Ceratocone pode cegar?

ceratocone pode cegar
5
(1)

A ceratocone é uma doença genética hereditária e a falta de acompanhamento médico mais a falta de cuidados pode fazer com que ela cause cegueira, e deixar o paciente debilitado e limitado para realizar tarefas comuns do dia a dia.

Por essa razão, realizar exames ópticos são fundamentais, uma vez que o tratamento pode ser diagnosticado precocemente evitando a perda da visão gradativamente causado pelo ceratocone.

Se o ceratocone for detectado em fase inicial, o uso de uma lente de contato específica (rígida) pode corrigir o problema. Se a doença já estiver avançada, um transplante de córnea é indicado.

Entretanto, a ceratocone é uma doença que exige atenção.

Isso porque, no Brasil, o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano e pode ser facilmente confundida com miopia ou astigmatismo

Entenda o que causa a doença:

Qual é a causa do ceratocone? 

A causa do ceratocone é, muitas das vezes, genética e hereditária. Ou seja, se alguém da sua família tem, você pode ter também.

Entretanto, o ceratocone ocorre devido uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea e aumento da espessura da mesma.

Quando o nível de antioxidantes fica baixo, o colágeno também fica baixo e isso muda a posição da nossa córnea, que fica para fora.

E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, automaticamente a nossa visão é prejudicada.

ceratocone tem cura

Sintomas

Os principais sintomas do ceratocone podem aparecer entre a infância e adolescência com: 

  • Visão desfocada
  • Visão borrada ou distorcida
  • Visão dobrada/duplicada
  • Sensibilidade à luz
  • Coceira nos olhos
  • Astigmatismo
  • Miopia
  • Ver círculos ao redor das fontes de luz
  • Dor de cabeça
  • Prurido nos olhos

Tratamento para ceratocone

Os tratamentos possíveis para a ceratocone são:

  • Óculos de grau
  • Lente de contato
  • Transplante de córnea
  • Cirurgia Crosslinking
  • Implante de anel de córnea

Os tratamentos são aplicados de acordo com o estágio da doença.

  • No início da doença

No início, é indicado o uso de óculos de grau para correção de astigmatismo irregular, ou ainda, de lentes de contato mais rígidas para evitar alterações na córnea.

As lentes de contato rígidas formam um campo de pressão sob a deformidade causada na córnea.

ceratocone pode cegar?

  • Quando a doença está mais avançada

Já num estágio mais grave, procedimentos como crosslinking, transplante de córnea e implante de anel intracorneano (anel de ferrara) pode ser feita para recuperar a acuidade visual do paciente.

Entenda cada uma delas:

Cirurgia crosslinking

A cirurgia crosslinking tem por objetivo raspar a superfície da córnea para consertar a alteração que a doença faz no formato da nossa córnea (formato cônico).

Em seguida, é aplicado um colírio à base de vitamina B2 e a córnea é exposta a uma luz ultravioleta. É um procedimento rápido, que pode ser feito pelo SUS ou particular.

Transplante de córnea

O transplante de córnea é indicado em último caso, quando os outros tratamentos não funcionam mais. Nele ocorre a substituição da córnea comprometida por uma saudável obtida através de um doador.

Implante de anel de córnea (anel de ferrara)

O procedimento consiste em colocar um pequeno anel no olho que ajuda a regular a curvatura córnea. Aliás, é um tratamento rápido, feito dentro de 20 a 30 minutos, com anestesia local. 

Independente do procedimento, tudo é medido pelo especialista, ou seja, pelo oftalmologista, de acordo com a necessidade e o estágio da ceratocone. 

A ceratocone é uma patologia genética que faz com que a córnea fique em formato cônico (ou pontuda) causando distorção ao enxergar.

É uma doença não inflamatória e não transmissível que afeta a estrutura da córnea, que é a parte fina que recobre nosso globo ocular, e que, por isso, pode comprometer a nossa visão.

Cuidados e prevenções com o ceratocone

  • É possível evitar o aumento da doença deixando de coçar os olhos ( isso pode fragilizar as fibras da sua córnea);
  • Ao sentir alguma coceira nos olhos, o ideal é nunca levar a mão aos olhos e sempre procurar alívio de outras formas;
  • Evite a coceira lubrificando seus olhos com colírio ou ainda, higienizando-os.

Bom, agora que você já viu que, apesar de não cegar de fato, a ceratocone pode ser uma doença perigosa, você já sabe quais cuidados deve tomar, e quais sintomas você deve se atentar para procurar um oftalmologista.

Então, gostou do artigo? É só avaliar nas estrelas e deixar seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *