Lente de contato tem validade alterada por hábitos adquiridos no home office. Entenda.

Lente de contato tem validade
  • por
0
(0)

A lente de contato tem validade acelerada quando exposta em excesso a luminosidade das telas, sobretudo aos monitores do computador e celular. Esse excesso gera problemas como a falta de lubrificação nos olhos, problemas de visão e dor de cabeça. Além disso, usar lentes vencidas pode resultar em graves problemas de visão.

As telas geram até 16,7 milhões de cores sobre os olhos, sobrecarregando nossa retina e a musculatura ocular, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier. Por isso, é preciso saber que a lente de contato tem validade e se atentar nas horas passadas em frente aos monitores digitais, para evitar futuras complicações aos olhos. 

Nesse artigo você vai aprender sobre como cuidar melhor das suas lentes, identificar quando estão vencidas e quais os efeitos colaterais que o trabalho remoto traz aos nossos olhos. Continue a leitura para entender.

Lente de contato tem validade alterada no home office. Por que?

O número de brasileiros em home office passou de 3% para 16% entre abril e junho de 2020, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE. Essa nova rotina de trabalho remoto aumentou desde a pandemia do novo coronavírus e trouxe algumas questões e preocupações de especialistas, onde não só o emocional é afetado, mas nossos olhos também.

Metade da população brasileira sofre com algum problema de visão, onde o uso de óculos ou lentes de contato são necessários, de acordo com dados  do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Nesse sentido, 8,4 milhões de pessoas usam lentes de contato como correção da visão no Brasil, e 40% delas não têm nenhum tipo de óculos em caso de doença ocular ou perda das lentes.

Em outras palavras 3,36 milhões de brasileiros que usam lentes, podem ter problemas oculares devido ao home office, ainda mais porque a lente mais usada no Brasil, é a gelatinosa hidrofílica. Esse tipo de lente é confortável e se hidrata através das lágrimas, mas devido ao longo tempo em frente às telas, nossos olhos ficam secos e a lente não se hidrata, acelerando seu vencimento.

O uso de lente de contato durante o trabalho remoto pode causar deterioração da textura, coloração e transparência (devido à alta fricção na superfície da córnea) e a síndrome de olhos secos. Contudo, não esqueça que a lente de contato tem validade e que a usá-la fora do prazo, podem ocasionar em problemas visuais.

Síndrome do olho seco e o uso de lente de contato

A síndrome do olho seco pode ser causada também no trabalho remoto, principalmente para quem usa lentes de contato.

Os principais sintomas são:

  • olhos vermelhos;
  • visão embaçada (que melhora com o piscar);
  • sensibilidade à luz;
  • desconforto visual após ver televisão, ler ou trabalhar no computador.

Portanto, ao primeiro sinal de que sua lente de contato está danificada ou perdendo a validade, procure um oftalmologista que recomende óculos de correção ou lentes novas.

Lentes de contato e o prazo de validade

Você sabe quanto tempo duram as lentes de contato? Antes de tudo, é importante ressaltar que elas têm prazo de validade, e que é preciso respeitar esse tempo. Portanto, independente do uso das lentes serem de um dia ou uma semana, você terá que descartá-las no lixo segundo as instruções de descarte.

As lentes de contato rígidas são mais duráveis que as descartáveis ou flexíveis, por isso sua vida útil depende de qual você irá usar. Mas como identificar que as lentes de contato estão vencidas? Se atentando ao prazo de validade para evitar desconfortos nos olhos.

Por exemplo, persistir no uso após o vencimento, pode infeccionar a córnea podendo levar até a cegueira, em casos muito extremos. Geralmente nossos olhos sinalizam quando as lentes começam a fazer mal a eles, apresentando coceira, secura, vermelhidão e desconforto na córnea.

Portanto, a presença desses sinais indica ser o momento de revisá-las ou trocá-las. Por isso, é ideal visitar seu oftalmologista pelo menos a cada seis meses. 

Como cuidar dos olhos durante o home office

Com o trabalho remoto passamos mais tempo em frente às telas, portanto é preciso se atentar a alguns cuidados básicos para evitar desconfortos nos olhos.

Alguns dos cuidados básicos com a visão no home office são:

  • Desvie seus olhos do computador, e olhe para um ponto distante pelo menos a cada 10 minutos.
  • Pisque várias vezes, para lubrificar os olhos.
  • Deixe a tela do computador 20 graus abaixo da linha dos seus olhos.
  • Reduza o brilho do monitor e aumente o contraste.
  • Evite o excesso de iluminação da tela.
  • Mantenha uma distância de 60 cm entre o monitor e seus olhos.

Outro cuidado importante é o uso de lentes com filtro de azul, que protegem os olhos da luz azul emitida pelas telas, recomendado principalmente para quem trabalha de forma online. As lentes com filtro azul reduzem o cansaço visual e melhoram a qualidade do sono, isso porque elas reduzem os raios azuis prejudiciais que vem da tela.

Portanto, mesmo que você não use óculos de grau, você pode encontrar essas lentes sem o grau, para proteger seus olhos durante a exposição às telas.

Siga as orientações do seu oftalmologista

Vá frequentemente ao seu oftalmologista, sobretudo se você usa lentes de contato ou óculos.  A ida a um oftalmologista é importante para a identificação e prevenção de problemas oculares. Portanto, se você está com desconfortos visuais, o indicado é ir quanto antes, a fim de prevenir problemas maiores.

E se você usa lentes de contato ou óculos, é importante sempre fazer uma revisão a cada seis meses. Seu médico poderá indicar o melhor tratamento para cada situação. Por exemplo, ele poderá identificar se os cuidados deverão ser com colírios, lubrificantes ou implantes lacrimais que estimulam a produção de lágrimas.

Em outros casos, a recomendação do uso de óculos ou lentes de contato também pode ser feita, portanto, visite seu oftalmologista e siga suas orientações.

Substitua as lentes de contato por óculos

De acordo com alguns estudos, pessoas que usam óculos têm até 3x menos chance de contrair COVID-19, portanto a substituição das lentes durante a pandemia é recomendável. A preocupação dos especialistas do estudo é que o novo coronavírus também é transmitido através dos olhos, e como usuários de lentes de contato levam as mãos aos olhos com mais frequência, aumentam os riscos de contaminação.

Por isso, a melhor forma de proteger seus olhos durante a pandemia de Covid-19, é ter boa higiene sempre e principalmente, ao manipular suas lentes. Portanto, lave suas mãos frequentemente, especialmente antes de tocar seus olhos, e certifique-se de manter suas lentes de contato sempre limpas.

Adote o óculos por um tempo, pois o óculos pode adicionar uma camada de proteção aos seus olhos. Além de que os óculos protegem contra a exposição à luz azul e aos raios ultravioletas, por exemplo.  Em outras palavras, agora é preferível o uso de óculos ao invés das lentes de contato.

Apesar dos óculos protegerem seus olhos, as gotículas respiratórias infectadas são transmitidas pelo ar, portanto eles não fornecem 100% de segurança. Por isso, tilize os óculos como uma camada de proteção a mais para os olhos, mas permaneça no isolamento social, se possível, use máscaras, lave as mãos regularmente e evite aglomerações.

Consulte seu oftalmologista para cuidados de rotina, seu médico orientará sobre os cuidados e precauções para manter você seguro.

As lentes ideias para o seu óculos no home office

Você sabia que existem lentes de óculos que protegem seus olhos durante o home office? Isso mesmo. As lentes com filtro de luz azul são ideais para proteger sua visão e reduzir danos causados pelo uso excessivo das telas digitais.

Quando nossos olhos são expostos em demasia ao computador ou celular, sentimos um cansaço ou ardência nos olhos e às vezes, até dores de cabeça. Isso ocorre porque fixamos nossos olhos nas telas, fazendo com que piscamos menos vezes.

A luz azul-violeta (considerada prejudicial aos olhos) está presente nas luzes artificiais, causando bloqueio da produção de melatonina, hormônio que regula nosso sono. Em outras palavras, os óculos com filtro de luz azul protegem e bloqueiam a luz prejudicial para os olhos, permitindo que somente a luz benéfica passe pela lente.

Vantagens das lentes com filtro azul:

  • permite mais conforto visual para trabalhar;
  • protege sua visão contra a luz nociva dos aparelhos digitais;
  • reduz o cansaço dos olhos e dores de cabeça;
  • melhora a qualidade do seu sono.

Nós da Lenscope, temos as Lentes Lenscope Digital Comfort, as lentes com filtro de luz azul. Elas contam com tratamentos antirrisco, antirreflexo, camada hidrorrepelente, camada liporrepelente e proteção 100% UV, sem taxas extras.

Nosso serviço de vendas de lentes é 100% online, permitindo que  você faça as lentes do seu óculos com baixo ou alto grau com toda segurança, qualidade e sem precisar sair de casa.

Compartilhe com a gente nos comentários caso tenha ficado alguma dúvida e se gostou desse conteúdo. Faça um orçamento, é rápido, seguro e 100% online!

Fazer orçamento online

Fonte:

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *