaremos sobre a importância de medir a DNP corretamente e como fazemos o processo de medição de DNP aqui na Lenscope. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

A DNP e a DP

A DNP é a distância Naso-Pupilar, ou seja, a distância da pupila do olho até o nariz. Também existe a distância pupilar, ela é a medida do espaço da pupila de um olho até a pupila do outro olho. Realizamos a DNP (distância naso-pupilar) para medir o reflexo corneano, mas não necessariamente o centro da pupila, pois, nem sempre o reflexo está centralizado na pupila.

Medir a DNP é muito importante porque não há uma medida padrão. Todas as lentes são cortadas conforme o formato da armação, sempre com o grau centralizado nas lentes. Então, como a altura pode variar conforme a distância naso-pupilar, a medição é essencial e muito delicada. Dessa forma, concluímos que essa é uma etapa que não deve ser pulada, e deve ser feita por profissionais qualificados.

Já a distância pupilar (DP), é a distância entre as pupilas dos dois olhos. Quando você compra um novo par de óculos ou de sol, ou incolor de grau, o centro óptico de cada lente deve ser alinhado diretamente na frente do centro pupilar, para que você se adapte ao óculos e enxergue com clareza. A distância pupilar é medida em milímetros (mm) e a média para um adulto é 63 mm. Entretanto, esse é um número que pode variar. Assim, a distância pupilar irá variar amplamente — cerca de entre 51 mm e 74,5 mm para mulheres e 53 mm e 77 mm para os homens.

Por que devemos medir DNP?

Como já dito anteriormente, a DNP é a medida da pupila em relação ao centro do nariz. Essa medida tem que ser muito precisa para que o grau do óculos seja aplicado na região certa das lentes de correção. A medição exata garante uma correção perfeita do grau conforme a necessidade de cada usuário de óculos de grau. Geralmente é no momento da comora do óculos que as óticas tradicionais realizam a medição. Portanto, dependendo do grau necessário, é feito a medição do seu DNP.

Por isso, é de extrema importância medir a DNP corretamente para ser aplicada a correção certa nas lentes de grau no lugar exato da pupila, fazendo com que o usuário enxergue perfeitamente e sem distorções de imagens.

O que pode dar errado se a medida não for tirada corretamente?

Se você não realizou a medição correta, pode ter incômodos e também poderá estar prejudicando a adaptação ao novo óculos. Além disso, existe a possibilidade de que uma medida de DNP incorreta não corrija seu problema de visão. Outros problemas visuais podem surgir, como, por exemplo:

  • Cansaço visual.
  • Distorções de imagens.
  • Dores de cabeça.
  • Não conseguir enxergar bem em todos os pontos do óculos.
  • Piora da visão a longo prazo.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Economizar em óculos mais finos]

Como podemos medir a distância naso-pupilar?

A princípio, os métodos mais comuns de medida de DNP e DP nas óticas são realizados com régua e com o aparelho de medição de DNP (pupilômetro). A distância pupilar é medida em milímetros do centro de uma pupila ao centro da outra pupila. Entenda como, atualmente, está sendo realizada cada medição:

Medição com a régua

Você pode pedir para um amigo te ajudar a fazer a medição com a régua. O primeiro passo é colocar a régua na ponte do nariz e usar a linha da régua para alinhar o centro da pupila esquerda. Agora, meça o meio da sua pupila direita e olhe para a distância. A distância entre as pupilas esquerda e direita é o seu DP. A distância entre o meio do nariz e à esquerda da ponte nasal é a distância pupilar esquerda.

Então, o espaço entre o meio da ponte nasal e o olho direito é a distância da distância pupilar. No entanto, algumas pessoas são do mesmo DP, mostrando uma figura como 63 mm, cada lado tem 31,5 mm e algumas pessoas não são iguais da esquerda 31 mm para a direita 32 mm. Por fim, repita essas etapas 2 a 3 vezes para obter números exatos.

Se você estiver realizando essa medição sozinho, é necessário que fique a 20 cm de distância do espelho, segure uma régua contra o nariz, após feche o olho direito e alinhe a régua de 0 mm com o centro da pupila. Depois disso, feche o olho esquerdo e abra o direito. A linha milimétrica estabelecida no centro da pupila direita é a sua distância pupilar. É importante que você fique repetindo essas etapas de 2 a 3 vezes para obter resultados coesos.

Pupilômetro (Equipamento de medição de DNP)

O pupilômetro é uma opção de medição mais precisa e mais consistente. Mas, como é feita a medição? Quando você está fazendo seus óculos, geralmente as óticas já realizam a medição na hora. Primeiramente são colocadas almofadas nasais no nariz do paciente com a barra da testa no lugar, ajudando a centralizar o instrumento no nariz. Então, o paciente segura o pupilômetro como se estivesse segurando um binóculo e olha para um círculo iluminado. Em seguida, é definida a roda de distância para infinito (∞) para DP distante ou a distância próxima correta.

São usados pupilômetros DPs monoculares para SV e progressivas, e DPs binoculares para bifocais e trifocais. Então, são registradas as medições de distâncias, sendo recomendável repeti-las para ter números precisos. Apesar de ser um método muito comum, existe a forma manual de como essas medidas são feitas nas óticas ou consultórios médicos. Neste caso, é utilizada uma régua de medição similar ao tamanho de um óculos para medir a DNP.

Em relação à precisão da medida manual ou pelo pupilômetro, o aparelho acaba sendo a melhor opção, garantindo uma precisão de até 0,1 mm, dependendo do modelo. Por fim, se preciso, é usada uma ferramenta para ocluir um dos olhos se o paciente tiver dificuldade em focalizar ambos os olhos no alvo do anel ou se houver estrabismo.

Como medir a DNP de forma online

Na Lenscope, utilizamos um software que realiza as medidas da sua DNP precisamente, garantindo mais segurança, e eliminando erros humanos. Além de medir a DNP, o software também mede primeiro o reflexo de purkinje e a altura de montagem que é do centro da pupila até o aro inferior da armação (medida essencial para quem usa lente multifocal).

Dessa forma, você tem uma precisão ainda maior da centralização das suas lentes na armação. Para fazer essa medida, você só precisa enviar uma foto com um cartão que tenha uma tarja magnética. É necessário que você fique segurando ele com as duas mãos entre a boca e o nariz, com a tarja magnética virada para frente (para que os dados bancários não apareçam na foto).

Nosso software é capaz de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz, a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje. Essas medidas que garantem uma centralização muito mais precisa das lentes em sua armação. Todavia, além da DNP e da DP, o software também mede a distância do centro da pupila até o aro inferior da armação. Essa medida é muito importante para a montagem das lentes progressivas (multifocais).

medir dnp

Agora veja como nosso software fará a leitura das medidas que mencionamos para vocês:

Medir DNP

Exemplo de como é tirada as medidas a partir da foto com cartão com tarja magnética.

Conheça aqui a melhor versão do seu óculos

Trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades e com melhor custo-benefício, sendo lentes para até 4 graus, mais de 4 graus e também lentes multifocais. O processo de compra em nosso site é muito simples! Primeiro você escolhe e compra as lentes conforme o seu grau, envia a foto da sua receita dos óculos e DNP. Então, nós coletamos sua armação preferida em casa (consultar se essa coleta está disponível na sua região) e quando estiver pronto devolvemos seus óculos prontos! Fácil né? Confira quais lentes temos para você:

Lenscope Poli 1.59 — disponível nas versões: incolor; fotossensíveis; escura com grau e com filtro de luz azul (em resina). Contam com os tratamentos essenciais sem taxas.

Lentes Tokai 1.76 — as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau.  Nas versões: incolor; Transitions®; escura e com filtro de luz azul. Contam com 6 tratamentos premium, sem taxas extras.

Lenscope Progress — lentes personalizadas, ideais para vista cansada. Versões: incolor; com filtro de luz azul; Transitions® e escura com grau. Contam exclusivo tratamento Quartz da Lenscope.

Faça seu óculos sem sair de casa

Agora, já que você aprendeu mais sobre a importância da medição correta da DNP e como ela é feita, está pronto para trocar seus óculos de grau com segurança. Você viu também que nós da Lenscope medimos a sua DNP com muita precisão, eliminando erros humanos, afinal, prezamos pela perfeita adaptação com as nossas lentes mais finas.

Além disso, com o nosso serviço de troca de lentes você pode encomendar apenas suas lentes conosco, caso já tenha uma armação em casa. Facilitamos o acesso às informações sobre saúde dos olhos e lentes de qualidade por preço realmente justo, oferecendo lente mais finas para até 4 graus, mais de 4 graus e multifocais, que já contam com tratamentos premium inclusos, sem taxas. Então, faça um orçamento online  e gratuito no nosso site e se surpreenda.

orçamento

Fontes:

Leoptique

All About Vision

Healthline 

Vision Works

Taking PDs

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Medir DNP: como é feita a medição e porque é importante”

  1. Me tire uma dúvida por favor,posso medir a distância naso pupilar com a pupila ainda dilatada? Ou isso pode interferir nas medidas? Por exemplo,acabei de sair da consulta e já quero passar na ótica, mas minha pupila ainda está dilatada,a medida vai sair certa ou errada por conta disso?

    1. Olá, João. Tudo bem? Sim, você pode medir sua DNP pois a pupila dilatada não afeta o resultado da medida. Isso porque porque a DNP é a distância da pupila em relação ao nariz, e não a medida da pupila em si.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *