Ficar muito tempo no celular prejudica a visão?

Ficar muito tempo no celular prejudica a visão
  • por
4.5
(20)

Será que ficar muito tempo no celular prejudica a visão?

Segundo a Agência Brasil, o Brasil é o 5º país que mais usa celular no mundo. No ranking mundial de tempo de uso diário, perdemos apenas para a Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul.

Para se ter uma ideia, a média de tempo que os brasileiros passaram usando smartphones em 2018 foi de três horas por dia, 50% a mais em relação à 2016.

E destas 3 horas diárias, pelo menos metade (ou seja, 1 hora e 30 minutos) é gasta em redes sociais. 

Uma pesquisa divulgada pelo Estadão mostrou que pessoas entre 16 e 20 anos passam duas vezes mais tempo no celular do que com amigos ou trabalhando, passando cerca de 6,5 horas por dia no smartphone, considerando uso pessoal e para fins de trabalho ou estudo.

Os millennials (pessoas de 21 a 37 anos) também apresentam um comportamento parecido: são 6,6 horas diárias usando um smartphone e 5,6 horas trabalhando. 

Já o tempo com gasto com  a família é pouco mais de 4 horas e apenas 2,4 horas do dia são gastas com amigos.

Por outro lado, quase metade das pessoas entre 54 e 65 anos  afirmaram não ter uma relação próxima com seus smartphones. 

Outro fator que contribui com o uso cada vez mais frequente do celular é os pais usarem o celular como ferramenta de distração para seus filhos.

Por exemplo, muitos pais mostram vídeos no YouTube ou emprestam o celular para a criança jogar algum joguinho. 

Isso acostuma as crianças desde cedo com aparelhos eletrônicos e as torna praticamente inseparáveis da tecnologia. 

Então, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto importante para os seus olhos?

ficar no celular prejudica a visão

Sintomas mais comuns ao usar muito tempo o celular

Passar muito tempo usando o celular pode ser prejudicial e é comum que as pessoas sintam os efeitos causados pelo uso excessivo. 

Por isso, é provável que você já tenha sentido algum dos sintomas abaixo:

  • Dores de cabeça
  • Dor no pescoço / ombro
  • Tensão ocular
  • Olhos secos ou irritados
  • Atenção reduzida
  • Irritabilidade

Perigos em usar muito tempo celular

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina.

A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS)Essa síndrome nada mais é do que o uso excessivo de aparelhos digitais.

Além do tempo que passamos expostos à luz azul, a proximidade da luz aos olhos também prejudica nossa visão. 

Por isso, é importante fazer atividades ao ar livre que estimulem a visão, principalmente as crianças. 

O recomendável pelos médicos é que crianças de até 2 anos não tenham contato com nenhum tipo de tela digital. Ou seja: celulares, tablets ou até mesmo TVs.

Após essa idade, 1 hora é o tempo máximo permitido para que uma criança fique na frente de uma tela.

Ultrapassar o tempo recomendado pode causar problemas de visão. Do mais comum, a miopia que é a dificuldade de enxergar de longe.

Para os adultos, é muito difícil evitar o uso de aparelhos eletrônicos porque eles fazem parte do nosso dia-a-dia. 

Então, o ideal é fazer pausas a cada 20 ou 40 minutos ao longo do dia para descansar a visão.

ficar no celular prejudica a visão

Riscos para as crianças que usam muito celular (e adultos também)

Quando falamos que o uso excessivo de celular pode ser prejudicial, na verdade estamos falando sobre os efeitos da exposição à luz azul.

Essa luz azul emitida por computadores, tablets e smartphones também está presente na luz do Sol. 

Ou seja, quando usamos aparelhos digitais, ficamos expostos a uma quantidade ainda maior de luz azul. Dessa forma, podendo causar riscos imediatos e a longo prazo à visão.

Os riscos imediatos normalmente ocorrem logo após o uso do celular. Por exemplo: a dificuldade para dormir. Aliás, você já reparou que fica rolando o feed do celular até pegar no sono?

Para as crianças isso é muito prejudicial porque desregula o sono, podendo causar sonolência diurna e, consequentemente, prejudicar o desempenho escolar.

Alteração de sono também pode causar aumento de peso e transtornos de humor.

Os efeitos a longo prazo da exposição prolongada à luz azul ainda são desconhecidos.

Isso porque o uso de dispositivos digitais é relativamente recente e nenhuma geração anterior foi exposta a níveis comparáveis ​​de luz azul.

Por isso, é muito importante fazer o uso moderado.

O que fazer? 

Se você apresenta algum dos sintomas da síndrome da visão por computador, a primeira coisa a se fazer é procurar um oftalmologista.

Você também pode amenizar a fadiga ocular com alguns métodos muito simples.

Fazer uma pausa a cada 20 minutos olhando a tela, por exemplo, é uma forma de descansar a visão. 

Basta ficar pelo menos 20 segundos olhando para o horizonte ou focando em algum objeto distante.

Esses intervalos também podem ser usados para realizar alongamentos ou posições de yoga. 

Isso irá aliviar a tensão muscular que causa desconforto nos olhos, cabeça, pescoço e corpo. 

E por último, mas não menos importante, passar mais tempo ao ar livre. Isso também alivia a tensão e ajuda a amenizar os sintomas da síndrome. 

Essas dicas irão ajudar a aliviar os desconfortos causados pelo uso do celular, mas o mais importante é sempre se prevenir.

ficar no celular prejudica a visão

Para isso, você pode usar óculos com lentes com filtro de luz azul, que protegem os olhos dos efeitos nocivos da tela de computadores e celulares.

Óculos para quem usa muito tempo celular

Se você usa celular o dia inteiro, é recomendável que utilize um óculos de filtro de luz azul para proteger sua visão. Esse tipo de óculos filtra a luz azul e impede que ela chegue a nossa retina, evitando a fadiga ocular e dores de cabeça. E o melhor de tudo é que ele pode ser aplicado tanto em lentes que já possuem grau, quanto em lentes sem grau. Ou seja, ninguém tem desculpa para não proteger os olhos, não é mesmo?

Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes com filtro de luz azul para todas as necessidades, que são menos amareladas e já contam com os tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. Conheça nossas opções de lentes com filtro de luz azul e seus tratamentos inclusos:

  • Lentes Lenscope Digital Comfort (sem grau): lentes finas com proteção UV e antirreflexo, ideais para quem passa longas horas em frente às telas de computador, celular ou tablet;
  • Lentes Lenscope Digital Comfort (até 4 graus): lentes finas com proteção UV, antirreflexo e antirrisco, que oferecem conforto visual e durabilidade;
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort (mais de 4 graus): são lentes superfinas, com proteção contra a luz azul nociva,  antirreflexo, antirrisco, proteção UV 100%, camada oleofóbica e hidrofóbica, camada antiestática, camada especial de aderência;
  • Lentes Lenscope Progress Digital Comfort (multifocal): lentes finas multifocais com proteção UV, antirreflexo e antirrisco, que permitem uma visão nítida e confortável em diferentes distâncias.

Na Lenscope é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita, tudo sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Faça um orçamento online e gratuito no nosso site, para escolher a melhor opção de lentes com filtro de luz azul para as suas necessidades.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...