Lente filtro azul: o que é, características e como escolher a melhor lente

  • por
4.3
(50)

Diversos estudos demonstram que a luz azul é prejudicial aos nossos olhos. Por isso, a lente filtro azul é tão importante na hora de cuidar da saúde visual. Afinal, os óculos com filtro de luz azul têm a capacidade de filtrar essa luz prejudicial antes que ela chegue aos nossos olhos, protegendo, assim, nossa retina.

Hoje vamos te explicar o que é a luz azul, assim como o porquê dela ser prejudicial à nossa saúde, principalmente visual. Além disso, iremos explicar como funcionam as lentes com filtro de luz azul, e como escolher a melhor para você. Continue lendo para saber mais.

Quando usar lente com filtro de luz azul

Se você trabalha em frente às telas, estuda ou utiliza dispositivos digitais por longos períodos, deve usar óculos com lentes de filtro azul. Assim, evita sentimentos incômodos em seus olhos, como fadiga ocular, olhos secos e dor de cabeça.

Efeitos e malefícios da luz azul nociva aos olhos

Primeiramente, é importante entender o que é a luz azul. Basicamente, ela é uma luz com comprimentos de ondas azuis. Nesse sentido, a luz azul faz parte do segmento de luz visível. Assim, ela é produzida tanto naturalmente, pela luz do sol, quanto por meios artificiais, como as telas digitais.

lente filtro azul

Esquema de cores

De forma geral, a luz azul faz parte das nossas vidas de maneira natural. Assim, quando aproveitada de forma adequada, ela pode ser benéfica. O problema é que, com a proliferação das telas digitais, o tempo de exposição à luz azul se tornou excessivo. Dessa forma, a luz azul passa a ser maléfica ao nosso organismo.

A seguir, confira alguns malefícios que a luz azul pode trazer quando sua exposição é excessiva:

  • Visão embaçada
  • Fadiga ocular
  • Olho seco
  • Degeneração macular
  • Catarata
  • Problemas de sono
  • Falsa miopia

Filtro de luz do computador e celular realmente funcionam?

Atualmente, os aparelhos celulares, tablets e computadores contam com a função de “filtro azul”. Quando ativada no aparelho, essa função promete diminuir a emissão da luz azul. Muitas vezes, até, as imagens desses aparelhos aparecem amareladas quando o filtro de luz azul está ativado. De forma geral, ele pode ser ativado apenas quando você definir, ou pode usar o horário pré-definido pelo aparelho.

Porém, é importante entender, antes de ativar essa função nos aparelhos, que ela pode não ser a opção mais recomendada. Um estudo da Universidade de Manchester mostra que esses filtros não são eficazes. Aliás, por vezes, eles podem até ser mais prejudiciais.

Nesse sentido, a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos continuaria a ludibriar o cérebro, fazer parecer que ainda é dia, e não o momento de dormir. Isso pode atrapalhar o nosso ciclo natural de sono. Afinal, a luz produzida pelo dia é mais amarelada do que azulada.

Também, esse filtro de luz azul presente nos aparelhos não protege os olhos de outras fontes de luz azul nociva aos olhos. Como, por exemplo, as lâmpadas de LED, que também emitem essa luz azul nociva.

Lente filtro azul: óculos com luz azul funciona mesmo?

A melhor forma de se proteger da luz azul é usando a lente filtro azul. De forma geral, óculos com lente com filtro de luz azul funcionam bloqueando a luz azul nociva que pode atingir nossos olhos, proveniente de telas digitais. Ou seja, ela atua em um amplo campo, protegendo os olhos das luzes emitidas por telas e lâmpadas de LED.

Afinal, a lente filtro azul possui uma tecnologia específica de filtragem de luz. Assim, ela ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço visual, proporcionam mais conforto visual, além de ajudar na melhora do ciclo de sono.

lente filtro azul

Comparação entre lentes que filtram e não filtram a luz azul

 

Características das lentes com filtro de luz azul

As lentes com filtro de luz azul possuem algumas características que as diferenciam das lentes comuns. São elas:

  • Tom amarelado das lentes: esse tom é característico do filtro de proteção da luz azul. O problema é quando há excesso de amarelo no filtro. Pois, isso provoca uma distorção maior das cores dos objetivos, o que prejudica aquelas pessoas que precisam saber diferenciar bem as cores no dia-a-dia, como os designers, gamers e demais profissões. Mas, já existem no mercado, lentes menos amareladas.
  • Antirreflexo azul-violeta: usada para diferenciar as lentes com filtro de luz azul das lentes comuns. Essa cor não é muito discreta, sendo a principal desvantagem, pois acaba chamando bastante a atenção. Esse é um dos motivos que faz com que algumas pessoas não gostem de óculos com filtro de luz azul.
  • Antirreflexo verde: essa é a cor mais tradicional e discreta, além de não atrapalhar a percepção das cores ao redor. Por este motivo, as melhores lentes possuem a cor do antirreflexo verde, sendo as mais discretas do mercado.

Benefícios de usar lente filtro azul:

  • Óculos com filtro de luz azul pode ser feito com ou sem grau.
  • Qualquer pessoa pode usar lente filtro azul.
  • Ideal para as crianças.
  • Mais conforto para enxergar.
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Para quem trabalha em escritório.
  • Lentes menos amareladas são as melhores opções.

Lente de óculos com filtro de luz azul com melhor custo-benefício

Aqui na Lenscope, oferecemos lentes com filtro de luz azul com ótimo custo-benefício. Isso tanto para você que tem até 4 graus, mais de 4 graus, ou não tem grau, mas precisa protger os olhos.

As nossas lentes para até 4 graus são as Lentes Lenscope Digital Comfort. Elas são lentes de resina, com índice de refração 1.6. Assim, você tem um resultado de óculos leve, fino e confortável. Além disso, as Lentes Lenscope Digital Comfort são menos amareladas do que as demais lentes do mercado. Também, já incluem todos os tratamentos essenciais, sem taxas extras.

Já para quem tem alto grau, ou seja, mais do que 4, temos as Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digita Comfort com tratamento de proteção contra luz azul. Elas garantem um resultado mais fino, leve e discreto para quem tem alto grau e procura por um óculos mais fino.

Além disso, elas possuem um design asférico, que diminui as distorções laterais, que podem ser incomodas para quem tem alto grau. Como, por exemplo, fundo de garrafa ou olho de boi.

E para complementar, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort já contam com todos os tratamentos premium além do filtro de luz azul, sem você precisar pagar a mais por isso. São eles: antirreflexo, antirrisco, proteção UV 100%, camada óleo fóbica, hidrofóbica, antiestática e de aderência.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

 

As lentes filtro Azul são ideais para você?

Aqui na Lenscope, temos a preocupação de oferecer informações sobre saúde visual e lentes para óculos de forma mais acessível. A nossa missão é mudar o cenário atual da visão mundial, um par de olhos de cada vez.

Por isso, oferecemos um modelo de negócios que permite maior praticidade na hora de sua compra. Assim, você compra seu óculos com melhor custo-benefício e nem precisa sair de casa. Você pode fazer um orçamento com a gente de forma gratuita e já descobrir quanto custa a melhor versão do seu óculos!

orçamento

 

 

Fontes:

Gizmochina

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *