Cicatriz no olho tem cura? Causas, sintomas e tratamentos

Cicatriz no olho tem cura? Causas, sintomas e tratamentos
  • por
4.3
(30)

A cicatriz no olho consiste em uma marca na córnea ou na retina que pode ser causada por uma lesão, trauma ou até mesmo por uma doença ocular. Essa condição costuma gerar dificuldade para focar na luz, causando um bloqueio na visão. No entanto, nem todas as cicatrizes comprometem a capacidade de enxergar. Isso porque, dependendo da localização da cicatriz, a pessoa não terá sua visão alterada.

As principais causas de cicatrizes nos olhos

A cicatriz no olho pode ocorrer em dois lugares diferentes do globo ocular: na córnea ou na retina. A córnea é a membrana que reveste a parte externa do olho, protegendo-o contra ciscos e poeira. Trata-se de um tecido bastante resistente e que costuma se regenerar de forma rápida. Já a retina é a lente que cobre a superfície interna do olho, responsável pela formação de imagens. Por isso, qualquer dano à retina irá interferir na sua visão. 

Causas de cicatriz na córnea

Nem toda cicatriz na córnea é causada por lesão ou trauma. Confira abaixo outras situações que podem causar uma cicatriz na córnea.

  • Uso inadequado de lentes de contato: Quem usa lentes de contato deve sempre tomar muito cuidado ao manusear as lentes. Isso porque a falta de higiene, limpeza incorreta ou uso de lentes de contato vencidas podem levar a infecções que causam cicatrizes na córnea.
  • Olho seco severo: A lubrificação natural dos olhos é responsável pela proteção da córnea. Sem ela, qualquer partícula no olho pode arranhar a córnea e levar à uma infecção.
  • Doenças ou degeneração da córnea: Doenças oculares que causam irregularidades na córnea, como crescimento anormal, problemas estruturais ou úlceras podem causar cicatrizes no olho.

Causas de cicatriz na retina

Algumas doenças oculares graves podem causar cicatrizes na retina do olho. São elas:

  • Retinopatia Diabética: ocorre em casos de diabetes avançada, quando a alta glicemia começa a obstruir os vasos sanguíneos de dentro do olho.
  • Deslocamento Pós-Vítreo(PVD): condição ocasionada pela separação do vítreo e da retina. Embora seja raro, o PVD pode rasgar a retina.
  • Lágrimas ou deslocamentos retinianos: Em casos onde a retina descola ou se rompe também ocorre a cicatrização do olho.  

cicatriz no olho

(Imagem de uma cicatriz no olho)

Toxoplasmose também é responsável por causar cicatriz ocular

A toxoplasmose ocular também é uma das causas mais comuns de lesões oculares. Essa doença é causada pelo contágio com o parasita Toxoplasma gondii, o qual pode infectar tecidos do olho interno. Os sintomas oculares incluem dor nos olhos, visão ruim e moscas volantes. Se não tratada, a toxoplasmose ocular pode causar cegueira.

toxoplasmose ocular

(Imagem de uma cicatriz na retina decorrente de toxoplasmose)

Principais sintomas de cicatriz no olho

O principal sintoma de que há uma cicatriz na córnea é a visão embaçada. Quanto mais profunda for a cicatriz, mais turva ficará sua visão. Outros sintomas comuns de cicatriz no olho incluem:

  • Dor ocular intensa
  • Olhos muito vermelhos
  • Mudanças na visão
  • Sensação de areia nos olhos
  • Coceira
  • Lacrimejamento excessivo
  • Inchaço
  • Sensação de queimação
  • Sensibilidade à luz 

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cicatriz no olho: tratamentos e cura

O tratamento da cicatriz no olho irá depender da gravidade da mesma. Isso porque nem toda cicatriz no olho irá prejudicar sua visão, uma vez que pode ser uma cicatriz superficial. Nesse caso é comum que o olho se regenere sozinho e não seja necessário nenhum tipo de tratamento. No entanto, algumas cicatrizes podem causar visão embaçada, sendo necessário consultar um médico para prescrição do melhor tratamento. Na maioria dos casos apenas a utilização de óculos graduados já é suficiente para o tratamento da cicatriz e melhora da visão.

Em casos mais graves de cicatriz profunda, pode ser necessária realização de uma cirurgia a laser ou até mesmo de um transplante de córnea. A cirurgia consiste na remoção da cicatriz através da aplicação do laser PTK. Já no transplante ocorre retirada total da córnea e substituição por outra saudável. 

Saiba como prevenir cicatrizes no olho 

Embora ter uma cicatriz no olho possa ser algo bastante desconfortável, a boa notícia é que é possível prevenir e evitar cicatrizes oculares. Confira abaixo algumas dicas para evitar a cicatrização no olho:

  • Proteja sua visão sempre que necessário: Quando estiver fazendo alguma atividade em que haja o risco de entrar um cisco em seu olho, use uma proteção. 
  • Lave as mãos com frequência: A higiene correta e frequente das mãos ajuda na prevenção de  infecções oculares.
  • Evite esfregar ou tocar os olhos: Quando você esfrega o olho, corre o risco de levar bactérias da mão para o olho e acabar infeccionando ele.
  • Visite o oftalmologista regularmente: A melhor forma de prevenir infecções e outros problemas oculares é consultar regularmente seu médico de confiança para realização de exames periódicos.

Mantenha-se sempre informado sobre saúde dos olhos

Assim como em outras partes do corpo, a cicatrização dos olhos é um processo que indica algum trauma ou doença. Por isso, é extremamente importante se atentar aos principais sinais e sintomas que os nossos olhos dão. Quando o assunto é saúde ocular, toda medida preventiva é válida. Pensando nisso, nós da Lenscope temos o intuito de oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos que precisam de lentes mais finas tenha acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Então não perca tempo e assine agora mesmo nossa newsletter para conhecer nossas lentes. 

orçamento

Fontes:

My Doctor

American Academy of Ophtalmology

Gailey Eye Clinic 

Imagem

Mayo Clinic

All About Vision

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Cicatriz no olho tem cura? Causas, sintomas e tratamentos”

    1. Olá, Andreia. Tudo bem? A Lenscope oferece um novo conceito em compra de lente para óculos no país. Somos os pioneiros a disponibilizar o serviço de venda de lentes pela internet, o que possibilita uma economia no valor final da sua compra. Porém, não realizamos cirurgias nos olhos. Esperamos tê-lo ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *