Lente de borda fina: saiba mais sobre suas classificações e propriedades

Lente de borda fina: saiba mais sobre suas classificações e propriedades
  • por
5
(2)

No artigo de hoje, mostraremos como a física atua para tornar possível obter lentes com bordas finas, revelando como reduzir sua espessura sem comprometer sua eficácia. Além disso, abordaremos também o universo das lentes esféricas: suas classificações, propriedades e a função que desempenham na formação de imagens. Então, continue a leitura para saber ainda mais sobre lentes de borda fina, como a influência do índice de refração, a importância dos diferentes tipos de lentes e como a imagem se forma. 

Descubra o que são lentes de borda fina

As lentes de borda fina oferecem conforto e estética aos usuários de óculos de visão, e consistem tipicamente em uma superfície frontal esférica convexa e uma superfície traseira côncava, determinando a espessura final da lente através da soma das curvaturas frontal e traseira.

Nas lentes positivas, a espessura tende a ser maior no centro, enquanto nas lentes negativas ocorre mais acúmulo nas bordas. Determina-se tais características pela potência da lente e pelo tamanho do bloco, além da prescrição do usuário, distância pupilar, tamanho da armação e do material da lente.

Para reduzir a espessura das lentes, uma variedade de ferramentas e técnicas pode ser empregada, incluindo a redução da descentralização, alterações na forma da lente, o tamanho da armação e o aumento do índice de refração do material, que é a medida da velocidade da luz ao atravessar o material da lente, em relação à sua velocidade no ar. Assim, quanto maior o índice de refração, maior é a capacidade da lente de dobrar a luz, permitindo que ela seja mais fina para uma determinada potência.

Ou seja, materiais mais densos têm um índice de refração mais alto, o que significa que menos material é necessário para obter o mesmo efeito refrativo. Isso resulta em lentes mais finas e mais leves. 

Tudo sobre as lentes esféricas: para que servem e classificação

As lentes esféricas são elementos ópticos que desempenham um papel fundamental em diversos dispositivos, desde óculos corretivos até telescópios. Uma lente esférica tem a capacidade de fazer com que raios de luz paralelos se concentrem em um ponto focal, designado como F. Podendo ser classificadas em convexas e côncavas, dependendo da curvatura de suas superfícies.

Uma lente côncava possui uma superfície interna convexa, direcionando a luz para dentro. Por outro lado, uma lente convexa tem uma superfície externa convexa, levando a luz para fora. As lentes côncavas, também conhecidas como divergentes, dispersam os raios de luz refratados, enquanto as convexas, chamadas de convergentes, convergem o feixe paralelo de luz em um ponto focal.

Classificam-se as lentes esféricas como finas ou espessas, dependendo de sua relação entre a distância focal e o raio de curvatura. Quanto à função, as lentes divergentes são utilizadas para corrigir miopia, enquanto as convergentes são empregadas para corrigir hipermetropia.

lente de borda fina

Propriedades das lentes esféricas

As lentes esféricas interagem com os raios de luz, curvando-os de forma uniforme em todos os meridianos, garantindo uma distribuição uniforme do foco.

Desse modo, a capacidade de refração das lentes se expressa em unidades de grau focal superior, também conhecidas como dioptrias (D), o que é o inverso da distância focal da lente. Assim, cada lente esférica possui duas interfaces, sendo que a capacidade de cada interface em dobrar os raios de luz é medida pelo grau focal superior, também chamado de grau de espelho de superfície.

Sobretudo, o grau focal superior total de uma lente esférica para um olho é a soma dos graus de espelho das duas interfaces. Além disso, o deslocamento visual da imagem em uma lente esférica varia de acordo com sua potência. Ou seja, movendo a lente para cima ou para baixo, a imagem do objeto também se moverá nessa direção.

Por outro lado, movendo a lente para a esquerda ou para a direita, a imagem também se deslocará na mesma direção, um fenômeno conhecido como movimento para frente. Esses aspectos destacam a complexidade e a utilidade das propriedades das lentes esféricas em diversas situações ópticas.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]

Lentes mais finas com tratamentos inclusos

Após essa leitura, ficou mais fácil entender como as lentes dos óculos interagem com o ambiente para garantir uma visão mais nítida. Na Lenscope, oferecemos lentes finas para todos os graus, desde baixo até alto, proporcionando conforto e estilo. Além disso, temos opções de lentes multifocais a preços incríveis, garantindo uma visão nítida em todas as distâncias.

Nosso compromisso vai além da venda de lentes. Por isso, oferecemos dicas e orientações para garantir que você tenha a melhor experiência com seus óculos de grau. E o melhor de tudo, somos os únicos a oferecer 100 dias* para você experimentar e se apaixonar pelas novas lentes. Ou seja, se não se adaptar, devolvemos seu dinheiro.

Com um atendimento humanizado, conquistamos a confiança de inúmeros usuários satisfeitos com seus óculos. Ainda mais, se preferir, você pode enviar apenas a armação e faremos a montagem das lentes, tudo sem precisar sair de casa.

Então, não perca mais tempo. Faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra a qualidade e conveniência que a Lenscope oferece para a sua visão.

orçamento

*Consulte os termos de compra

Fontes:

Apexel | Labman | Byju’s | Optician | Jobson Medical Information | Glasses direct | Geeks for Geeks

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *