presbiopia

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é um processo que acontece naturalmente com o envelhecimento do olho. Esse é um problema comum que aparece em pessoas mais velhas, e começa normalmente a partir dos 40 anos.

Entre os principais sintomas da presbiopia está a falta de foco de objetos próximos. Ou seja, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura.

Por isso, a presbiopia também é conhecida como síndrome do braço curto.

O que é presbiopia?

A presbiopia ou vista cansada é um problema de visão que faz parte do nosso processo de envelhecimento natural dos olhos e atinge a maioria da população. Os primeiros sintomas começam a surgir a partir dos 40 anos.

A presbiopia acontece devido ao desgaste natural dos nosso olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Com isso, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. 

presbiopua
À esquerda: olho normal, com o cristalino firme. À direta: olho com presbiopia, com o cristalino mais elástico

 

Sabe quando uma pessoa pega algum objeto e o afasta para poder enxergar melhor? Então, isso é presbiopia ou vista cansada.

Mas, fique tranquilo. Por ser um problema de visão bem comum, com uma visita ao oftalmologista, a presbiopia ou vista cansada pode ser facilmente diagnosticada e depois tratada.

Normalmente o mais recomendado para o tratamento da presbiopia é o uso de óculos de grau com lentes multifocais ou progressivas. Vamos falar sobre elas ainda neste artigo.

Sintomas de presbiopia

Se você precisa segurar um livro ou o seu smartphone mais longe, para poder enxergar melhor, fique sabendo que esse é um sintoma bem característico da presbiopia e também é conhecido por síndrome dos braços curtos.

Além desse, outros sintomas que indicam o problema são:

  • Precisar de muita luz para enxergar de perto
  • Dores de cabeça
  • Vista Cansada ou Fadiga Ocular
  • Visão borrada para ler em distância normal
  • Dificuldade para enxergar letras muito pequenas
presbiopia
Principais sintomas de presbiopia ou vista cansada

Causas da presbiopia

Diferente do astigmatismo, da miopia e da hipermetropia, que são problemas de visão relacionados a forma do nosso globo ocular, a presbiopia é um processo de envelhecimento natural dos nossos olhos. Ou seja, não tem como evitar.

É simplesmente a perda de elasticidade do nosso cristalino e quando isso acontece, a capacidade de focar em objetos de perto diminui.

Essa perda de elasticidade acontece pelo desgaste dos nossos olhos, naturalmente, com o tempo e a idade, por isso a presbiopia geralmente surge a partir dos 40 anos.

Tratamento para presbiopia

Normalmente, quando a pessoa percebe que está com a vista cansada ou presbiopia, ela recorre ao método mais rápido: comprar óculos de grau baratinho, aqueles óculos de leitura.

Mas você sabia que comprar um óculos desses pode trazer uma série de problemas para os seus olhos? 

Veja aqui porque não é bom comprar óculos de leitura baratinho

E, olha, precisamos te dizer que o barato pode sair caro!

Essa escolha pode causar sérios danos a visão porque para qualquer compra de óculos de grau é necessário a prescrição médica. Se tiver qualquer problema no seu óculos de grau, isso pode piorar ainda mais o problema de visão.

Para manter a saúde dos seus olhos, os tratamentos mais comuns para corrigir a presbiopia são:

  • Cirurgias
  • Lentes de contato multifocal
  • Óculos multifocais ou também conhecidas por lentes progressivas

Cirurgia para presbiopia

A cirurgia é um procedimento feito a laser que varia de acordo com o caso de cada paciente e da sua prescrição médica. Ou seja, esse procedimento, que costuma ser rápido e preciso, não é igual pra todo mundo.

As opções de cirurgia são:

  • LASIK
  • PRK
  • Radiofrequência

Saiba como são os procedimentos de cirurgia refrativa e para quais casos são indicadas aqui no nosso artigo.

Lentes de contato

Pra quem possui presbiopia, as lentes de contato tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem muito mais limpeza e cuidados para evitar qualquer infecção no seu olho ou algum problema mais grave.

É por isso que os médicos oftalmologistas recomendam mais o uso de óculos de grau e que você alterne o uso das lentes de contato com o óculos de grau. 

Óculos de grau multifocal para presbiopia

As lentes multifocais também são conhecidas como lentes progressivas.

Essas lentes são diferentes daquelas que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo, porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.

presbiopia

Para fazer um óculos com lente multifocal a armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não vai ter a transição suave que precisa para os três campos de visão.

Aqui você pode saber mais detalhes como é a armação ideal para sua lente multifocal.

E como saber se você tem presbiopia? É simples. Na sua receita deve ter uma informação adicional que é a indicação de adição (ou AD).

PRESBIOPIA
Informação de AD (adição) na receita de óculos

 

Presbiopia tem cura?

O surgimento da presbiopia é inevitável já que envelhecemos, e, portanto, é uma condição natural do nosso corpo. O lado bom é que tem tratamento.

O importante é fazer visitas periódicas ao oftalmologista e assim, com o diagnóstico precoce, é possível identificar o problema para que ele não afete tanto o seu dia a dia.

Os sintomas de presbiopia vão aparecer entre os 40 e 50 anos e que até os 65 anos se estabilize.

E, para corrigir esse problema de visão, é necessário fazer o tratamento mais adequado de acordo com o seu grau.

Como prevenir a presbiopia

Segundo matéria publicada na revista Saúde, para o médico Sérgio Felberg, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, não existe nenhum tipo de hábito ou atitude capaz de evitar ou retardar o enrijecimento do cristalino.

Até existem alguns exercícios que ajudam a acalmar os olhos cansados, mas eles não revertem a presbiopia.

O ideal é fazer as consultas periódicas ao seu oftalmologista, porque quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápida vai ser a correção do seu problema.

Já que é um problema natural do envelhecimento do cristalino, provavelmente ninguém vai escapar da presbiopia depois dos 40 anos. Isso é fato!

O que resta então é fazer melhor escolha de tratamento para corrigir a sua presbiopia ou vista cansada.

Conta pra gente: você já teve ou tem alguns desses sintomas?

Comente aqui no Blog da Lenscope. 

presbiopia

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento
Deixe sua avaliação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest