Lente de contato descartável: o que são, tipos e como descartar

Lente de contato descartável: o que são, tipos e como descartar
  • por
0
(0)

Quando o assunto são lentes de contato descartáveis, é natural que surjam muitas dúvidas. Como elas funcionam? Quais são os diferentes tipos disponíveis? E, o mais importante, como descartá-las de maneira correta? Por isso, neste artigo você encontrará respostas para todas essas perguntas e muito mais. 

Continue lendo e prepare-se para desvendar o universo das lentes de contato descartáveis, suas características únicas e descubra por que são uma escolha tão popular entre pessoas de diferentes estilos de vida.

Lente de contato descartável: o que é e como funciona

Lentes de contato são pequenas lentes de prescrição que corrigem problemas de refração ocular, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Elas funcionam redirecionando a luz para que esta atinja a retina de maneira adequada, permitindo que você veja claramente, como se não estivesse usando nada para correção visual. 

Agora, as lentes de contato descartáveis são uma categoria especial projetada para reduzir a necessidade de limpeza e manutenção. Tratam-se de lentes criadas para serem usadas por um período específico e, ao contrário das lentes convencionais, não precisam ser limpas diariamente. Isso as torna uma opção extremamente conveniente. Nesse sentido, conheça os benefícios das lentes de contato descartáveis:

  • Redução de cuidados: tratam-se de lentes descartadas após o uso, eliminando a necessidade de limpeza diária;
  • Comodidade: ideais para pessoas com estilos de vida ativos, pois são práticas e não requerem estojo de limpeza;
  • Variedade de uso: existem várias modalidades, como lentes diárias, mensais e anuais, adaptando-se às necessidades individuais;

Tipos de Lentes de Contato Descartáveis

Existem três categorias principais de lentes de contato descartáveis, cada uma com suas características distintas:

  • Lentes Descartáveis Diárias: estas lentes são projetadas para serem usadas durante um único dia. Você as coloca de manhã e as descarta antes de ir dormir. Geralmente, são extremamente finas e têm alto teor de água, o que as torna confortáveis de usar. Elas não são reutilizáveis. Assim, ao retirá-las, deve-se ser descartá-las. Por isso, não requerem limpeza ou desinfecção, proporcionando praticidade para quem tem um estilo de vida agitado;
  • Lentes Descartáveis Mensais: estas lentes podem ser usadas diariamente durante um mês antes de serem substituídas. Tratam-se de lentes reutilizáveis e mais duráveis. No entanto, exigem limpeza e desinfecção regular para evitar irritações ou alergias oculares. São uma opção mais ecológica em comparação às lentes diárias, pois geram menos resíduos. Além disso, oferecem boa relação custo-benefício;
  • Lentes Descartáveis Anuais: estas lentes são desenvolvidas para uso prolongado, proporcionando visão nítida e conforto. Além de serem resistentes, convenientes e feitas com tecnologia avançada, possuem espessura menor que as lentes diárias, além de baixo conteúdo de água. 

Entenda a diferença entre lente de contato de uso diário e lente de contato descartável diária

A principal diferença entre as lentes de contato de uso diário e as lentes de contato descartável está na forma como são usadas no dia a dia de uma pessoa. As lentes de contato de uso mensal foram projetadas para serem usadas todos os dias, por até 18 horas. O usuário deve retirá-las à noite, limpar, esterilizar e armazená-las adequadamente. Além disso, elas têm diferentes programações de substituição, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

Essas lentes requerem limpeza, desinfecção e armazenamento apropriados, destinadas a uso frequente, mas não descarta-se elas diariamente.

Utiliza-se as lentes de contato descartáveis diárias durante um único dia. Nesse sentido, ao final do dia, são descartadas, sem a necessidade de limpeza ou armazenamento. Descarta-se cada par após o uso. Somando a isso, elas não exigem limpeza nem armazenamento, proporcionando praticidade e economia de tempo e são projetadas para serem usadas apenas uma vez, ideal para quem procura conveniência e higiene.

Dessa forma, ambos os tipos de lentes têm suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles depende das preferências pessoais e da rotina de cuidados oculares de cada pessoa.

Saiba como descartar as lentes corretamente

Substituir regularmente as lentes de contato é crucial para manter a saúde ocular e a qualidade da visão. No entanto, tão importante quanto a substituição é o descarte correto dessas lentes, especialmente no caso das lentes de contato descartáveis. 

Uma descoberta recente de pesquisadores da Arizona State University revelou um problema alarmante: aproximadamente um quinto dos usuários de lentes de contato descartáveis optam por descartá-las no ralo da pia ou no vaso sanitário. Além disso, esse comportamento aparentemente inofensivo tem consequências ambientais significativas.

Essa tendência de descarte inadequado pode resultar em até 10 toneladas métricas de microplásticos indo parar anualmente em nossas estações de tratamento de águas residuais e, eventualmente, nos ecossistemas aquáticos. Isso representa uma ameaça para a vida aquática e, em última análise, para a nossa cadeia alimentar.

A solução é simples: descartar suas lentes de contato usadas no lixo comum, pois isso evitará que elas cheguem aos ecossistemas aquáticos e à cadeia alimentar. Muitas clínicas e empresas oferecem programas de reciclagem de lentes de contato para facilitar esse processo.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Hipermetropia]

Lentes de óculos mais finas com o melhor custo-benefício

Agora que você já sabe tudo sobre lentes de contato e como usá-las, tenha em mente que é preciso intercalá-las com o uso de óculos. E, se você está em busca das lentes de óculos mais finas com um excelente custo-benefício para intercalar com as lentes de contato, a Lenscope é a resposta para suas necessidades. 

Nós oferecemos lentes de resina com alto índice de refração e te auxiliamos na escolha da armação adequada para que você tenha um óculos mais fino. Isso tudo para proporcionar a você uma experiência visual excepcional, tudo isso a um preço que cabe no seu bolso.

Ainda, aqui na Lenscope, você tem a opção de enviar apenas sua armação de óculos para que possamos montar as lentes para você, isso tudo sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Faça orçamento online e gratuito em nosso site para descobrir como podemos melhorar a sua experiência visual de forma acessível.

orçamento

Fontes

Matossian Eye Association | Perfect Lens | Bauch And Lomb | Specsavers | 800 Contacts | Amplify Eye Care

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *