Revestimento antirreflexo azul ou verde? Entenda a diferença

Revestimento antirreflexo azul ou verde? Entenda a diferença
  • por
4.4
(12)

O revestimento antirreflexo nas lentes de óculos é um tratamento muito procurado por quem precisa de óculos novos por proporcionar  maior nitidez, conforto visual e melhorar o resultado estético do acessório. Atualmente, há uma variedade de opções de cores para esse revestimento, como verde, azul ou roxo, de modo que pode ser difícil entender a função de cada cor e escolher a melhor opção.

Pensando nisso, na leitura de hoje, mostraremos as principais diferenças  entre os revestimentos disponíveis no tratamento antirreflexo e suas indicações. Além disso, vamos abordar a diferença entre o tratamento antirreflexo e o filtro de luz azul. Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esses tratamentos para lentes.

Tratamento antirreflexo azul, verde ou roxo: entenda a diferença

Essencialmente, as lentes com tratamento antirreflexo (também conhecidas com antibrilho ou simplesmente lente AR) recebem um revestimento em diversas camadas que diminui o reflexo em ambas as superfícies da lente, melhorando a visibilidade do ambiente em situações como dirigir à noite, por exemplo. Além disso, o tratamento antirreflexo age na lente eliminando o reflexo em ambas as superfícies, proporcionando um efeito de lente invisível e uma aparência estética melhor ao seu usuário. 

Por isso, algumas características importantes devem ser observadas em uma lente antirreflexo de qualidade: em primeiro lugar, deve ser resistente a arranhões e desgaste diário, garantindo uma vida útil prolongada. Além disso, deve ser fácil de limpar, repelindo manchas e sujeiras com facilidade.

É importante destacar também que as camadas são aplicadas em diferentes ângulos para diminuir o reflexo, além de uma camada que protege contra riscos e  outra camada hidrofóbica, que dificulta a aderência e o acúmulo de poeira e outras impurezas na lente. 

Desse modo, após a aplicação das camadas na lente, é comum que elas adquiram uma cor residual, dependendo da fabricante da lente e espessura das camadas. A seguir, descubra as principais diferenças entre os revestimentos antirreflexo roxo, azul ou verde.

Conheça a diferença entre cada um dos revestimentos antirreflexo

  • Revestimento antirreflexo roxo: conta com 6 camadas de revestimento e proporcionam nível moderado de proteção antirreflexo. Por isso, geralmente têm preços mais em conta e são indicados para o uso no dia a dia. Porém, não são as mais recomendadas para quem dirige por longos períodos, por exemplo. Além disso, o revestimento na cor roxa é o mais difícil de ser notado e não altera a percepção das cores. 
  • Revestimento verde: aqui, as lentes recebem 9 camadas de revestimento, o que confere proteção superior, visão mais nítida e sem ofuscamento e, consequentemente, períodos mais longos de proteção contra fadiga ocular. Tornando-as ideais para situações que exigem uso de dispositivos digitais por longos períodos ou dirige constantemente à noite. 
  • Antirreflexo azul: assim como no revestimento roxo, recebe 6 camadas protetoras. Embora não conte com proteção para situações mais intensas, esse tratamento oferece uma redução significativa nos reflexos e melhora o contraste das imagens. Porém, a cor residual azul, é mais pronunciada na lente. É uma boa opção para quem usa aparelhos eletrônicos por curtos períodos e dirige à noite moderadamente. 

Diferença entre lentes com antirreflexo e filtro azul

Atualmente, é comum as pessoas confundirem as lentes que contam com tratamento antirreflexo e as lentes com proteção contra luz azul. Entretanto, o tratamento antirreflexo e o de filtro de luz azul são dois tipos diferentes de tratamentos para lentes, cada um com funções distintas e indicações específicas.

Desse modo, as lentes com tratamento antirreflexo são projetadas para reduzir reflexos indesejados nas lentes dos óculos, melhorar a clareza visual e proporcionar melhor aparência estética. Por isso, tornando-as essenciais para pessoas que desejam uma visão nítida, menos cansaço ocular e uma estética aprimorada. 

Por outro lado, o filtro de luz azul é um tratamento que visa proteger os olhos dos efeitos nocivos da luz azul emitida por dispositivos eletrônicos. Ele ajuda a reduzir a fadiga ocular, auxilia no ciclo do sono, sendo indicado principalmente para aqueles que passam muito tempo em frente às telas digitais.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

 

Qual a melhor cor de revestimento antirreflexo e como escolher

Ao escolher a cor do revestimento antirreflexo para as lentes, o mais importante é considerar as necessidades pessoais. Afinal, as diferenças de desempenho e tecnologia entre as cores são geralmente sutis. Assim, cada cor pode oferecer vantagens levemente diferentes, como reflexos residuais reduzidos ou uma aparência mais estética. Entretanto, essas diferenças podem variar entre marcas e fabricantes de lentes.

Por isso, recomenda-se pesquisar e comparar as opções disponíveis. Para isso, encontra-se a necessidade de levar em conta as preferências visuais, custo-benefício, estilo de vida e opinião de um profissional óptico antes de fazer a escolha.

Lentes mais finas com tratamento antirreflexo premium sem taxas

Ao longo dessa leitura, mostramos as opções de tratamento antirreflexo roxo, azul ou verde disponíveis e suas indicações. Dessa forma, você poderá escolher o tratamento antirreflexo ideal para seu óculos novo. Além disso, expomos também os benefícios que as lentes com filtro de luz azul proporcionam. 

Nós da Lenscope temos como missão, além de tornar lentes mais finas e de qualidade, oferecê-las por um preço justo e levar informação relevante à saúde dos olhos. 

Por isso, trabalhamos com lentes com filtro de luz azul com tratamento antirreflexo menos amarelado do mercado. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Lentes Lenscope Digital Comfort: lentes incolores para o dia a dia com filtro de luz azul. Cor residual verde do antirreflexo;
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort: lentes de resina superfinas, com proteção contra luz azul;
  • Lentes Lenscope Progress Digital Comfort: lentes multifocais com filtro de luz azul para quem precisa de boa visão de longe e de perto;

Lembrando que as nossas lentes contam com os tratamentos essenciais, inclusive antirreflexo, inclusos no preço, sem precisar pagar nada a mais. Além disso, aqui na Lenscope também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Por fim, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito em nosso site e se surpreender.

orçamento

Fontes:

Progressive Glasses

Eyeglass Lens Direct

KR Specs

Perfect Eyeglasses Guide

Block blue light

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Revestimento antirreflexo azul ou verde? Entenda a diferença”

  1. GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO TROCAR O ANTIREFLEXO DOS MEUS [OCULOS.
    SÃO LENTES MULTIFOCAIS E VARILUX – MUITO CARAS POIS O GRA É ALTO MAS ESTÃO COM O ANTI-REFLEXO DESGASTADO.
    PODEM AJUDAR?

    1. Olá, Roberto. Tudo bem? O ideal é que troque as lentes, pois o desgaste nas lentes é um dos sinais de que está na hora de trocá-las. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *