Como limpar óculos de grau sem riscar as lentes

  • por
4.2
(72)

Veja a seguir como limpar óculos de grau sem riscar as suas lentes e danificar o antirreflexo e outros tratamentos das suas lentes.

Como limpar óculos de grau

Limpar óculos de grau sem riscar as lentes é simples: Você pode limpar o óculos de 2 formas:

  1. Utilizando apenas aquela flanelinha ou paninho que vem junto com o óculos
  2. Lavando com água e sabão neutro quando as lentes estão muito sujas.

Para limpar o óculos sem riscar as lentes é importante que você nunca utilize sua camisa ou camiseta na hora de limpá-los. E, na hora de lavar o óculos, utilize somente água e sabão neutro.

como limpar óculos de grau

Para secar, é importante que você utilize apenas o paninho que você ganhou na hora que seu óculos ficou pronto ou uma toalha de microfibra. Veja a seguir o passo-a-passo que fizemos para você.

1. Antes de tudo: Lave bem as mãos antes de limpar o óculos

Antes começar a limpar o óculos, certifique-se de que as suas mãos estão bem limpas e secas. Além disso, garanta que não há resíduos de produtos como hidratante ou perfume. Eles podem entrar em reação com os tratamentos de suas lentes como antirrisco e a proteção UV, podendo prejudicá-los. Por isso, evite o uso desses produtos.

2. Passe as lentes em água corrente

Agora que você está com as mãos limpas, faça um primeiro enxágue das lentes na torneira. Esse processo ajuda a retirar o excesso de poeira que pode riscar as lentes na hora de lavar. Mas cuidado: Não utilize água quente para não correr o risco de danificar o revestimento do óculos.

3. Aplique sabão neutro

Aqui é preciso tomar bastante cuidado. Na hora de lavar o óculos, utilize somente sabão neutro. Outros produtos químicos que contenham perfume como loção hidratante, shampoo, sabonete líquido e etc, podem conter álcool em sua composição. Dessa forma, eles podem prejudica os tratamentos das lentes.

Não utilize álcool ou detergentes à base de frutas cítricas. Isso pode danificar as lentes. Sempre use somente sabão neutro. Mas fique tranquilo. Não é preciso usar muita quantidade, já que o sabão é concentrado.

Nesses casos, outra opção interessante é adquirir o spray limpa lentes.  Pois ele é útil quando você não está perto de uma torneira ou não tem um sabão neutro disponível. Geralmente você encontra esse spray nas ópticas mesmo.

4. Esfregue gentilmente

Na hora da lavagem das lentes, é importante esfregá-las gentilmente em toda a superfície do seu óculos. Não se esqueça também de passar o sabão neutro na parte que fica entre o aro e a lente. Esse é o lugar que mais há o acúmulo de poeira no óculos.

No apoio do nariz é onde também costuma acumular a oleosidade da pele. E, por isso, merece atenção redobrada na hora da lavagem dos óculos. Dessa forma, procure fazer movimentos circulares com cuidado.

5. Enxágue completamente

Retire todo o sabão com a água da torneira. Enxágue bem para retirar todo o resíduo do sabão neutro. Dessa forma, evita-se futuras manchas nas lentes.

6. Elimine o excesso de água

Para eliminar o excesso de água e, assim, facilitar a secagem das lentes, procure agitar levemente o óculos. Mas cuidado para não bater o óculos em alguma superfície dura e quebrá-lo. Tenha certeza de que nada esteja no caminho.

7. Seque os óculos

Com um papel macio ou o paninho que veio junto com seu óculos, seque toda a superfície dos óculos, até enxugá-lo completamente.

8. Veja se está tudo certo com o seu óculos

Tenha certeza de que toda a sujeira do óculos foi removida colocando as lentes contra a luz. Em alguns casos, mesmo realizando esses passos, as lentes podem continuar sujas. Com isso, pode ser que seja necessário realizar uma limpeza mais profunda que só um profissional pode fazer sem prejudicar as lentes e os tratamentos do seu óculos.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Considerações finais

Na hora de limpar o óculos, evite limpar as lentes na camiseta, pois o tecido das roupas acabam provocando pequenos riscos nas lentes. Com o tempo, esses riscos acabam prejudicando a sua visão. Quando for lavar as lentes, use somente água na temperatura ambiente e sabão neutro.

Nunca use água quente ou produtos à base de álcool. Eles podem prejudicar os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e a proteção UV presente nas suas lentes.

E caso suas lentes não tenham esses tratamentos, dê preferência para eles quando for trocar de óculos. Eles acabam proporcionando maior conforto na hora de usar óculos. Além disso, aumentam também a durabilidade das suas lentes.

Separamos aqui 5 benefícios que você leva escolhendo lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV. Seu óculos está sempre sujo ou você tem “aquele amigo” que sempre está com as lentes de aspecto pós-guerra?

Compartilhe este passo-a-passo com ele!

limpar lentes de óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

24 comentários em “Como limpar óculos de grau sem riscar as lentes”

    1. Olá, Mara! Essa solução é indicada para limpeza de lentes de contato e não é adequado para lentes de óculos 🙁 mas existe uma solução muito simples basta usar sabão ou detergente neutro com água corrente que é possível manter as suas lentes do óculos sempre limpas. Outra prática bem fácil é carregar um paninho de microfibra que normalmente acompanham seu oculos na hora da compra

      Evite soluções química a base de álcool também 😉

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Oi, Angelica! Tudo bem?

      Obrigado por ler nosso artigo aqui no blog

      Está sim! Aliás, essa é uma das recomendações aqui da Lenscope para ajudar a manter as lentes do óculos limpas. E ao enxaguar as lentes, use também água corrente e em temperatura ambiente. Com esses métodos, você ajuda a manter as suas lentes mais limpas e mais cuidadas.
      Evitar sabonetes aromáticos ou produtos à base de álcool também é muito importante, assim você preserva a melhor durabilidade das suas lentes.

      Se ficar com algum dúvida, pode entrar em contato conosco. Será um prazer ajudar nos esclarecimentos
      ajuda@lenscope.com.br

      Até mais!

    1. Olá, Luiz! Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Sim, pode sim! O ideal para a limpeza das lentes de óculos são o uso de detergente ou sabão neutro em água corrente em temperatura ambiente.
      Feito isso, você pode secar com o seu paninho de microfibra que normalmente acompanha seu óculos quando você compra ele

      Se quiser, escrevemos um artigo aqui no blog com 5 maneiras de deixar seu óculos limpo. O link é esse aqui: https://lenscope.com.br/blog/5-maneiras-de-como-deixar-a-lente-do-oculos-limpa/

      Qualquer dúvida, conte com a gente! Até mais!

    1. Olá, Carla! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      Você lava as suas lentes com sabão neutro? O mais recomendado é que seja utilizado o sabão neutro, evitando também aqueles aromatizados, com cheiros diferentes, pois o produto químico pode reagir nas lentes a curto ou longo prazo 🙁
      Você pode optar também em utilizar um spray limpa lentes adequado para lentes de óculos ou optar pelo uso da fanelinha que normalmente acompanha seu óculos
      Aqui na Lenscope disponibilizamos o Kit de Cuidados para Óculos que acompanha:
      -1 estojo
      -1 spray limpa lentes
      -1 paninho de microfibra

      Você pode adquirir um com a gente neste link aqui: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos
      Qualquer dúvida que tiver, estamos à disposição!

    1. Oi, Ian! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Você pode limpar o seu paninho usando água e sabão ou detergente neutro deixe secar e ele vai estar novinho.
      Aqui na Lenscope, nós temos o Kit de Cuidados para Óculos que acompanha:
      – Nosso paninho de microfibra
      – Estojo de óculos
      – Spray limpa-lentes
      Você pode saber mais aqui: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos
      E sempre que precisar, conte com a gente!

  1. SADSON NOGUEIRA SILVA

    meu óculos com tratamento ant-risco e ant-reflexo está com risco horizontal . sendo que ao limpo ele com paninho . tem como reverter isso ?!?

    1. Olá, Sadson! Tudo bem?

      Dificilmente é possível reverter os riscos permanentes já existentes nas lentes. Caso atrapalhe sua visão, o mais indicado é você realizar nova compra de lentes para o seu óculos para não prejudicar em suas tarefas diárias

      Agradecemos pelo seu comentário!
      Produtos a base de álcool (produtos químicos como álcool gel, sabonete ou detergente aromatizado, cândida, etc) e lavagem na água quente podem danificar suas lentes prejudicando a durabilidade delas, podendo ocasionar lentes manchadas, craqueladas ou até mesmo remover a película protetora do antirreflexo.

      Escolha usar sabão neutro, água em temperatura ambiente, o próprio paninho que acompanha seu óculos ou um spray próprio para limpeza das lentes, assim você garante maior durabilidade e resistências do seu óculos
      Na Lenscope disponibilizamos a venda do nosso kit limpa lentes que acompanha:
      1 fanela de óculos
      1 estojo de proteção
      1 spray limpa-lentes
      É só acessar para comprar: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos

      Se precisar de ajuda para novas lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  2. Rebeca de Sales Pimentel

    Olá, gostaria de saber se posso lavar as lentes sempre que estiverem embaçadas ou se existe uma quantidade de vezes adequada por dia ou semana?

    1. Olá, Rebeca tudo bem?
      Você pode lavar as lentes do seu óculos sempre que precisar. Só é importante sempre usar sabão neutro, pois assim você não danifica os tratamentos que acompanham as lentes do seu óculos
      Também te convido a conhecer nossas lentes que atendem o seu grau e experimentar uma nova maneira de fazer seu óculos, sem precisar sair de casa
      Saiba mais em https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      E se tiver alguma dúvida, é só nos chamar 😉

    1. Olá, Junior! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário Pode sim, você só precisa usar os produtos ideais para a limpeza das suas lentes. É só usar água em temperatura ambiente e sabão neutro
      Veja também como você pode fazer um óculos novo, sem precisar sair de casa. Saiba mais em https://lenscope.com.br/ 😉

  3. As minhas lentes estão embaçadas eu peguei o meu óculos na segunda feira e as lente já estão todas embaçadas eu lavo com detergente neutro e não adianta

    1. Olá, Michele! Tudo bem?

      Obrigada pleo seu comentário

      Você já levou seu óculos para o médico checar se está tudo certo com o grau dele? Quando puder, agende um retorno para que ele possa estar avaliando isso
      Se o seu óculos veio acompanhado do certificado de autenticidade e garantia das lentes, entre em contato com o local onde as fez e relate o que aconteceu com suas lentes. Assim, caso eles ofereçam garantia, podem te dar o suporte para arrumar seu óculos

      Qualquer dúvida, conte com a gente 😀

    1. Olá Eyshila!
      O ideal para limpeza das lentes é usar produtos específicos para limpeza de lentes de óculos. Também é possível lavar as lentes usando detergente neutro e água fria. Outra forma de manter as lentes limpas por mais tempo é optando por lentes com antirreflexo e antirrisco, pois esses tratamentos funcionam como uma película protetora, impedindo que sujeiras do dia-a-dia fiquem impregnadas na lente.

    1. Olá Keylla! Para limpeza das lentes de óculos, recomendamos produtos indicados para esse propósito, pois eles não contêm ingredientes abrasivos que podem danificar a lente.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *