o que é miopia

O que é miopia?

Olha só uma coisa interessante: Miopia vem do grego “Myopia”, que significa “fechar os olhos”. Aliás, você pode observar que quem é míope faz justamente isso quando não consegue enxergar.

A miopia nada mais é do que a dificuldade em enxergar de longe, causada, em sua maioria, por fatores hereditários, ou seja, quando alguém da sua família já possui. Mas, não são apenas esses fatores. O uso excessivo de celulares, computadores ou tablets podem contribuir para que ela aumente, assim como a falta de luz natural, e outros fatores bem preocupantes.

Agora, você vai aprender mais sobre a miopia, todos os seus sintomas e as formas de tratamento possíveis. Vamos lá?

O que é miopia?

A dificuldade de enxergar causada pela miopia se deve pelo formato do olho. Uma pessoa comum costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto que uma pessoa que tem miopia possui esse formato mais longo do que deveria ser.

o que é miopia
Diferença do globo ocular normal e de quem possui miopia

 

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que provoca a dificuldade de enxergar. Então, quem possui miopia tem a imagem dos objetos formada antes da retina, provocando dificuldades para visualizar objetos à distância. Isso é chamado de alongamento axial, e é um fator hereditário. Ou seja: se os seus pais têm miopia, você tem pelo menos 50% de chances de ter também.

Além disso, uma pessoa que tem a córnea curva demais também pode apresentar miopia.

A miopia afeta cerca de 40% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

A doença é, normalmente, diagnosticada entre a infância e a adolescência, normalmente entre 8 e 12 anos de idade, quando os olhos passam por um processo de desenvolvimento, e sua forma pode mudar. Após diagnosticada, nesta mesma fase, a miopia pode se desenvolver de maneira rápida ou gradual.

Desenvolvimento da miopia

Diversos fatores provocam o desenvolvimento da miopia, mas a ciência ainda não foi capaz de determinar com exatidão qual a importância de cada um deles. A única certeza é que trata-se também de um fator genérico. Crianças cujos pais são míopes possuem maior chance de desenvolver miopia ao longo da vida.

Além disso, a miopia atinge 22% da população mundial, sendo aproximadamente 45,7 milhões de míopes no Brasil. Inclusive, 88% dos míopes usam óculos. O restante, 10% lentes de contato e 2% cirurgias refrativas para a correção.

o que é miopia
Números de míopes afetados no mundo e no Brasil

Sintomas de miopia

Vista embaçada quando olha para objetos distantes e dificuldade para dirigir podem ser sintomas de que você tenha miopia. Mas, existem outros sinais que você deve se atentar e que pode ser que você desenvolva esse problema de visão. Veja agora.

  • Dores de cabeça durante o dia ou enquanto se executa alguma atividade ou trabalho;
  • Fadiga excessiva por forçar a visão;
  • Dificuldade para dirigir;
  • Visão embaçada;
o que é miopia
Forçar a vista e usar por muito tempo celulares ou computadores pode fazer você desenvolver miopia

 

Já falando das crianças, os principais sintomas são:

    • Estrabismo;
    • Piscar e/ou esfregar os olhos excessivamente;
    • Precisar de proximidade com a lousa, a sala de cinema ou a televisão;
    • Ter dificuldade para enxergar objetos distantes.

Ao persistirem os sintomas ou sentir outras dificuldades no seu dia-a-dia relacionado a sua visão, recomendamos que procure um oftalmologista de confiança!

Veja bem: o Oftalmologista é o único especialista capaz de te dar um diagnóstico preciso a respeito. Exames rápidos e gratuitos não são aconselhados, pois além de não serem seguros por demorarem menos do que uma consulta normal, não diagnosticam corretamente a sua Miopia, ou outras doenças que você possa ter nos olhos.

No nosso blog, nós temos um artigo com 6 motivos pra você não fazer exame de vista grátis. Além de não ser confiável, a pratica de venda casada é proibida. Entenda e saiba como isso é importante para você e o seu bolso.

Após procurar o Oftalmologista, é hora de tomar as devidas providências. Óculos ou lente, você precisa entender a receita do seu óculos dada pelo médico, para que nada saia errado e você consiga estabilizar a sua visão. E nós te ensinamos a interpretar corretamente a receita. Aliás, a receita de lente de contato é diferente de óculos de grau. Em nossos artigos você vai aprender a comprar suas lentes sem nenhuma dúvida!

Causas da miopia

Muitas podem ser as causas da Miopia. Pesquisas recentes sobre o assunto apontam que o alongamento do globo ocular que causa a Miopia pode estar relacionado com a falta de exposição à luz natural.

Essas pesquisas foram realizadas com crianças, e mostraram que crianças que passavam em média de 3 a 7 horas realizando atividades ao ar livre tinham a visão melhor do que aquelas que tinham miopia.

Entretanto, como já dito, a causa principal se dá pela hereditariedade. Ou seja, você já nasce com pré-disposição caso tenha incidência na família.

Além disso, outros fatores podem colaborar para o aparecimento da Miopia, tais como:

  • O uso excessivo de celulares, tablets, computadores e dispositivos eletrônicos no dia a dia;
  • Leitura excessiva;
  • Dispor os olhos à situações de desconforto (como forçar a visão no escuro, na madrugada, ou ficar em extrema claridade, por exemplo).

Classificação da Miopia

A miopia é classificada da seguinte forma:

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 graus

E pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato e cirurgias refrativas. As cirurgias mais conhecidas e procuradas são a Lasik, Lasek e PRK.

Tratamentos para miopia

Infelizmente, ainda não existe a cura para a miopia, mas ela pode ser corrigida e até minimizada com o efeito do tratamento correto! Existem 3 tipos de tratamento: cirurgias refrativas, lentes de contato e óculos de grau comum.

Cirurgia refrativa

É um procedimento feito a laser, bastante seguro e que costuma ter um bom resultado para a correção da miopia de alto grau. O laser modifica a curvatura da córnea, fazendo com que ela fique mais plana para que os raios de luz caiam em cima da retina – onde realmente devem cair. Entretanto, é uma cirurgia liberada apenas para pessoas maiores de 21 anos.

Lente de contato

As mais procuradas são as gelatinosas, mas também existem as de vidro. Essas lentes atuam com o mesmo grau de correção dos óculos, mas são mais trabalhosas: exigem limpeza adequada e troca periódica. Além disso, pode ser desconfortável, pois com um simples descuido pode se soltar dos olhos, prejudicando e agredindo a sua visão.

Óculos de grau

As lentes adequadas para a correção da miopia normalmente são as negativas ou côncavas. Essas lentes fazem com que a imagem se desvie e caia no lugar correto, exatamente em cima da retina, deixando a visão mais nítida.

Entretanto, quem tem miopia de alto grau deve se atentar às lentes, que, na maioria das vezes podem ser grossas, além de deixar o óculos mais pesado.

Atualmente, existem lentes que corrigem a miopia, são bem mais finas e não causam o efeito “fundo de garrafa”. Nós criamos um artigo para que você conheça os tipos de lentes para miopia. Dessa forma, você pode conhecer essas lentes, e ver exemplos de modelos mais adequados por tipo de grau.

Convivendo com a miopia

Não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento, mas você pode adotar algumas práticas que ajudam a proteger seus olhos e mantê-los sempre saudáveis.

  1. Ir ao oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano;
  2. Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes;
  3. Claro, sempre proteger os seus olhos do sol. Aliás, sabia que as lentes normais de óculos acompanham a proteção UV? Antes de comprar a sua, verifique se acompanha esse tipo de tratamento.
  4. Utilize iluminação adequada para os seus olhos
  5. Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado, maçã
  6. Não fume. Pode parecer estranho, mas esse tipo de hábito não só enfraquece seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão. Isso porque o fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Lembrando, mais uma vez, que é muito importante que a miopia tenha um tratamento imediato, orientado por um oftalmologista.

Enquanto isso, a qualquer momento, antes e depois da sua consulta, nós podemos te ajudar a solucionar as dúvidas que  você tiver. É só deixar um comentário abaixo, que  já já respondemos!

Se você gostou desse artigo, nos avalie nas estrelinhas no canto esquerdo e nos conte o que achou desse artigo!

Média 5 de 3 votos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest