presbiopia

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

Este post foi atualizado em 16 dezembro, 2020

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é um processo que acontece naturalmente com o envelhecimento do olho. Esse é um problema comum que aparece em pessoas mais velhas, e começa normalmente a partir dos 40 anos.

Entre os principais sintomas da presbiopia está a falta de foco de objetos próximos. Ou seja, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura.

Por isso, a presbiopia também é conhecida como síndrome do braço curto.

O que é presbiopia?

A presbiopia ou vista cansada é um problema de visão que faz parte do nosso processo de envelhecimento natural dos olhos e atinge a maioria da população. Os primeiros sintomas começam a surgir a partir dos 40 anos.

A presbiopia acontece devido ao desgaste natural dos nosso olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Com isso, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. 

presbiopua
À esquerda: olho normal, com o cristalino firme. À direta: olho com presbiopia, com o cristalino mais elástico

 

Sabe quando uma pessoa pega algum objeto e o afasta para poder enxergar melhor? Então, isso é presbiopia ou vista cansada.

No entanto, trata-se de um problema de visão bem comum. Dessa forma, com uma visita ao oftalmologista, a presbiopia ou vista cansada pode ser facilmente diagnosticada, então, tratada.

Normalmente o mais recomendado para o tratamento da presbiopia é o uso de óculos de grau com lentes multifocais ou progressivas. Vamos falar sobre elas ainda neste artigo.

Sintomas de presbiopia

Se você precisa segurar um livro ou o seu smartphone mais longe, para poder enxergar melhor, fique sabendo que esse é um sintoma bem característico da presbiopia e também é conhecido por síndrome dos braços curtos.

Além desse, outros sintomas que indicam o problema são:

  • Precisar de muita luz para enxergar de perto
  • Dores de cabeça
  • Vista Cansada ou Fadiga Ocular
  • Visão borrada para ler em distância normal
  • Dificuldade para enxergar letras muito pequenas
presbiopia
Principais sintomas de presbiopia ou vista cansada

Causas da presbiopia

Diferente do astigmatismo, da miopia e da hipermetropia, que são problemas de visão relacionados a forma do nosso globo ocular, a presbiopia é um processo de envelhecimento natural dos nossos olhos. Ou seja, não tem como evitar.

É simplesmente a perda de elasticidade do nosso cristalino e quando isso acontece, a capacidade de focar em objetos de perto diminui.

Essa perda de elasticidade acontece pelo desgaste dos nossos olhos, naturalmente, com o tempo e a idade, por isso a presbiopia geralmente surge a partir dos 40 anos.

Quando buscar ajuda médica?

É necessário buscar ajuda médica a partir do momento que você sentir maior dificuldade para enxergar objetos de perto.
Portanto, não hesite em procurar ajuda médica, pois quanto antes iniciar o tratamento, melhor para você, tá bom?

Diagnóstico

O diagnóstico da presbiopia ou vista cansada é feito somente por um médico especialista. Assim, ele pode realizar diversos testes de visão específicos.

Dentre os mais comuns estão o teste de acuidade visual, verificação das condições de saúde dos músculos oculares e da retina, além de avaliar a habilidade do olho em adaptar-se às mudanças de foco da visão.

Após os testes serem realizados, a sua receita de óculos pode mostrar se você tem ou não presbiopia. 

Para saber, basta olhar a sua receita e ver se tem algum campo preenchido pelo sinal de adição (+). A presença deste sinal indica que você tem presbiopia.

Na receita, o campo de adição preenchido vai indicar também quantos graus a mais você precisa para poder enxergar melhor de perto.

Aliás, outra coisa que o campo de adição indica quando está preenchido é que você precisa de lentes multifocais para tratar o problema.

Outro detalhe importante é que no campo de adição da sua receita, junto ao sinal que indica presbiopia, pode estar escrito um número. Este número indica a quantidade de graus que vai ser preciso somar ao seu grau já existente de miopia ou hipermetropia.

Desta forma, uma única lente pode corrigir todos os problemas que você tiver: miopia, hipermetropia e presbiopia. 

Tratamento para presbiopia

Normalmente, quando a pessoa percebe que está com a vista cansada ou presbiopia, ela recorre ao método mais rápido: comprar óculos de grau baratinho, aqueles óculos de leitura.

Mas você sabia que comprar um óculos desses pode trazer uma série de problemas para os seus olhos? 

Veja aqui porque não é bom comprar óculos de leitura baratinho

E, olha, precisamos te dizer que o barato pode sair caro!

Essa escolha pode causar sérios danos a visão porque para qualquer compra de óculos de grau é necessário a prescrição médica. Se tiver qualquer problema no seu óculos de grau, isso pode piorar ainda mais o problema de visão.

Para manter a saúde dos seus olhos, os tratamentos mais comuns para corrigir a presbiopia são:

  • Cirurgias
  • Lentes de contato multifocal
  • Óculos multifocais ou também conhecidas por lentes progressivas

Cirurgia para presbiopia

A cirurgia é um procedimento feito a laser. Varia de acordo com o caso de cada paciente e da sua prescrição médica. Ou seja, esse procedimento, que costuma ser rápido e preciso, não é igual pra todo mundo.

As opções de cirurgia são:

  • LASIK
  • PRK
  • Radiofrequência

Saiba como são os procedimentos de cirurgia refrativa e para quais casos são indicadas aqui no nosso artigo.

Lentes de contato

Pra quem possui presbiopia, as lentes de contato tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem muito mais limpeza e cuidados para evitar qualquer infecção no seu olho ou algum problema mais grave.

É por isso que os médicos oftalmologistas recomendam mais o uso de óculos de grau e que você alterne o uso das lentes de contato com o óculos de grau. 

Óculos de grau multifocal para presbiopia

As lentes multifocais também são conhecidas como lentes progressivas.

Essas lentes são diferentes daquelas que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo. Isso acontece porque elas possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.

presbiopia

Para fazer um óculos com lente multifocal a armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não vai ter a transição suave que precisa para os três campos de visão.

O recomendado é que a altura do aro da armação tenha mais de 3cm.

presbiopia
O tamanho da armação ideal para lentes multifocais

 

Aqui você pode saber mais detalhes como é a armação ideal para sua lente multifocal.

E como saber se você tem presbiopia? É simples. Na sua receita deve ter uma informação adicional que é a indicação de adição (ou AD).

PRESBIOPIA
Informação de AD (adição) na receita de óculos

 

Presbiopia tem cura?

O surgimento da presbiopia é inevitável já que envelhecemos, e, portanto, é uma condição natural do nosso corpo. O lado bom é que tem tratamento.

O importante é fazer visitas periódicas ao oftalmologista e assim, com o diagnóstico precoce, é possível identificar o problema para que ele não afete tanto o seu dia a dia.

Os sintomas de presbiopia vão aparecer entre os 40 e 50 anos e que até os 65 anos se estabilize.

E, para corrigir esse problema de visão, é necessário fazer o tratamento mais adequado de acordo com o seu grau.

Complicações

Quando não tratada de forma adequada, a presbiopia pode complicar outras condições, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Além de dificultar a realização de tarefas do dia-a-dia.

Como prevenir a presbiopia

Não existe nenhum tipo de hábito ou atitude capaz de evitar ou retardar o enrijecimento do cristalino, segundo o médico Sérgio Felberg, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, publicado na revista Saúde.

Até existem alguns exercícios que ajudam a acalmar os olhos cansados, mas eles não revertem a presbiopia.

O ideal é fazer as consultas periódicas ao seu oftalmologista. Isso porque quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápida vai ser a correção do seu problema.

Já que é um problema natural do envelhecimento do cristalino, provavelmente ninguém vai escapar da presbiopia depois dos 40 anos. Isso é fato!

O que resta então é fazer melhor escolha de tratamento para corrigir a sua presbiopia ou vista cansada.

Conta pra gente: você já teve ou tem alguns desses sintomas? É só deixar nos comentários. 

presbiopia

Fontes:  American Academy of Ophthalmology

WebMD

American Academy of Ophthalmology

 



Comentários

  1. Bom Dia

    Semana passada me consultei com o oftalmologista e fui diagnósticado com presbiopia apesar de ter 38 anos. Ele me receitou óculos multifocal e hoje já o estarei buscando.

    Excelente artigo!

    1. Olá, Luciano! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário 😊 Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar! 🥰
      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para nós em ajuda@lenscope.com.br
      Assim podemos te ajudar com dicas exclusivas para sua lente multifocal 😊

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui! 💙

    1. Oi, Elizabeth! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Quem pode te ajudar sobre a cirurgia a laser é o médico da área 🙂 Converse com ele para que possa entender todo seu histórico e passar as melhores orientações ao seu caso 🙂

      Sempre que precisar, estamos aqui 😀

  2. Ola tenho sensação de dor no fundo do olho e fica muito vermelho e arde como se tivesse secos tenho problema pra enxergar de perto fico sem foco a distância as vezes quando me abaixo da sensação que meu olhos vai cair meu oftalmologista passou multifocal com adicao pra perto de grau 1.50 mas na otica fala que se eu quizer posso usar lentes simples agora não sei oque fazer qual devo usar

    1. Olá, Jane! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Em relação aos desconfortos que está sentindo, quem pode ajudar com as melhores orientações sobre isso é o médico profissional da área 🙂

      As lentes multifocais, também chamadas de lentes progressivas, podem ser uma ótima opção para você. Elas recebem esse nome porque, em uma única lente, é possível proporcionar uma visão nítida para múltiplas distâncias focais: visão de perto, intermediária e visão de longe. Dessa forma, você tem mais conforto para enxergar em diferentes distâncias sem precisar tirar e pôr seu óculos.

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida 🙂 Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias. Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.

      Esse é o link para conhecer nossas lentes multifocais personalizadas para seu estilo de vida: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Se preferir, você pode enviar uma foto da sua receita de óculos para te ajudarmos 🙂 Mande para ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato! Até mais! 😊

    1. Olá, Marilia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário 🙂

      Converse com seu médico para que ele possa te orientar o que é melhor a se fazer. A adaptação com lentes multifocais podem levar de 7 a 14 dias, podendo se estender para mais devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe. Mas não deixe de passar no seu médico para que ele possa passar a melhor opção para você 🙂
      Não deixe de fazer o acompanhamento com o médico, tá? 🙂 Sempre que precisar, conte com a gente 🙂

    1. Oi, Claudia! Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      Para o seu caso, o ideal é que você procure a ajuda do médico oftalmo para o esclarecimento da sua dúvida. Isso porque ele pode te ajudar com maior propriedade sobre assunto 🙂

  3. Tenho Miopia e presbiopia e sempre utilizei lentes para corrigir a miopia, como devo comprar a lente de contato? qual grau eu coloco do receituário o grau para longe? com a conversão ou o grau da adição?

    1. Olá, Klever! Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso conteúdo e deixar o seu comentário 🙂

      Nesse caso, o que nós recomendamos é que antes de comprar, você tenha a receita da lente de contato em mãos, pois receita de óculos e receita de lente de contato são diferentes e só o oftalmo pode fazer a prescrição para você.
      Na Lenscope, nós só oferecemos lentes de óculos. Não temos lente de contato.

      Caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente! 😊

  4. Fui diagnosticado com presbiopia. Não tenho miopia, astigmatismo ou hipermetropia, somente vista cansada. Foi-me receitado óculos somente para perto, porém eu não gostaria de passar pelo desconforto de ficar tirando e colocando os óculos toda hora. Lentes multifocais seriam indicadas para o meu caso então? Quem decide isso é o Oftalmologista ou eu posso pedir para ele que me receite lentes multifocais?

    1. Olá, Alessandro! Tudo bem?

      Se a sua receita está “para perto”, “adição ou “ADD” preenchido, você precisa corrigir com lentes multifocais. Quem escolhe é o próprio usuário que vai do que é mais confortável para ele. Aqui na Lenscope, nós recomendamos sempre a escolha por lentes multifocais para não de passar pelo desconforto de ficar tirando e colocando os óculos toda hora. 🙂
      Dessa forma, a transição de grau acontece de forma mais suave nos campos perto, intermediário e longe.
      Existem dois tipos de lentes multifocais: as multifocais convencionais ou multifocais personalizadas.
      As lentes multifocais convencionais costumam tem os três campos de visão padronizados em sua montagem, enquanto que as personalizadas tem os campos de visão são desenhados de acordo com o seu estilo de vida, dessa forma, a facilitando a adaptação. Essa personalização funciona da seguinte maneira, se você usa mais o campo de perto, ele terá mais espaço na sua lente, mas ainda sim o campo intermediário e longe vão existir, mas reduzidos, ou seja, tornando uma lente exclusivamente sua 😊
      Para saber o campo de visão ideal é feito um questionário que através das respostas sua lente é desenhada para o seu dia a dia.

      Ao pesquisar esse tipo de lente personalizada, você vai notar que elas têm um custo muito elevado no mercado, justamente porque possuem essa característica de ser única e exclusivamente sua. Normalmente, essas lentes também já acompanham o melhor tratamento antirreflexo, o que eleva ainda mais o preço.
      Aqui a Lenscope, nós também disponibilizamos as lentes multifocais personalizadas por um preço mais acessível, pois entendemos que qualidade e conforto devem estar alinhados com o preço.
      Nós atendemos até 4 graus de miopia, ou hipermetropia ou astigmatismo com até 3 graus de adição. Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes) 🙂

      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.

      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Se tiver alguma dúvida, você pode mandar sua receita para o nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😀

  5. Nunca precisei usar óculos, mas assim que completei 40 anos, não teve jeito, presbiopia….. Mas hj uso óculos e tá tudo certo… Lembrando que minha dificuldade é só pra ler de perto.

    1. Oi, Milton!

      A presbiopia é muito comum a partir dos 40 anos e praticamente todos podem desenvolver (o que é normal). 😊
      Continue mantendo a sua saúde dos olhos em dia! E sempre que precisar, pode contar com a gente! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest