Lente para corrigir miopia: entenda como funciona

lente para corrigir miopia
  • por
4.6
(11)

A miopia é um desvio ocular que compromete a visão de longe, e a lente para corrigir miopia é a lente divergente. Essas lentes podem ser tanto de óculos de grau como lentes de contato. 

Por ser uma condição que altera a anatomia do olho, as lentes para corrigir miopia precisam ser específicas para o formato do olho míope. Por isso, óculos para miopia são feitos com lentes divergentes, também conhecidas como lentes côncavas. No artigo de hoje vamos explicar como essa lente funciona para corrigir a miopia, então continue a leitura!

Como é o olho com miopia

A miopia é um desvio de visão que causa dificuldade para enxergar de longe. Basicamente, uma pessoa míope enxerga objetos distantes como se estivessem embaçados ou desfocados. Por outro lado, quem tem miopia enxerga muito bem de perto. Isso acontece porque o globo ocular de quem tem miopia é mais alongado do que o olho normal. Essa alteração no formato do olho faz com que a imagem dos objetos seja formada antes da retina, facilitando a visão a curtas distâncias, porém dificultando a visão de longe.

Além do cumprimento ocular outra principal causa da miopia é o fator hereditário. Normalmente, seu grau vai aumentando até se estabilizar na vida adulta. Os principais sintomas indicadores de miopia são: dores de cabeça, fadiga ocular, apertar os olhos, dificuldade em enxergar objetos distantes, entre outros.

olho com miopia

Esquema ilustrativo mostrando como é a formação da imagem em um olho sem miopia e em um olho com miopia.

Lente para corrigir miopia

Para que possamos enxergar direito, os raios de luz precisam chegar até a retina, camada do olho onde as imagens são formadas. Para que isso ocorra, a luz passa primeiro pelo cristalino, a lente convexa do olho. Basicamente, o cristalino é responsável por conduzir os raios luminosos à retina, mudando de formato de acordo com a distância de cada objeto.

Quando uma pessoa apresenta algum problema de visão, significa que o cristalino não está funcionando direito e já não desvia os raios de luz corretamente. Assim, a função da lente para corrigir miopia é desviar os raios de modo que eles cheguem à retina e a imagem seja formada com nitidez na retina e não, antes dela.

Lente para corrigir miopia: lentes divergentes

A função da lente divergente é corrigir o desvio causado pela miopia. Ou seja, fazer com que os raios de luz se focalizem na retina e não antes da retina. Basicamente, os óculos com lentes divergentes “empurram” o foco para trás de onde ele se forma no olho até chegar na retina. Dessa forma, quanto maior é o grau das lentes divergentes, maior é a dificuldade para enxergar de longe e mais distantes da retina as imagens se formam. 

Outra curiosidade é que as lentes divergentes têm maior espessura nas bordas do que no centro. Assim, assemelham-se ao fundo de uma garrafa. É daí que vem a expressão “óculos fundo de garrafa” para quem tem alto grau de miopia.

Lentes convergentes

Já para corrigir hipermetropia, usam-se as lentes convergentes. Isso porque no olho hipermetrope, os raios de luz convergem e formam a imagem depois da retina. Nesse sentido, a lente convergente produz uma imagem mais distante, compensando a subconvergência do olho. 

Dessa forma, um feixe de luz que passa por uma lente convergente é focado em um ponto do outro lado da lente. Chamamos esse ponto de ponto focal. Ao contrário das lentes divergentes, as lentes convergentes são mais grossas no centro e mais estreitas nas bordas.

Vale ressaltar que: usar óculos com lentes divergentes ou com lentes convergentes apenas corrige o desvio na sua visão, mas não muda o formato do olho.

Correção de miopia com lentes divergentes

As lentes divergentes também são conhecidas como lentes côncavas. Elas levam esse nome porque fazem divergir, ou seja, separar os raios de luz. Por terem formato côncavo, elas são mais finas no centro e mais espessas na borda. Dessa forma, a função dessa lente para corrigir miopia consiste em reduzir a potência de foco do olho, movendo o foco da luz para trás, para atingir diretamente a retina. 

lente para corrigir miopia - divergente e convergente

Índice de refração das lentes divergentes

O índice de refração é a medida que quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz. Esse índice está diretamente relacionado ao resultado  do óculos, porque quanto maior o índice de refração, mais fina será a lente.

Além disso, as lentes divergentes são mais grossas nas bordas, o que pode causar o efeito “fundo de garrafa” no óculos. Então, é importante se atentar ao índice de refração das lentes para corrigir miopia para saber qual será a espessura final das lentes.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Lentes para corrigir miopia mais finas

O índice de refração mede o poder de foco da matéria-prima da lente, por isso quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes são.  Por isso, para médio e alto grau, lentes com baixo índice de refração podem causar o efeito “fundo de garrafa”.

E se engana quem pensa que o maior problema deste efeito é a questão estética. Óculos com lentes mais grossas diminuem o campo de visão periférica, podendo causar distorções nas laterais. Em casos de miopia, para ter um bom óculos, é necessário escolher o tipo certo de lente, de acordo com seu grau. Por isso, confira a seguir os tipos de lentes mais finas para corrigir miopia que existem no mercado.

Lentes de policarbonato 1.59

Ideais para quem possui até 4 graus de miopia, as lentes de policarbonato são conhecidas por serem leves e resistentes.  Isso porque elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em lentes mais finas para quem tem baixo grau de miopia.

Lentes 1.60 e 1.67

Especialistas indicam lentes com esses índices de refração para quem tem miopia moderada. Ou seja, acima de -3 graus de miopia. Vale lembrar que quanto maior o índice de refração, mais finas serão as lentes. Por isso, por possuírem índice de refração de 1.61 e 1.67, elas resultam em lentes mais finas que as lentes de policarbonato.  

Lente 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Importância do antirreflexo nas lentes para corrigir miopia

Além da lente certa para corrigir miopia, um bom óculos também deve ter tratamentos que garantem maior proteção para seus olhos. No caso de óculos para miopia, por exemplo, o tratamento antirreflexo é indispensável.

Isso porque as lentes para miopia recebem mais luz, o que pode causar desconforto visual. O antirreflexo atua bloqueando a passagem de luz na lente e aumentando, assim, a qualidade visual. Inclusive, na Lenscope, todas as lentes para corrigir miopia já vem com os tratamentos antirreflexo, antirrisco, e proteção UV inclusos, sem nenhuma taxa extra.

Como funcionam as lentes de contato que corrigem a miopia

As lentes de contato funcionam como uma lente de óculos de grau, mas são colocadas diretamente em contato com a película de lágrimas do globo ocular.

As lentes de contato monofocais auxiliam pessoas com miopia a focarem a visão à distância, entretanto o foco da visão periférica ainda será atrás da retina. 

Entretanto, algumas lentes progressivas focam a visão à distância na retina, mas a visão periférica na frente dela. Atualmente nos EUA apenas duas marcas de lentes de contato para retardar são aprovados pelo FDA e é necessário que sejam receitas pelo oftalmologista. 

Além disso, existem as lentes orto-K, que se tratam de um método de correção temporária que atua com lentes de contato projetadas para serem usadas durante as noites de sono com o intuito de corrigir erros refrativos comuns. Entre eles, a miopia.

Desta forma, as lentes agem moldando as córneas, de modo que ao acordar, o paciente terá uma visão nítida, conforme o uso determinado pelo profissional. Entretanto, este tratamento requer uso contínuo das lentes, já que a córnea volta gradativamente ao formato original após um breve período.

Escolha a lente certa para corrigir miopia e volte a enxergar de longe

Nós da Lenscope temos a missão de democratizar o acesso à lente de óculos no Brasil. Para isso, usamos a tecnologia a nosso favor para eliminar os principais intermediários que encarecem o valor final das lentes para o seu óculos. Assim, você encontra lentes de qualidade, mais finas e com todos os tratamentos inclusos.

Isso porque nós da Lenscope acreditamos que as lentes mais finas para óculos deveriam ser acessíveis a todos que precisam. Por isso, você encontra lentes para todos os tipos de grau que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo.  Acesse nosso site para fazer um orçamento online e gratuito e descubra o quanto você pode economizar comprando seu novo óculos.

lente para corrigir miopia - cta orçamento

Fontes:

Canon Technology | Canon Science Lab | Lenses

Vision Correction | Physics

Lens | Meaning, Principles, Manufacture, & Facts | Britannica

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *