Miopia infantil tem cura? Entenda o que a ciência diz

  • por
4.8
(10)

Nos últimos anos, e agravado pela pandemia de Covid-19, a miopia tem mostrado um avanço alarmante nos consultórios oftalmológicos, principalmente em crianças. Surge daí a pergunta: a miopia infantil tem cura? No artigo de hoje, descubra mais sobre a miopia infantil, sintomas principais e como diagnosticar o problema nos pequenos. Saiba também: como a medicina está avançando para tratar, retardar e até mesmo a possível cura para a miopia infantil. 

O que é a miopia infantil?

 A miopia é um erro refrativo que afeta o globo ocular. O olho normal tem um formato arredondado, porém, na miopia, ele tem um formato alongado. A condição também pode ocorrer quando há alguma alteração na curvatura da córnea. Por isso, quem tem miopia enxerga objetos borrados e fora de foco à longa distância. Nas crianças, a miopia é diagnosticada geralmente a partir dos 6 anos.

Nesse sentido, sabe-se que quando os pais têm miopia, as chances dos filhos apresentarem a doença são maiores.  Porém, além do fator hereditário, alguns hábitos contribuem para o desenvolvimento da miopia infantil. Por exemplo, o pouco tempo de exposição à luz natural e longos períodos de leitura. Nesse sentido, principalmente longos períodos de exposição à frente das telas de aparelhos eletrônicos. 

olho com miopia

Quais são os sintomas de miopia infantil?

Normalmente, a criança não consegue entender que sofre de miopia. Por isso, é necessário que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais para identificar a doença. Por exemplo: 

  • Baixo desempenho escolar.
  • Reclamar de visão embaçada.
  • Queixas de dor de cabeça frequente.
  • Esfregar os olhos constantemente.
  • Assistir TV a curta distância.

Aqui, vale ressaltar que a miopia infantil pode aumentar gradativamente, caso não haja tratamento e acompanhamento médico. Além disso, nessa fase da vida, o grau da miopia ainda não se estabilizou (isso ocorre por volta dos 18 a 21 anos, geralmente), devido ao desenvolvimento do olho da criança. Então é normal que o grau sofra variações ao longo do tempo. Por isso, quanto antes o diagnóstico e tratamento, menores as chances da criança desenvolver problemas mais sérios de visão na idade adulta.

A miopia infantil tem cura? Entenda os avanços da ciência 

Apesar das cirurgias que corrigem totalmente seu grau refrativo, a miopia não tem cura. Afinal, trata-se de uma doença progressiva e que pode voltar a qualquer momento. Porém, especialmente na miopia infantil, há avanços promissores na medicina.

Além do uso de óculos e lentes de contato para retardar o progresso da miopia infantil, há o tratamento com colírio de baixa dose de atropina. Esse medicamento é usado também para dilatar as pupilas em exames de fundo olho, e tem mostrado resultados animadores. 

A princípio, um estudo publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia mostrou que administrar uma dose baixa de atropina na forma de colírio antes de dormir, retardou  a progressão da miopia infantil em 65% das 60 crianças que participaram da pesquisa.

Além disso, o mais importante é que a miopia infantil deve ser acompanhada por um médico oftalmologista. Assim como os tratamentos ideais para cada caso. Também, a miopia na infância é corrigida com óculos  de grau, assim os pequenos podem enxergar com clareza e sem os sintomas incômodos do problema de visão.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

O que posso fazer para evitar ou impedir o desenvolvimento da miopia em crianças?

Embora não haja cura e seja uma doença predominantemente hereditária, existem algumas medidas para evitar o avanço da condição ou mesmo retardar o surgimento da miopia infantil. Por exemplo:

  • Visitar periodicamente o oftalmologista: é essencial na prevenção da saúde dos olhos. Por isso, recomenda-se a primeira visita entre os 6 meses e 1 ano e seguir o acompanhamento semestralmente.
  • Atividades ao ar livre: além de receber vitamina D da luz do sol, ao passar mais tempo em um cenário mais amplo o foco não permanece em um único objeto. Desta forma, não se força a visão.
  • Monitorar o tempo de uso nos dispositivos: especialistas recomendam que crianças  passem, no máximo, 2 horas por dia  em frente às telas de celulares, computadores e similares. Porém, com as medidas de distanciamento social, sabemos que esse tempo em frente às telas é muito maior. Por isso, programe intervalos regulares para relaxar os músculos dos olhos e não forçar a visão. 

Óculos para miopia infantil com preços mais justos

Um dos tratamentos mais tradicionais para a miopia é o uso de óculos de grau com lentes corretivas. Por isso, aqui na Lenscope temos as lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive miopia. Trabalhamos com lentes mais finas para grau baixo, moderado e alto de miopia. Além disso, sabemos que escolher um óculos (lentes e armações adequadas), pode ser uma tarefa que exige mais cuidados, por isso, damos dicas e orientações personalizadas.

Lentes para até 4 graus:

  • Lenscope Poli 1.59: lentes transparentes com máxima resistência para o dia a dia.
  • Lenscope Poli 1.59 Fotocroma: lentes fotossensíveis que escurecem ao sol. Mais conforto para os olhos.
  • Lentes Lenscope Digital Comfort: lentes com filtro de luz azul. Disponível com e sem grau. 
  • Lenscope Shades: lentes escuras de óculos de sol com o seu grau. 

Lentes para mais de 4 graus:

  • Lentes Lenscope LensAI 1.74: venda exclusiva online na Lenscope.
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort: lentes superfinas de resina com filtro de luz azul.
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma: as lente de resina superfinas que escurecem ao sol.
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Shades: lentes escuras de resina finas para óculos de sol com grau.

Ainda mais, além do certificado de garantia, as lentes da Lenscope contam com todas as proteções essenciais (antirrisco, antirreflexo e proteção UVA e UVB 100%), sem pagar nada a mais por isso. Juntamente com o processo simples e super seguro, você ainda pode contar com nosso programa 100 dias para provar e amar.

Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa 

A Lescope é pioneira no serviço online de troca de lentes. Ainda assim, você pode fazer somente as lentes conosco caso já tenha sua armação favorita. Por fim, convidamos você a fazer um orçamento online e gratuito em nosso site.

miopia inftantil tem cura orçamento

Fontes:

Child Myopia

Healthy Children

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *