lentes bifocais e lentes multifocais

Lentes bifocais e lentes multifocais: qual é melhor?

As lentes bifocais e lentes multifocais servem para corrigir quem sofre com presbiopia, também conhecida como vista cansada.

Você já teve problemas para enxergar algo mesmo estando bem próximo? Já se viu aproximando e distanciando um objeto para ter uma visão mais estabilizada? Então você provavelmente sofre de presbiopia, também conhecida por vista cansada.

As lentes bifocais ou multifocais se diferem apenas pela tecnologia utilizada em sua produção. Veja só:

Enquanto a bifocal deixa aparente a divisória de transição do grau de perto para longe, a lente multifocal tem a transição de um grau para o outro de forma progressiva. Por isso, as lentes multifocais também são conhecidas por lentes progressivas, pois fazem a mudança de grau de maneira suave.

Neste post, vamos te mostrar de forma mais detalhada como cada uma destas lentes funcionam e como elas corrigem o seu problema de visão.

Além disso, recomendamos que você consulte um  oftalmologista, para que ele te indique com base em exames a opção de lente necessária para o seu tratamento. Certo? Então continue lendo…

Para que servem as lentes bifocais e lentes multifocais?

O termo presbiopia ou vista cansada como é mais conhecido, afeta pessoas de 40 e 50 anos de idade, e nada mais é do que o desgaste decorrido ao envelhecimento natural do olho humano.

Este problema provoca a a dificuldade em focar em objetos mais próximos. E tudo ocorre, pois, dentro dos nossos olhos temos o cristalino, uma estrutura muscular elástica responsável por dar foco as imagens capturadas por nossa retina, porém, com seu desgaste natural, vem a presbiopia.

Que nada mais é do que a perda da elasticidade do músculo ao se comprimir, criando foco nas imagens recém-capturadas.

lentes bifocais e lentes multifocais
À esquerda, olho normal e cristalino mais rígido. À direita, olho com presbiopia (perda da elasticidade do cristalino)

A presbiopia é uma doença que infelizmente não pode ser evitada, assim como o envelhecimento humano, mas, que têm tratamento. Este tratamento é prático e indolor: uso de óculos de grau.

Para que você entenda de forma mais detalhada a presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento, criamos este post bem completo para te ajudar entender tudo sobre esse problema de visão.

Vale muito a pena dar uma conferida nele também!

Como funcionam as lentes bifocais e multifocais?

As lentes indicadas para o tratamento da presbiopia possuem dois (bifocais) ou múltiplos (multifocais) focos.

E cada tipo de lente, seja ela bifocal ou multifocal, é adaptado com pontos focais no campo de visão de acordo com a necessidade de cada paciente.

Esta distribuição dos pontos focais é o que possibilita que a pessoa possa ver tanto de longe quanto de perto, equilibrando seu nível de presbiopia.

Agora vamos te explicar de forma mais detalhada como funciona a lente bifocal e a multifocal durante este tratamento. Veja só!

Lentes Bifocais

Características de uma lente bifocal:

  • Possui apenas 2 pontos focais: para perto e longe
  • Uma das primeiras versões deste tipo de lente possuindo uma tecnologia mais antiga em sua produção
  • Deixa aparente a distribuição dos graus longe e perto na lente, não deixando tão harmônico esteticamente
  • Quem geralmente utiliza esta lente precisa movimentar bastante o objeto para conseguir dar foco na visão
  • Como as lentes são uma divisória aparente de certo grau para outro (perto e longe), você pode ter mais dificuldade na adaptação do seu óculos.
lentes bifocais e lentes multifocais
Exemplo de lente bifocal

As lentes bifocais, de modo geral, possuem uma tecnologia em sua produção um pouco atrasada, porém elas também ajudam a no tratamento da sua visão.

No entanto, costumamos indicar como melhor opção para o tratamento da presbiopia a lente multifocal, pois, ela combina estética para os óculos e uma maior facilidade na adaptação ao paciente.

Agora mostraremos características das lentes multifocais, para você entender como ela age tratando seu problema de visão. Veja então!

Lentes multifocais

Características de uma lente multifocal:

  • Produzida com alta tecnologia
  • Dispõem em uma única lente múltiplos focos para corrigir e tratar presbiopia ou vista cansada
  • Em sua lente contém três campos de visão. São eles: visão de perto, visão intermediária e visão de longe
  • Sua transição de grau é muito gradual, tornando fácil a adaptação e percepção de distância do paciente
  • Não afeta a estética dos óculos, equilibra de forma harmônica, deixando imperceptível a transição do grau
  • As lentes multifocais são conhecidas também por lentes progressivas, devido a sua capacidade tecnológica de transição de um grau para outro, facilitando no tratamento da presbiopia
  • Com o uso da tecnologia é possível personalizar o grau da sua lente, criando um óculos totalmente personalizado de acordo com o dia a dia do paciente, seja com um grau maior para perto ou para longe e mais assertivo no tratamento da presbiopia
lentes bifocais e lentes multifocais
Exemplo de lente progressiva ou lente multifocal: a mudança de um grau para o outro acontece de forma suave

As lentes multifocais personalizadas são feitas de forma de acordo com a necessidade do paciente no seu dia a dia. Ou seja, se a pessoa passa boa parte do seu tempo fazendo tarefas que precise mais do uso da visão de perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente, você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também. E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

O que são lentes Monofocais?

São lentes com apenas um único foco, perto ou longe. Diferente das lentes que corrigem a presbiopia, as lentes monofocais tratam apenas problemas de visão com um único foco. 

Muitas pessoas que não se acostumam com as lentes multifocais, normalmente utilizam as lentes monofocais. Ou seja, corrigindo a presbiopia para longe e/ou para perto.

Este tipo de lente é indicado para pessoas com problemas de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Lentes bifocais ou lentes multifocais: qual escolher?

Por trazer em sua produção uma tecnologia mais atual as lentes multifocais acabam sendo uma melhor opção em comparação as lentes bifocais.  

As lentes multifocais também oferecem uma melhor estética e uma transição de grau mais suave, garantindo uma melhor adaptação ao paciente.

lentes bifocais e lentes multifocais
Lentes bifocais ou lentes multifocais: qual é melhor?

 

Contudo, sempre recomendamos que você busque um oftalmologista de confiança. É ele que irá diagnosticar e indicar a melhor opção para o seu estado de presbiopia.

Com um diagnóstico de um oftalmologista, é possível identificar e produzir lentes adequadas para o seu estágio de presbiopia.

Você poderá personalizar suas lentes para que ela se adapte a sua rotina. Caso você precise forçar constantemente a vista lendo telas digitais ou dirigindo por exemplo.

É importante lembrar também que caso você sinta algum tipo de desconforto durante a utilização dos seus óculos, sejam eles com lentes bifocais, multifocais ou até mesmo monofocais.

Recomendamos que procure imediatamente o seu oftalmologista de confiança.

Ele irá verificar e corrigir qualquer problema que você venha a ter durante a adaptação dos seus óculos.

Veja aqui quanto tempo leva pra acostumar com óculos novos

Agora você já conhece as lentes bifocais e multifocais, está pronto para escolher a sua! Lembre-se sempre de pedir ajuda de seu oftalmologista.

Leve sempre em consideração seu conforto visual e garantia da saúde dos seus olhos!

Ficou alguma outra dúvida que não esclarecemos neste post? Deixe aqui nos comentários que responderemos pra você!

Compartilhe também com aquele amigo de 40 a 50 anos, que está com sintomas da presbiopia! Esse post vai mudar a vida dele!

lentes bifocais e lentes multifocais

Lentes bifocais e lentes multifocais: qual é melhor?
Média 5 de 1 votos



Comentários

    1. Oi, Cristiane! Tudo bem?

      Com tanta opção no mercado, realmente fica difícil decidir qual a melhor opção pra gente, não é mesmo?
      Se você escolher ter dois óculos, talvez possa sofrer o incômodo de tirar e por para todas as tarefas que for realizar. Por exemplo, para leitura (visão de perto), você usa um óculos e para visão a longa distância, outro. Isso acaba sendo um grande desconforto, por isso muitas vezes as pessoas escolhem as lentes multifocais.
      Essas lentes multifocais corrigem em uma única lente os múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe), assim você não precisar tirar o por o óculos toda hora.
      Aqui na Lenscope temos a nossa Lente Progress que são feitas de forma individualizada de acordo com seu estilo de vida.

      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho padrão, não levando em conta qual desses campos você mais utiliza no seu dia.

      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes) 🙂

      A Lenscope Progress atende até até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição e o preço sai a partir de R$ 737.

      Nossas lentes contam com o tratamento Quartz (antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada hidrorrepelente e camada hiporrepelente) já incluso no valor.

      Uma lente multifocal personalizada costuma ter preços muito elevados no mercado e o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.

      Vou deixar o link para você conferir sobre nossas lentes Lenscope Progress: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      E se você tem acima de 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição (grau mais alto), nós temos um projeto piloto das lentes progressivas mais finas do mundo, pode mandar o e-mail com sua receita para ajuda@lenscope.com.br

      Sempre que você precisar, pode contar com a gente! 😀

    1. Olá, Paulo!

      A presbiopia acontece naturalmente conforme vamos envelhecendo, por isso é classificado como um problema de visão que costuma atingir as pessoas na faixa etária dos 40 e 50 anos.
      A presbiopia está relacionada com o envelhecimento natural do nosso cristalino que é uma estrutura muscular elástica responsável por dar foco as imagens capturadas por nossa retina e, com tempo, acontece a perda desta elasticidade do músculo ao se comprimir, criando a dificuldade de focar (que é o desgaste natural da nossa visão).

  1. Estou usando lentes multifocal faz pouco tempo e estou tendo dificuldade na tá enxergar na linha intermediária, é. Normal ??? Leva um tempo pra se acostumar? Obrigada

    1. Olá, Cristiane! Tudo bem?

      O período de adaptação com as lentes multifocais levam, normalmente, 7 dias. Se depois desse período ainda sentir dificuldades de enxergar, recomendamos que você procure seu oftalmologista de confiança para que ele confira se está tudo certo com seu óculos 🙂

      Quem usa lentes multifocais deve se atentar na escolha do tamanho da armação. O ideal é que sua armação tenha altura de aro maiores que 30mm (3cm), pois ajudam na transição suave entre os campos de visão para perto, intermediário e para longe.
      Se a armação é menor que essa, muitas vezes a transição pode não ser a mais confortável e por isso prejudica na sua adaptação.

      Qualquer dúvida, conte com a gente 😉

    1. Olá, Mauro! Tudo bom?

      Sim! Aqui na Lenscope, se você já tem sua armação favorita, basta enviar sua receita que fazemos as suas lentes fotocromáticas 🙂
      Para quem tem 4 graus, temos as nossas Lentes Fotocroma (atendemos receitas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo): https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma

      Mais de 4 graus, temos as Lentes Tokai 1.76 Transitions que são as lentes de resina mais fina do mundo: https://lenscope.com.br/lente-tokai-transitions

      Se tiver alguma dúvida, mande um e-mail para nós: ajuda@lenscope.com.br

      Qualquer dúvida, estamos aqui 😀

    1. Oi, Ana Paula!

      Sim, nós enviamos para Brasília também!! 😊

      Na demais regiões do país, você envia sua armação pra gente pelos Correios e nós entregamos seu óculos pronto via SEDEX ou Transportadora. Você escolhe na hora da compra.

      Qualquer dúvida, mande um e-mail para nós: ajuda@lenscope.com.br que vamos te ajudar! 🙂

  2. Bom dia!!
    Tenho um astigmatismo alto (- 4,25 OD / – 4,00 OE) e agora preciso usar uma adição de + 1,25 de AO. Fiz óculos multifocal e estou usando há 04 dias, mas ainda não estou confortável. Todo mundo fala na adaptação, no mexer a cabeça, mas já consigo entender a dinâmica do óculos, só que não enxergo o chão pq quando olho com a visão baixa fica tudo embaçado, por conta do grau para perto, pra ver o chão bem tenho q olhar totalmente pra baixo. Minha dúvida é a seguinte: por eu ter um grau de astigmatismo alto e ver desfocado quando não tem o grau para a correção em algum momento vou conseguir ver o chão com a nitidez q via antes ou será uma questão de escolha, por não ter o grau embaixo na lente não terei nitidez mais ao olhar pra baixo e terei q optar em ter uma visão pra perto e longe juntas melhor, mas não ter a visão do chão?? Grata antecipadamente pela ajuda!! Ahhhh uso óculos desde os 03 anos, esta bem complicado essa falta de nitidez geral que a lente única me dava.

    1. Oi, Rita! Tudo bem?

      Como faz pouco tempo que está usando óculos multifocal, é normal sentir alguns desconfortos como esse que nos contou. Por isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.
      Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais, isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.
      Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.

      Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.
      Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos, pois isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.

      Qualquer dúvida que tiver, conte com a gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.