5 dicas de comprar online em site seguro

site seguro
  • por
5
(1)

NFazer compra online pode ainda gerar receio, principalmente quando não sabemos se o site é seguro ou não. Afinal, nós sabemos o medo que é fazer a compra e a mercadoria não chegar. Mas aqui vai uma boa notícia: existem maneiras de saber se você está comprando em um site realmente seguro. Para isso, nós da Lenscope separamos 5 formas certeiras para te ajudar a identificar se o site é seguro para fazer compras.

1. A conexão é segura? Veja se o link tem “s” no HTTPS

Essa primeira dica é bem fácil de visualizar. Basta ver se o link do site (localizado na barra da URL) possui “s” no final de HTTPS. Somado aisso, outra forma de saber se a conexão é segura é ver se o site apresenta o cadeado ao lado da URL. Basta clicar para verificar. Desta forma:

site seguro

Exemplo de site seguro

No entanto, se o cadeado não aparecer, isso indica que o site não é 100% seguro ou confiável. Também trouxemos um exemplo para você entender melhor como isso acontece:

site seguro

2. Veja se o site apresenta a política de privacidade

Você pode encontrar esse item de duas formas em um site: Política de Privacidade” ou “Termos e Condições de Segurança”. Nesse sentido, esse item serve para demonstrar transparência, honestidade, e informar para o usuário todo o regulamento, o processo de recolhimento de dados, bem como todos os seus direitos e suas garantias com a empresa que está comprando.

Você já deve ter reparado que os sites te pedem para ler e concordar com os termos de privacidade toda vez que você se cadastra, não é? E é o que normalmente deixamos passar. Assinamos, concordamos sem sequer saber o que estamos arriscando. Por isso, a dica é: primeiro, verifique se o site ao menos tem uma política de privacidade. Depois, leia. Assim, você saberá o que vai ser feito com os seus dados, e não será pego de surpresa.

site seguro

3. Selos e certificados de segurança

Geralmente, esse selo fica no final da página (como no exemplo abaixo). E também serve para comprovar que se  trata de um site realmente seguro.

site seguro

4. Confira os canais de comunicação (contato)

Para isso, observe a aba de contatos. Possui um contato telefônico? Possui um e-mail válido? É fácil encontrar no site? Se sim, tente entrar em contato com a empresa. Ou ainda, procure no Google para ver se os dados são válidos. Além disso, segundo a Lei do E-commerce — Decreto n.º 7.962/2013, o site deve disponibilizar o nome, número de inscrição (CPF ou CNPJ), endereço (físico e eletrônico), contato e características claras sobre o produto. Veja um exemplo do site da Lenscope:

site seguro

5. Escaneie o site 

Existe a possibilidade de escanear um site para saber se ele é realmente confiável, se oferece risco de vírus ou ameaça a segurança do seu computador. Isso é possível com a ferramenta Google Safe Browsing, por exemplo. Nela, você digita a URL do site que pretende fazer a compra. Em seguida, ele faz um escâner, gerando um relatório que diz se é um site seguro ou não. Vale a pena conferir!

E como comprar lentes de óculos pela internet deforma segura? 

Sabia que é possível comprar as lentes do seu óculos online pela internet? O procedimento é o mesmo. Então, antes da compra verifique se todos os passos correspondem: se a conexão é segura, se apresenta política de privacidade e selos de segurança, e se possui canais de comunicação. Você também pode fazer um scanner deste site.

Além disso, lentes com grau são vendidas apenas para pessoas que apresentarem receita com especificações de oftalmologistas, de acordo com o Decreto-Lei n.º 20.931/32 — Artigo 39. Isso não muda para compras online. Ou seja, você deve apresentar a receita da mesma forma. 

E não precisa ter receio: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de cancelar uma compra no prazo de 7 dias corridos após a entrega do produto. Além disso, se o produto apresentar defeito, o prazo para desistir é ainda maior. A Lei prevê 30 dias para reclamações sobre problemas em produtos não duráveis, como roupas e sapatos. No caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, o prazo é de 90 dias.

Mas fique atento às Políticas de Troca e Devoluções no site que você pretende comprar. Geralmente elas ficam no rodapé do próprio site. Mas se não encontrar, pesquise no Google: Trocas e Devoluções e coloque o nome da loja na frente. Algumas óticas oferecem possibilidade de devolução com reembolso, e é bom dar preferência para este tipo de loja, pois você consegue ter mais segurança na sua compra.

E por fim, mais uma dica importante: certifique-se de que suas lentes acompanham notas fiscais. Esse item é primordial para assegurar e resguardar seus direitos após a compra.

A Lenscope é confiável?

Como mostramos ao longo do artigo, nosso site apresenta todos os requisitos necessários para garantir a segurança necessária aos usuários. Isso porque fazemos um trabalho sério, e somos pioneiros na venda de lente para óculos pela internet. A primeira a oferecer este serviço online, com segurança e garantia.

Para isso, fazemos um trabalho minucioso e de qualidade. Realizamos todos os pedidos sempre baseados na receita do seu oftalmologista, e realizamos também o processo de medição da DNP (Distância Naso-Pupilar, ou seja, a distância entre o nariz e os olhos).

O serviço funciona da seguinte forma: você adquire suas lentes online, e nós a fabricamos do jeito que o médico pediu. Em seguida, se você for da Grande São Paulo ou de Campinas (interior de São Paulo), nós buscamos a armação na sua casa (numa data em que você mesmo escolhe e agenda), colocamos as lentes e enviamos seus óculos pronto via SEDEX, sem taxa de entrega. E se você for do Rio de Janeiro, você tem a opção de enviar sua armação pelos Correios, através da autorização de postagem. Também é sem custos para você.

site seguro

Além disso, a Lenscope possui garantias para cada tipo de lente. Olha só:

  • Lentes para até 4 graus — Lentes Lenscope Poli 1.59: devolvemos o seu óculos pronto em até 5 dias úteis, contando a partir do momento que a sua armação chega até nós. Você pode ficar tranquilo, toda atualização acontece por e-mail. As lentes incluem no valor: antirreflexo, antirrisco e proteção UV.
  • Lentes Digital Comfort: as lentes para quem vive conectado com as telas digitais (smartphone, computador, TV). Essas lentes filtram a luz azul nociva presente nesses aparelhos, proporcionando maior conforto visual e proteção para os olhos. Oferecemos garantia de 1 ano, contados a partir do dia em que você recebe seus óculos prontos. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
  • Lentes para mais de 4 graus —Lentes Lenscope LensAI 1.74: são lentes de resina superfinas. Oferecemos garantia de 1 ano, contados a partir do dia que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.
  • Lentes multifocais  — Lentes Progress: para a linha Progress, o prazo é de 7 dias úteis de entrega, contados a partir do momento que recebemos a armação na Lenscope. Como garantia, disponibilizamos 1 ano contado a partir do momento em que você recebe o óculos pronto. Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação.

*Todas as lentes estão disponíveis nas versões fotossensível e escuras.

Além disso, temos um diferencial: a Lenscope é a única que oferece o programa dos “100 dias para provar e AMAR”: nele, te damos garantia de 100 dias contados a partir do dia em que você recebe seu óculos pronto.  Nesse período cobrimos possíveis defeitos de fabricação das lentes, dos tratamentos e também da montagem das lentes na armação. Consulte os termos de compra no site da Lenscope.

Afinal, é seguro comprar lentes pela internet?

É seguro comprar lentes ou até o óculos completo pela internet, desde que você se atente às principais questões de segurança e verifique se você está prestes a comprar em um site seguro. Portanto:

  • Verifique se a conexão é segura.
  • Veja se o site apresenta Política de Privacidade.
  • Verifique a existência de Selos e Certificados de Garantia válidos.
  • Confira se o site possui contatos ou canais de comunicação válidos.
  • Escaneie o site.

Então, se você atribuir todas essas medidas, saberá que o site é seguro. Ou ainda, economize tempo: a Lenscope oferece site seguro com todas estas medidas, e ainda oferece a garantia para a compra das suas lentes, tratamentos e serviço de qualidade. É rápido, prático e acessível. Você não precisa ter medo de comprar pela internet, afinal, é assim que se economiza mais!

comprar em site seguro

Agora, conte para a gente nos comentários… pode ser sincero! Você ainda tem receio de comprar online?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *