quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

Você já se perguntou quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo? Para quem usa óculos, esse acaba sendo um dos principais incômodos. Isso porque mesmo fazendo óculos de acordo com a receita prescrita pelo oftalmologista, eles não parecem ter o grau correto logo no primeiro dia.

Mas, você sabe por que isso acontece? Entenda melhor o que influencia nessa adaptação, quais os sintomas comuns e por quanto tempo é normal senti-los.

Por que leva um tempo pra você se acostumar com o óculos novo?

É muito frustrante buscar o óculos novo e não enxergar corretamente, não é mesmo? Sem dúvida você já se perguntou por que isso acontece.

A explicação mais simples é que seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar. Isso acontece porque as lentes do seu óculos auxiliam na nitidez dos objetos. Dessa forma, a espessura, os tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo.

Um bom exemplo são as pessoas que nunca usaram óculos e, quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto. Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.

O mesmo acontece com as pessoas que possuem alta miopia e fazem óculos com lentes de baixo índice de refração. Essas lentes podem causar distorções nas bordas do óculos, fazendo com que você sinta algum desconforto enxergando com seu óculos novo.

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo.

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo?

Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura.

Então, se você apresenta um desses sintomas ao usar o óculos novo, quer dizer que você está dentro do período de adaptação.

Mas se esses sintomas estiverem presentes antes ou depois desse período, o mais indicado é que você vá até seu oftalmo. Fazendo a consulta, ele pode conferir se está tudo certo com o seu grau ou com o seu óculos.

Veja a seguir quanto tempo leva para você se acostumar com óculos novo.

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

Os sintomas incômodos durante a adaptação com óculos novo devem durar por até 7 dias. Isso porque eles são gerados pela mudança brusca na visão e, durante esse prazo, devem ir diminuindo até acabarem. Caso o enjoo e a tontura não passem, é necessário procurar um médico oftalmologista.

Uma dica para saber se o seu óculos está correto logo no começo é reparar se você consegue enxergar nitidamente olhando de algum ângulo, ao mexer o seu rosto. Se isso acontecer, basta esperar pelo processo de adaptação.

Mas se você ainda não se adaptou, pode ter acontecido um erro na medição ou fabricação de suas lentes de acordo com a DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz).

Para a adaptação 100% e total dos novos óculos, você vai precisar de até 2 semanas.

Após os 7 primeiros dias, o normal é que você já consiga enxergar e não sinta mais nenhum sintoma. Depois desse período, o ideal é que você já tenha se acostumado com o seu óculos. Você vai notar que ele já faz parte do seu dia-a-dia, chegando até esquecer que está usando eles.

Saiba o que fazer para se acostumar com óculos novo

Agora você já sabe o período que leva para se acostumar com óculos novo e que alguns sintomas são normais. Que tal saber como tornar a adaptação com o óculos bem mais fácil? Confira o artigo sobre o que você precisa fazer para se acostumar com o óculos novo.

E já sabe, se os sintomas persistirem, procure pelo seu oftalmologista de confiança!

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?
Média 4.2 de 5 votos



Comentários

  1. Peguei meu primeiro óculos hoje,é muito estranho . Meu óculos é unifical, eu achei estranho pois quando eu aproximo alguma coisa a 15 cm do meu rosto minha visão embaça, isso é? Falta eu me acostumar ?

    1. Olá, Cleberson tudo bom?
      É bem comum estranhar o óculos novo nos primeiros dias, principalmente se o grau mudou bastante nesse meio tempo, ou se você escolheu um tipo de lente que nunca havia usado antes. Caso esse sintoma continua após os 7 primeiros dias de uso contínuo, o mais indicado é que você leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo. Mas é importante tentar usar o novo óculos o dia todo e evitar ficar alternando o uso com o óculos antigo.
      Qualquer dúvida, é só falar com a gente!

  2. Oi comecei a usar o óculo no fds hj faz 5 dias desde d terca se eu aproximar o Cel ou ler algo na altura do estômago fica embaçado eh normal?nunca tinha usado óculos o grau dele eh um pouco forte

    1. Olá, Edilaine tudo bom?
      Se o seu grau aumentou muito comparado com o seu óculos anterior ou se você mudou a lente do óculos para outro material ou índice de refração, é normal levar um período de tempo maior para se acostumar com o óculos novo. Mas é sempre bom levar o óculos para seu médico oftalmo conferir se está tudo certo.
      Hoje você já está se sentindo melhor com ele?

  3. Boa noite peguei meus óculos hj estou vendo bem nitido só que quando tiro do rosto o nervo dos meus olhos doem isso é normal?
    E o chão parece estar mais perto do rosto.
    Será normal .?
    Obrigada

    1. Olá, Marcia tudo bom?
      É normal estranhar o uso do óculos e sentir esses sintomas que você descreveu nos primeiros dias. Então fique tranquila e tente usar o óculos o dia todo desde a hora que você acordar até dormir. Caso você tenha um óculos antigo, evite ficar trocando de óculos ao longo do dia. Caso esses sintomas persistem depois de 1 semana, nesse caso o mais indicado é levar o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o grau e com as medidas de DNP e eixo 🙂
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  4. Olá, eu tenho um óculos há 1 dia, ele parece estar com o grau errado, a não ser que eu “force” a vista ele não funciona, se eu focar eu enxergo com nitidez mas se eu “relaxar” a visão fica super embaçado e eu não consigo enxergar nada… Isso só de perto, de longe fica só um pouco embaçado, eu estranhei muito isso porque acho que não era pra ficar tão embaçado assim, é a primeira vez que eu uso óculos. É normal?

    1. Olá, Nicoly tudo bom?
      Já levou seu óculos novo para seu médico oftalmo conferir? Pode ser que o grau esteja um pouco errado ou mesmo as medidas da DNP e eixo. Nesse caso, só o médico oftalmo pode conferir pra você! 🙂

    1. Olá, Luiz tudo bom?
      Estranhar o uso do óculos assim pode ser normal logo na primeira semana de uso. No entanto, caso você ainda tenha essa sensação depois desse período, procure levar seu óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos. 🙂
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  5. Olá
    Troquei o meu óculos já tem quase um mês.
    Sinto tontura e enjôo… Fiz dois exames e em um diminuiu o grau e no outro aumentou o grau com relação ao o óculos que estava usando. Esta complicado pq dependendo do óculos para tudo…

    1. Olá, Dani tudo bom?
      Sentir tontura e enjoo depois de um 1 mês usando o óculos novo durante o dia todo não é normal. O mais indicado é que você leve o óculos para seu oftalmo conferir se o grau e as medidas desse óculos está batendo com o grau que você precisa agora e com as suas medidas de DNP e eixo. Nesses casos, só ele pode te orientar melhor.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest