Modo noturno é melhor para os olhos?

  • por
4.6
(41)

Deixar o modo noturno ligado até mesmo durante o dia está cada vez mais comum entre quem usa celulares, tablets e computadores frequentemente. Isso porque tirar o excesso de brilho das telas digitais ativando o modo noturno é uma forma de garantir mais conforto visual. Mas será que o modo noturno faz bem para os nossos olhos? Ao longo deste artigo vamos te responder essa pergunta e também explicar o que é o modo noturno em celulares. 

O que é o modo noturno em celulares, tablets e computadores?

O modo noturno é uma configuração disponível em vários smartphones que corta o brilho da tela e diminui a luz azul. Nesta versão, as cores de todas as interfaces do celular são invertidas: o texto fica com uma cor clara e o fundo escuro.

Para ativar essa opção é necessário acessar as configurações do seu celular, que variam de acordo com cada sistema operacional:

Android

Para ativar o modo noturno em celulares Android 10 basta habilitar essa função na tela de Configurações. Dessa forma, as cores de todos os aplicativos que oferecem suporte ao tema noturno serão alteradas. Para quem tem Android 9 ou versões mais antigas, infelizmente não é possível realizar essa configuração no celular. O modo noturno só funcionará nos aplicativos que possuem esse recurso, como Google Fotos, Play Store e Instagram.

Outra forma de habilitar o modo escuro no Android é através do uso de aplicativos específicos para isso, como o Dark Mode e o SystemUI Tuner.

Iphone

O modo noturno está disponível nas versões mais recentes do Iphone, iPad e iPod Touch com o nome de Modo Escuro. Para ativar esse recurso em seu aparelho basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse Ajustes > Tela e Brilho.
  • Selecione “Escura”

Pronto! O modo Escuro já estará habilitado em seu smartphone.

Modo Escuro do Whatsapp

Recentemente diversos aplicativos lançaram uma atualização com a versão Modo Escuro disponível, entre eles o Whatsapp. O novo recurso pode ser ativado tanto no aplicativo, quanto na versão Web e Desktop.

Para isso, é só clicar nos três pontinhos (ou seta para baixo) ao lado da sua foto de perfil, selecionar  “Configurações”, clicar em “Tema”, escolher o “modo escuro” e clicar em “OK”:




Apesar de parecerem recursos iguais, Modo Escuro e Modo Noturno não são a mesma coisa. Modo Escuro é uma configuração que altera a interface do sistema operacional ou do aplicativo. Essa configuração troca as cores, fazendo uso de tons escuros no lugar do branco. 

Em contrapartida o Modo Noturno apenas elimina a emissão de luz e brilho da tela, deixando a cor próxima ao azul.

As vantagens do modo noturno? 

Usar o celular no modo noturno tem várias vantagens. Conheça as principais delas:

  • Economia de bateria – a redução de brilho da tela causada pelo modo escuro ajuda a estender a vida útil da bateria em até 30%.
  • Redução de luz azul emitida pelas telas digitais – a exposição prolongada à luz azul causa fadiga ocular, incluindo olhos secos, dores de cabeça e visão embaçada. Além disso, a luz azul também altera nosso relógio biológico, podendo causar dificuldades para dormir.
  • Exposição dos olhos a menos brilho na tela – a luz da tela configurada pelo padrão do celular pode causar um brilho excessivo. Usar o modo escuro diminui o brilho da tela,  deixando a visualização mais confortável. 

Usar modo noturno no celular faz bem para os olhos? 

Apesar do conforto momentâneo causado pelo Modo Noturno, usar essa configuração com muita frequência nem sempre é a melhor opção. Isso porque no modo noturno nossas pupilas se dilatam para conseguirmos enxergar os detalhes. E quando as pupilas dilatam, a nitidez da visão diminui. 

Por outro lado, quando as pupilas se contraem devido à forte exposição à luz, a visão fica mais nítida. Por esse motivo, pode ser mais difícil para algumas pessoas ver claramente os detalhes no modo escuro.

Quem tem algum problema de visão também pode ter problemas ao utilizar o Modo Noturno. Pessoas com miopia ou astigmatismo podem sofrer halo com o Modo Noturno. Halo é quando a luz se espalha além de um determinado limite, criando uma aparência nebulosa ou borrada. 

Em outras palavras, as letras brancas podem parecer “sangrar” em um fundo preto, tornando mais difícil de ler, especialmente se a impressão estiver boa. Nesses casos, o mais indicado é usar o filtro de luz azul no celular e no óculos de grau. A correção de problemas de visão traz resultados que o modo escuro não pode alcançar, tanto na tela quanto fora dela.

Usar óculos de grau com filtro de luz azul é melhor que usar celular no modo noturno

A única forma eficaz de garantir proteção para nossos olhos e uma vista menos cansada é usando óculos de grau com filtro de luz azul. Isso porque o filtro de luz azul é o único tratamento aplicado nas lentes que protege nossos olhos contra esse tipo de luz. Além de proteger nossos olhos, o filtro de luz azul também pode ajudar a melhorar nosso sono, já que ajuda a regular nosso ciclo circadiano.

A Lenscope tem lentes que filtram luz azul tanto para baixo como para alto grau. Somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet e usamos a tecnologia ao seu favor. Queremos desburocratizar a venda de óculos e para isso contamos com um processo de compra 100% online. Assim, você pode adquirir sua nova lente já com todos os tratamentos inclusos e sem precisar sair de casa.

Todas as nossas lentes incluem os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV. Também somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você experimentar suas novas lentes.  Se não conseguir se adaptar, nós devolvemos seu dinheiro.

Modo noturno - Instagram

Você já usa o modo noturno ou modo escuro no celular?

Agora você sabe que modo escuro é diferente de modo noturno: enquanto o modo escuro altera toda a configuração de cores do aparelho, o modo noturno muda somente o brilho da tela. E embora sejam recursos que oferecem conforto visual, nem sempre essa é a melhor opção para nossos olhos.

Para uma proteção 100% eficaz, a melhor opção é usar óculos com filtro de luz azul. Mas estamos curiosos para saber a sua opinião. Você já usa esse recurso no celular? O que achou? Conta pra gente em nossos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Modo noturno é melhor para os olhos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *