Estilos de óculos: conheça todos e saiba como escolher o seu

  • por
3.8
(4)

Em primeiro lugar, você é do tipo que gosta de combinar seu visual com algum tipo de óculos? Já pensando nisso, o mundo da moda nos oferece muitos estilos de óculos, sejam eles de sol ou de grau.

Do mesmo modo que existem muitos formatos de rosto, existem diversos tipos de óculos para cada um. Então, é sobre isso que vamos falar hoje.

Agora, descubra qual estilo de óculos mais combina com você. Também veja quais os critérios para escolher o melhor modelo. Continue a leitura!

História dos óculos: como surgiram e evolução de estilos

Atualmente é bem comum encontrar pessoas usando óculos de diversos estilos, seja ele para melhorar a visão assim como apenas acessório de moda.

Portanto, para que os óculos chegassem a tecnologia que temos hoje, foram necessários anos de estudos para chegar ao que temos.

Por outro lado, o inventor dos óculos é desconhecido. Em síntese, o que sabemos são apenas histórias de personalidades que utilizavam objetos para auxiliar a leitura.

Por exemplo, dizem que o romano Sêneca (4 aC -65 dC) utilizava para ler um globo de vidro com água como lupa. Do mesmo modo, monges medievais usavam esferas de vidro como lentes de aumento para ler.

Da mesma forma,  sopradores de vidro venezianos do século 13 eram conhecidos por produzirem pedras de leitura feitas de vidro sólido. Eram colocadas em armações manuais tanto quanto em lentes únicas, feitas de chifre ou madeira.

Agora, essas pedras de leitura se assemelham às lentes de aumento manuais que vemos hoje.

No entanto, muitos historiadores acreditam que os primeiros óculos surgiram na Itália, ocasionalmente feitos por monges ou artesãos em Pisa (ou talvez Veneza), por volta de 1285-1289.

Contudo, as primeiras lentes para leitura tinham formato de pequenas lentes de aumento. Ainda mais, eram encaixadas em suportes de ossos, metal ou couro, que eventualmente se equilibravam no nariz.

Por fim, os primeiros óculos só eram usados ​​para corrigir hipermetropia e presbiopia, ao passo que os óculos para miopia apareceram bem depois, no início de 1400.

Saiba quais são os estilos de óculos que existem

Sobretudo, antes de escolher o estilo de óculos ideal, identifique o formato do seu rosto. Existem muitos estilos de óculos, mas vamos citar alguns modelos mais conhecidos:

 Estilo de óculos arredondado

Armação de óculos arredondada

Fonte: Pinterest

Lentes quadradas

óculos com lentes quadradas

Fonte: Pinterest

Lentes arredondadas com armação grossa

Esse formato fica bem em vários estilos de óculos, como arredondados e retangulares.

Estilo de óculos com armação grossa

Fonte: Pinterest

Óculos estilo wrap

Estilo de óculos tipo wrap

Fonte: Pinterest

Estilo de óculos shield

Óculos tipo shield

Fonte: Pinterest

Óculos estilo square

Óculos estilo quadrado

Fonte: Pinterest

Óculos formato de borboleta

Armação de óculos tipo borboleta

Fonte: Pinterest

Goggles

Goggles

Fonte: Pinterest

Estilo de óculos Ful Vue

Ful Vue

Fonte: Pinterest

Óculos olho de gato

olho de gato

Fonte: Pinterest

Estilo de óculos aviador

Óculos aviador

Fonte: Pinterest

Óculos estilo clubmaster

Clubmaster

Fonte: Pinterest

Óculos tipo Biker:

Biker

Fonte: Pinterest

Estilo de óculos ovalado

Óculos tipo ovalado

Fonte: Pinterest

Óculos estilo piloto

Estilo piloto de óculos

Fonte: Pinterest

Óculos em formato de coração

Óculos tipo coração

Fonte: Pinterest

Lentes espelhadas

Lentes espelhadas

Fonte: Pinterest

Lentes polarizadas

Lentes polarizadas

Fonte: Pinterest

Estilos de armações para óculos

Existem estilos de armações para todos os gostos e rostos. A seguir, veja alguns modelos de armações para óculos que mais combinam com você.

Armação retangular:

O estilo retangular é ideal para rostos redondos. Afinal, as principais características são formatos mais estreitos, aros grossos e linhas angulares.

Estilo de óculos aviador:

Esses óculos tem um estilo mais quadrado, e sua principal característica é uma linha reta na borda superior.  Também, as bordas são levemente curvadas em direção à ponte do nariz.

Óculos arredondados:

A principal característica do formato redondo é seu estilo ‘retrô e geek’, popular entre as tendências hipsters. Anteriormente, foi frequentemente utilizado por John Lennon e pelo personagem Harry Potter.

Estilos ovalados:

A princípio, o estilo oval é uma variação do retângulo e do redondo. Portanto, é um modelo intermediário. Assim, a principal característica é seu formato elegante. 

Estilo de óculos Ray-Ban Wayfarer:

Para quem ama moda e um estilo retrô, as principais características dessas armações são as linhas masculinas e o estilo geek chic. 

Óculos olho de gato:

A principal característica desse formato é a lente em forma de olho de gato. Nesse sentido, se alarga nas bordas externas, criando uma forma única que se destaca do resto.

Armação quadrada:

Esse estilo é bem popular entre homens e mulheres. Acima de tudo, possui armações angulares que contornam o rosto. Ou seja, dão ao usuário uma aparência arredondada.

Armação para alta miopia

Esse tipo de óculos possui dois tipos de lentes: lentes esféricas e lentes asféricas. Lentes esféricas são mais comuns, mas, quando possuem graus elevados, se parecem muito com  fundos de garrafa.

Em contrapartida, as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano.

Veja armações para alta miopia.

Estilos de óculos para cada tipo de rosto

Primeiramente, para cada formato de rosto, existe um estilo de óculos que melhor se encaixa com o formato do rosto. 

Veja os principais tipos de rostos que existem, e também o que fica melhor em cada um:

Rosto oval:

O formato oval do rosto é considerado ideal por causa de suas proporções equilibradas. Nesse sentido, escolha armações de óculos tão largas quanto o seu rosto.

Rosto em forma de coração:

Um rosto em forma de coração tem um terço superior largo e um terço inferior estreito. Portanto, para diminuir a largura aparente da parte superior do rosto, escolha estilos mais largos na parte inferior.

As armações finas de cores claras e sem aro, que têm uma aparência leve e arejada, são também, portanto, boas escolhas.

Formato de rosto oblongo:

A princípio, esse formato de rosto é mais alongado do que largo. Para esse formato, escolha óculos que tenham mais profundidade do que largura. Por exemplo, estilos com hastes decorativas ou contrastantes dão largura ao rosto.

Rosto quadrado:

Para fazer um rosto quadrado parecer mais longo e suavizar seus ângulos, escolha modelos estreitos. Além disso, modelos que tenham mais largura do que profundidade e formas ovais estreitas também valorizam esse formato.

Rosto de diamante:

Estes são rostos estreitos na testa e na linha do queixo. É um formato de rosto mais raro. 

Portanto, escolha armações com detalhes, linhas de sobrancelha distintas, óculos sem aro e armações com formato oval ou olho de gato.

Rosto redondo:

Para fazer um rosto redondo parecer mais fino e longo, experimente armações de óculos estreitas, bem como angulares e retangulares.

Triângulo de base para baixo:

Sobretudo, o formato de rosto de triângulo de base para baixo tem a parte inferior do rosto mais larga, e vai estreitando até a testa. Armações que são fortemente acentuadas com cores e detalhes na metade superior (sobrancelha) e estilos olho de gato ficam bem.

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o modelo de óculos ideal para o seu tipo de rosto, nós da Lenscope podemos te ajudar com o nosso teste de formato de rosto online e gratuito.

estilos de óculos - formato de rosto

Qualidade, independente dos estilos de óculos

Antes de mais nada, ao escolher o melhor modelo de óculos, seja de sol ou para leitura, é preciso se atentar a algumas características importantes.

Nesse aspecto, o uso de óculos com qualidade traz benefícios como melhorar a visão (no caso de grau). Além disso, trazem estilo pessoal também.

Outro benefício é que as lentes das armações protegem mais os olhos, ao contrário das lentes de contato. Portanto, os óculos trazem muitos benefícios para nossa saúde visual.

Nesse sentido, veja mais alguns benefícios de usar óculos:

  • Proteção contra agentes como areia, poeira e até insetos;
  • Proteção UV. Os óculos de sol, e até alguns modelos de óculos de grau, podem bloquear os raios solares prejudiciais aos olhos;
  • Facilidade de uso. Além disso, os óculos requerem menos trabalho de limpeza, ao contrário das lentes de contato.

Comprando seus óculos de qualidade na internet

Atualmente é possível comprar óculos dos mais diversos estilos através da internet. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados antes da compra.

Somos pioneiros na venda de lentes pela internet, além de atendermos em todo o Brasil. Portanto, você não precisa sair de casa para comprar novas lentes.

Além disso, nós produzimos lentes desde os mais baixos graus até os mais altos. E, além das lentes para óculos de grau, fornecemos também óculos de sol com grau.

Em conclusão, nosso foco é oferecer comodidade, qualidade e, principalmente, democratizar na hora de comprar seus novos óculos. Assim, você não precisa desembolsar uma fortuna.

Faça um orçamento agora mesmo, é online e totalmente gratuito!

orçamento

Fontes:

Mylifestyle.com.br

Allabouteyes

Glasseshistory

Fashioneyewear

Allaboutvision.com

Fvdcpc.com

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *