Bolinha no olho: calázio ou terçol? O que fazer e como tratar

Bolinha no olho
  • por
4.4
(17)

Inchaço, vermelhidão e sensibilidade são sintomas que podem indicar diversos problemas oculares. Além disso, é comum que esses sintomas venham acompanhados de uma “bolinha no olho”. Por esse motivo, muitas pessoas não sabem se estão com terçol, calázio ou até mesmo conjuntivite.

No entanto, apesar de se manifestarem de forma parecida, essas condições são bem diferentes.  Por isso, no artigo de hoje vamos explicar o que pode ser essa bolinha no olho e os detalhes de cada doença. Então continue com a gente!

Bolinha no olho: calázio ou terçol?

Tanto o terçol quanto o calázio são doenças oculares que causam vermelhidão e bolinha no olho. Mas se engana quem pensa que terçol e calázio são nomes diferentes para a mesma coisa. Enquanto o terçol é a causa de uma infecção bacteriana no folículo dos cílios, o calázio é uma inflamação na glândula sebácea.

A principal diferença entre esses problemas é que a infecção costuma causar dor, já a inflamação não. Ou seja, uma forma de saber se o inchaço no olho é terçol ou calázio é analisar se você sente dor no olho. Outra diferença é a região onde surge a bolinha no olho: o terçol se desenvolve na base do cílio, já o calázio sempre aparece na pálpebra.

Por outro lado, além dos sintomas iguais, existe mais uma semelhança entre essas doenças: ambas são inofensivas. Por isso, se você está com terçol ou calázio, não se preocupe porque em poucos dias o inchaço desaparecerá.

bolinha no olho - calázio ou terçol

Diferença entre calázio e terçol.

Quais são as causas da bolinha no olho?

Geralmente, o terçol e o calázio causam bolinha no olho. No entanto, alguns maus hábitos podem levar à doença. O terçol, por exemplo, é causado por uma infecção no folículo dos cílios ou na glândula lacrimal. O problema, no entanto, é quando as bactérias se multiplicam na região, criando um abscesso na pálpebra.

Por outro lado, um calázio ocorre quando a glândula sebácea da pálpebra entope. Entretanto, alguns problemas de pele também costumam causar calázio, como:

  • Eczema
  • Acne rosácea 
  • Dermatite seborreica
  • Blefarite

O que é calázio? 

O calázio é causado pela inflamação de uma glândula da pálpebra chamada glândula de Meibômio. No entanto, ao contrário do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. Essa inflamação provoca o entupimento da glândula sebácea, que se manifesta como um caroço na pálpebra. 

Curiosamente, é possível que o calázio comece como um terçol interno. Então, se o calázio crescer muito, pode pressionar o olho e embaçar a visão. Em casos raros, toda a pálpebra pode inchar. Confira só os sintomas:

  • Inchaço e vermelhidão na pálpebra.
  • Pálpebra totalmente inchada, em casos raros.
  • Visão embaçada, quando o calázio fica muito grande.

Outra curiosidade é que o calázio pode se desenvolver sem nenhum sintoma. E apesar do desconforto causado, o calázio é uma condição inofensiva que pode ser facilmente tratada.

O que é terçol?

Também conhecido como hordéolo, o terçol é uma infecção bacteriana das glândulas das pálpebras. A característica desta doença é o aparecimento de uma elevação vermelha perto dos cílios. Entre os principais sintomas estão: dor, vermelhidão e calor nos olhos.

Quando a bolinha no olho provocada pelo terçol se rompe, o pus é expelido e o nódulo desaparece. Além disso, é possível ter um terçol interno ou externo, sendo o primeiro dentro da pálpebra e o segundo fora dela. E assim como o calázio, não se trata de uma condição perigosa e costuma desaparecer em cerca de 7 dias.

Como posso prevenir o calázio e o terçol?

A boa notícia é que é possível prevenir o calázio e o terçol adotando alguns hábitos em seu dia a dia. Por isso, trouxemos algumas dicas para evitar o surgimento de bolinha no olho:

  • Lavar o rosto, retirando a maquiagem antes de dormir.
  • Substituir a maquiagem usada nos olhos, a cada seis meses.
  • Lavar as mãos regularmente ao manusear lentes de contato.
  • Evitar esfregar os olhos.

Além disso, também é possível prevenir o terçol e calázio fazendo frequentemente uma limpeza nas pálpebras. Para isso, coloque algumas gotas de xampu neutro em uma xícara de água morna e mexa. A partir disso, feche os olhos e passe suavemente a solução com sabão na base de seus cílios com o auxílio de um cotonete ou pano limpo.

Tratamentos para Calázio e Terçol

Embora causem bastante incômodo visual, calázio e terçol são problemas oculares inofensivos e facilmente tratáveis. Então, se aparecer uma bolinha no olho, você pode inclusive optar por tratamentos caseiros. Para acelerar o processo de cura, o mais importante é drenar o nódulo até que a inflamação desapareça. Para isso, o recomendado é fazer compressas com pano quente no olho algumas vezes ao dia.

Outra forma de drenar o pus da bolinha no olho é usar pomadas antibióticas. No entanto, especialistas aconselham primeiramente tentar o tratamento caseiro. Se as compressas não fizerem efeitos, em último caso, é recomendado o uso de medicações. Além disso, é importante não usar maquiagem ou lentes de contato durante o tratamento.

Já em casos mais graves, o oftalmologista prescreve injeções de cortisona para diminuir o inchaço ocular. Se ainda assim a bolinha no olho não desaparecer, pode ser necessário recorrer a um pequeno procedimento cirúrgico para drená-la. Na maioria das vezes, esta cirurgia é feita no consultório do médico com anestesia local.

Durante o tratamento, também recomenda-se usar óculos escuros, uma vez que o terçol e calázio causam sensibilidade à luz. No entanto, não é qualquer óculos de sol que protege os olhos contra os raios solares, apenas óculos com proteção UV 100%. 

Terçol e calázio são condições oculares que costumam desaparecer sozinhas, os tratamentos ajudam apenas a acelerar o processo de cura. Por isso, em hipótese alguma tente espremer a bolinha no olho, pois você pode espalhar a inflamação e piorar o desconforto. 

cta instagram como apertar óculos

Lentes mais finas e com melhor custo-benefício sem sair de casa 

Se você está buscando por lentes para óculos, aqui na Lenscope você encontra lentes mais finas e leves para até 4 graus e mais de 4 graus. E ainda, trabalhamos com lentes escuras para óculos de sol com grau e proteção 100% UVA e UVB inclusas.

Aqui você também encontra lentes fotossensíveis que escurecem no sol para que você possa enxergar normalmente quando sair de casa. Elas também já incluem todos os tratamentos essenciais: antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.

E se você ainda não nos conhece, somos uma Health Tech que com a missão de levar saúde visual para todos de forma mais fácil, um par de olhos por vez. Inclusive, você pode fazer o orçamento do seu novo óculos online, sem precisar sair de casa. Conte com a gente para ter lentes mais finas com tratamento premium por um preço mais justo.

Fonte:

American Academy of Ophtalmology (AAO)

WebMD

Cleveland Clinic

cta

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *