6 motivos pra você não fazer exame de vista gratuito

exame de vista grátis
  • por
4.4
(75)

Você já fez exame de vista grátis? Essa prática se torna cada dia mais comum, mas você sabia que na verdade ela pode trazer graves consequências para a saúde dos seus olhos?

Normalmente, alguns lugares oferecem uma “compra casada”. Isso significa que você até pode fazer uma consulta com o optometrista ou oftalmologista. Mas, se quiser ter o resultado, precisa adquirir a armação e as lentes na própria ótica. Esse tipo de coação é ilegal e deve ser denunciada. Além disso, existem outros motivos que você precisa saber antes de pensar em fazer um exame de vista gratuito. Veja a seguir!

1. Não é confiável

Em uma matéria realizada pelo Jornal Nacional, o repórter testou a consulta em uma ótica. Por 20 reais. Ele recebeu uma receita, assinada por um médico, que indicava que ele tinha problemas na visão. Porém, ele só teve acesso a essa receita quando adquiriu os óculos.

Logo depois, o mesmo repórter foi até uma consulta tradicional com o oftalmologista de confiança. Dessa forma, ele poderia comparar as duas receitas. No fim da consulta, o oftalmo então lhe informou que na verdade ele não precisava de óculos.

Isso não quer dizer que todas essas óticas fazem isso. Entretanto, procure sempre estabelecimentos de confiança para fazer as lentes do seu óculos e sempre prefira fazer o exame com seu oftalmo de confiança.

2. Não identifica várias doenças dos olhos

A saúde do olho não se resume apenas ao uso de óculos. Outras doenças podem existir, dependendo dos seus sintomas e histórico familiar. Na maior parte das consultas gratuitas, problemas como glaucoma, catarata e infecções não podem ser detectados, pois encontra-se a necessidade de usar equipamentos que um oftalmologista possui somente em seu consultório.

3. Vendas casadas são proibidas

O Código de Defesa do Consumidor e o Procon (Procuradoria do Consumidor) proíbem as vendas casadas, pedindo que essa prática seja denunciada. Por isso, caso você se depare com essa condição na hora de comprar seu óculos, não aceite.

4. Publicidade de serviços de saúde

Nos centros de cidades paulistas, como Campinas e Santos, existe muita concorrência entre óticas que fazem o serviço. Por isso, é comum encontrar vários vendedores que entregam panfletos e abordam as pessoas nas ruas. O Manual de Publicidade Médica, proíbe a prática de publicidade de serviços médicos.

5. Uso incorreto do autorrefrator

Quando você realiza seu exame ocular em um consultório, em alguns casos, o aparelho utilizado é o autorrefrator, que é de fácil manejo. Entretanto, para diagnosticar doenças mais sérias e fazer uma previsão mais correta do grau do paciente é preciso estar ciente que – se for necessário – o paciente deve ser direcionado a um profissional especializado.

exame de vista grátis

Refrator – equipamento usado por um médico oftalmologista

6. Uma consulta completa demora mais do que alguns minutos

Para ter um diagnóstico realmente completo, a consulta torna-se mais demorada do que pode acontecer nos lugares em que oferecem exame de vista grátis. O médico começa perguntando sobre seus sintomas, histórico familiar, se você já usa lentes corretivas, qual o seu grau, entre outras.

Depois, ele decide quais tipos de testes serão realizados em você, dependendo dos seus riscos. Pois, se você tiver alguém na família com glaucoma, por exemplo, o teste específico será aplicado.

Além disso, outros fatores, como o estado das partes do olho, movimentos, respostas e campo de visão também são checados nas consultas realizadas com um oftalmologista.

Exame oftalmológico preço

Os preços para exame de vista acabam variando bastante de acordo com a necessidade e o tipo de exame recomendado pelo oftalmologista. O valor de um exame de vista pode custar de R$99,99 até R$300,00 dependendo da sua cidade e do exame que precisar fazer. Mas existem alguns sites e aplicativos que te ajudam a economizar fazendo uma consulta com um oftalmo da sua cidade. Os mais conhecidos são:

Não deixe de conferir. Assim você consegue economizar sem colocar a saúde dos seus olhos em risco né?

Considerações finais

Por isso, pense bem antes de fazer exame de vista grátis! Não deixe de sempre consultar um profissional de confiança para realmente saber como está a saúde dos seus olhos. E se realmente você precisar de óculos, pesquise bem o melhor tipo de lente para a sua necessidade antes de comprá-la.

Dessa forma, se você estiver precisando encontrar um oftalmo perto de você, clique aqui e marque uma consulta em instantes pelo BoaConsulta gratuitamente. Afinal, hoje em dia há várias opções no mercado com diversos nomes e marcas que muitas vezes podem te confundir e fazer com que você gaste bem mais do que seria realmente necessário. Conheça aqui os tipos de lentes para miopia disponíveis hoje.

exame de vista grátis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...