o que é miopia

O que é miopia?

Este post foi atualizado em 2 fevereiro, 2021

A miopia nada mais é do que a dificuldade de enxergar objetos de longe causado por um erro refrativo em sua visão.

E olha só uma coisa interessante: Miopia vem do grego “Myopia”, que significa “fechar os olhos”. Aliás, você pode observar que quem é míope faz justamente isso quando não consegue enxergar.

Agora, você vai aprender mais sobre a miopia, todos os seus sintomas e as formas de tratamentos possíveis. Vamos lá?

O que é a miopia?

A dificuldade de enxergar causada pela miopia se deve pelo formato do olho. Uma pessoa comum costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto que uma pessoa que tem miopia possui esse formato mais longo do que deveria ser.

o que é miopia
Diferença do globo ocular normal e de quem possui miopia

 

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que provoca a dificuldade de enxergar. Então, quem possui miopia tem a imagem dos objetos formada antes da retina, provocando dificuldades para visualizar objetos à distância. 

Isso é chamado de alongamento axial, e é um fator hereditário. Ou seja: se os seus pais têm miopia, você tem pelo menos 50% de chances de ter também.

Além disso, uma pessoa que tem a córnea curva demais também pode apresentar dificuldade para ver de longe. 

A miopia afeta cerca de 40% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

A doença é, normalmente, diagnosticada entre a infância e a adolescência, normalmente entre 8 e 12 anos de idade, quando os olhos passam por um processo de desenvolvimento, e sua forma pode mudar.

Após diagnosticada, nesta mesma fase, a miopia pode se desenvolver de maneira rápida ou gradual.

o que é miopia
Simulação de como alguém que não tem miopia (visão normal) enxerga comparado com alguém que tem diferentes graus de miopia

Qual o grau de miopia?

A severidade da miopia é descrita em termos dioptrias, popularmente também chamadas de “graus”.

No caso da miopia, o grau (ou dioptria) é sempre negativo e pode variar entre -0.25 e até mesmo ultrapassar -30, já que não há um limite determinado para a severidade de uma miopia.

O número de dioptrias mede a  potência da lente corretiva; desta forma uma lente de -3.0 graus realiza uma correção menor que uma lente de -4.00 graus e assim por diante.

A classificação de graus de miopia podem divida em 3 categorias:

  • Baixa miopia – 0 a -3 graus
  • Miopia Moderada – -3 a -6 graus
  • Alta miopia  – superior de -6 graus
miopia
Classificação da miopia

Quais as principais causas da miopia?

Se você tem miopia, é muito provável que pelo menos um de seus pais tenha também.

O fator genético tem grande influência ao determinar a sua chance de desenvolver miopia, mas especialistas atualmente acreditam que a miopia seja resultado de uma mistura de hereditariedade e fatores ambientais.

É possível que você possa herdar certa propensão à miopia, mas será então o seu estilo de vida que cria as condições para você desenvolver miopia.

Dessa forma, se você por exemplo submete seus olhos a muitos trabalhos em curta distância, como ler ou trabalhar em um computador, você pode favorecer o desenvolvimento de miopia.

Adicionalmente, pesquisas recentes sobre o assunto apontam que o alongamento do globo ocular que causa a miopia pode estar relacionado com a falta de exposição à luz natural.

Essas pesquisas foram realizadas com crianças, e mostraram que crianças que passavam em média de 3 a 7 horas realizando atividades ao ar livre tinham uma visão melhor do que aquelas que tinham miopia.

Portanto alguns fatores que podem colaborar para o aparecimento da miopia, são:

o que é miopia
Principais causas

Quais os principais sintomas de miopia?

Vista embaçada quando olha para objetos distantes e dificuldade para dirigir podem ser sintomas de que você tenha miopia.

Mas, existem outros sinais que você deve se atentar e que pode ser que você desenvolva esse problema de visão. Veja agora.

  • Dores de cabeça durante o dia ou enquanto se executa alguma atividade ou trabalho
  • Fadiga excessiva por forçar a visão
  • Dificuldade para dirigir
  • Visão embaçada quando olhando objetos distantes
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar com clareza
miopia
Principais sintomas de miopia

Miopia em crianças

Já falando das crianças, os principais sintomas são:

  • Estrabismo
  • Piscar e/ou esfregar os olhos excessivamente
  • Precisar de proximidade com a lousa, a sala de cinema ou a televisão
  • Ter dificuldade para enxergar objetos distantes

Ao persistirem os sintomas ou sentir outras dificuldades no seu dia-a-dia relacionado a sua visão, recomendamos que procure um oftalmologista de confiança!

Veja bem: o Oftalmologista é o único especialista capaz de te dar um diagnóstico preciso a respeito da saúde dos seus olhos.

Exame de vista grátis não são aconselhados. Aliás,para ter um diagnóstico completo, a consulta é bem mais demorada do que pode acontecer nos lugares em que é oferecido um exame de vista grátis e “rapidinho”. 

Após procurar o Oftalmologista, é hora de tomar as devidas providências. Óculos ou lente, você precisa entender a receita do seu óculos dada pelo médico, para que nada saia errado e você consiga estabilizar a sua visão. 

Saiba como ler sua receita de miopia.

Quando fazer um exame de vista?

Caso a dificuldade em ver objetos distantes impeça a execução de atividades do dia-a-dia, possivelmente é o momento de agendar um exame de vista.

Alternativamente, se você sofre com sintomas como dores de cabeça, fadiga excessiva dos olhos, visão embaçada decorrentes da dificuldade em enxergar de longe, é importante consultar ajuda oftalmológica.

Um profissional de saúde qualificado pode não somente determinar seu grau de miopia mas também apresentar opções para correção da miopia.

É importante procurar um oftalmologista imediatamente caso você experimente alguns dos seguintes sintomas:

  • Aparecimento repentino de muitas moscas volantes;
  • Flashes de luz em um ou em ambos os olhos;
  • Impressão de ver uma sombra ou cortina em seu campo visual.

Estes sinais podem estar relacionados a descolamento de retina, uma rara complicação de miopia. Por se tratar de uma emergência médica, a assistência médica imediata é fundamental.

Como corrigir a miopia?

Óculos e lentes de contato são as formas mais comuns para correção da miopia. A cirurgia refrativa têm também ganhado adeptos. Vamos entender melhor cada uma dessas opções:

Cirurgia refrativa

É um procedimento feito a laser, bastante seguro e que costuma ter um bom resultado para a correção da miopia de alto grau.  As cirurgias mais conhecidas e procuradas são: LASIK, PRK e LASEK.

Veja mais sobre cirurgia refrativa e como funciona cada procedimento.

Lente de contato

As lentes de contato atendem a mesma demanda de um óculos de grau. Porém, costumam ser muito procuradas por questões estéticas.

Para cada grau, recomenda-se um tipo específico de lente de contato. As mais populares são:

  • Lentes gelatinosas
  • Lentes rígidas
  • Lentes tóricas

Apesar de ser uma boa opção, o mau uso das lentes de contato pode provocar infecções nos olhos. Por isso, o óculos de grau acaba sendo a opção mais recomendada pelos oftalmologistas.

Óculos de grau

As lentes adequadas para a correção da miopia normalmente são as negativas ou côncavas. Essas lentes fazem com que a imagem se desvie e caia no lugar correto, exatamente em cima da retina, deixando a visão mais nítida.

Entretanto, quem tem alto grau de miopia deve se atentar às lentes, que, na maioria das vezes, podem ser grossas, além de deixar o óculos mais pesado.

Atualmente, existem lentes que são bem mais finas e não causam o efeito “fundo de garrafa”.

Conheça os tipos de lentes para miopia.

Assim, você pode conhecer essas lentes e ver exemplos de modelos mais adequados por tipo de grau.

Miopia e astigmatismo são a mesma coisa?

Nada disso.

Miopia é a dificuldade em enxergar de longe, enquanto o astigmatismo é a dificuldade para enxergar tanto perto quanto longe.

Os sintomas podem ser bastante parecidos, mas é preciso ficar atento a eles, pois qualquer alteração na sua visão é um sinal que você deve ir ao oftalmologista.

Além disso, a miopia e o astigmatismo possuem causas distintas.

Enquanto a miopia é resultado de um globo ocular mais longo que o normal, o que dificulta a formação de imagens de objetos distantes na retina, o astigmatismo é resultado de uma córnea – na parte da frente do olho – com curvatura irregular, o que acarreta formação de imagens “borradas”. 

Apesar disso, é possível que a miopia e astigmatismo ocorram conjuntamente no olho, em uma forma conhecida como astigmatismo miópico.

Miopia e hipermetropia são problemas opostos?

De certa forma podemos dizer que miopia e hipermetropia são problemas opostos: 

Tanto miopia quanto hipermetropia (em sua forma axial) são causadas por alterações no tamanho natural do globo ocular. No caso da miopia, há um alongamento do globo ocular e no caso da hipermetropia, um encurtamento. 

Se na miopia é a dificuldade para ver objetos distantes mas a visão de objetos próximos não é comprometida, na hipermetropia é o oposto. Na hipermetropia, objetos próximos são vistos com dificuldade mas objetos ao longe são vistos sem problema.

A correção para miopia é indicada com números negativos (-); o oposto acontece para a correção da hipermetropia, onde a correção é indicada com um número positivo (+).

Miopia tem cura?

A miopia não é uma doença e sim um erro refrativo, portanto, é necessário corrigir a miopia, não curá-la.

Assim, como não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento, você pode adotar algumas práticas que ajudam a prevenir o desenvolvimento da condição e ajudar na saúde dos seus olhos.

Como prevenir a miopia?

  • Ir ao oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano
  • Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes
  • Sempre proteger os seus olhos do sol. Aliás, sabia que as lentes normais de óculos acompanham a proteção UV? Antes de comprar a sua, verifique se acompanha esse tipo de tratamento
  • Utilize iluminação adequada para os seus olhos
  • Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado, maçã
  • Não fume. Pode parecer estranho, mas esse tipo de hábito não só enfraquece seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão. Isso porque o fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).
miopia
Como prevenir o surgimento da miopia

 

Lembrando, mais uma vez, que é muito importante que a miopia tenha um tratamento imediato, orientado por um oftalmologista.

Enquanto isso, a qualquer momento, antes e depois da sua consulta, nós podemos te ajudar a solucionar as dúvidas que  você tiver. É só deixar um comentário abaixo, que  já já respondemos!

Se você gostou, nos avalie nas estrelinhas no canto esquerdo e nos conte o que achou deste artigo!

o que é miopia

Fontes:

Cline D, Hofstetter HW, Griffin JR (1997). Dictionary of Visual Science (4a ed.). Boston: Butterworth-Heinemann. ISBN 978-0-7506-9895-5.

Mayo Clinic

NHS UK 

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Shady Grover Eye and vision care

Karger – Significance of Outdoor Time for Myopia Prevention: A Systematic Review and Meta-Analysis Based on Randomized Controlled Trials

US National Library of Medicine National Insitutes of Health

NHS

Cleveland Clinic



Comentários

  1. Entao.tenho 19 graus de miopia esquerda e direita.e 2.5 de astigmatismo na direita e 2.0 na esquerda.o que preciso fazer ? Transplante de cornea.cirurgia corretiva ou laser ou trocar as lentes que eu uso?

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário! 🙂

      O mais indicado é você conversar com o médico para que ele possa orientar o que pode ser feito no seu caso 🙂

      Se precisar trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa 🏠❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/ 😊

    1. Oi, Fabiana! Obrigada por ler nosso artigo 🙂

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau 🙂

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest