Como é a armação ideal para lente multifocal?

armação ideal para lente multifocal
  • por
4.6
(230)

Você passou pelo oftalmo e descobriu que precisa de lentes multifocais. Mas e agora? Como saber qual é a armação ideal para Lente Multifocal? Explicamos tudo pra você nesse artigo!

As Lentes Multifocais

A principal característica das lentes multifocais é possuir os campos de visão para perto e para longe em uma única lente. Isso faz com que ela seja capaz de atender as necessidades da presbiopia, também conhecida como vista cansada. Com as lentes multifocais você é capaz de enxergar de perto e de longe sem precisar ficar trocando de óculos.

Aliás, você sabia que para usar óculos multifocal, na sua receita de óculos deve possuir o termo adição? Ele indica quantos graus a mais é ideal para você enxergar de perto. Mas, ao invés de adição, na sua receita pode constar “para perto”, que também quer dizer a mesma coisa.

Veja aqui como entender sua receita de óculos multifocal.

As lentes multifocais possuem três áreas de visão, conhecidas como campos de visão. Cada um desses campos permite a visão de perto, a visão intermediária e a visão de longe em uma única lente. Veja na imagem como funciona as lentes multifocais:

armação ideal para lente multifocal

Por isso, é importante se atentar para o tamanho da armação correta quando se precisa de lentes multifocais. Veja o porquê no tópico logo abaixo:

Como escolher a armação ideal para lente multifocal

Como as lentes multifocais possuem os três campos de visão. São elas: para longe, intermediário e para perto, então é importante que o tamanho da armação possibilite uma transição suave entre eles. Para isso, é necessário ficar atento ao tamanho da altura do aro da armação. Se a altura do aro de sua armação for muito pequena, não será possível que a lente proporcione essa transição entre os campos de visão.

Armações com altura de aro maiores que 30mm (3cm) ajudam na transição suave entre os campos de visão para perto, intermediário e para longe. Além disso, resulta em muito mais conforto e melhor adaptação com as lentes multifocais. Por isso, quando precisar de uma armação para usar com lentes multifocais, dê preferência para armações que tenham uma altura de aro igual ou maior a 30mm (3cm).

As armações que possuem altura inferior a 30mm (3cm) já não são indicadas para lente multifocal. Isso porque ela pode deixar os campos de visão muito estreitos na lente. Aliás, elas podem gerar desconforto e dificuldade na adaptação com o óculos. Veja um exemplo abaixo indicando a altura do aro ideal de armação para lente multifocal.

armação ideal para lente multifocal

Armações recomendadas para lentes multifocais

Vale lembrar também que outros aspectos das armações devem ser considerados na hora de adquirir uma lente multifocal, além da altura do aro. A maioria das lentes multifocais são compatíveis com:

Armações de aro fechado:

armação ideal para lente multifocal

Armações de meio aro:

armação ideal para lente multifocal

Armações com altura do aro maior que 30mm (3cm).

Alguns tipos de lentes multifocais podem não ser compatíveis com:

Armações de três peças (parafusadas):

armação ideal para lente multifocal

Armações com altura do aro menor que 30mm (3cm)

armação ideal para lente multifocal

Armações curvadas esportivas (aquelas que possuem curvatura base maior que 4)

A compatibilidade das lentes multifocais nesses tipos de armações depende do material da lente. Vale lembrar que alguns fabricantes possuem versões específicas de lentes multifocais. Além disso, elas podem ser usadas com armações menores, de altura inferior a 30mm. Por isso, é sempre bom perguntar tudo isso antes de comprar a armação que irá fazer par com suas próximas lentes multifocais.

Como saber o tamanho da altura do aro da armação?

Infelizmente a altura do aro da armação não é indicada nas hastes dos óculos como a medida da largura, da ponte e das hastes geralmente são. Inclusive, nós temos um artigo aqui em nosso blog que te explica onde ver essas medidas no seu óculos. Clique aqui para ler. Mas você fica sabendo da medida da altura do aro da sua armação perguntando para o vendedor da ótica ou medindo com o auxílio de uma régua. Veja o exemplo abaixo:

armação ideal para lente multifocal

Em sites que vendem armações online, todas as medidas relacionadas às armações costumam ficar na descrição do produto.

Considerações Finais

A escolha da armação correta quando falamos de lente multifocal é muito importante. Então, para que você tenha um excelente resultado, busque escolher o conforto e adaptação com seus óculos, mas, principalmente, a qualidade de sua visão. Você já usa óculos com lente multifocal? Conta pra gente como é a sua armação e se você se sente bem a usando com as suas lentes aqui nos comentários.

As Lentes Multifocais da Lenscope

A Lenscope agora tem lente multifocal para perto e para longe no site. Veja como são as lentes multifocais da Lenscope nesse artigo aqui.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 230

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...