calázio no olho

Calázio no olho: causa, sintomas e tratamentos

O calázio é uma inflamação causada na parte interna da pálpebra, logo atrás dos cílios formando um nódulo bem definido, de cor rosa ou vermelha.

calázio no olho
Imagem ilustrativa mostrando onde o calázio se forma em nossos olhos. Ele pode aparecer de tamanho menor e ir aumentando com o tempo.

 

Essa inflamação ocorre nas glândulas de Meibômio ou Meibomius devido à retenção de secreções sebáceas, responsáveis pela lubrificação dos nossos olhos.

É importante não confundir calázio com terçol. O terçol também é uma lesão na pálpebra dos olhos, mas trata-se de infecção causada por uma bactéria estafilococos.

calázio no olho
Imagem ilustrativa mostrando as principais diferenças entre calázio e terçol

 

Neste artigo, vamos te contar mais sobre o calázio, sintomas mais comuns, formas de tratamento e como se prevenir desse incômodo nos nossos olhos.

Acompanhe e aproveite para visitar nosso site e conhecer uma nova maneira de fazer as lentes do seu óculos pela internet.

As causas do calázio

A principal causa do calázio está relacionada com o bloqueio das glândulas de Meibômio, responsáveis por produzir um óleo que umedece os olhos junto com as lágrimas.

Quando esse bloqueio acontece, a lesão é formada sob a forma de um granuloma que aumentará de tamanho conforme a secreção não conseguir ser eliminada.

O calázio não costuma causar dor. Quando causa, é bem menor quando comparamos com o terçol. O calázio também pode ir e voltar, por isso é bom se atentar a algumas dicas aqui em nosso artigo.

Sintomas de calázio

Os sintomas mais comuns de calázio são:

  • Inchaço na pálpebra
  • Formação do caroço rosado ou vermelho
  • Irritação nos olhos
  • Vermelhidão nos olhos
  • Dor nos olhos
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)

Os fatores de risco para desenvolver o calázio

O calázio é uma inflamação causada pelas bloqueio das secreções sebáceas. Por isso, é mais comum ocorrer em quem tem muita acne, conjuntivite, rosácea, seborreia ou ainda diabetes e blefarite crônica.

Diferença de terçol e calázio

Muitos de nós confundimos o calázio com terçol, entretanto, apesar de ambos serem causados pelo bloqueio das glândulas por uma secreção, o terçol é produzido por uma bactéria.

Além disso, o terçol costuma acontecer com mais comparado ao calázio.

Mas, pela leve semelhança e pela comum confusão que faz entre os dois, o calázio também pode ser chamado de “terçol interno”.

Tratamentos para calázio

Normalmente, o calázio começa a diminuir de tamanho e desaparecer no período de 2 a 3 dias. Mas algumas práticas podem fazer diferença na redução dos incômodos característicos desse problema.

Veja quis são as práticas mais recomendadas que separamos para você.

  • Fazer compressas com água quente: você pode fazer compressas de 2 a 4 vezes por dia, para drenar a inflamação. Mas, atenção: não se esqueça de sempre higienizar muito bem as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos. Procure também sempre higienizar bem o pano ou algodão da compressa.
  • Utilizar medicamentos, pomadas e colírios específicos para o calázio: Em casos mais graves, o médico pode receitar medicamentos como antibióticos e colírios anti-inflamatórios.

Como tratar a sensibilidade a luz característica do calázio

Além de causar desconforto ao piscar os olhos, o calázio também causa bastante a sensibilidade à luz intensa.

Para quem não pode alterar muito a rotina, uma dica que ajuda é usar e abusar do óculos de sol enquanto você tiver com a inflamação.

Além do óculos de sol diminuir a intensidade da luz que chega os nossos olhos, ele também os protege dos raios UV.

E aqui a dica de ouro é que os óculos de sol também podem ser feitos com o seu grau. Então se você precisa de óculos para enxergar, ele é uma ótima opção.

Se você já usa óculos de grau, uma outra opção também é usar óculos com lentes fotossensíveis, que escurecem e clareiam de acordo com a intensidade do ambiente. Com essas lentes, você nem precisa ficar tirando e colocando o óculos. Legal, né?

Cada pequeno cuidado que tomamos evita para a a piora do calázio e a extensão do período dos sintomas.

Então, fique atento à sensibilidade e à fotofobia. Além disso, tenha cuidado com a higiene sempre que for colocar as mãos nos olhos.

Onde comprar óculos de sol e lentes fotossensíveis?

Nós podemos te ajudar!

Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos totalmente online. Ou seja, você pede as lentes que precisa de acordo com o seu grau, envia sua armação, nós trocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. Sem você precisar sair de casa.

E nossas lentes podem ser feitas tanto para quem usa óculos e tem grau, quanto para quem não tem grau e não precisa de óculos para gostaria de manter os olhos sempre protegidos dos raios UV e da sensibilidade à luz.

Olha só como são nossas opções de lentes para cada faixa de grau.

Nossas lentes para quem tem até 4 graus ou não tem grau.

  • Lentes Lenscope Shades -lentes escuras para óculos de sol com grau. Contam com 100% de proteção UVA e UVB e estão disponíveis em 6 cores diferentes: Cinza Dark Full, Cinza Dark Gradiente, Marrom Full, Marrom Gradiente, Verde Full e Verde Gradiente;
  • Lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma – lentes fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. Contam com os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UVA e UVB.

Nossas lentes para quem tem mais de 4 graus e prefere um óculos mais fino

  • Lentes Tokai 1.76 Shades – as lentes escuras de resina para óculos de sol com grau mais finas que você encontra. Ideais para quem busca por um óculos mais fino. Contam com todos os tratamentos que você precisa para o dia-a-dia já inclusos e também estão disponíveis em 6 cores diferentes: Cinza Dark Full, Cinza Dark Gradiente, Marrom Full, Marrom Gradiente, Verde Full e Verde Gradiente.
  • Lentes Tokai 1.76 Transitions – também são consideradas as lentes Transitions de resina mais finas do mundo e com todos os tratamentos já inclusos.

Como adquirir as lentes da Lenscope sem sair de casa?

É muito simples. É só você fazer o pedido de acordo com as lentes que desejar. Todo o processo de compra é bastante parecido com uma compra online comum que estamos acostumados a fazer.

A única diferença é que, caso você tenha grau, você envia uma foto da receita do seu óculos e também uma foto sua para medirmos sua DNP (distância das pupilas em relação ao nariz).

E não se preocupe: estamos com você em cada passo do processo de compra e também depois que você receber seu óculos pronto, pois você tem até 100 dias para pedir seu dinheiro de volta caso não gostar ou se adaptar com as nossas lentes.

Saiba mais sobre nosso programa 100 dias para provar e amar.

E veja como é fácil descobrir quais de nossas lentes é a mais indicada para você em nosso site.

E se tiver alguma dúvida, é só nos chamar. Você encontra o ícone do Whatsapp para falar com a gente em nosso site mesmo. É muito fácil e rápido.

E agora que você sabe um pouco mais sobre o calázio e já sabe diferenciá-lo do terçol, queremos saber:

Você já teve calázio? Como cuidou até todos esses incômodos que vimos aqui ir embora de vez? Conte pra gente aqui nos comentários.

Calázio no olho: causa, sintomas e tratamentos
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest