Hemorragia retiniana: tipos, causas, sintomas e como tratar

Hemorragia retiniana: tipos, causas, sintomas e como tratar
  • por
2.5
(2)

A hemorragia retiniana, uma condição ocular séria e muitas vezes assintomática em suas fases iniciais, merece uma atenção detalhada. Por isso, neste artigo, faremos uma exploração abrangente sobre o que é essa condição, seus variados tipos, origens potenciais e sintomas. Além disso, vamos falar sobre o processo de diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis.

Hemorragia retiniana: entenda o que é

A hemorragia retiniana ocorre quando há sangramento nos vasos sanguíneos da retina, podendo afetar um ou ambos os olhos. Essa condição pode ser silenciosa em seu início, desenvolvendo-se sem sintomas evidentes para algumas pessoas. No entanto, pode levar à perda parcial ou total da visão, dependendo da gravidade do sangramento e de quão cedo diagnosticado e tratado. 

A hemorragia retiniana pode variar em sua apresentação e consequências, afetando indivíduos de maneiras distintas. Geralmente, é mais comum em pessoas com problemas de saúde que afetam a circulação sanguínea ou a pressão arterial, como hipertensão, diabetes ou doenças vasculares.

Como a hemorragia retiniana afeta as crianças

A hemorragia retiniana em crianças pode ser consequência de causas como a síndrome do bebê sacudido, um ato violento em que um bebê é sacudido fortemente, resultando em danos à retina e potencial sangramento ocular.

Por isso, esse tipo de lesão é extremamente sério, pois pode levar a hemorragia retiniana e outros danos oculares significativos, dessa forma comprometendo a visão e até mesmo resultando em cegueira permanente. Portanto, é fundamental identificar e tratar adequadamente qualquer suspeita de hemorragia retiniana em crianças para minimizar danos visuais e outras complicações a longo prazo.

Conheça as classificações da hemorragia retiniana

A classificação da hemorragia retiniana baseia-se na localização do sangramento na retina e em sua extensão. Por isso, existem várias maneiras de categorizar esse tipo de hemorragia. Um oftalmologista categoriza a hemorragia retiniana de acordo com a área específica afetada na retina e a profundidade do sangramento. 

Os principais tipos de hemorragia retiniana incluem a hemorragia intra-retiniana, as hemorragias da camada de fibras nervosas da retina, as hemorragias pré-retinianas e as hemorragias vítreas. Cada uma dessas classificações descreve a localização e a gravidade do sangramento, permitindo um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento adequado.

  • Hemorragia intra-retiniana: associa-se essa categoria de sangramento ocorre dentro da retina e geralmente ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos na estrutura retiniana;
  • Hemorragias da camada de fibras nervosas da retina: este tipo de sangramento afeta a camada superficial da retina, conhecida como camada de fibras nervosas. Além disso, normalmente, é identificado por manchas avermelhadas ou marcas visíveis perto da superfície do olho e pode ser um sinal de problemas subjacentes, como o glaucoma;
  • Hemorragias pré-retinianas: localizadas entre a retina e o corpo vítreo do olho, as hemorragias pré-retinianas são menos comuns e podem resultar de lesões ou outras condições oculares;
  • Hemorragias vítreas: essas hemorragias ocorrem no interior do corpo vítreo do olho, a substância gelatinosa que preenche o globo ocular. São consideradas mais graves, podendo resultar em sintomas como visão turva ou manchas flutuantes. Dessa forma, este tipo de hemorragia pode ocorrer devido a lesões oculares, traumas ou condições subjacentes, como diabetes ou doenças vasculares.

Causas principais

A hemorragia retiniana pode ser desencadeada por vários fatores e condições médicas. Dentre os principais motivos causadores desse tipo de hemorragia estão: 

  • A hipertensão arterial;
  • O diabetes;
  • O glaucoma;
  • Lesões oculares;
  • Doenças vasculares, como a arteriosclerose;
  • Oclusões vasculares retinianas;
  • Distúrbios sanguíneos, como anemia falciforme;
  • Traumas oculares;

Sintomas mais comuns que afetam quem possui a condição

A hemorragia retiniana pode ser uma condição assintomática em muitos casos, entretanto, algumas pessoas podem manifestar sinais e sintomas que indicam mudanças na visão. Os sintomas mais comuns associados à hemorragia retiniana incluem visão turva, manchas escuras ou flutuantes na visão, perda parcial ou total da visão, sensibilidade à luz, e em alguns casos, pode ocorrer dor nos olhos. 

Esses sintomas podem variar em intensidade, podendo ser intermitentes. É fundamental estar atento a quaisquer alterações na visão e buscar imediatamente atendimento médico oftalmológico se esses sinais forem percebidos, especialmente se ocorrerem de forma súbita ou se houver uma mudança significativa na qualidade da visão.

Diagnosticando a hemorragia retiniana 

O diagnóstico da hemorragia retiniana é frequentemente realizado por meio de um exame oftalmológico completo. Além disso, os oftalmologistas utilizam instrumentos específicos, como o oftalmoscópio, para examinar o fundo do olho e identificar possíveis hemorragias na retina. Portanto, durante o exame, o médico pode dilatar as pupilas do paciente para obter uma visão mais ampla da retina. 

Dessa forma, testes adicionais, como a angiografia por fluoresceína ou a tomografia de coerência óptica (OCT), podem ser solicitados para uma avaliação mais detalhada da condição e determinar a extensão da hemorragia retiniana. Esses testes ajudam os médicos a analisar com precisão o local e a causa da hemorragia, bem como a planejar o tratamento adequado para o paciente.

Tratando a hemorragia retiniana

Para algumas pessoas com hemorragia retiniana, especialmente aquelas com pequenas hemorragias ou sem perda significativa da visão, pode não ser necessário nenhum tratamento específico. Portanto, nestes casos, o acompanhamento regular com um oftalmologista é crucial para monitorar a condição ao longo do tempo. Isso geralmente envolve visitas oftalmológicas periódicas para avaliar qualquer mudança na condição e verificar se a hemorragia retiniana está se resolvendo ou se há progressão.

Por outro lado, devido a necessidade do tratamento, podem ser adotadas diferentes abordagens, como o uso de gotas oculares, procedimentos a laser ou cirurgia, dependendo da causa e da gravidade da hemorragia retiniana. Além disso, o tratamento deve ser determinado pelo oftalmologista com base na avaliação individual de cada paciente e nas características da hemorragia.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Hipermetropia]

Mantenha-se atualizado sobre a saúde dos olhos 

É imprescindível cuidar da saúde ocular e estar atento aos sinais que nossos olhos podem fornecer sobre nosso bem-estar geral. Consultar regularmente um oftalmologista é fundamental para identificar e diagnosticar possíveis doenças oculares e problemas de visão. Afinal, os olhos são uma janela para a saúde e merecem atenção especial para prevenir e tratar qualquer condição que possa afetar a visão. 

Na Lenscope, nosso objetivo é oferecer informações relevantes sobre saúde ocular para todos e garantir que aqueles que necessitam de lentes mais finas possam ter acesso a óculos de qualidade, a preços justos. Após a consulta com um oftalmologista, caso precise de lentes mais finas e de alta qualidade, conte com as opções da Lenscope. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site para encontrar as melhores soluções para sua saúde visual.

orçamento

Fontes:

MyVision.org | Cleveland Clinic | All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *