Lentes bifocais e lentes multifocais: qual é melhor?

lentes bifocais e lentes multifocais
  • por
4.5
(169)

As lentes bifocais e lentes multifocais servem para corrigir quem sofre com presbiopia, também conhecida como vista cansada.

Você já teve problemas para enxergar algo mesmo estando bem próximo? Já se viu aproximando e distanciando um objeto para ter uma visão mais estabilizada? Então você provavelmente sofre de presbiopia, também conhecida por vista cansada.

As lentes bifocais ou multifocais se diferem apenas pela tecnologia utilizada em sua produção. Veja só:

Enquanto a bifocal deixa aparente a divisória de transição do grau de perto para longe, a lente multifocal tem a transição de um grau para o outro de forma progressiva. Por isso, as lentes multifocais também são conhecidas por lentes progressivas, pois fazem a mudança de grau de maneira suave.

Neste post, vamos te mostrar de forma mais detalhada como cada uma destas lentes funcionam e como elas corrigem o seu problema de visão.

Além disso, recomendamos que você consulte um  oftalmologista, para que ele te indique com base em exames a opção de lente necessária para o seu tratamento. Certo? Então continue lendo…

Para que servem as lentes bifocais e lentes multifocais?

O termo presbiopia ou vista cansada como é mais conhecido, afeta pessoas de 40 e 50 anos de idade, e nada mais é do que o desgaste decorrido ao envelhecimento natural do olho humano.

Este problema provoca a a dificuldade em focar em objetos mais próximos. E tudo ocorre, pois, dentro dos nossos olhos temos o cristalino, uma estrutura muscular elástica responsável por dar foco as imagens capturadas por nossa retina, porém, com seu desgaste natural, vem a presbiopia.

Que nada mais é do que a perda da elasticidade do músculo ao se comprimir, criando foco nas imagens recém-capturadas.

lentes bifocais e lentes multifocais

À esquerda, olho normal e cristalino mais rígido. À direita, olho com presbiopia (perda da elasticidade do cristalino)

A presbiopia é uma doença que infelizmente não pode ser evitada, assim como o envelhecimento humano, mas, que têm tratamento. Este tratamento é prático e indolor: uso de óculos de grau.

Para que você entenda de forma mais detalhada a presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento, criamos este post bem completo para te ajudar entender tudo sobre esse problema de visão.

Vale muito a pena dar uma conferida nele também!

Como funcionam as lentes bifocais e multifocais?

As lentes indicadas para o tratamento da presbiopia possuem dois (bifocais) ou múltiplos (multifocais) focos.

E cada tipo de lente, seja ela bifocal ou multifocal, é adaptado com pontos focais no campo de visão de acordo com a necessidade de cada paciente.

Esta distribuição dos pontos focais é o que possibilita que a pessoa possa ver tanto de longe quanto de perto, equilibrando seu nível de presbiopia.

Agora vamos te explicar de forma mais detalhada como funciona a lente bifocal e a multifocal durante este tratamento. Veja só!

Lentes Bifocais

Características de uma lente bifocal:

  • Possui apenas 2 pontos focais: para perto e longe
  • Uma das primeiras versões deste tipo de lente possuindo uma tecnologia mais antiga em sua produção
  • Deixa aparente a distribuição dos graus longe e perto na lente, não deixando tão harmônico esteticamente
  • Quem geralmente utiliza esta lente precisa movimentar bastante o objeto para conseguir dar foco na visão
  • Como as lentes são uma divisória aparente de certo grau para outro (perto e longe), você pode ter mais dificuldade na adaptação do seu óculos.
lentes bifocais e lentes multifocais

Exemplo de lente bifocal

As lentes bifocais, de modo geral, possuem uma tecnologia em sua produção um pouco atrasada, porém elas também ajudam a no tratamento da sua visão.

No entanto, costumamos indicar como melhor opção para o tratamento da presbiopia a lente multifocal, pois, ela combina estética para os óculos e uma maior facilidade na adaptação ao paciente.

Agora mostraremos características das lentes multifocais, para você entender como ela age tratando seu problema de visão. Veja então!

Lentes multifocais

Características de uma lente multifocal:

  • Produzida com alta tecnologia
  • Dispõem em uma única lente múltiplos focos para corrigir e tratar presbiopia ou vista cansada
  • Em sua lente contém três campos de visão. São eles: visão de perto, visão intermediária e visão de longe
  • Sua transição de grau é muito gradual, tornando fácil a adaptação e percepção de distância do paciente
  • Não afeta a estética dos óculos, equilibra de forma harmônica, deixando imperceptível a transição do grau
  • As lentes multifocais são conhecidas também por lentes progressivas, devido a sua capacidade tecnológica de transição de um grau para outro, facilitando no tratamento da presbiopia
  • Com o uso da tecnologia é possível personalizar o grau da sua lente, criando um óculos totalmente personalizado de acordo com o dia a dia do paciente, seja com um grau maior para perto ou para longe e mais assertivo no tratamento da presbiopia
lentes bifocais e lentes multifocais

Exemplo de lente progressiva ou lente multifocal: a mudança de um grau para o outro acontece de forma suave

As lentes multifocais personalizadas são feitas de forma de acordo com a necessidade do paciente no seu dia a dia. Ou seja, se a pessoa passa boa parte do seu tempo fazendo tarefas que precise mais do uso da visão de perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente, você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também. E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

O que são lentes Monofocais?

São lentes com apenas um único foco, perto ou longe. Diferente das lentes que corrigem a presbiopia, as lentes monofocais tratam apenas problemas de visão com um único foco. 

Muitas pessoas que não se acostumam com as lentes multifocais, normalmente utilizam as lentes monofocais. Ou seja, corrigindo a presbiopia para longe e/ou para perto.

Este tipo de lente é indicado para pessoas com problemas de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Lentes bifocais ou lentes multifocais: qual escolher?

Por trazer em sua produção uma tecnologia mais atual as lentes multifocais acabam sendo uma melhor opção em comparação as lentes bifocais.  

As lentes multifocais também oferecem uma melhor estética e uma transição de grau mais suave, garantindo uma melhor adaptação ao paciente.

lentes bifocais e lentes multifocais

Lentes bifocais ou lentes multifocais: qual é melhor?

 

Contudo, sempre recomendamos que você busque um oftalmologista de confiança. É ele que irá diagnosticar e indicar a melhor opção para o seu estado de presbiopia.

Com um diagnóstico de um oftalmologista, é possível identificar e produzir lentes adequadas para o seu estágio de presbiopia.

Você poderá personalizar suas lentes para que ela se adapte a sua rotina. Caso você precise forçar constantemente a vista lendo telas digitais ou dirigindo por exemplo.

É importante lembrar também que caso você sinta algum tipo de desconforto durante a utilização dos seus óculos, sejam eles com lentes bifocais, multifocais ou até mesmo monofocais.

Recomendamos que procure imediatamente o seu oftalmologista de confiança.

Ele irá verificar e corrigir qualquer problema que você venha a ter durante a adaptação dos seus óculos.

Veja aqui quanto tempo leva pra acostumar com óculos novos

Agora você já conhece as lentes bifocais e multifocais, está pronto para escolher a sua! Lembre-se sempre de pedir ajuda de seu oftalmologista.

Leve sempre em consideração seu conforto visual e garantia da saúde dos seus olhos!

Ficou alguma outra dúvida que não esclarecemos neste post? Deixe aqui nos comentários que responderemos pra você!

Compartilhe também com aquele amigo de 40 a 50 anos, que está com sintomas da presbiopia! Esse post vai mudar a vida dele!

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 169

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...