Cirurgia refrativa: um guia completo sobre o procedimento

Cirurgia refrativa: um guia completo sobre o procedimento
  • por
5
(1)

A cirurgia refrativa pode corrigir alguns problemas de visão bem específicos. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar quais são esses problemas que podem ter sua correção pela cirurgia refrativa. Também, quais são os benefícios da cirurgia, quais seus riscos, quem pode fazer e para quem não é indicada. Além disso, vamos explicar sobre os métodos que ela pode ser feita. Então, continue lendo para saber mais e entenda também como é o pós-operatório e a recuperação da cirurgia refrativa!

Sobre os erros de refração

Alguns erros de refração específicos podem ter sua correção com a cirurgia refrativa. Entre eles estão:

  • Miopia: Faz com que objetos distantes pareçam embaçados, enquanto objetos próximos ficam nítidos. Assim, ocorre quando a córnea é mais curta do que o normal, ou o olho mais longo que o normal;
  • Hipermetropia: Faz com que os objetos próximos pareçam embaçados enquanto objetos distantes ficam nítidos. Dessa forma, ocorre quando o formato do olho é mais achatado do que o normal;
  • Astigmatismo: Pode fazer com que objetos distantes e próximos pareçam borrados ou distorcidos. Nesse sentido, ocorre devido ao formato da córnea ser mais oval do que o normal;
  • Presbiopia: Torna difícil para adultos de meia-idade e idosos ver as coisas de perto. Ocorre devido a uma mudança na curvatura do cristalino, no crescimento e perda da força dos músculos ciliares.

Sobre a cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um método para corrigir ou melhorar a visão de quem tem algum erro de refração. Como, por exemplo, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Contudo, há vários procedimentos cirúrgicos para corrigir ou ajustar a capacidade de foco do olho. Dessa forma, remodelando a córnea, ou a cúpula redonda e transparente na frente do olho. Por isso, decidimos explicar cada um deles individualmente.

A cirurgia refrativa Lasik

A cirurgia ocular LASIK é a cirurgia refrativa a laser mais conhecida e mais comumente realizada para corrigir problemas de visão. Durante a cirurgia LASIK, um tipo especial de laser de corte é usado para alterar com precisão a forma do tecido transparente em forma de cúpula na frente do olho (córnea). Assim, para melhorar a visão. E é justamente esse método que diferencia o LASIK de outros procedimentos cirúrgicos.

Em olhos com visão normal, a córnea desvia (refrata) a luz precisamente na retina na parte posterior do olho. Mas em olhos com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, a luz é dobrada incorretamente, resultando em visão turva. Assim, são justamente esses problemas que a cirurgia LASIK corrige.

Além disso, o LASIK traz benefícios como:

  • Rápida recuperação;
  • Segurança e exatidão no processo;
  • Economia;
  • Independência dos óculos e/ou lentes.

PRK

A ceratectomia fotorrefrativa (PRK) é uma cirurgia ocular a laser — especificamente um tipo de cirurgia refrativa. Há uma chance de que, após o PRK, você não precise mais de óculos ou lentes de contato. Ou, pelo menos, apenas para certas atividades, como ler ou dirigir à noite.

A uilização da PRK é para tratamento de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Nesse sentido, é utilizado um laser para alterar a forma da córnea. Da mesma forma que a LASIK, este procedimento melhora a forma como os raios de luz são focados na retina.

Lasek

LASEK é uma cirurgia ocular que combina muitos dos benefícios de outras cirurgias de correção da visão. Ela combina, por exemplo, os benefícios dos dois procedimentos mais comumente realizados — LASIK e PRK. Assim, a cirurgia ocular LASEK é usada para tratar o astigmatismo, miopia ou hipermetropia. Da mesma forma, o procedimento é feito sob anestesia tópica colocada diretamente no olho. 

Durante a cirurgia, a camada superior de células, ou epitélio, é tratada com álcool por cerca de 30 segundos e descolada do tecido subjacente. Em seguida, há o levantamento ou reversão para que o oftalmologista possa acessar o tecido da córnea. Logo, o tecido recém-exposto é tratado com o mesmo laser usado na cirurgia ocular LASIK e PRK. Em seguida, a camada superior de células têm sua colocação no lugar.

Lente Intraocular

A cirurgia de lente intraocular é a colocação de uma lente artificial dentro do olho sem perturbar a lente natural. Tem como finalidade resolver problemas de visão como miopia, presbiopia, hipermetropia e astigmatismo. Assim, a inserção da lente segue com um aparelho de injeção ou fórceps.

A lente intraocular fácica tem sua fixação na frente da íris (por exemplo, Veriyse). Ou, pode ter sua colocação atrás dela (por exemplo, Visian ICL), dependendo do modelo usado.  Mas, quais são os benefícios de uma cirurgia refrativa? Descubra a seguir!

Quais sãos os benefícios do procedimento

A cirurgia refrativa pode ser uma boa opção para você se você:

  • Quer diminuir sua dependência de óculos ou lentes de contato.
  • Quer estar livres de doenças oculares.
  • Aceitar os riscos inerentes e potenciais efeitos colaterais do procedimento.
  • Ter um erro refrativo apropriado.

Não existe um melhor método universalmente aceito para corrigir erros de refração. Assim, a melhor opção para você deve ser dada após um exame minucioso e discussão com seu oftalmologista. Então, se você está considerando a cirurgia refrativa, você e seu oftalmologista podem discutir seu estilo de vida e necessidades de visão. Dessa forma, juntos podem determinar o procedimento mais adequado para você. Claro, é importante ter em mente que nem todos estão aptos a fazer uma cirurgia refrativa.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Quem pode e quem não pode fazer a cirurgia

Nem todas as pessoas podem fazer a cirurgia refrativa. Nesse caso, alguns impeditivos para a realização da cirurgia são:

  • Córnea fina.
  • Doenças pré-existentes.
  • O grau do erro refrativo.
  • A idade do paciente.

Contudo, você está apto para fazer uma cirurgia refrativa se atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 21 anos.
  • Querer diminuir a dependência de óculos e lentes de contato.
  • Já tem o grau estabilizado há pelo menos dois anos.
  • Não tem nenhum tipo de doença ocular.
  • Possuir algum problema de refração como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Riscos e complicações da cirurgia refrativa

Qualquer procedimento cirúrgico pode apresentar riscos. Apesar de a cirurgia refrativa, não ser um procedimento perigoso, os riscos envolvem:

  • Dor.
  • Infecção.
  • Problemas na cicatrização.
  • Visão noturna.
  • Regressão.

Além disso, alguns efeitos colaterais da cirurgia refrativa podem envolver: olho seco e deslocamento da camada da córnea, que é modificada na cirurgia. De qualquer forma, ambos os casos têm reversão. Também, no caso dos efeitos colaterais, com os cuidados certos, pode haver redução dos efeitos no pós-operatório. 

Pós-operatório e recuperação da cirurgia

O pós-operatório conta desde o momento em que você sai da sala de cirurgia até o momento em que se recupera do procedimento. Já a recuperação é o tempo de repouso que você deve ter para se recuperar bem da cirurgia refrativa. Assim, nesses períodos é possível ocorrer alguns efeitos colaterais.

A síndrome do olho seco, por exemplo, é comum após o LASIK. Dessa forma, deixando os olhos vermelhos, lacrimejantes e irritados. Assim, seu oftalmologista pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios, colírios e analgésicos para aliviar o desconforto ocular.

Eles também podem recomendar o uso de óculos de sol por pelo menos uma semana após o procedimento. Além disso, evitar atividades que possam machucar seus olhos. Claro, se você tem um erro refrativo, não é obrigado a fazer uma cirurgia refrativa. Afinal, há outras opções para solucionar esse seu problema. Continue lendo para saber mais!

Não tem interesse na cirurgia refrativa? Conheça nossas lentes mais finas

Se você tem algum erro refrativo e prefere não fazer a cirurgia refrativa, não tem problema nenhum. Assim, você pode optar por usar óculos. Isso contanto que seja um óculos com lentes de qualidade para que seus olhos sejam bem cuidados. Pensando nisso, nós da Lenscope temos as lentes mais finas para até 4 graus, mais de 4 graus e multificais:

  • Para até 4 graus — Lenscope Poli 1.59 — disponível nas versões: incolor; fotossensíveis; escura com grau e com filtro de luz azul (em resina). Contam com os tratamentos essenciais sem taxas.
  • Lentes multifocais — Lenscope Progress — lentes personalizadas, ideais para vista cansada. Versões: incolor; com filtro de luz azul; Transitions® e escura com grau. Contam exclusivo tratamento Quartz da Lenscope.

Além disso, todas as nossas lentes já vem com os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas extras. Somando a isso, você pode também fazer apenas as lentes com a gente, aproveitando a sua armação favorita que você já tem ou comprou em outro lugar. Então, aproveite que está aqui e faça agora mesmo um orçamento online e gratuito.

orçamento

Fontes

National Eye Institute — NEI

Academia Americana de Oftalmologia — AAO

Dr. Agarwals

Vision Center

Mayo Clinic

Web MD

All About Vision

University of Rochester Medical Center Rochester — URMC

Cleveland Clinic

Eye Q Premium Laser

Alderwood Optical

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *