Ardência nos olhos: o que pode ser?

ardência nos olhos
  • por
4.6
(9)

A ardência nos olhos pode estar relacionada a muitas causas diferentes, como bactérias, vírus, problemas oculares ou até mesmo a ficar muitas horas conectado nas telas digitais. 

É comum também que efeitos externos relacionados ao clima, ambiente e até o tempo que passa no celular ou computador, deixem os olhos ardendo. Assim como produtos químicos que entram em contato com nossos olhos.

De toda forma, essa sensação pode também ser um sintoma de certas doenças dos olhos. Vamos explicar muitos aspectos desses para você nesse artigo! 

Causas de ardência nos olhos. Quando os olhos começam a arder?

Muitos fatores podem fazer seus olhos arderem, então nós os dividimos em alguns grupos:
Causas de ambiente

O ambiente no qual nos encontramos pode ser um grande causador de ardência nos olhos, alguns exemplos são:

  • Baixa umidade do ar
  • Poeira
  • Ar condicionado
  • Pelos de animais
  • Fumaça
  • Pólen 

Causas de produtos químicos

Alguns produtos químicos quando entram em contato com nossos olhos causam uma ardência extrema, outros nem tanto:

  • Maquiagem
  • Shampoo
  • Sabão
  • Cloro de piscina

Das causas citadas acima, a ardência nos olhos causadas por elas costuma passar após algum tempo, sem necessidade de colírios, no entanto se o sintoma permanecer é importante procurar um oftalmologista. 

Outras causas externas

Além do ambiente e de produtos químicos, algumas ações do nosso dia-a-dia podem causar ardência em nossos olhos, como por exemplo o uso constante do celular e do computador, assim como a adaptação com um óculos novo ou o uso prolongado de lentes de contato. 

Ficou curioso em como o celular pode influenciar na sua visão? Aqui você pode saber mais sobre a luz emitida pelos celulares e como ela age em nossa visão.

Causas relacionadas a saúde 

  • Conjuntivite
  • Alergias
  • Síndrome dos olhos secos
  • Infecções bacterianas
  • Miopia, hipermetropia ou astigmatismo

Estudos recentes também mostraram que ardência nos olhos é um dos sintomas mais comuns do Covid-19, aparecendo em 35% dos pacientes testados. 

No entanto é importante ressaltar que nos casos indicados acima, é muito importante o acompanhamento médico. Somente o oftalmologista poderá prescrever um tratamento correto para cada caso.

Uso constante de celular ou computador também causa ardência nos olhos

Normalmente a ardência dos olhos está relacionada a falta de lubrificação nos mesmos. Isso porque as nossas lágrimas são responsáveis por manter nossos olhos hidratados e lubrificados. 

E, quando ficamos muito tempo expostos as luzes artificiais na tela de celular ou computador, não permitimos que essa lubrificação aconteça.

Então, quando usamos muito celular,  TV e outros dispositivos digitais colocamos uma concentração visual muito grande nessas telas.

Consequentemente, nossos olhos piscam menos e ao piscar com menos frequência, eles não são lubrificados e, por conta disso, o olho fica seco, coçamos ou sentimos cansaço nos olhos.

Isso tudo acontece devido a luz azul violeta presente nesses aparelhos e nocivas a nossa visão. 

Por exemplo:

  • Celular
  • TV
  • Computador

Leia mais sobre os tipos de luz azul.

Existe uma forma fácil de evitar maiores danos aos seus olhos.

A primeira dica é o uso moderado dos aparelhos eletrônicos. Quando fizer uso deles, procure realizar pausas, piscar mais e lubrificar os olhos, quando necessário.

Recomendamos aplicar a  regra 20-20-20.

Funciona de maneira bem simples: a cada 20 minutos de uso de celular (ou outros aparelhos eletrônicos), desvie o seu olhar para outro ponto por 20 segundos. 

ardência nos olhos

Ficar muito tempo no celular pode causar ardência nos olhos

O que fazer para aliviar a ardência nos olhos?

Muitas vezes quando estamos com os olhos ardendo ou coçando, já vamos logo pingando um colírio que estava guardado.

Muitas vezes o colírio pode ajudar a aliviar a sensação de ardência nos olhos.

No entanto, quando algum produto químico cai dentro dos olhos é importante ler o rótulo na embalagem, afinal na maior parte das vezes o fabricante coloca informações sobre o que fazer quando isso acontece.  

Assim você pode aliviar a sensação de forma segura.

Mas é importante ressaltar que em casos de doenças, alergias ou síndromes é muito importante consultar o oftalmologista regularmente.

Assim ele irá acompanhar o desenvolvimento da sua condição. Além de também administrar o tratamento de forma segura e efetiva para seu caso!

Com isso, você evita possíveis complicações para sua visão. 

Tratamento para ardência nos olhos causada pelas telas digitais de smartphones, e computador

É possível evitar que a luz azul emitida pelas telas digitais prejudiquem e provoquem ardência nos nossos olhos ao utilizar óculos com filtro de luz azul.

ardência nos olhos

Óculos com filtro de luz azul (blue light)

Usar óculos com filtro de luz azul é super importante, mesmo que você não tenha grau. 

Os efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes.

Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Esse tipo de lente também atende pelo nome de Blue Light. Ela filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina.

Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa).

Assim, nossa visão não é prejudicada e enxergamos com melhor nitidez.

Além disso, o óculos com filtro de luz azul:

  • Reduz dores de cabeça frequentes
  • Proporciona melhor conforto visual 
  • Protege os olhos
  • Melhora a qualidade do seu sono
  • Reduz o cansaço nos olhos (diurno e noturno)

Óculos com filtro de luz azul da Lenscope

Nós da Lenscope temos a nossa Lente Digital Comfort que protege seus olhos da luz azul violeta emitida pelas telas digitais que você mais utiliza no dia-a-dia.

Nossas lentes vão bloquear apenas a luz prejudicial, garantindo maior conforto para os olhos sem prejudicar o ciclo do seu sono e seu bem-estar.

A Lente Digital Comfort além de acompanhar o tratamento contra luz azul, estão inclusas:as proteções: antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada hidrorrepelente e camada liporrepelente.

A cor do antirreflexo das Lentes Lenscope Digital Comfort é verde dessa forma, evitando distorções nas cores dos objetos.

Diferentemente de outras marcas que possuem uma cor residual forte azul ou violeta como a grande maioria das lentes com filtro de luz azul do mercado. 

Isso faz com que ocorra reflexo azul ou violeta e, consequentemente, provocando mais distorções nas laterais da lente.

ardência nos olhos

Comparação lentes com proteção contra luz azul outras marcas e Lenscope

 

As Lentes Digital Comfort foram desenvolvidas para serem menos amareladas e nítidas, justamente para não influenciar a sua percepção das cores.

Conheça mais sobre as Lentes Digital Comfort da Lenscope.

Quando devo ir ao médico?

Caso a ardência em seus olhos esteja acompanhada de dor ou fotossensibilidade, ou até mesmo visão embaçada, secreção ocular, moscas volantes, visão dupla ou qualquer outro sintoma incomum para você é importante entrar em contato com seu médico o mais rápido possível.

Mesmo se não tiver nenhum outro sintoma, caso seu olho continue ardendo por mais de alguns dias, é um alerta para marcar uma consulta!

Ardência nos olhos não é normal. Então não deixe de se cuidar. 

Sentir os olhos ardendo não é normal. Por isso, saber o que pode estar acontecendo com seus olhos é tão importante. Então, não deixe de ir ao médico quando sentir sensação ou dor incomum nos seus olhos. Esperamos ter te ajudado a entender mais a ardência nos olhos, e que sua saúde visual esteja e permaneça ótima!

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade a um preço justo. Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade..

Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de enxergar com clareza. Por isso, reinventamos o conceito de óculos de grau. Utilizando a tecnologia, eliminamos intermediários e tornamos as lentes para óculos mais acessíveis, garantindo que você possa enxergar com clareza a um preço justo. Então, está esperando o quê? Faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes: American Academy of Ophthalmology
Health Grades
Medical News Today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “Ardência nos olhos: o que pode ser?”

  1. Ultimamente meus olhos estão muito sensíveis,ardendo,e visão embaçada (principalmente de longe). Estou preocupado. Será se é algo sério?

    1. Olá, Paulo! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico oftalmologista? Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

    1. Olá, João Vitor! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário!

      Peça para seus pais agendarem uma consulta com médico especialista em saúde dos olhos Assim, você pode relatar tudo o que está sentindo para que ele e os desconfortos que está enfrentando. Dessa forma, o médico pode passar a melhor orientação para o seu caso e os tratamentos a serem seguidos
      Então quando puder, faça uma consulta para que ele possa examinar sua visão. Caso precise usar óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  2. Há três dias estou com meu olho direito ardendo e saindo lágrima direto,como se tivesse areia ou outra coisa do tipo.Eu dou uma olhada não tem vermelhidão ou outra coisa do tipo está normal.Mas isso está me incomodando muito e começando a ficar preocupada.

    1. Oi, Karolina! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Você já passou por uma consulta com o especialista? O mais recomendado é você agendar uma consulta para que o médico e relatar os desconfortos que anda sentindo. Assim ele pode fazer uma avaliação, diagnóstico e prescrever o melhor tratamento para o seu caso
      Então assim que puder, agende uma consulta com o médio Caso precise usar óculos, não deixe de conhecer a Lenscope e experimentar uma maneira inovadora de fazer seu óculos, sem sair de casa: https://lenscope.com.br/

  3. Wanderleia Rodrigues simeão

    Desde o meio do ano passado tenho sentido ardência nos olhos quase que frequentes e quando piloto moto tenho ardência terríveis a ponto de precisar parar pois doem elacrimejam muito mesmo usando óculos escuros,o que pode ser?

    1. Oi Wanderleia!
      Tudo bem?

      Você levou seu o seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com o grau dele? Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que está enfrentando com a adaptação Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o seu caso.
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *