Cresce o número de crianças com miopia em São Paulo: entenda

Cresce o número de crianças com miopia em São Paulo: entenda
  • por
3
(2)

Nos últimos anos, diversos estudos e pesquisas vêm indicando um aumento alarmante de casos de crianças com miopia em todo o mundo, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considerar o problema como uma epidemia.

Recentemente a cidade de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um alerta para o aumento de casos de miopia em crianças e adolescentes, principalmente pelo uso excessivo de telas de aparelhos digitais. 

Então, siga nessa leitura e descubra mais sobre esse problema que afeta crianças e adolescentes, não só em São Paulo, como em todo o mundo, além de dicas valiosas para prevenir a miopia. Confira. 

Aumenta número de casos de crianças e adolescentes com miopia em São Paulo

De acordo com os dados da Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o aumento de casos de miopia entre crianças e adolescentes até 19 anos foi alarmante. Obtendo um crescimento de 134% no período de 2019 a 2022. Em 2019, foram registrados 866 casos da doença nessa faixa etária na capital. Em 2020, esse número diminuiu para 584 casos, mas em 2021, houve um grande salto, chegando a 1.720 casos. Já em 2022, até agosto, foram notificados 2.026 casos.

Do mesmo modo, essa tendência também se reflete no número de consultas oftalmológicas realizadas na população até 19 anos na rede municipal. Em 2019, foram feitas 260.587 consultas, enquanto em 2020, esse número caiu para 151.601. No entanto, em 2021, houve uma recuperação, com um total de 277.018 consultas oftalmológicas registradas, e até agosto de 2022, foram contabilizadas 222.754 consultas para esse público. 

Segundo especialistas, o aumento de casos de miopia entre jovens está relacionado ao crescente uso de dispositivos eletrônicos no dia a dia, ocasionado por mudanças nos hábitos devido ao confinamento imposto pela pandemia de COVID-19, avanço e maior acessibilidade da tecnologia, além da maior dependência de dispositivos digitais para fins educacionais, de comunicação e entretenimento. 

“Com o isolamento social, as crianças ficaram dentro de casa e as atividades se limitaram às telas, como computadores, smartphones e televisores, restringindo o campo visual”, explica a oftalmologista da Coordenadoria de Regulação da pasta, Luciana Emi Sasaki Assae.

Casos de miopia em crianças aumentam no mundo todo

O aumento dos casos de miopia em crianças é motivo de preocupação em todo o mundo, com diversos estudos e organizações de saúde alertando para essa tendência.

Desse modo, a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) divulgou pesquisas que alertam que, se as taxas de miopia continuarem a crescer nesse ritmo, é possível que até 2050, metade da população mundial seja míope. Isso representa um aumento significativo em comparação com as taxas de miopia registradas em décadas anteriores.

Além disso, o avanço de casos de miopia também é preocupante em países asiáticos, onde as taxas de miopia entre crianças e adolescentes são particularmente altas. Na China, Coreia do Sul, Taiwan e Singapura, por exemplo, estudos têm relatado taxas de miopia que ultrapassam 80% entre os jovens adultos.

Crianças com miopia: entenda mais sobre a doença

A miopia infantil é uma condição visual comum, em que crianças têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, mantendo uma visão nítida para objetos próximos. Os principais sinais e sintomas da miopia infantil incluem dificuldade visual em longas distâncias, aproximação excessiva para enxergar os objetos, dor de cabeça constante e cansaço ocular, entre outros.

Essa condição é resultado de um erro de refração no olho, causado principalmente pelo formato alongado do globo ocular ou por alterações na curvatura da retina. Embora fatores genéticos representem um papel significativo, o estilo de vida moderno, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural, também podem contribuir para seu surgimento. 

O tratamento convencional inclui o uso de óculos ou lentes de contato com lentes corretivas. Além disso, diferente dos adultos, caso o diagnóstico seja precoce, a miopia infantil tem chances de regressão com tratamentos que controlam a doença, com o uso de colírios de atropina e lentes de óculos para crianças projetadas para controlar a progressão de miopia infantil.

Como prevenir a miopia em adolescentes e crianças

A seguir, apresentaremos bons hábitos, sugeridos por profissionais de saúde dos olhos, essenciais  para prevenção da miopia.

Passar mais tempo ao ar livre

Crianças de pais míopes que passam mais tempo ao ar livre têm menor probabilidade de desenvolver miopia. É o que mostra uma pesquisa publicada na Review of Optometry em 2021, que concluiu que as crianças devem dedicar, pelo menos, de 2 a 3 horas diárias em atividades ao ar livre para atrasar o início da miopia, especialmente se tiverem pais míopes.

Outro estudo, divulgado na Ophthalmic Research em 2020, também confirma o efeito protetor do tempo ao ar livre contra o início da miopia. Observando crianças de 6 a 12 anos, constatou-se um número menor de novos casos de miopia no grupo de crianças que passavam entre 11 e 15 horas ao ar livre por semana, em comparação com crianças que não passavam esse tempo ao ar livre. Além disso, o estudo revelou que a taxa de progressão da miopia foi mais lenta no grupo de crianças que passou mais tempo à luz do dia.

Limitar o tempo de telas (celular, TV e computador)

De acordo com um artigo publicado em 2021 na Review of Myopia Management, diversos estudos científicos analisaram a relação entre o tempo de tela e a miopia em crianças. Entre esses estudos, dois deles descobriram que o risco de desenvolver miopia era 8 vezes maior para crianças de 5 a 15 anos que usavam um smartphone ou videogame por mais de 2 horas por dia, em comparação com crianças que tinham até 2 horas diárias de tempo de tela.

Fazer pequenas pausas entre as atividades

Realizar atividades próximas, como leitura e escrita, pode sobrecarregar os olhos das crianças e aumentar o risco de miopia. Por isso, estimular os pequenos a fazer pausas regulares durante essas atividades visuais intensas ajuda a prevenir o desenvolvimento da miopia e promove a saúde ocular a longo prazo.

Realizar exames oftalmológicos regulares

Exames oftalmológicos anuais com o optometrista são essenciais para manter a visão nítida e saudável de crianças e adolescentes, mesmo quando não têm miopia. Além disso, vale ressaltar que os exames de visão realizados eventualmente na escola não são suficientes para detectar a maioria dos problemas visuais e, especialmente, não previnem a miopia.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes ideais para óculos infantil e juvenil

Nos últimos anos o aumento dos casos de miopia entre crianças têm preocupado diversos órgãos e autoridades de saúde. No entanto, a grande maioria dos profissionais da área concordam que um dos tratamentos mais eficientes e recomendados pelos profissionais de saúde ocular é o uso de óculos de grau.

Por isso, nessa fase, é fundamental  escolher o óculos perfeito que atende as necessidades dos pequenos e adolescentes. Pensando nisso, nós, da Lenscope, trabalhamos com lentes finas e resistentes para todas as necessidades e idades

Além disso, damos dicas e orientações gratuitas para se ter a melhor versão do óculos. Então, caso a criança ou adolescente precise de lentes superfinas para o grau de miopia e dicas sobre a armação adequada, nós podemos ajudar. 

  • Até 4 graus: Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato leves e resistentes para o dia a dia. Disponíveis nas versões incolor, Fotocroma (escurece sob a luz do sol), Digital Comfort (filtro de luz azul) e Shades (lentes escuras com o seu grau).
  • Mais de 4 graus: Lenscope LensAI 1.74, lentes de resina finas e tecnológicas. Disponíveis nas versões incolor, Fotocroma (escurece sob a luz do sol), Shades (lentes escuras com o seu grau) e Digital Comfort. 

Além de leves e resistentes, nossas lentes contam com os tratamentos essenciais em todos os modelos, já inclusos no preço. Ainda mais, destacamos também que é possível fazer apenas as lentes do óculos conosco, basta enviar a armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Por fim, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito para se surpreender. 

orçamento
Fontes: 

MJH Life Science

Web MD

Treehouse Eyes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *