Graus de miopia: baixo, médio e alto – como agir em cada caso

  • por
4.8
(5)

De acordo com relatório mundial sobre a visão, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2020, em torno de 2,6 milhões de pessoas sofrem com distúrbio visual ao redor do mundo. Só para ilustrar, no Brasil as estatísticas indicam que aproximadamente 27% da população é míope. Neste artigo você vai conhecer quais são as faixas de graus de miopia, além disso, quais são as lentes e armações mais indicadas para cada uma delas. Confira!

Graus de miopia: como identificar miopia leve, moderada ou alta

Antes de mais nada, a miopia, nada mais é que a dificuldade em enxergar com facilidade imagens distantes. Além disso, sua principal característica é o distúrbio visual refrativo. Então, entenda a classificação dos graus de miopia e saiba, definitivamente, qual é o seu:

  • 0,25 a -3: grau baixo
  •  -3,25 a -6: grau moderado
  • Acima de -6,25: grau alto

graus de miopia

Correção de baixa miopia

Para esses casos, os tratamentos mais indicados são o uso de lentes de óculos e lentes de contato. Também vale lembrar que, por menor que seja o grau, se há prescrição de receita, o uso de lentes corretivas deve ser priorizado. Assim, é possível enxergar com clareza e não sofrer com os sintomas incômodos da miopia.

Primeiramente, a baixa miopia causa menos distorções na visão e a possibilidade de um óculos grosso e pesado é quase nula — ao contrário dos graus mais elevados, como veremos mais adiante. Nesse sentido, para essa faixa de grau, as lentes recomendadas são aquelas que oferecem melhor custo-beneficio, leveza e resistência, ideais para o dia a dia. Como, por exemplo: Lentes CR-39 (Orma); Lentes de policarbonato 1.59, Lentes Trivex (para esportes) e Lentes de resina 1.61.

 Correção para graus moderados de miopia

A miopia moderada é caracterizada por graus um pouco mais altos que a miopia baixa, mas ainda menores que graus altos ou elevados. Os tratamentos mais indicados são: lentes corretivas de óculos ou contato e a cirurgia refrativa.

Nessa faixa de grau os óculos já podem ficar mais grossos e com distorções laterais indesejadas, como o famoso olho de garrafa. Aqui, já é necessário se atentar a escolha correta das lentes e armação para ter o melhor resultado do óculos. Dessa forma, as lentes mais indicadas são: Policarbonato 1.59 e lentes de resina 1.61, 1.67, 1.74 e 1.76. Também é necessário optar por armações de tamanhos menores, como P e M.

 Como escolher óculos para alta miopia

Em seguida, vem a alta miopia ou miopia elevada, como é comumente conhecida. Para essa faixa de grau, nem sempre é possível recorrer as lentes de contato, dado que há um limite de grau. A cirurgia também tem limite de grau para ser realizada. O uso de óculos de grau é o mais democrático. No entanto, quem tem essa faixa de grau sofre com óculos mais grossos, pesados e com distorções laterais indesejadas. Além disso, o preço de lentes para esse tipo de grau costumam ser mais elevados no mercado óptico.

Por outro lado, mesmo com alto grau é possível ter óculos mais finos, leves e com menos distorções laterais. Nesse sentido, as lentes indicadas são aquelas de alto índice de refração, ou seja, lentes mais finas, sendo elas: Lentes de resina 1.74 e 1.76. Existem também as Lentes de vidro/cristal 1.7, 1.8 e 1.9, que são indicadas para grau muito elevados que a resina não consegue atender.

Ainda sobre lentes, é necessário priorizar lentes mais finas e com design asférico, para minimizar o efeito de fundo de garrafa. Além disso, para alto grau, o tratamento antirreflexo é indispensável para enxergar com conforto (como a lente é mais fina, a incidência de reflexos é maior, aumentando o desconforto ocular). Outro item importante é a escolha da armação. Quem tem grau alto precisa optar por armações menores porque quanto menor o aro da armação, mais finas as lentes podem ficar.

Conheça as lentes mais finas para o seu grau

Vimos que para cada faixa de grau há um tipo de lente que melhor atende cada necessidade. Ou seja, para escolher o tipo de lente ideal é preciso avaliar o grau da receita e as necessidades individuais de cada pessoa. Também vimos que para grau moderado e alto, a escolha da armação também impacta no resultado final do óculos. E, por fim, que as lentes mais finas, ou seja, aquelas com alto índice de refração, costumam custar bem mais caro no mercado óptico tradicional. Veja, então, qual a melhor lente de óculos para a sua faixa de grau e saiba como escolher:

Para baixa miopia

  • Acrílico 1.49: as lentes em acrílico são as mais comuns oferecidas nas óticas físicas tradicionais. Recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Apesar de possuírem um preço mais acessível, dependendo do grau, essas lentes podem deixar o óculos grosso. Ainda, nem sempre elas acompanham os tratamentos essenciais como antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV.
  • Policarbonato 1.59: já as lentes em policarbonato são super resistentes, além de serem 30% mais finas e leves que o acrílico. Também, acompanham tratamentos especiais. Portanto, como seu índice de refração é um pouco mais elevado, ele proporciona lentes mais finas quem tem até 4 graus.
  • Trivex 1.53: também indicadas para baixo grau, as lentes Trivex são super resistentes. Por isso, elas são recomendadas para quem pratica esportes ou para crianças.

Lentes para miopia moderada

  • Lentes de policarbonato 1.59: resistentes e 30% mais finas e leves que o acrílico. Como seu índice de refração é um pouco mais elevado, ele proporciona lentes mais finas quem tem até 4 graus.
  • Lentes de resina 1.61, 1.67, 1.74 e 1.76: indicadas para grau moderado por causa do índice de refração maior, que proporciona óculos mais finos e com melhores resultados.

Grau alto/elevado

  • Resina 1.74 e 1.76: como possuem índices de refração mais elevados, elas são indicadas para grau alto. Proporciona óculos mais finos e leves. Quando tem design asférico somada a uma armação de aro menor, diminui e em alguns casos até elimina as distorções indesejadas.
  • Vidro/Cristal: as lentes de vidro são as mais finas dentre todos os materiais de lentes para óculos. Contudo, por serem mais pesadas, frágeis e extremamente caras, são mais indicadas para casos específicos de graus muito altos. Geralmente, grau a partir de -20.

graus de miopia - instagram

 Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa

Agora, já que você aprendeu mais sobre os graus de miopia e quais são as lentes e armações mais indicadas para a sua necessidade, está pronto para trocar seus óculos ou comprar um modelo novo com segurança.  Assim, nosso serviço de troca de lentes é perfeito para você, pois pode encomendar apenas suas lentes com a gente, caso já tenha uma armação em casa. Nós da Lenscope oferecemos lentes mais finas e com os tratamentos essenciais já inclusos, com o melhor custo beneficio do mercado, sendo:

  • Lentes para até 4 graus: lentes de policarbonato 1.59, ideais para o dia a dia, disponível em diferentes versões. Além da lente com filtro de luz azul com ou sem grau, menos amarelada do mercado.
  • Lentes mais finas para mais de 4 graus: trabalhamos com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para grau moderado e alto. Também possuem design asférico e acompanham 6 tratamentos premium sem taxas extras. Disponível em diferentes versões.
  • Lentes multifocais/progressivas: lentes digitais personalizadas para quem tem presbiopia, a famosa vista cansada.

Acima de tudo, todas as nossas lentes possuem certificado de garantia e você tem 100 dias para você provar e amar, caso não goste ou se adapte, devolvemos o seu dinheiro de volta. Então, se está na hora de trocar suas lentes de óculos, conheça as nossas lentes mais finas e as opções disponíveis para o seu grau. Faça agora mesmo seu orçamento com a gente: é online e gratuito.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *