Melhor tipo de lente para óculos de grau

Melhor tipo de lente para óculos de grau: descubra qual a melhor para você

4.7
(3)

Existe uma infinidade de lentes disponíveis no mercado óptico. Elas são feitas de diferentes materiais e com diversos tratamentos. No artigo de hoje, vamos falar sobre o melhor tipo de lente para óculos de grau. Afinal, é fundamental saber escolher o material mais adequado para você, além do tipo de lente mais indicado de acordo com o seu grau.

A escolha do material certo e de acordo com o grau pode proporcionar mais conforto e qualidade ao usar um óculos. Inclusive, poder evitar o efeito fundo de garrafa ou olho de boi. As principais opções de materiais para as lentes encontradas nas lojas físicas são as feitas de acrílico, policarbonato, resina e cristal. Continue a leitura.

Tipos de lentes para óculos de grau

Existem 2 principais tipos de lentes: as lentes para visão simples, também conhecidas como lentes monofocais, e as lentes progressivas.

  • As lentes para visão simples, corrigem problemas de visão como, por exemplo, miopia, hipermetropia e astigmatismo. Sua função é corrigir um campo de visão para uma única distância: perto ou longe.
  • Por sua vez, as lentes multifocais corrigem problemas como a presbiopia, também conhecida como vista cansada. Diferente das lentes para visão simples, as lentes multifocais corrigem em uma única lente os mais diferentes pontos de distância, sendo eles: visão de perto, intermediária e de longe.

Portanto, é importante compreender que, para cada caso em particular, existe um tipo de material, índice de refração, grau adequado, foco e outros componentes, que garantem uma lente mais fina e confortável.

Melhor tipo de lente para óculos de grau: a melhor para cada caso

Existem algumas formas para a escolha dos tipos de lentes para óculos de grau. Assim, abaixo nós listamos alguns critérios para você escolher corretamente suas lentes. Confira as principais características dos principais tipos de lentes para óculos de grau do mercado, além da média de grau indicado.

Lente de Acrílico CR39 Orma

O acrílico, também chamado lente CR-39 ou Orma, é o material mais comum do mercado óptico. Apesar de ser uma lente leve, é extremamente resistente, portanto, uma opção muito vantajosa para quem quer economizar. Entretanto, por ter um baixo índice de refração (1.50), especialistas recomendam as lentes de acrílico somente para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo.

Portanto, apesar de serem mais acessíveis, em caso de graus moderados a altos, as lentes podem ficar mais grossas. Nesse sentido, deixando a parte estética a desejar. Além disso, nem sempre as lentes de acrílico acompanham tratamentos essenciais como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.

Lentes de Policarbonato 1.59

As lentes de policarbonato são indicadas para até 4 graus. Portanto, para essa faixa de grau, elas conseguem proporcionar um óculos mais fino. A principal característica do policarbonato é a sua resistência e leveza. Possui índice de refração de de 1.59. E como sabemos, quanto maior o índice de refração, mais finas podem ser as lentes. No entanto, seu índice de refração é considerado médio,sendo indicado para quem tem até 4 graus (baixo grau).

Lentes de Resina 1.60

As lentes de resina com índice de refração 1.60 são recomendadas para casos de miopia baixa. Ou seja, até 4 graus. Seu índice de refração não é elevado como os demais índices em resina, por isso é preciso cuidado cuidado na hora da escolha.Essa lente é encontrada, normalmente, com filtro de luz azul, indicadas para até 4 graus.

Agora, se você realmente procura por um óculos com aspecto de bordas mais finas, o melhor é escolher lentes com índices de refração maiores. Como as lentes de resina a seguir.

Resina 1.67

Para médio grau de miopia ou hipermetropia, as lentes de resina 1.67 podem ser boas opções. Isso porque ela apresenta um alto índice de refração. E, quanto maior esse índice, mais finas são as lentes. Então, caso você tenha de 4 à 6 graus, considerado miopia moderada, com as lentes de resina 1.67 suas lentes podem se tornar mais finas.

Entretanto, é preciso ficar atento a outros fatores quando optar pela lente de resina. Agora, se o seu grau for muito mais alto, essas lentes podem deixar os óculos mais grossos, além de que, dependendo da marca e dos tratamentos inclusos, podem ter um custo bastante elevado.

Lentes em Resina 1.74

São indicadas para quem possui alto grau e podem proporcionar óculos mais finos e leves. Entretanto, sua desvantagem é o alto custo. As lentes de resina com índice de refração 1.74 são lentes bem caras nas óticas tradicionais. Portanto, de pouco acesso. No Brasil, atualmente, você encontra lentes ainda mais finas com índice de refração maior ainda e com melhor custo-benefício.

Lentes de Resina Tokai 1.76

As Lentes Tokai 1.76 são consideradas as lentes de resina mais finas do mundo. Além disso, têm um ótimo custo-benefício. São lentes com os maiores índices de refração em resina, com 1.76. E como já sabemos,  quanto maior o índice de refração das lentes, mais finas elas podem ficar.

A lente de resina é melhor para quem tem grau alto, pois, proporciona óculos mais leves e resistentes. Além disso, o design asférico das Lentes Tokai 1.76, faz com que elas reduzam ou até mesmo eliminem as distorções nas laterais das lentes, que provocam os efeitos fundo de garrafa ou olho de boi.

Lentes de vidro/cristal

Esse é o material com as lentes mais finas para óculos. Por isso, essas lentes são as mais indicadas para casos específicos de graus muito elevados. As lentes de vidro (chamadas também por lente de cristal ou highlight) podem apresentar os índices de refração mais altos do que outros.

Por seu alto índice de refração, dependendo do grau, especialistas às recomendam, por exemplo, para pessoas com mais  de — 20 graus de miopia. Ou seja, aqueles em que as lentes de resina não conseguem atender. Os índices de refração disponíveis são:

  • 1.7
  • 1.8
  • 1.9

Sua grande desvantagem é a sua baixa resistência, pois, por serem feitas desse material, sua resistência é insuficiente. São lentes mais frágeis e pesadas, por esse motivo, se quebram com muita facilidade.

melhor tipo de lente para óculos de grau

Tratamentos especiais das lentes para óculos de grau

Os tratamentos nas lentes de óculos garantem mais conforto visual e estendem o tempo de vida dos óculos. Eles  funcionam como revestimentos, inseridos na frente ou atrás das lentes em camadas ultrafinas de material. Sendo que, em óticas tradicionais, os tratamentos podem encarecer o valor final da lente, visto que são oferecidos como um adicional.

Portanto, cada tratamento tem uma função. Mas, em geral, eles servem para proporcionar mais conforto visual, nitidez e clareza à nossa visão. Além disso, facilitam a limpeza no dia a dia e faz com que as lentes durem mais.

Os tratamentos de lentes para óculos: quais são e como escolher cada um?

Antirreflexo: além de fisicamente dar um efeito melhor para as lentes, a proteção antirreflexo também ajuda a cortar o brilho de faróis, iluminação e telas de computador. 

Antirrisco: esse tratamento antirrisco endurece a lente, deixando-a menos propensa a arranhões e riscos. É ótimo para o dia a dia, em caso de quedas e acidentes. 

Proteção UV 100%: protege os olhos contra os raios solares, que são extremamente prejudiciais para a visão. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele e podem causar câncer. Já os raios UVB podem queimar, causar vermelhidão, ardência e desgaste.

Camada oleofóbica e hidrofóbica: os tratamentos hidrofóbicos e oleofóbicos atuam como camadas que facilitam a limpeza de poeira e marcas de dedo tão comuns nas lentes de óculos. Além disso, os benefícios destes tratamentos vão além. Como, por exemplo, serem repelentes às gotículas de água ou qualquer gotícula de suor, impedindo que entrem em contato com a lente, sem atrapalhar a nitidez visual.

Filtro de luz azul: protege contra a luz azul-violeta, que é nociva aos nossos olhos. Essa luz é predominante em aparelhos eletrônicos, computadores e celulares. É a luz azul-violeta que pode prejudicar o cristalino e a córnea, podendo causar problemas oculares como catarata.

Tratamento fotossensível: é um tratamento de rápida adaptação às diferentes luminosidades ao longo do dia, podendo ser usadas em qualquer tipo de ambiente. Além disso, lentes fotossensíveis oferecem conforto visual e ao mesmo tempo, protegem os  olhos dos raios UV 100%. Portanto,  quanto maior for a intensidade dos raios solares, mais escuras as lentes vão ficar.

Melhores lentes para óculos com o melhor custo-benefício

O melhor tipo de lente para óculos de grau sempre será determinado de acordo com o seu grau em particular. Afinal, cada material cumpre uma função distinta.Aqui na Lenscope nossas lentes de até 4 graus são as Lentes Lenscope Poli 1,59 e Lentes Lenscope Digital Confort (com filtro de luz azul). Já para mais de 4 graus, oferecemos as  Lentes Tokai 1.76, que garantem óculos mais finos e leves. Conheça suas principais características:

Lenscope Poli 1.59:

São ideais para quem possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo. As lentes de policarbonato (ou poli, como são chamadas no mercado) possuem o índice de refração 1.59. Possuem um índice de refração maior que as lentes CR-39 (1.50) e trivex (1.53). Dessa forma, proporcionando óculos mais finos e resistentes para o dia a dia.

Além disso, o policarbonato é um material mais leve e resistente quando comparado ao acrílico (material das lentes CR-39). Assim, os óculos com lentes de policarbonato duram por muito mais tempo.

Lentes Lenscope Digital Confort (filtro azul):

Essas lentes são ideais para os quem vivem conectados em aparelhos digitais. As Lentes Lenscope Digital Comfort são desenvolvidas para evitar desconfortos provocados pela luz azul. Dessa forma, elas possuem uma tecnologia capaz de bloquear os raios azul-violeta de chegar aos nossos olhos. Isso aumenta a proteção à nossa visão. Evitando, assim, efeitos nocivos à longo e curto prazo.

Lentes Tokai 1.76

Consideradas as lentes de resina mais finas do mundo, além de terem um ótimo custo-benefício. São lentes com os maiores índices de refração em resina, com 1.76. A lente de resina é a melhor opção para quem tem grau alto, pois, proporciona óculos mais leves e resistentes.

Além disso, o design asférico das Lentes Tokai 1.76, faz com que elas reduzam ou até mesmo eliminem as distorções nas laterais das lentes que provocam o efeito fundo de garrafa ou olho de boi.

Já sabe escolher o melhor tipo de lente para óculos de grau?

No site da Lenscope, você recebe dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do óculos de grau, além de opções de  lentes mais finas. Temos a preocupação de oferecer informações sobre saúde visual e lentes para óculos de forma mais acessível. A nossa missão é mudar o cenário atual da visão mundial, um par de olhos de cada vez. 

Por isso, oferecemos um modelo de negócios que permite maior praticidade na hora de sua compra. Assim, você compra seu óculos com melhor custo-benefício e nem precisa sair de casa. Você pode fazer um orçamento com a gente de forma gratuita e já descobrir quanto custa a melhor versão do seu óculos!

melhor tipo de lente para óculos de grau - orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *