Óculos Persol: tudo sobre a marca e principais modelos de óculos

  • por
5
(7)

A Persol é uma marca italiana de óculos que nasceu em 1917, na cidade de Turim. Ao longo de sua história centenária, a marca atingiu um nível de excelência e qualidade, unindo como poucas, inovação tecnológica, luxo e design à tradição de peças feitas à mão até hoje.

Então, nos acompanhe nesta leitura e descubra mais sobre os óculos Persol, sua história extraordinária e alguns dos modelos icônicos que fizeram da Persol uma grife — símbolo do design italiano — de qualidade e elegância atemporais. Além disso, descubra uma ferramenta inovadora onde encontrar os melhores modelos da marca com as médias de preço. Confira!

Persol: história, origem e diferenciais da marca

A história da Persol se inicia em maio de 1917, quando o oftalmologista e fotógrafo italiano Giuseppe Ratti, ao ouvir relatos de aviadores da Primeira Guerra Mundial com dificuldade para enxergar seus oponentes contra a luz do sol. Assim, ele desenvolveu um óculos com lentes projetadas para fornecer o máximo em conforto, proteção e nitidez, o primeiro de uma série de ícones: o modelo Protector, que em seguida seria adotado também por pilotos esportivos e motociclistas.

Curiosamente, o nome Persol tem origem no acrônimo de “per il sole”, ou seja, “para o sol” em italiano. Provavelmente, a característica definitiva de um óculos Persol seja a “flecha”, a dobradiça com acabamento em metal com formato de seta. Ao longo das décadas, a Persol desenvolveu inovações como o sistema de hastes flexíveis Meflecto, que conferem mais conforto ao “abraçar’” e se adaptar a cada tipo de rosto. Ainda mais, a empresa desenvolveu a Victor Flex, uma ponte de três entalhes que cria curvas harmoniosas e melhoram o encaixe no nariz.

Posteriormente, em 1957, a empresa lança o icônico modelo 649. Desenvolvido especialmente para os condutores de bonde de Turim, que precisavam de proteção contra o vento e a poeira. Imediatamente, o acessório ganhou popularidade devido ao seu estilo e funcionalidade. Assim, o modelo atingiu o ápice e ganhou status de ícone ao ser usado pelo ator italiano Marcello Mastroianni no filme “Divórcio à Italiana”, de 1961.

Foi a partir da década de 60, inclusive, que a marca estreitou os laços com a comunidade de estrelas do cinema e outras celebridades, como o já citado ator italiano, o ator Steve Mcqueen e o piloto multicampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio.

Na década de 80, a Persol continuou aprimorando tecnologias e desenvolvendo óculos que reuniam design inovador, qualidade e proteção em condições extremas. Desta forma, a empresa se envolveu em expedições de montanhismo, eventos esportivos extremos e rallies no deserto, como o Paris-Dakar.

Em 1995, o grupo italiano Luxottica adquiriu a Persol. Desta forma, a união entre às duas empresas com filosofias parecidas consolidou a busca constante por excelência na qualidade e processos de fabricação. Além da inspiração pela inovação e manutenção sua identidade para os aficionados que procuram nos óculos da marca por produtos inovadores, tecnológicos e que valorizam sua história centenária.

Como saber se o óculos Persol é original?

É evidente que, assim como acontece com outras marcas de sucesso, há diversas imitações dos óculos Persol no mercado. Pensando nisso, destacamos aqui algumas práticas seguras e características dos óculos Persol para não errar na hora de comprar seu modelo favorito e autêntico. Primeiramente, observe com cuidado a loja, seja física ou virtual, onde pretende adquirir seu óculos Persol e certifique-se de que a mesma possua políticas de devolução e ofereça garantia de seus produtos.

Além disso, a apresentação e embalagem dos óculos podem definir se se trata de um original ou imitação. Assim, todos os óculos Persol são embalados em uma caixa com a identificação da marca, que contém, além dos óculos, um estojo de proteção, um pano para limpeza e o certificado de autenticidade e garantia.

Do mesmo modo, algumas características no próprio óculos podem dizer mais sobre a origem do produto. Por exemplo, a maioria dos óculos Persol têm a logomarca gravada no canto superior da lente direita. Além disso, a haste direita contém os dizeres “hand made in Italy”, a logomarca da empresa e as letras CE, de conformidade com o mercado europeu.

Já na haste esquerda, estão escritos o código do modelo, com três ou quatro números seguidos por uma letra e o tamanho da armação. Por último, o símbolo que identifica um óculos Persol à distância, a flecha, deve ter um acabamento impecável e não apresentar nenhuma rebarba ou imperfeição junto à haste e ao aro.

Vale a pena comprar óculos ou armação Persol?

Desde a sua criação, há mais de cem anos, os óculos da Persol foram desenvolvidos com foco na funcionalidade, porém sem desprezar o design. Desta forma, comparado a outras marcas de luxo, os óculos da Persol têm preços parecidos e não contam com o apelo visual e destaque ao usá-los.

Por outro lado, trata-se de uma marca que usa materiais de qualidade excepcional, sobretudo nas lentes, processos de fabricação meticulosos — eventualmente, totalmente artesanais — e contam com design relativamente discreto, porém elegante, atemporal e que confere exclusividade e conforto a quem os usa.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Modelos de óculos Persol masculinos e femininos: os principais

Além dos famosos óculos de sol, a Persol também conta com óculos de grau e modelos clip on em sua linha. A seguir, alguns dos modelos mais prestigiados da marca.

  • 649 Originals: é o modelo ícone da marca. Lançados em 1957 para os condutores de bonde da cidade de Turim. Logo se tornaram sucesso após o ator Marcello Mastroianni usar o 649 no filme Um Divórcio à Italiana.

  • Série 714: Versão dobrável do clássico 649, foi o pioneiro neste tipo de armação. Sua fabricação exige dez etapas de fabricação adicionais em relação ao modelo 649. Além disso, a Persol lançou uma série especial com diferentes cores em homenagem ao fã mais célebre do modelo: Steve McQueen.

Persol 714 Original  e  Persol 714 Steve McQueen

  • PO3160V – El Profesor Original: esse modelo, apesar de clássico, teve um boom com a série La Casa de Papel, da Netflix, que levou ao lançamento de uma coleção exclusiva.

  • PO2496SZ Protector: Uma releitura do modelo clássico de 1917, conta com proteção lateral e central em linho.

  • PO3292S: óculos em acetato, armação quadrada e a ponte em formato de fechadura que confere mais conforto.

  • PO3108S: esse é um modelo da coleção Typewriter e se inspira nas máquinas de escrever. Conta com a ponte em metal e as hastes gravadas, remetendo às máquinas de escrever e seu design atemporal.

Armações de grau da Persol

Inspirados pelo sucesso da linha de óculos de sol, a Persol desenvolveu uma linha para óculos de grau. Nesse sentido, a marca lançou alguns de seus modelos clássicos na versão de grau. Ao passo que pode escolher sua armação de grau, nós preparamos uma ferramenta para você descobrir como deve ser a armação ideal para o seu grau e tipo de rosto. Confira!

  • PO9714VM: A versão de grau do clássico Persol 714.

  • PO2460V: trata-se da versão de grau do modelo Protector, sem as proteções laterais. 

  • PO3203V: modelo em acetato de tamanho médio. 

Todas as imagens: Persol Brasil

Encontre os melhores óculos e armações Persol em um só lugar

Imagine um especialista à sua disposição, capaz de recomendar os melhores modelos de óculos e armações do mercado, baseado no seu tipo de rosto e grau da receita? Ainda mais, se esta assessoria tivesse acesso a uma enorme variedade de marcas, modelos e cores de óculos, inclusive da Persol, informando as médias de preço? Dessa forma, seu único trabalho é escolher a armação ideal para seu rosto de acordo com seu gosto e estilo. Então conheça a nossa ferramenta Óculos Online e se surpreenda.

Óculos Online | Armação para grau e formato de rosto

Lentes que fazem par perfeito com a sua armação favorita

A marca Persol tem se destacado ao longo dos anos pelo pioneirismo e pela busca por materiais, tecnologias e design inovadores. Tudo isso, sem abrir mão da exclusividade e bom gosto. Além disso, um grande diferencial da marca é que a Persol nasceu como fabricante de óculos, diferente de outras marcas de luxo no mercado.

Do mesmo modo, a Lenscope nasceu como uma empresa pioneira na venda online de lentes mais finas para todas as necessidades: para grau baixo (até 4 graus), grau moderado a alto (mais de 4 graus) e multifocais, com um preço muito mais justo e acessível. Ainda mais, é possível comprar somente as lentes conosco e atualizar o grau de seu óculos favorito com as nossas lentes. Então, aproveite e faça um orçamento online totalmente gratuito com a gente e descubra o valor das nossas lentes para o seu grau.

orçamento

Fontes:

Persol Brasil

Luxottica

Gear Patrol

Task and Purpouse

Blog Lentiamo.co.uk

Eyerim Blog

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Óculos Persol: tudo sobre a marca e principais modelos de óculos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *