Limpar óculos com álcool gel estraga a lente?

limpar óculos com álcool gel
  • por
3.3
(8)

Sim! Limpar óculos com álcool gel estraga as lentes.

Acontece que é bastante normal ficar em dúvida sobre como devemos limpar as lentes do nosso óculos, principalmente nos dias de hoje, em que os cuidados com a higienização aumentaram devido ao Coronavírus.

Diante disso, a recomendação geral é limpar tudo com álcool gel 70%, mas limpar as lentes do seu óculos com álcool danifica os tratamentos presentes nas suas lentes. 

Continue lendo nosso artigo para ver como limpar o óculos sem danificar as lentes.

Por que não posso limpar óculos com álcool gel?

Você não pode limpar óculos com álcool gel, porque todo produto à base de álcool é mais agressivo às lentes.

Nas primeiras vezes, pode parecer que o álcool gel é inofensivo ao ser usado para limpeza de óculos, mas os danos aparecem a longo prazo, conforme o material do óculos é prejudicado.

E, atenção, a recomendação não é apenas não usar o álcool gel, mas também qualquer outro produto à base de álcool.

Os produtos à base de álcool podem agredir os tratamentos que acompanham as lentes como, por exemplo,  o antirreflexo.

Nós vamos te contar mais sobre como o álcool prejudica as lentes a seguir.

Como o álcool pode prejudicar suas lentes

A longo prazo, limpar óculos com álcool gel prejudica a lente, porque o produto pode provocar manchas que tem impedem de enxergar bem com o óculos.

Outro detalhe é que o álcool, a longo prazo, danifica os tratamentos que acompanham as lentes. O antirreflexo, geralmente, é o primeiro tratamento que percebemos que foi danificado.

Então, fica fácil perceber que os danos são sérios e que diminuem também a durabilidade das lentes.

Um aspecto bastante comum de lentes que são limpas frequentemente com álcool gel ou outros produtos à base de álcool é o descascado aparente e até mesmo da armação.

Inclusive, vamos falar sobre os danos que o álcool pode causar na sua armação a seguir. Confira!

Como o álcool gel pode prejudicar a sua armação

O álcool gel também não é recomendado para limpar a armação do óculos. Isso porque, dependendo do material da sua armação, o álcool também pode danificar o óculos a longo prazo, reduzindo  sua vida útil.

Apesar do material da armação ser menos sensível que as lentes do óculos , ainda assim o ideal é limpá-la com água e sabão neutro. Dessa forma, além de desengordurar a armação, essa também é uma forma de se prevenir contra o Coronavírus. 

E o ideal é que suas mãos também estejam limpas antes de lavar sua armação. Ou seja, lembre-se sempre de lavar primeiro Temos um artigo em que explicamos melhor sobre como cuidar dos óculos em tempos de Coronavírus. Vale a pena conferir!

Agora aposto que você quer saber quais produtos deve evitar para a limpeza do seu óculos de grau, não é mesmo?

Vamos te contar sobre isso a seguir. Olha só.

Produtos não recomendados para limpar óculos de grau

Veja a seguir a lista dos produtos não recomendados para a limpeza do seu óculos (armação e lente) que preparamos para você.

  • Álcool em Gel;
  • Álcool 70 %;
  • Produtos à base de álcool;
  • Alvejantes;
    Água sanitária;
  • Produtos com aromatizantes ou perfumes (especialmente sabonetes ou perfumes);
  • Papel toalha, guardanapo ou papel higiênico;
  • Água quente

Os produtos à base de álcool causam manchas nas lentes e danificam a armação.

Já os alvejantes e água sanitária também diminuem muito a durabilidade do óculos, além de causar manchas nas lentes.

Agora, com relação ao papel toalha, guardanapo ou papel higiênico, não é recomendo fazer uso deles. Pois eles podem ocasionar riscos, prejudicando também os tratamentos, como a camada antirreflexo.

Já com relação aos produtos aromatizados (especialmente sabonetes) eles podem prejudicar seu óculos e diminuir a sua vida útil, então, nada de usar sabonetes. Não se esqueça.

A água quente ou água morna também pode danificar a armação, provocando deformação pela temperatura da água. Além disso, os tratamentos das lentes podem ser danificados a longo prazo.

Como limpar meu óculos sem estragar as lentes?

Existem métodos eficazes de limpeza das lentes, sem precisar usar álcool gel.

Inclusive, esses métodos também combatem a proliferação de vírus e bactérias na superfície do óculos, sem estragar as suas lentes. Veja a seguir:

Água fria e detergente neutro

Água fria e detergente neutro é uma forma eficaz para limpar e desinfetar seu óculos.

Aliás, usar o sabão neutro e a água temperatura ambiente é a forma mais segura e eficaz de livrar seu óculos contra o Coronavírus.

Isso porque o sabão (ou detergente) neutro não agride os tratamentos presentes na sua lente.

E com relação à água, ela deve ser usada sempre na temperatura ambiente para não danificar seu óculos. Vamos deixar aqui também o passo a passo completo para você limpar suas lentes:

  1. Comece lavando suas mãos com água e sabão;
  2. Depois, aplique o sabão ou detergente pelas lentes e toda armação;
  3. Espalhe bem e esfregue suavemente para não danificar as lentes e nem a sua armação;
  4. Enxague na água em temperatura ambiente – pode ser da pia mesmo -, removendo todo excesso de sabão;
  5. Seque bem com seu paninho macio de microfibra.

Veja também outras dicas sobre como higienizar suas lentes combatendo o Coronavírus.

Além disso, existem ainda outras opções de higienização de óculos. Olha só mais essas dicas que separamos para você.

Paninho de microfibra (flanelinha do óculos)

É comum a gente querer limpar a lente do óculos com um papel higiênico, com a manga da camisa ou até com um guardanapo, não é?

Mas não é aconselhável fazer isso. Pois essas superfícies possuem micro-fissuras que agridem a lente, provocando pequenos ou até mesmo grandes riscos a longo prazo.

Ao invés de usar esses materiais, opte pelos paninhos de microfibra macio, também conhecidos como flanelinha do óculos. Além de ser muito macio, a microfibra limpa as lentes com facilidade sem danificá-las.

Esse paninho, geralmente, já acompanha o óculos no momento da compra e deve ser usado sempre que necessário para a limpeza do óculos.

Outra dica é sempre optar por um paninho de microfibra mais grosso. Assim, a limpeza se torna mais eficaz e com bem menos atrito entre o paninho e a lente.

Spray limpa-lentes

Agora, se você quer praticidade e rapidez na hora da limpeza, o spray limpa-lentes é o mais indicado para você!

Esse produto é desenvolvido especialmente para limpar as lentes do óculos.

Mas nós recomendamos que você deve sempre ler as recomendações de uso do produto para não usar algo que possa manchar a lente do óculos.

Aqui na Lenscope, nós temos nosso  Kit Lenscope Cuidado para Óculos, que acompanha o spray, lenço de microfibra e o estojo. Ele foi pensado pra te ajudar a limpar o óculos de uma super bem mais prática e a manter seu óculos sempre protegido quando não tiver usando. 

Aqui no nosso blog temos um conteúdo bem legal mostrando uma série de produtos que você deve evitar ao limpar seu óculos. Não deixe de conferir. 

Conheça a Lenscope

Somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet que está revolucionando a maneira de fazer um novo par de óculos.

Com a gente, você faz as lentes do seu óculos sem precisar sair de casa e ainda encontrando o melhor custo-benefício, uma vez que utilizamos a tecnologia ao nosso favor e eliminamos uma série de intermediários que fazem com que a lente do seu óculos chegue até você por um preço bastante elevado.

Saiba mais sobre a Lenscope e mude a forma de fazer as lentes do seu óculos.

Você sabia que o álcool pode danificar as lentes do seu óculos?

Agora você já sabe que limpar óculos com álcool gel estraga a lente!

Por isso, evite produtos à base de álcool, já que eles mancham as lentes e prejudicam os tratamentos tão essenciais para o conforto dos seus olhos e durabilidade do seu óculos.

Não deixe de higienizar o óculos sempre que necessário, já que é um objeto que está em constante contato com superfícies que podem estar sujas ou contaminadas com o novo Coronavírus.

Para isso, você pode optar pela limpeza com água fria e detergente neutro ou até mesmo com um spray limpa-lentes.

E você? Como limpa o seu óculos? Conta aqui pra gente nos comentários.

Você também pode deixar sua dúvida aqui nos comentários que logo, logo vamos te responder.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *