Cuidados após cirurgia de catarata: o que pode x não pode fazer

cirurgia de catarata
  • por
4.3
(156)

A catarata é uma doença ocular grave, mas que felizmente pode ser revertida através de procedimento cirúrgico. Basicamente, a cirurgia de catarata consiste em retirar o cristalino e substituí-lo por uma lente intraocular. Embora o pós-operatório seja tranquilo, é importante tomar alguns cuidados após a cirurgia para garantir uma boa recuperação.

Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre o que pode e o que não pode ser feito após uma cirurgia de catarata, além dos principais cuidados após o procedimento.

Cirurgia de catarata e cuidados

A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e não costuma durar mais do que 20 minutos. Outra boa notícia é que por ser feita com anestesia local, o paciente é liberado para voltar para casa no mesmo dia. A operação é simples e consiste em retirar o cristalino do olho e substituí-lo por uma lente intraocular. Durante o pós-operatório, é normal sentir alguns incômodos como: aspereza, visão embaçada, dupla e olho vermelho.

Esses incômodos fazem parte da recuperação do olho e costumam melhorar em alguns dias. No entanto, durante o pós-operatório algumas complicações podem surgir. Por isso, é necessário ajuda médica quanto antes caso os seguintes sintomas apareçam:

  • Aumento da dor e/ou vermelhidão.
  • Diminuição da visão.
  • Perda de visão.
  • Dor que persiste mesmo com uso de analgésicos.
  • Inchaço da pálpebra.

Principais cuidados após cirurgia de catarata

Preparamos uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados nas primeiras horas e dias após a cirurgia de catarata. Não se esqueça de que esses são os cuidados essenciais, porém existem cuidados específicos que somente seu médico oftalmologista poderá orientar.

Seguir rigorosamente as orientações do médico oftalmologista:

Após a cirurgia, seu médico vai te passar algumas orientações para seu pós-operatório. Siga à risca todas as precauções recomendadas, além de respeitar o período de repouso antes de voltar às atividades. 

Usar os colírios indicados corretamente:

Durante o pós-operatório você precisará administrar alguns colírios que ajudarão no processo de cicatrização do seu olho, além de prevenir infecções. Quem irá prescrevê-los será seu oftalmologista e é importante que você use o medicamento de acordo com as instruções do seu médico.

Não coçar ou esfregar os olhos:

Depois da cirurgia de catarata, é normal sentir como se houvesse um cílio ou uma areia nos olhos. Isso ocorre por conta da sensibilidade dos olhos ao ambiente. No entanto, é fundamental que mesmo assim você não coce ou esfregue os olhos. Isso porque ao esfregar seus olhos você pode acabar gerando uma infecção. Seu oftalmologista fornecerá um protetor ocular para você usar enquanto dorme e assim evitar tocar ou esfregar os olhos.

Evitar atividades físicas:

O repouso relativo é importante no pós-operatório para que você tenha uma boa recuperação. Por isso, nas primeiras semanas após a cirurgia, evite atividades físicas. Assim você diminui as chances de aumentar a pressão ocular e acabar interferindo na incisão antes que ela cicatrize completamente. Confira nosso artigo sobre cirurgia de catarata e atividades físicas.

Evitar a piscina e tomar banho com cuidado:

Outro cuidado fundamental após cirurgia de catarata é evitar que seus olhos molhem. Isso porque, durante o processo de cicatrização, a água pode infeccionar ou irritar seu olho. Por isso, durante o banho, tome cuidado para que a água não atinja seus olhos diretamente. Além disso, pergunte ao seu médico quando é seguro voltar a nadar.

Evite dirigir:

Como seus olhos ficarão sensíveis após a cirurgia, sua visão também ficará comprometida por algumas semanas. Por esse motivo, dirigir após operar a catarata pode ser perigoso. Portanto, como cuidado essencial, evite dirigir.

Usar óculos escuros com proteção UV em ambientes externos:

Os óculos de sol são fundamentais para a recuperação dos seus olhos. Eles não apenas ajudam a proteger os olhos contra poeira e sujeira, como também ajudam na sensibilidade à luz. 

Quando é necessário procurar o oftalmologista após a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata raramente apresenta complicações, porém, em alguns casos raros, os pacientes podem apresentar endoftalmite, uma inflamação dentro do olho, geralmente devido a uma infecção ocular. No entanto, a maioria das pessoas que desenvolvem endoftalmite apresentam outras condições de saúde que contribuíram para isso, como diabetes ou pressão alta.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar opacificação capsular posterior, uma condição extremamente rara que causa nebulosidade do olho após a cirurgia. Essas complicações apresentam sintomas, por isso, procure seu médico imediatamente se sentir que a dor nos olhos está aumentando ou que sua visão está diminuindo. Além disso, não hesite em esclarecer todas as dúvidas, medos e anseios com seu médico, afinal ele é o profissional qualificado para orientá-lo.

Cuidados após cirurgia de catarata: o que pode e o que não pode fazer

Existem muitas dúvidas sobre o que pode e não pode ser feito em relação aos cuidados após a cirurgia de catarata. Perguntas como “Posso beber depois da cirurgia?”, “Posso fazer faxina?”, entre outras atividades do dia a dia, são as principais dúvidas entre os pacientes.

De forma geral, atividades mais leves podem ser feitas após as primeiras semanas. No entanto, atividades extenuantes ou que representem risco aos olhos devem ser evitadas para não aumentar a pressão ocular. Para facilitar a compreensão, separamos uma lista das atividades permitidas durante o pós-operatório da cirurgia de catarata e atividades proibidas:

Pode fazer

  • Assistir TV.
  • Usar o computador.
  • Tomar banho.
  • Ler um livro.
  • Passear.
  • Usar colírio conforme orientação médica.
  • Usar seu protetor ocular para dormir.
  • Usar óculos de sol ao sair.
  • Tomar analgésicos se for preciso.

Não pode fazer

  • Esfregar o olho.
  • Deixar sabonete ou xampu cair em seu olho.
  • Dirigir.
  • Atividades extenuantes ou que envolvam levantamento de peso.
  • Nadar.
  • Usar maquiagem nos olhos.
  • Viajar de avião.
  • Espirrar ou vomitar.
  • Curvar-se.
  • Ter contato com áreas empoeiradas.

Saúde visual muito mais democrática e acessível

Nós da Lenscope temos o propósito de levar informação sobre saúde ocular e garantir que todos tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Assim, em nosso blog, é possível encontrar ainda mais informações sobre catarata, cirurgia, lentes intraoculares e cuidados. Apesar de não trabalharmos com lentes intraoculares para catarata, temos lentes mais finas para óculos, que atendem a todas as necessidades. E o melhor, por um preço muito mais justo. Faça um orçamento online e gratuito e se surpreenda!

Fontes:

Mayo Clinic

NHS 

Coastal Eye Surgeons 

Johns Hopkins Medicine

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 156

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

17 comentários em “Cuidados após cirurgia de catarata: o que pode x não pode fazer”

      1. Olá, Jorge. Tudo bem? Os especialistas recomendam que os pacientes fiquem, no mínimo, 24 horas sem consumir bebidas alcoólicas. Mas o ideal é que evite o consumo de cerveja nas primeiras semanas após a cirurgia, pois a cerveja pode prejudicar seu processo de recuperação de diversas maneiras, como: desidratação, inflamação, além de interferir na eficácia do efeito de suas medicações. O ideal é que pergunte ao seu oftalmologista, pois ele é o profissional adequado para orientá-lo com precisão.
        Esperamos ter ajudado. 🙂

      1. Olá, Miris. Tudo bem? Após a cirurgia de catarata, é melhor evitar o trabalho doméstico, porque seus olhos podem ficar mais irritados do que o normal, devido à cirurgia. Por isso, é importante mantê-los limpos e livres de infecção. Pois, mesmo depois da limpeza do olho, a poeira, o pólen e o vento ainda podem irritá-lo. Portanto, é melhor minimizar a exposição a esses fatores durante as primeiras semanas após a recuperação. O ideal é que siga as instruções fornecidas pelo seu cirurgião sobre quando poderá retomar as atividades normais ou entre em contato com o profissional, pois ele é o especialista adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão.
        Esperamos ter ajudado. 🙂

  1. Muito úteis os comentários.
    Achei curioso a menção a “espirrar”, que não é algo sempre controlável. Que tipo de consequência pode ter e o que fazer?

    1. Olá, Célia. Tudo bem? É recomendado que, após a cirurgia de catarata, seja evitado tossir e espirrar, pois essas ações podem danificar as incisões criadas durante o procedimento e até mesmo aumentar a chance de desenvolver infecção. Além disso, após a cirurgia, é importante evitar espirrar ou tossir enquanto estiver deitado, pois isso pode fazer com que as pálpebras inchem de dor, resultando na formação de úlceras na córnea. Por isso, os antibióticos também devem ser tomados conforme prescrito pelo médico, a fim de ajudar a evitar tais resultados. O ideal é que procure pelo oftalmologista de sua confiança, caso sinta algum desconforto ocular.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Silvana. Tudo bem? Os especialistas recomendam que os pacientes fiquem, no mínimo, 24 horas sem consumir bebidas alcoólicas. Mas o ideal é que evite o consumo de cerveja nas primeiras semanas após a cirurgia, pois a cerveja pode prejudicar seu processo de recuperação de diversas maneiras, como: desidratação, inflamação, além de interferir na eficácia do efeito de suas medicações. O ideal é que pergunte ao seu oftalmologista de confiança, pois ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Fátima. Tudo bem? O recomendável é que evite se curvar após a cirurgia de catarata, por pelo menos duas semanas após sua realização. Pois, ao curvar-se colocará pressão no olho e isso poderá causar complicações desnecessárias na região. A principal complicação será um atraso no processo de cicatrização. O ideal é que siga as instruções fornecidas pelo seu cirurgião sobre quando poderá retomar as atividades normais ou entre em contato com o profissional, pois ele é o especialista adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *