Principais cuidados com lentes de contato no verão para evitar inflamação

Principais cuidados com lentes de contato no verão para evitar inflamação
  • por
0
(0)

O uso de lentes de contato tem sido uma escolha cada vez mais comum entre aqueles que buscam uma correção visual sem a necessidade de óculos de grau. No entanto, é importante lembrar que, ao optar por esse método, é essencial adotar cuidados diários para evitar possíveis complicações oculares, principalmente durante o verão. 

Por isso, neste artigo, falaremos sobre o aumento dos casos de inflamação ocular no verão devido ao uso inadequado de lentes de contato, as contraindicações para o uso dessas lentes, a necessidade de intercalá-las com óculos de grau e as medidas essenciais para garantir uma visão plenamente saudável. 

Lentes de contato causam mais inflamação nos olhos durante o verão

À medida que cada estação do ano se desenrola, surgem diferentes dúvidas, preocupações e necessidades para os usuários de lentes de contato. No verão, as altas temperaturas incentivam a busca por atividades refrescantes, como nadar no mar ou piscina. No entanto, é crucial ressaltar que o uso de lentes de contato durante essas atividades pode acarretar complicações oculares, como inflamações e infecções.

A água pode conter uma variedade de vírus e bactérias perigosas, sendo um dos mais preocupantes, o organismo conhecido como Acanthamoeba. Esse micro-organismo tem a capacidade de aderir às lentes de contato, provocando inflamação e infecção na córnea. Além disso, os efeitos dessa infecção são tão sérios que podem levar à perda permanente da visão ou, caso não seja tratada precocemente, exigir um transplante de córnea para recuperar a visão perdida. 

Lentes de contato e sua contraindicações 

Embora as lentes de contato sejam uma opção prática e eficiente para corrigir a visão em muitos casos, existem algumas condições oculares que tornam seu uso inadequado ou até mesmo impossível. Entre as principais contraindicações, destacam-se: 

Olho seco

Pessoas que sofrem de olho seco têm uma menor produção de lágrimas ou lágrimas de qualidade inferior, o que pode tornar o uso das lentes de contato desconfortável e até mesmo prejudicial à saúde ocular. Pois, a falta de umidade pode levar ao ressecamento e irritação dos olhos. 

Ceratocone e graus elevados

O ceratocone é uma condição na qual a córnea do olho adquire uma forma cônica irregular, o que pode dificultar o uso das lentes de contato. Além disso, em casos de graus elevados, as lentes podem não oferecer uma visão adequada ou confortável. 

Alergias oculares

Pessoas que possuam histórico de alergias oculares devem ser cautelosas ao utilizar lentes de contato, uma vez que substâncias presentes no ambiente ou mesmo nas próprias lentes podem desencadear reações alérgicas.

Ceratite 

Já a ceratite é uma inflamação da córnea. Essa condição pode ser causada por infecções, lesões, exposição a produtos químicos ou uso excessivo de lentes de contato. 

Intolerância a lentes de contato

Algumas pessoas simplesmente não se adaptam ao uso das lentes de contato, pois mesmo sem apresentar condições específicas e isso pode causar irritação e desconforto.

5 cuidados essenciais com lentes de contato no verão

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de doenças, 40% a 90% dos usuários de lentes de contato não seguem as instruções de cuidado corretamente. Então, para aproveitar o verão com tranquilidade, prevenir problemas oculares e enxergar bem, é fundamental adotar alguns cuidados essenciais com as lentes de contato.

Usar óculos de sol com proteção UV

Além de proteger os olhos da intensa luminosidade solar, os óculos de sol com proteção UV também auxiliam na prevenção de danos causados pelos raios ultravioleta nas lentes de contato. Mesmo que algumas lentes ofereçam proteção UV, é aconselhável utilizar os óculos de sol sempre que estiver exposto ao sol. Ter óculos de grau para alternar com as lentes de contato é fundamental, para que os olhos descansem adequadamente e recebam uma melhor oxigenação.

Não nadar com lentes de contato

Evite entrar na água usando lentes de contato, pois essa prática aumenta significativamente o risco de contaminação dos olhos por micro-organismos presentes no ambiente aquático. Portanto, se houver necessidade, é recomendado que o usuário converse com o oftalmologista responsável pela prescrição das lentes, para encontrar uma solução que atenda às necessidades específicas.

Ter higiene redobrada

Manter as mãos sempre limpas antes de tocar nas lentes de contato é uma prática fundamental. Além disso, é importante remover as lentes antes de dormir, seguir corretamente as instruções do oftalmologista para a higienização e armazenamento das lentes e substituí-las de acordo com o período recomendado.

Usar colírios 

O uso adequado de colírios lubrificantes e específicos para lentes de contato pode ajudar a manter a umidade e a saúde dos olhos. No entanto, jamais substitua os colírios prescritos pelo oftalmologista por outros sem orientação profissional.

Limpar as lentes de contato corretamente

Esfregue e enxágue suas lentes de contato com solução específica – nunca água ou saliva – para limpá-las sempre que removê-las. Não “complete” a solução. Use apenas solução desinfetante de lentes de contato novas em seu estojo – nunca misture solução nova com solução velha ou usada. Use apenas a solução para lentes de contato recomendada pelo seu oftalmologista.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes de óculos finas, confortáveis e com o melhor custo-benefício

Cuidar da saúde ocular é fundamental, e a Lenscope está aqui para ajudar. Por isso, se você está procurando lentes de óculos mais finas, confortáveis e com excelente custo-benefício para intercalar com o uso de lentes de contato ou como óculos de grau baixo, moderado e alto, conheça nossas lentes de resina superfinas, vendidas em nosso site.

Oferecemos lentes de até 4 graus ou mais, incluindo opções multifocais, com tratamentos já inclusos, sem taxas-extras. Além disso, te auxiliamos na escolha da armação mais adequada para suas necessidades. 

Na Lenscope, oferecemos a opção de fazer somente as lentes dos óculos e, em seguida, enviar a armação para que a montagem seja realizada. Todo esse processo pode ser feito sem que você precise sair de casa. Faça um orçamento online gratuito em nosso site. 

orçamento

Fontes:

KadrmasEyeCare

Florida Eye Specialists

Optometrist Calgary 

CDC 

University of Utah Health

Pack and Bianes Vision

Inerojo

Weston Contact Lens

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *