A celulite ocular ou celulite orbitária é causada por uma infecção, porém essa infecção é bacteriana e atinge a cavidade da face onde ficam inseridos o olho e seus anexos.
Quando pensamos em celulite, a imagem que temos é a dos furinhos que aparecem no nosso corpo, principalmente em regiões com maior acúmulo de gordura.
Esses furinhos são causados por uma inflamação normal no tecido celular. Assim como a celulite ocular.
No entanto, a celulite ocular não é contagiosa e qualquer pessoa pode desenvolver a doença, sendo mais comum acontecer com crianças de até 5 anos de idade.
Mesmo não sendo contagiosa, é preciso um tratamento imediato a fim de evitar uma evolução da infecção que pode levar à perda permanente da visão e a complicações com risco de vida.
Causas da celulite ocular
A celulite ocular é causada por bactérias, principalmente as do gênero Streptococcus e Staphylococcus aureus.
A infecção ocorre pela colonização dessas bactérias após uma pancada ou também pelo desenvolvimento de uma infecção bacteriana em qualquer parte do corpo que entra na corrente sanguínea.
Os motivos mais comuns que levam ao desenvolvimento da celulite ocular são:
- Ferimento na região ocular
- Picada de inseto
- Conjuntivite
- Sinusite e infecções das vias aéreas superiores
- Abscesso dentário
Sintomas
Os sintomas mais comuns são dor e inchaço nos olhos e dificuldade para movimentá-los. É possível apresentar outros sintomas como:
- Olho protuberante ou proptose ocular
- Sensibilidade nasal
- Inflamação e vermelhidão
- Incapacidade de abrir o olho
- Visão dupla
- Perda de visão
- Secreção do olho ou nariz
- Febre
- Dores de cabeça
As crianças podem apresentar sintomas mais graves e caso a infecção não seja tratada rapidamente, pode haver sérias complicações.
O que fazer
Caso apresente qualquer sintoma de celulite orbitária, procure um médico imediatamente. A infecção pode se espalhar com velocidade e precisa ser tratada precocemente.
Diagnóstico
Buscar ajuda médica é essencial para um diagnóstico precoce. O diagnóstico pode ser dado por um oftalmologista especialista em distúrbios oftalmológicos.
É possível que o médico possa reconhecer a celulite da órbita sem exames de diagnóstico.
Pode ser necessário o uso de tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) para determinar a causa da infecção e confirmar o diagnóstico.
Além de amostras de sangue para detectar o tipo de microrganismo que está causando a infecção e direcionar para o melhor tratamento.
Tratamento
O tratamento será direcionado de acordo com a gravidade da infecção e a velocidade com que ela se espalha.
Em casos menos graves, o tratamento é feito com o uso de antibióticos via oral e em alguns casos será necessária a internação em hospital para receber antibióticos intravenosos.
Para quadros mais graves que não tiverem resposta ao uso de antibióticos, pode ser necessário fazer uma cirurgia para drenar o líquido dos seios da face para cessar a infecção.
A cirurgia também pode ser indicada em casos de suspeita de infecção por outros microorganismos, como fungos.
Pessoas com tendência a ter infecções recorrentes nos seios da face, precisam monitorar sua condição para tratar rapidamente. Assim será possível evitar que a doença se espalhe e cause uma recorrência.
Complicações da celulite ocular
Caso o tratamento não seja feito precocemente, a celulite ocular pode gerar complicações como:
- Perda de audição
- Perda da visão
- Perda da audição
- Infecção sanguínea ou sepse
- Meningite – inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal
- Trombose do seio cavernoso – formação de um coágulo sanguíneo na base do cérebro
- Abscesso intracraniano – é um acúmulo de secreção dentro do crânio
Quando procurar um médico
Caso apresente qualquer sintoma de celulite orbitária, procure um médico imediatamente. A infecção pode se espalhar com velocidade e precisa ser tratada precocemente.