Cirurgia refrativa pelo SUS: quem pode fazer e como conseguir

Cirurgia refrativa pelo SUS: quem pode fazer e como conseguir
  • por
4.7
(16)

No Brasil, muitas pessoas sofrem com erros refrativos como hipermetropia, astigmatismo e, principalmente, miopia. Embora o uso de óculos ou lentes de contato ajude a corrigir o problema, em alguns casos mais sérios a realização de uma cirurgia refrativa é necessária. Diante de situações como essa, é comum surgir a seguinte dúvida: é possível fazer cirurgia refrativa pelo sistema único de saúde (SUS)? 

Portanto, pensando em esclarecer essa e outras perguntas sobre o tema, no artigo de hoje, abordaremos todos os detalhes da cirurgia, como quem pode fazer o procedimento, qual grau atende e como conseguir. Acompanhe a leitura para saber quais orientações seguir.

Cirurgia refrativa 

A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir erros de refração oculares, como astigmatismo, hipermetropia e miopia. Este procedimento também é popularmente conhecido como cirurgia de miopia, cirurgia de hipermetropia ou cirurgia de astigmatismo, a depender do problema ocular que for corrigido. 

No entanto, nem todo mundo pode realizar a cirurgia. O procedimento é recomendado somente para pacientes maiores de 21 anos, com grau alto e estável. Trata-se de um procedimento que só é realizado a partir de indicação médica, ou seja, somente um oftalmologista poderá avaliar se é necessário ou não realizar a operação.

O SUS realiza cirurgia refrativa? 

Sim, é possível realizar a cirurgia refrativa pelo SUS. Entretanto, a realização do procedimento dependerá do grau do paciente. Por isso, o SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Como conseguir cirurgia refrativa pelo SUS?

Para conseguir a realização deste procedimento cirúrgico, é necessário passar por algumas etapas:

Cartão SUS

O primeiro passo é fazer o cartão SUS. Com ele será possível agendar as consultas e exames necessários para realização da cirurgia. Vale lembrar que o cartão SUS é obrigatório para qualquer atendimento da rede pública de saúde. O cartão SUS pode ser feito em qualquer posto de saúde mediante apresentação do RG, CPF e comprovante de residência. 

Agendamento de uma consulta inicial

A primeira consulta antes da cirurgia será feita com um clínico geral que irá analisar o caso do paciente e encaminhá-lo ao oftalmologista. Dessa forma, após receber o encaminhamento, é necessário agendar a consulta diretamente com o oftalmo do SUS. Porém, como a lista de espera é grande, pode ser que demore alguns meses para passar com o especialista. 

Encaminhamento para a cirurgia

Na consulta, o oftalmologista irá identificar a necessidade de cirurgia refrativa ou não. Caso positivo, o médico é quem encaminhará para a realização do procedimento, o qual pode demorar alguns meses para ser feito.

Lentes mais finas para o seu grau por um preço justo

Caso você não se enquadre nos critérios para realização da cirurgia refrativa, não se preocupe. Nós da Lenscope trabalhamos com óculos de grau mais finos, leves e com menos distorções laterais. Além disso, também damos dicas e orientações personalizadas sobre saúde ocular para te ajudar a ter a melhor versão do óculos de grau. Oferecemos lentes de qualidade para todas as necessidades e com todos os tratamentos incluídos sem nenhuma taxa extra. Faça um orçamento online e gratuito e descubra como ter óculos mais finos e confortáveis.

orçamento

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

Dr Agarwals 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Cirurgia refrativa pelo SUS: quem pode fazer e como conseguir”

    1. Olá, Raquel. Tudo bem? O SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente. Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Renato. Tudo bem? O ideal é que procure a UBS mais próxima de você e marque uma consulta com um médico da unidade, depois aguarde até receber o encaminhamento pelo oftalmologista, ele é profissional adequado para identificar a necessidade ou não do procedimento cirúrgico. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *