Pterígio no olho: sintomas e tratamentos

pterígio
  • por
4.1
(10)

O Pterígio – também conhecido por carne nos olhos ou carne crescida – é um tumor benigno de aspecto triangular que pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois (bilateral). Ele surge, geralmente, em pessoas que passam muito tempo ao sol ou àqueles trabalham ao ar livre. Apesar de ser considerado como tumor, o pterígio é indolor e só é percebido por deixar os vasos sanguíneos do olho visíveis e saltados. Além disso, é comum causar irritação nos olhos e afetar a visão, dependendo do tamanho dele. O pterígio pode aparecer nos olhos como:

  • Branco
  • Rosa
  • Cinza
  • Amarelo
  • Incolor

Mas, não só a coloração chama a atenção. O seu tamanho pode ser notado com um crescimento benigno pequeno ou grande e cobrir boa parte do olho comprometendo a visão. Basicamente, o pterígio cobre a parte branca do olho (conhecida como esclera) e, geralmente, o crescimento se inicia na conjuntiva do olho. A conjuntiva é a membrana que reveste a pálpebra e que cobre a parte branca do olho. Após afetar a conjuntiva, o pterígio pode chegar até a córnea ocular e, dessa forma, afetar cada vez mais a visão. Veja um exemplo ilustrativo de como o pterígio pode afetar os olhos:

No entanto, pode ser tratado como um tumor benigno e vamos te explicar todos os detalhes a seguir.

Sintomas de pterígio

Os principais sintomas de pterígio são:

  • Sensação de ardência nos olhos;
  • Olho vermelho;
  • Sensação de queimação ou poeira nos olhos;
  • Visão turva;
  • Sensação de crescimento de corpo estranho na região dos olhos;
  • Coceira;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);

Inicialmente o problema não se manifesta fisicamente. Com isso, os sintomas podem passar despercebidos como simples desconfortos. Por isso, é bom estar atentos aos incomodo nos olhos, que só começa com o crescimento do tumor. Então, qualquer dificuldade que sintoma para enxergar, procure um especialista para te ajudar. 

Tratamento para pterígio

O tratamento para pterígio são:

  • Colírios
  • Cirurgia

 O tratamento vai depender do tamanho do crescimento e da evolução do pterígio. O uso de colírios é recomendado, por exemplo, quando a inflamação já causa muita irritação e vermelhidão dos olhos. O uso do remédio precisa estar prescrito pelo médico. Já com relação as cirurgias de pterígio são recomendadas  para quem já fez uso dos medicamentos, porém, não apresentou melhora dos sintomas. Além disso, nos casos avançados, em que a pessoa já apresenta visão turva, o tratamento mais eficaz é apenas a cirurgia.

Basicamente, a cirurgia consiste em remover a inflamação e preencher com tecidos dos olhos ou enxertos a região em que foi retirado. O processo dura em média de 30 a 45 minutos e, durante a recuperação, o paciente precisa usar tapa-olhos. 

Como prevenir o pterígio?

Para prevenir que você tenha pterígio, evite longas exposições aos raios UV, já que esse é um dos principais fatores ligados ao problema. Busque utilizar óculos de sol escuro que vão garantir sua proteção 🙂 . Lembre-se de sempre comprar lentes que acompanham 100% da proteção UV que irá proteger sua visão. Outra dica importante é sempre manter os olhos lubrificados utilizando colírios – que precisam estar prescritos pelo profissional da área.

Conheça as lentes escuras que protegem seus olhos contra o pterígio.

Por último, recomendamos a sua visita em médicos especialistas, para realização de exames de vista e acompanhamento de mudança de grau, tá bom? 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Pterígio no olho: sintomas e tratamentos”

    1. Olá Júlio, tudo bem?

      Obrigado por ler nosso artigo!

      As recomendações de colírio podem variar mesmo de acordo com as experiências de cada um
      Mesmo assim ambos poderão te atender, afinal foram recomendações médicas!

      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

  1. José Ricardo de Souza Cunha

    Foi diagnosticado pterígio no meu olho esq.e a médica nada prescreveu.Pediu 2 exames(Retinoscopia e outro que não recordo).Passou receita para fazer óculos.E no olho direito um início de Catarata.

  2. Meu filho tem 4 anos e tem uma pelezinha no canto do olho dele to achando que é isso o medico receitou dois colirios um para usar todos os dias e outro nao mais nao estou vendo melhoras

    1. Olá Ricardo, tudo bem?
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre esse caso é o médico profissional da área
      Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível
      Lembrando que uma segunda opinião médica é sempre bem vinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *