Alta Miopia: o que é, riscos, tratamentos e cuidados

  • por
4.2
(5)

A miopia é um erro refrativo que faz com que objetos distantes fiquem borrados, mas objetos próximos fiquem nítidos. No Brasil, 25% da população é míope. Ou seja, é uma condição tão comum que 59 milhões de pessoas sofrem de miopia só no Brasil.

Assim, como é uma das doenças que mais afeta as pessoas, hoje abordaremos as classificações de graus da condição e falaremos especificamente sobre os riscos, tratamentos e cuidados necessários para quem tem alta miopia. Acompanhe!

Classificação dos graus de miopia e quando é miopia alta

A miopia é um erro de refração que ocorre no globo ocular e faz com que as imagens se formem na parte da frente da retina, quando deveriam se formar na parte de trás. As principais causas são uma córnea mais curta do que o normal ou o comprimento do olho maior que o comprimento óptico.

A OMS estima que existam quase 1,5 bilhão de pessoas com a condição e 163 milhões com alta miopia. Contudo, com projeções futuras, esse número pode subir para 55 milhões de pessoas com deficiência visual e 18,5 milhões cegas até 2050. Ou seja, 0,57 % e 0,19% da população mundial, respectivamente.

Agora, entenda melhor a classificação dos graus de miopia e descubra qual grau é considerado alto:

  • Miopia baixa: Até 3 graus
  • Miopia moderada: De 3 a 6 graus
  • Alta miopia: Acima de 6 graus

A visão de quem tem alta miopia: menos nitidez visual

O principal sintoma de quem tem miopia é a dificuldade para enxergar objetos distantes. Contudo, para quem tem alto grau, os sintomas são ainda mais graves. Assim, quem tem alto grau, principalmente acima de -10 graus pode ter a qualidade de vida reduzida, pois pode ter dificuldades para ler, por exemplo. Ou pode também ter dores de cabeça, olhos vermelhos e incômodo nos olhos frequentemente.

Por isso, as lentes de óculos adequadas são muito importantes para fornecer nitidez visual ao alto míope e reduzir esses desconfortos e dificuldades.

visão da alta miopia

Os riscos da alta miopia

Um dos maiores riscos da miopia de grau alto é o aumento do risco de cegueira ocular. Mas, além disso, há outros problemas tão graves quanto e que podem acometer quem tem essa condição, por exemplo:

  • Glaucoma: 50% mais de risco de desenvolver Glaucoma se comparado com baixa miopia;
  • Catarata: Pessoas com alta miopia também são 17% mais propensas a desenvolver catarata. Assim, taxas mais altas de cirurgia de catarata são observadas em indivíduos com alta miopia;
  • Deslocamento de retina: O risco de desenvolver um descolamento de retina é cinco ou seis vezes maior em pessoas com a condição, se comparadas às pessoas com baixa miopia;
  •  Degeneração macular: O risco de degeneração macular devido à miopia é outra condição que aumenta acentuadamente com a idade, bem como o aumento do grau.

Apesar dessas doenças oculares acometerem frequentemente pessoas com mais de 40 anos, essas condições ainda podem ocorrer em crianças e adultos jovensAgora, será que miopia tem cura? Descubra aqui!

Importância do controle e tratamento para grau alto de miopia

Se você tem alto grau, tenha em mente que é muito importante adotar um tratamento corretivo o quanto antes. Isso não apenas para voltar a enxergar com nitidez, mas também para melhorar toda a sua qualidade de vida. Para isso, você pode usar:

  • Óculos de grau: Neste caso é importante dar atenção especial para armações e lentes de qualidade para o seu maior conforto e nitidez visual;
  • Lentes de contato: As lentes de contato podem fornecer melhor acuidade, campo de visão e qualidade de vida. Isso sem falar que as lentes atendem até -20 graus. Contudo, os óculos ainda são uma necessidade para todos os usuários de lentes de contato.

Alta miopia: existe tratamento definitivo para grau alto de miopia?

Quando se trata de um tratamento definitivo para miopia alta, cada caso tem suas especificidades e precisa ser avaliado individualmente. Ou seja, depende do diagnóstico e orientações do seu profissional de saúde ocular de confiança.

De qualquer forma, tal probelma de refração pode ser resolvido por meio da cirurgia refrativa a laser. Mas, para fazer essa cirurgia é preciso ter entre 18 e 40 anos e grau estabilizado há pelo menos dois anos. Ainda assim, mesmo que você não faça a cirurgia, é possível prevenir as complicações da miopia de grau alto. Continue lendo para saber mais sobre como prevenir complicações!

Prevenção das complicações de alta miopia: orientações

Se você tem grau alto de miopia, é fundamental fazer um acompanhamento regular da doença, além de fazer visitas regularmente ao oftalmologista. Contudo, você pode começar a se prevenir das complicações ao optar por um óculos de qualidade com as lentes certas para você.

Além disso, você pode procurar as lentes de alto índice para melhorar seu conforto visual. E se optar por lentes de contato, é importante lembrar que exigem maior esforço acomodativo. Por isso muitos acabam optando pelo uso de óculos e deixam as lentes de lado.

Óculos para alta miopia: importância de enxergar bem e com nitidez no dia a dia

Quando se usa óculos para miopia de grau alto é importante enxergar bem. Porém, quem tem alto grau costuma sofrer com o efeito fundo de garrafa, muito incômodo, e pode muitas vezes afetar a autoestima. Contudo, é possível ter óculos de grau mais leve, fino e com menos distorções, com lentes mais finas.

Assim, as lentes com alto índice de refração são ideais para o alto grau, principalmente aquelas com design asférico, que reduz as distorções indesejadas. Além disso, as armações podem ajudar nessa questão das distorções da lente. Isso porque quanto menor o aro da armação, mais finas as lentes podem ficar. Afinal, as lentes para miopia são mais finas no centro e mais grossas nas bordas.

Nós da Lenscope damos dicas e orientações personalizadas para quem tem alto grau ter a melhor versão do óculos de grau. Isso porque nós realmente nos preocupamos com o conforto e tranquilidade das pessoas. Assim, nos acompanhando você vai sempre aprender algo novo. Continue lendo e descubra como adquirir suas lentes mais finas!

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Lentes superfinas para alta miopia

Sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar  a ter a melhor versão do seu óculos. Aqui na Lenscope, você tem acesso a lentes superfinas para alto e baixo grau, com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Além disso, todas as lentes acompanham certificado de qualidade e contam com 1 ano de garantia. E para você ficar mais tranquilo, você pode provar nossas lentes por até 100 dias. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. Então, não espere mais. Conheça nossas lentes e tenha a melhor versão do seu companheiro de todas as horas. É só fazer um orçamento agora mesmo para saber mais.

orçamento

Fontes

National Library of Medicine — NCBI

WebMD

Myopia Profile

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *