Luteína: conheça o protetor dos olhos

luteína
4.1
(9)

Luteína é um nutriente da família dos carotenóides encontrado em diversos vegetais, principalmente os de cor verde, como espinafre, couve e brócolis. Além de ser fundamental para a saúde das plantas, a luteína também proporciona benefícios à nossa saúde, sobretudo à saúde ocular. Não é à toa que esse carotenoide é conhecido como “vitamina dos olhos”.

Mas, como a luteína atua em nossos olhos e como incluir esse nutriente em sua alimentação? Continue lendo para saber as respostas dessas e de outras perguntas!

Luteína: o que é

A luteína é um fitonutriente classificado como carotenóide, relacionado ao betacaroteno e ao licopeno. Esse tipo de vitamina nada mais é do que o elemento responsável pela coloração vibrante dos vegetais e das plantas.  Embora seja primariamente um pigmento amarelo, a luteína também pode aparecer em laranja ou vermelho quando em alta concentração. 

Além disso, a luteína é um dos dois principais carotenóides encontrados como um pigmento de cor no olho humano. Por isso, ela funciona como um filtro de luz, protegendo os tecidos oculares contra a luz solar.

Luteína é seguro?

Além da ingestão por meio de alimentos, em alguns casos também é possível fazer uma suplementação de luteína. No entanto, apesar dos benefícios à saúde, consumir a luteína isolada em altas doses pode causar alguns efeitos colaterais.

Por isso, médicos recomendam não ultrapassar a dose de 20 mg por dia. Esse é considerado o consumo mais seguro da vitamina em adultos. Mas, ainda não existem evidências que determinem qual seria a dosagem segura de suplemento de luteína para crianças. Entretanto, assim como outros medicamentos e suplementos, também não temos informações sobre a suplementação de luteína em gestantes ou lactantes. 

Embora não seja uma reação grave, superdosagens de luteína não são recomendadas, porque podem causar carotenodermia, uma condição que altera a coloração da pele para amarelo-laranja. 

Os benefícios para os olhos

A luteína e a zeaxantina são os dois carotenóides presentes na mácula, parte central da retina. Basicamente, elas atuam como um filtro para os olhos, porque protegem a retina e outros tecidos oculares dos raios solares. Por isso, além de prevenir doenças como degeneração macular e catarata, pesquisadores acreditam que a luteína também pode melhorar a visão, principalmente à noite.

Estudos sugerem que os suplementos de luteína melhoram a capacidade de detectar contrastes entre cores ou intensidades. Entretanto, a suplementação não é a forma mais adequada de aproveitar os benefícios da vitamina. Porque é a combinação dos carotenóides com outros componentes dos alimentos que ajudam a proteger os olhos. 

Por isso, o recomendado é ingerir luteína através de uma dieta rica em alimentos que contenham o nutriente, por exemplo: plantas e vegetais verdes. Outra dica para ajudar na absorção é fazer refeições combinando verduras com algum óleo vegetal ou alimento com gordura.

Luteína protege contra doenças oculares

Estudos recentes mostram que a luteína previne contra o desenvolvimento de algumas doenças oculares, entre elas a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Além disso, acredita-se que o uso da vitamina também impeça a progressão da doença em estágios mais avançados, evitando uma possível cegueira. 

Outra doença ocular grave que pode ser prevenida com a luteína é a Catarata. Porque um levantamento publicado pela National Library of Medicine mostrou que pessoas que consomem uma dieta baixa em luteína e zeaxantina podem ter maior risco de desenvolver a doença.

Além disso, o consumo de luteína também reduz os sintomas da síndrome do olho seco, doença ocular que diminui a lubrificação natural dos olhos.

Outros benefícios da luteína aos olhos incluem:

  • Suprimir inflamação
  • Defender contra radicais livres e estresse oxidativo
  • Aumentar a nitidez da visão
  • Melhorar a sensibilidade ao contraste visual
  • Proteger o tecido ocular contra danos à luz solar
  • Reduzir a perda celular e a morte relacionada à doença ocular
  • Proteger os olhos contra a luz azul prejudicial
  • Previnir contra a miopia e proteger bebês de pré-termo contra os efeitos da retinopatia da prematuridade.

Luteína diminui riscos de retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular que impacta cerca de um terço das pessoas diabéticas. Uma pesquisa animal conduzida pelo Kresge Eye Institute, em Detroit, mostrou que a luteína e a zeaxantina podem ajudar a reduzir os marcadores de estresse oxidativo que podem levar a danos oculares e perda de visão.

O estudo foi feito com ratos com diabetes induzido e confirmado. Enquanto alguns ratos receberam uma dieta que incluía os suplementos nutricionais, outros receberam o mesmo alimento, mas sem os suplementos. 

Com isso, após 11 meses, o estudo concluiu que suplementos nutricionais contendo luteína e zeaxantina, ácido lipídico, ácidos graxos e ômega-3 foram eficazes na prevenção do desenvolvimento da retinopatia entre ratos diabéticos.

Embora testes em humanos sejam necessários para confirmar a tese levantada pela pesquisa, esses suplementos “poderiam representar uma terapia adjunta alcançável e barata” para inibir a retinopatia diabética em pessoas com diabetes.

A quantidade que precisamos consumir

Embora não exista uma dose recomendada, a ingestão é considerada segura mesmo em maiores quantidades. No entanto, uma pesquisa feita para o grande Estudo de Doenças Oculares Relacionadas à Idade descobriu que 10 mg de luteína e 2 mg de zeaxantina foram eficazes na redução da progressão da degeneração macular avançada. Não foram constatados efeitos adversos, exceto o leve amarelamento da pele.

Além disso, o Conselho de Nutrição Responsável também observou que uma dose diária de até 20 mg de luteína é segura.

Fontes de luteína

Existe uma grande variedade de alimentos que fornecem doses saudáveis de luteína, sendo a maior quantidade encontrada em vegetais verdes. 

Por isso, você pode incluir em sua alimentação alimentos como, por exemplo:

  • Couve
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Alface
  • Salsa
  • Manjericão
  • Alhos
  • Ervilhas
  • Gemas
  • Pimenta vermelha
  • Milho
  • Uva
  • Suco de laranja
  • Abobrinha
  • Abóbora

Suplementação de Luteína

Devido aos benefícios causados à saúde dos olhos, muitas empresas nutricionais adicionaram luteína e zeaxantina aos seus complexos vitamínicos. Outros, inclusive, criaram vitaminas oculares especiais compostas por esses carotenóides.

No entanto, ainda não se sabe qual seria a dose de luteína necessária para garantir a proteção adequada dos olhos e da visão. Além disso, também não temos comprovações sobre a eficácia dos suplementos em relação à ingestão de carotenóides através de alimentos.

Portanto, se você optar pela suplementação de luteína, certifique-se sobre a qualidade do produto e credibilidade do laboratório. Lembre-se também que tomar suplementos não substitui uma alimentação saudável e que cada pessoa reage de uma maneira. 

O ideal é consultar seu médico oftalmologista para falar sobre o assunto.

Outros nutrientes benéficos para os olhos

Além da luteína, existe uma série de nutrientes que melhoram a saúde dos seus olhos. São eles:

  • Vitamina A – A vitamina A mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a visão em baixa luz. Isso porque a vitamina possui uma proteína chamada rodopsina. 
  • Vitamina C – A vitamina C é um antioxidante que ajuda a regenerar outros antioxidantes dentro do seu corpo, incluindo vitamina E. Ela combate radicais livres e apoia a integridade dos vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos do olho.
  • Vitamina E – Vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura que trabalha com a luteína para proteger as células da retina da oxidação.
  • Zinco – Nutriente essencial que infelizmente nosso corpo não produz nem armazena. O zinco é essencial no transporte de vitamina A do seu fígado para a retina no processo de produção de melanina.
  • Ômega- 3 – Ajuda na formação das células da nossa retina e possui propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir na prevenção da retinopatia diabética. Também ajuda na produção de lágrimas.

Ficou com vontade de consumir luteína?

A luteína é um carotenóide presente em legumes e verduras de cor verde escura e pode melhorar a saúde ocular. Por isso, ter uma dieta rica em vegetais é uma das formas mais simples de cuidar dos seus olhos. Além disso, outros cuidados cotidianos podem fazer diferença na qualidade da sua visão e até mesmo ajudar a prevenir doenças oculares. 

Usar óculos de sol, investir em tratamentos para suas lentes e consultar seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano são hábitos que ajudam a manter seus olhos sempre saudáveis. Então conta pra gente nos comentários que você ficou com vontade de aumentar seu consumo de luteína. 

Dificuldade para enxergar? Faça seu Teste de Visão online e gratuito!

luteína - teste de visão

Gostou deste conteúdo? Mas, não vá ainda! Conte nos comentários a sua opinião.

Fonte:

Health Line

WebMD

Poison

All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Luteína: conheça o protetor dos olhos”

  1. Edmundo reis dos santos

    Excelente informação,consumo muito vegetal e hortaliças e não sabia destas informações que adquiri neste conteúdo. Grato pelas Dicas.

  2. Vossa informação é totalmente valiosa e instrutiva. Faço este suplemento de luteína e no 2° mês a minha visão melhorou bastante em alguns aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *