No Brasil, muitas pessoas sofrem com erros refrativos como hipermetropia, astigmatismo e, principalmente, miopia. Embora o uso de óculos ou lentes de contato ajude a corrigir o problema, em alguns casos mais sérios a realização de uma cirurgia refrativa é necessária. Diante de situações como essa, é comum surgir a seguinte dúvida: é possível fazer cirurgia refrativa pelo sistema único de saúde (SUS)?
Portanto, pensando em esclarecer essa e outras perguntas sobre o tema, no artigo de hoje, abordaremos todos os detalhes da cirurgia, como quem pode fazer o procedimento, qual grau atende e como conseguir. Acompanhe a leitura para saber quais orientações seguir.
Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir erros de refração oculares, como astigmatismo, hipermetropia e miopia. Este procedimento também é popularmente conhecido como cirurgia de miopia, cirurgia de hipermetropia ou cirurgia de astigmatismo, a depender do problema ocular que for corrigido.
No entanto, nem todo mundo pode realizar a cirurgia. O procedimento é recomendado somente para pacientes maiores de 21 anos, com grau alto e estável. Trata-se de um procedimento que só é realizado a partir de indicação médica, ou seja, somente um oftalmologista poderá avaliar se é necessário ou não realizar a operação.
O SUS realiza cirurgia refrativa?
Sim, é possível realizar a cirurgia refrativa pelo SUS. Entretanto, a realização do procedimento dependerá do grau do paciente. Por isso, o SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Como conseguir cirurgia refrativa pelo SUS?
Para conseguir a realização deste procedimento cirúrgico, é necessário passar por algumas etapas:
Cartão SUS
O primeiro passo é fazer o cartão SUS. Com ele será possível agendar as consultas e exames necessários para realização da cirurgia. Vale lembrar que o cartão SUS é obrigatório para qualquer atendimento da rede pública de saúde. O cartão SUS pode ser feito em qualquer posto de saúde mediante apresentação do RG, CPF e comprovante de residência.
Agendamento de uma consulta inicial
A primeira consulta antes da cirurgia será feita com um clínico geral que irá analisar o caso do paciente e encaminhá-lo ao oftalmologista. Dessa forma, após receber o encaminhamento, é necessário agendar a consulta diretamente com o oftalmo do SUS. Porém, como a lista de espera é grande, pode ser que demore alguns meses para passar com o especialista.
Encaminhamento para a cirurgia
Na consulta, o oftalmologista irá identificar a necessidade de cirurgia refrativa ou não. Caso positivo, o médico é quem encaminhará para a realização do procedimento, o qual pode demorar alguns meses para ser feito.
Lentes mais finas para o seu grau por um preço justo
Caso você não se enquadre nos critérios para realização da cirurgia refrativa, não se preocupe. Nós da Lenscope trabalhamos com óculos de grau mais finos, leves e com menos distorções laterais. Além disso, também damos dicas e orientações personalizadas sobre saúde ocular para te ajudar a ter a melhor versão do óculos de grau. Oferecemos lentes de qualidade para todas as necessidades e com todos os tratamentos incluídos sem nenhuma taxa extra. Faça um orçamento online e gratuito e descubra como ter óculos mais finos e confortáveis.
- Lentes para até 4 graus: as lentes Lenscope Poli 1.59 são leves e resistentes e contam com Proteção UV 100%, tratamento antirrisco e antirreflexo.
- Lentes para mais de 4 graus: são as lentes em resina mais finas do mundo, leve e resistentes, ideal para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia. Seu material de resina com índice de refração de 1.76, resulta em lentes notavelmente mais finas e confortáveis. Além disso, seu design asférico reduz as distorções nas laterais, proporcionando uma visão mais nítida, além de reduzirem o aspecto de “fundo de garrafa” ou “olho de boi”.Além disso, se comparadas com as lentes 1.67, as Lentes Tokai 1.76 oferecem um óculos até 30% mais fino, oferecendo uma estética superior. Estão disponíveis em versões: incolor, com filtro de luz azul, fotossensíveis e escuras. São acompanhadas pelos seguintes tratamentos: antirreflexo, antirrisco, proteção UV 100%, proteção contra microfissuras, hidrofóbico e oleofóbico. Essas lentes são uma ótima opção para pessoas com alto grau e não podem fazer a cirurgia.
Por que seus óculos ficam grossos nas ópticas?
Uma das principais causas dos óculos ficarem mais grossos nas ópticas ocorrem devido à escolha errada das armações, assim como muitas vezes não são recomendadas as lentes mais finas para o usuário.
Lentes mais finas para seu óculos de grau com 100 dias para provar e amar
Aqui na Lenscope nós temos lentes mais finas para miopia, hipermetropia e astigmatismo, ou seja, atendemos desde os graus mais elevados até os mais baixos, por preços incríveis.
Entendemos a importância de ter a visão mais nítida e confortável possível. Por isso, oferecemos não apenas lentes finas, mas também damos dicas e orientações para garantir que você tenha a melhor versão do seu óculos de grau. Além disso, nossas lentes já vêm com tratamentos incluídos, sem custos adicionais. Você não precisa pagar mais por antirreflexo, proteção UV e outros tratamentos essenciais.
E o melhor de tudo: somos os únicos a oferecer 100 dias* para você provar e amar as suas novas lentes. Se você não se adaptar, nós devolvemos o seu dinheiro. Na Lenscope, tornamos tudo ainda mais prático. Você pode fazer apenas as lentes do seu óculos e enviar a armação para montagem, tudo sem precisar sair de casa.
Então, que tal fazer um orçamento online e gratuito em nosso site agora mesmo? Descubra o conforto e a qualidade de nossas lentes e experimente uma nova forma de enxergar o mundo!
Fontes:
Gostei da explicação
Eu tenho 16,75 de miopia para ambos os olhos….posso operar para corrigir,, mesmo não tendo estabilizado ?
Olá, Raquel. Tudo bem? O SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente. Esperamos ter ajudado. 🙂
Tenho 15 graus de miopia posso fazer esse procedimento?
Olá, Renato. Tudo bem? O ideal é que procure a UBS mais próxima de você e marque uma consulta com um médico da unidade, depois aguarde até receber o encaminhamento pelo oftalmologista, ele é profissional adequado para identificar a necessidade ou não do procedimento cirúrgico. Esperamos ter ajudado. 🙂
Como faço, minha agente de saúde disse q o SUS não faz, e eu tenho mais de 5 graus? Vou em qual lugar?
Olá, Luana. Tudo bem? Você também pode optar por outras formas de tratamento como óculos de grau ou lentes de contato. Para saber mais sobre como marcar uma consulta oftalmológica no SUS ou consultar a média de preços de uma consulta, basta acessar:
https://lenscope.com.br/blog/oftalmologista-pelo-sus/
https://lenscope.com.br/blog/quanto-custa-uma-consulta-com-oftalmologista/
Esperamos ter ajudado. 🙂
7 Graus de astigmatismo é considerado alto? vou correr atrás disso pra ver se sou aprovado pra essa cirurgia.
Olá, Bruno. Tudo bem?
O SUS só realiza cirurgia refrativa em casos cuja falta de visibilidade afeta a realização de atividades no dia a dia. O ideal é que consulte com um profissional da sua confiança, ele é o profissional capacitado para orientá-lo com precisão, sobre o método de tratamento mais adequado para você. Esperamos ter ajudado. 🙂
Oi, meu filho consultou pelo oftalmologista pelo SUS. Ele tem no olho esquerdo 14.50 e no direito 7.50 . O oftalmologista falou que o SUS não cobre. Eu gostaria de saber se o meu filho tem esse direito.?
Olá, Lucia. Tudo bem? O SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente. Esperamos ter ajudado. 🙂
Bom dia.
Estou com 7 graus de miopia, meu oftalmo me encaminhou e a resposta que tive da DRS foi que essa cirurgia não consta no hall do SUS. O que fazer?
Olá, Andresa. Tudo bem? O SUS só faz a cirurgia em pessoas com alto grau, quando o erro de refração está a ponto de comprometer a execução de atividades do dia a dia. Isso porque a cirurgia refrativa pelo SUS não é um procedimento estético, mas sim um tratamento focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente. O ideal é que siga o tratamento prescrito pelo seu oftalmo. Esperamos ter ajudado. 🙂