Dores de cabeça frontal: causas e quando indica problemas de visão

  • por
4
(8)

Ter dores de cabeça frontal, é algo relativamente normal que pode acontecer a qualquer momento do dia. Além disso, existem mais de 100 tipos de cefaleias (dores de cabeça). Hoje falaremos sobre as principais causas das dores de cabeça frontais, sintomas, e quando é relacionada com tensão ocular e problemas de visão. Além disso, saiba quais os tratamentos disponíveis para esse tipo de dor de cabeça e quando é necessário procurar um médico. 

Dores de cabeça frontal e principais características

A dor de cabeça frontal é muito comum, e geralmente se estende até as têmporas, causando desconforto e dor. Ela pode surgir por muitos motivos, no entanto, o mais frequente é o estresse, tensão e ansiedade.

Dores de cabeça frontal

As principais característica desse tipo de dor de cabeça são: sensações como se alguém estivesse pressionando os dois lados da cabeça, provocando uma dor leve a moderada, porém, às vezes, a dor pode ser mais intensa. Nesse sentido, algumas áreas do corpo podem ficar mais sensíveis, como, por exemplo, os músculos do couro cabeludo, cabeça e ombros. Outros sintomas de dores de cabeça frontais podem incluir:

  • Dor na mandíbula ou no pescoço.
  • Infecção do sínus.
  • Alergias.
  • Fadiga ocular do uso excessivo do computador.
  • Insônia ou outros distúrbios do sono.
  • Desidratação.
  • Tensão.

Todavia, existem dois tipos de dores de cabeça frontal: as esporádicas e as crônicas. As esporádicas se caracterizam por acontecerem menos de 15 dias por mês. Por outro lado, dores de cabeça crônicas vêm e vão por um longo período, sendo que a dor fique mais forte ou diminua ao longo do dia, mas, ela quase sempre está ali. Essas dores são tensionais e geralmente não o impedem de suas atividades diárias e não afetam a visão, equilíbrio ou força.

Dores de cabeça frontal relacionada a problemas de visão

As causas das dores de cabeça relacionadas a visão podem surgir por vários motivos, e apesar de a dor de cabeça ser um sintoma comum de problemas de visão, consultar um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e, posteriormente, o tratamento adequado.

Além disso, a dor de cabeça relacionada aos problemas de visão vem geralmente acompanhada de outros sintomas, e dentre os principais problemas estão os erros refrativos e tensão ocular.  Entenda a seguir quais características de cada um e como afetam a visão.

Erros refrativos:

Eles ocorrem quando surgem alterações no tamanho do olho ou no formato da córnea, ou no cristalino. Dessa forma, os raios de luz não conseguem focar na retina, e então causam alterações visuais nas imagens, prejudicando a capacidade de enxergar com nitidez. Dessa forma, o esforço que o olho faz para focar as imagens corretamente provoca, entre outros sintomas, dores de cabeça.

Os tipos mais comuns de erros refrativos são a miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. No caso da miopia, geralmente ela causa um olho mais alongado, fazendo com que a pessoa míope enxergue bem de perto, mas não de longe.

Na hipermetropia as imagens se formam atrás da retina, fazendo com que haja dificuldade em enxergar principalmente objetos próximos. Por outro lado, quem tem hipermetropia mais agressiva, a visão se torna embaçada para objetos a qualquer distância, perto ou longe.

Já o astigmatismo ocorre geralmente devido, alterações na curvatura da córnea que fazem com que os raios de luz não cheguem em um ponto único na retina, porém, em vários locais diferentes. O resultado é uma visão embaçada e distorcida, para objetos próximos e distantes. No caso da presbiopia – vista cansada -, a condição está relacionada à idade, e  quando surge, a capacidade de focar nos objetos próximos diminui.

Tensão ocular:

Geralmente a tensão ocular é causada quando passamos longas horas em frente as telas digitais como computador e celular. Somado a isso, os sintomas que normalmente acompanham a tensão ocular  são: dor de cabeça, perda de foco, olhos ardendo e cansados, olhos vermelhos, visão dupla, movimentos involuntários dos olhos, visão turva e dores no pescoço e ombros.

teste de visão

Outras causas de dor de cabeça frontal

Existem outras causas de dores de cabeça frontais, que podem surgir devido á diversas causas, como, por exemplo, o estresse, entretanto, enxaqueca e cefaleia em salvas, são causas as causas mais comuns. Entenda suas principais causas a seguir:

Enxaqueca: a enxaqueca é um desequilíbrio entre diversas substâncias, neurotransmissores, hormônios e neuro-hormônios que podem afetar os olhos. Geralmente afetam nossos olhos causando dor ou pressão ocular, sensibilidade à luz, pálpebras caídas, visão escura, sensação de cisco no olho, entre outros. Esses sintomas não apresentam complexidade ou evolução para algo mais grave, são geralmente normais dentro de um episódio de enxaqueca.

Cefaleia em salvas: geralmente cefaleia em salvas é uma dor intensa em determinado lado da cabeça, localizada na têmpora ou em volta dos olhos. A dor, normalmente, dura pouco tempo, geralmente de 30 minutos e uma hora. Ela vem acompanhada de sintomas como congestão nasal ou coriza e, às vezes, uma pálpebra caída, lacrimejamento e face avermelhada.

Tratamentos para dores de cabeça relacionada a problemas de visão

Nestes casos, o importante é tratar a causa adjacente do sintoma que causa o problema de visão. Para isso, é necessário vistar o médico oftalmologista de confiança para realização de exames refrativos para detectar qual o problema de visão. Então, a partir de um diagnóstico correto, será possível tratar o erro refrativo com óculos de grau, lentes de contato corretivas ou cirurgia refrativa.

Os tratamentos vão proporcionar mais conforto visual e eliminar os sintomas que causam o problema de visão, incluso as dores de cabeça. No entanto, nos casos de tensão ocular, nem sempre a pessoa tem grau refrativo, geralmente só precisa da proteção para os olhos. Nesses casos são indicados óculos de descanso, como óculos com filtro de luz azul, por exemplo.

Quando procurar um médico especialista?

Dores de cabeça normalmente indicam que algo não vai bem com a nossa saúde, no entanto, geralmente o problema tem tratamento, dependendo da sua origem e diagnóstico que será definido pelo médico. Você deve procurar um especialista quando as dores de cabeça se tornarem algo muito frequente, que esteja afetando sua vida e rotinas diárias.

Por exemplo, quando a dor não é mais eventual e se torna insuportável, ou quando afeta sua visão gravemente, ou quando você deixa de fazer coisas essenciais  como deixar de ir ao trabalho por dores frequentes. O importante é não esperar os sintomas se agravarem e procurar um médico especialista quanto antes. Isso porque, quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as condições de tratamento.

Como aliviar dores de cabeça frontal: dicas

Algumas medidas simples podem ser tomadas para aliviar os sintomas de dores de cabeça frontais, como encontrar maneiras de relaxar com terapias, por exemplo:

  • Terapia Cognitivo Comportamental.
  • Acupuntura.
  • Massoterapia.
  • Fisioterapia.
  • Respiração profunda.
  • Meditação.
  • Ioga.
  • Hipnoterapia.

Mudanças de hábitos também podem ajudar , por exemplo:

  • Controlar o estresse: tente planejar, se organizar e fazer coisas que ajudam a relaxar, como massagem ou meditação. Para isso, faça pausas. Arranje tempo para fazer coisas que você gosta.
  • Passe mais tempo com as pessoas que você ama.
  • Marque algumas sessões com um terapeuta para encontrar soluções e aprender a controlar qualquer ansiedade ou depressão.
  • Exercite-se regularmente, por pelo menos 30 minutos, até cinco vezes por semana é o ideal.
  • Durma o suficiente e melhor.
  • Melhore sua postura.
  • Beba muita água. Se você está desidratado, é provável que tenha uma dor de cabeça tensional.  Faça refeições regulares e equilibradas. Pular uma refeição pode causar uma dor de cabeça.
  • Tente controlar a cafeína e o álcool. Há cafeína em muitos medicamentos de venda livre para dor de cabeça, mas que também pode desencadear dores de cabeça.
  • Limite a quantidade de medicação para aliviar a dor de cabeça. Use a menor dose possível. Não tome analgésicos mais de uma ou duas vezes por semana.
  • Mantenha o bom humor, ajuda a reduzir a tensão.
  • Anote os episódios de dores de cabeça,  isso irá ajudá-lo a identificar os gatilhos e ajudará seu médico a elaborar um plano de tratamento.

Precisa de lentes de óculos para corrigir seu problema de visão?

Dores de cabeça frontal nem sempre são consideradas um problema grave, entretanto, é preciso se atentar aos sintomas para que não se agrave e evolua para problemas maiores. Além disso, é muito importante se atentar aos sinais e sintomas que os nossos olhos dão e de visitar regularmente o médico oftalmo de confiança, principalmente se estiver sentido dificuldade ara enxergar associada a dores de cabeça.

Nesse sentido, nosso propósito é garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenha acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Oferecemos lentes mais finas para todas as necessidades, por um preço muito mais justo e sem a necessidade de sair de casa.

A Lenscope se preocupa em oferecer lentes para baixo grau, alto grau e multifocais em diversas versões: com e sem grau, fotocromáticas, escuras com grau e lentes com filtro de luz azul. Então, faça um orçamento agora mesmo, é online e gratuito! Se surpreenda com essa nova forma de fazer óculos de grau. Ou ainda, nos procure, assim que estiver com a receita em mãos e descubra uma nova forma de enxergar o mundo.

ótica delivery - orçamento

 

Fontes:

Healthline

WebMD  

Choi Eye MD

NVISION

Pub Med

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Dores de cabeça frontal: causas e quando indica problemas de visão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *