O que é DNP?

o que é dnp
  • por
4.8
(10)

DNP é a sigla para Distância Naso-Pupilar, ou seja, a distância entre as pupilas e o nariz em milímetros. Essa medida é muito importante para fazer o óculos. Isso porque ela vai garantir melhor centralização das suas lentes na armação escolhida.

Ela pode ser medida pelo médico, como oftalmologista, pelo pupilômetro ou através do cartão de crédito.

A DNP serve justamente para alinhar o centro do bloco da lente com o centro do olho. Ela vai determinar o lugar exato onde o bloco deve ser cortado na hora da montagem do óculos. 

Além disso, outra medida importante para a montagem do óculos a DP, a Distância Pupilatambém dada em milímetros. Diferentemente da DNP, a DP corresponde à distância entre as duas pupilas.

o que é dnp

Essas medidas tem por finalidade informar auxiliar para quem for fazer seu óculos. 

A DNP ou DP pode ser feita pelos médicos. Mas, também existem casos da receita de óculos vir preenchida como “DNP a pedir“.

Nesse caso, é necessário o estabelecimento realizar essas medidas que podem ser feitas de maneiras diferentes.

Então, além do médico, as medidas podem ser feitas pelo aparelho chamado pupilômetro ou através de um cartão de crédito.

É o que vamos te explicar a seguir!

Pupilômetro

Na maioria da vezes, as óticas tradicionais utilizam um aparelho chamado pupilômetro para medir a DNP e DP:

o que é DNP

Para utilizá-lo, basta centralizar nos olhos, como se fosse um binóculos. Com isso, basta escolher a distância correta para realizar a medição e em é só pedir para o paciente olhar para o centro do alvo.

Apesar de ser um método muito comum, existe a forma manual de como essas medidas são feitas nas óticas ou consultórios médicos. Neste caso, é utilizada uma régua de medição similar ao tamanho de um óculos para medir a DNP. 

Em relação a precisão da medida manual ou pelo pupilômetro, o aparelho acaba sendo a melhor opção garantindo uma precisão de até 0.1mm, dependendo do modelo.

pupilômetro

Pupilômetro com as medidas. 63mm (centro) indica a DP; Laterais: DNP (31,5mm).

Medida DNP por cartão de crédito (pela internet)

Outra medida de precisão de DNP é através do cartão de crédito ao comprar lentes pela internet. Na Lenscope o método é dessa forma utilizando um software que minimiza os erros humanos.

Para isso, basta tirar uma foto de rosto segurando um cartão de crédito com as duas mãos entre a boca e o nariz com a tarja magnética virada para frente. Assim, os dados bancários não aparecem na foto.

O software é capaz de de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz, a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje.

São essas medidas que garantem uma centralização muito mais precisa das lentes em sua armação.

E além da DNP e da DP, o software utilizado também mede a distância do centro da pupila até o aro inferior da armação. Essa medida é importante pois é usada na montagem das lentes progressivas (multifocais).

o que é dnp

Mas, fica tranquilo(a)! Toda instrução é feita para você acertar na foto!

Tecnologia exclusiva mede sua DNP com precisão

Nós da Lenscope usamos tecnologia para que você acerte na escolha do óculos de grau e sinta bem com seu  companheiro de todas as horas. Com isso em mente, usamos inteligência artificial para mapear as principais medidas do seu rosto com biometria facial avançada, que garante resultados precisos da sua medida DNP (distância naso-pupilar), etapa super importante que garante a centralização da lente no centro da sua pupila, proporcionando uma adaptação muito melhor, além de uma visão mais nítida com as lentes.  

Esse é apenas um de nossos recursos tecnológicos que oferecemos para ajudar você a se sentir bem com o seu óculos. Vem mudar sua forma de ver o mundo com a gente, conheça nossas lentes superfinas e confira o melhor de nossas lentes e tecnologias.

230920- [Nova Lenscope Biometria facial]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “O que é DNP?”

  1. Tatiane Matos Pereira

    Fiz a compra de um óculos multifocal, diz ele que as lentes são tecnologia free form né, queria saber como faço pra realmente ter certeza que são free form, e as medidas DNP foram feitas a caneta somente, fiquei muito triste pois já tinha pago, e essa medida foi tirada por último.O que devo fazer, para tentar corrigir esse erro?

    1. Olá Tatiane, tudo bem?

      A medida DNP vai determinar o recorte das lentes para que sua lente fique centralizada de acordo com a sua pupila. Como as lentes são produzidas primeiramente em um bloco, essas medidas podem ser retiradas após a produção das lentes!

      Mas é importante você retornar ao profissional da saúde visual que rescreveu a sua receita de óculos, para que assim ela possa verificar se está tudo certo com seu óculos e com seu grau. 🙂

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *