como curar terçol

Como curar terçol? Veja os tratamentos

Você mesmo pode saber como curar terçol. O tratamento mais comum é fazer compressas de água quente diariamente na região dos olhos (mais precisamente na pálpebra, onde fica o terçol).

Com isso, o terçol desincha ou drena naturalmente no período de 5 a 7 dias.

Existem também outros métodos caseiros para quem tem terçol, como lavar os olhos com shampoo de bebê, por exemplo. 

Então, quer conferir as melhor formar de curar do terçol? É o que vamos te mostrar a seguir!

O que é terçol?

O terçol é uma inflamação que ocorre em nossos olhos. Normalmente, ele se manifesta perto da pálpebra provocando dores e incômodos ao enxergar e piscar.
Além disso, ele costuma ter um aspecto de espinha, como se fosse uma bolinha inchada.

As glândulas da pálpebra se inflamam e externalizam devido ao excesso de secreção produzida por elas, em conjunto com bactérias que estão na nossa pele.

O terçol ocorre por meio da inflamação das glândulas Zeis e Mol, o que acaba por causar dor e vermelhidão. 

Mas, não se preocupe! Por ser causado por uma bactéria, ele não é contagioso. Ou seja, o terçol não passa para as pessoas.

Mas é importante saber que existe uma diferença: o terçol acontece na parte externa dos olhos. Quando ocorre na parte interna, é chamado de calázio.

como curar terçol

Causas do terçol

Além da infecção, o terçol pode ser causado também por má higiene, alterações hormonais, uso excessivo de maquiagem, imunidade baixa, pele excessivamente oleosa, ou ainda, por coçar demais os olhos.

O que é bom para terçol no olho?

Compressas de água quente e higienização dos olhos são bons para o desaparecimento do terçol. Veja só essas e mais dicas:

 

  • Compressas de água quente 

 

O mais comum de todos (e bastante efetivo) é fazer compressas com água quente diariamente – pode ser até de 2 a 3 vezes ao dia.

 

  • Infusão de chá 

 

Você pode fazer infusão de chá verde ou preto, por exemplo, para ajudar a drenar o terçol. Se for um terçol externo, faça a infusão da borda externa para a borda interna, para evitar que a infecção e o pus se espalhem no olho.

 

  • Limpeza com água e sabão neutro 

 

Se lembra que uma das causas do terçol pode ser a má higiene? Pois é. Mantendo os olhos sempre limpos, você evita que a infecção se agrave. O sabão neutro é importante para não irritar os olhos.

 

  • Shampoo de bebê

 

É benéfico tanto para o terçol interno quanto para o externo, entretanto, a higienização com shampoo de bebê é importante principalmente para limpar a secreção do terçol interno sem ter a necessidade de espalhar ou espremer. Você pode aplicar o shampoo com um cotonete e fazer a higienização pelo menos duas vezes ao dia. 

 

  • Massagens para drenar o terçol

 

As massagens para drenar o terçol devem ser feitas com muito cuidado, uma vez que pode provocar efeito contrário e espalhar a infeção e o pus para os olhos. 

Aliás, o jeito correto de fazer é massagear da borda externa para a borda interna.

 

  • Batata

 

Utilize uma batata ralada enrolada numa gaze ou pano limpo e faça compressa nos olhos de duas a três vezes por dia. O terçol vai diminuir aos poucos e desinchar em cerca de quatro dias. 

Como aliviar os sintomas de terçol?

Os principais sintomas de terçol são:

  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Coceira nos olhos
  • Irritação
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Dificuldade em abrir os olhos

Os métodos caseiros podem aliviar e até curar o terçol, entretanto, caso não haja melhora entre 5 a 7 dias, o ideal é procurar a ajuda de um oftalmologista.

Como sei que devo procurar ajuda médica?

  • Se os olhos sangrarem
  • Se o terçol afetar a visão
  • Se você tiver vermelhidão em outras partes do rosto além dos olhos
  • Se a infecção se espalhar para dentro dos olhos

Fique bem atento aos sintomas, ok?

Lembrando que a ajuda de um oftalmologista não deve ser requerida apenas em casos de emergência. O ideal é fazer uma visita regular a cada 6 meses a 1 ano. Certo?

Então, conte para a gente nos comentários… você já teve terçol?

Qual método de tratamento já utilizou para curá-lo? 

como curar terçol

Como curar terçol? Veja os tratamentos
Média 5 de 3 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest