Óculos para sensibilidade à luz: 3 tipos de óculos para fotofobia

0
(0)

Você se incomoda com a luminosidade e está procurando o melhor óculos para fotofobia, a famosa sensibilidade à luz? Preparamos este artigo especial para te explicar o que é fotofobia, as causas e como aliviá-la no dia a dia, além de te mostrar quais os 3 tipos de óculos mais recomendados para quem tem esse problema.

O que é a sensibilidade à luz ou fotofobia?

A fotofobia é um aumento da sensibilidade à luz, o que pode resultar em dor nos olhos ou aversão a locais iluminados. Assim, pessoas com essa condição sentem que a luz normal é muito brilhante, sentindo muito incomodo nos olhos. A fotofobia é um problema relativamente comum e, para muitas pessoas, não ocorre devido a nenhuma outra doença. No entanto, a fotofobia grave pode ocorrer, juntamente, com problemas oculares. 

Além disso, a sensibilidade à luz pode causar dor nos olhos sempre que você estiver sob luz solar ou luz interna intensa, como vinda de luzes de LED, lâmpadas fluorescentes e monitores. Então, quanto mais forte a luz, mais desconforto ela gera para quem tem fotofobia. Assim, devido à dor nos olhos durante a exposição à luz, você pode querer piscar ou fechar os olhos. Algumas pessoas também têm dores de cabeça. As causas da fotofobia podem incluir:

  • Irite aguda ou uveíte (inflamação no olho);
  • Queimaduras no olho.
  • Abrasão da córnea.
  • Úlcera da córnea.
  • Uso de drogas como anfetaminas, atropina, cocaína, ciclopentolato, idoxuridina, fenilefrina, escopolamina, trifluridina, tropicamida e vidarabina.
  • Uso excessivo de lentes de contato ou uso de lentes de contato mal ajustadas.
  • Doença ocular, lesão ou infecção (como calázio, episclerite, glaucoma).
  • Teste do olho quando os olhos foram dilatados (dilatação da pupila).
  • Meningite.
  • Enxaqueca.
  • Recuperação da cirurgia ocular.

A fotofobia também pode afetar algumas pessoas com essas condições de saúde mental:

  • Agorafobia (medo de estar em lugares públicos).
  • Ansiedade.
  • Transtorno bipolar.
  • Depressão.
  • Síndrome do pânico.

Portanto, se a dor nos olhos for grave, consulte seu médico sobre a causa da sensibilidade à luz. O tratamento adequado pode curar o problema e gerar mais conforto para o dia a dia. Então, procure ajuda médica imediatamente se sua dor for moderada a grave, mesmo em condições de pouca luz.

Óculos para sensibilidade à luz: os óculos de sol

Embora o melhor passo para combater a sensibilidade à luz seja abordar as causas subjacentes, vários estudos indicaram e confirmaram que os óculos escuros são úteis para aliviar e reduzir o desconforto gerado pela sensibilidade à luz. Ao recomendar óculos de sol para sensibilidade à luz, muitos especialistas em visão e dor de cabeça notaram alívio dos sintomas associados e exacerbados pela sensibilidade à luz.

Muitos pacientes alegaram enxaquecas e dores de cabeça menos frequentes, menos dor associada à fadiga ocular, redução nos olhos lacrimejantes, embaçamento e fadiga ocular, maior capacidade de ficar ao ar livre por mais tempo e estar melhor equipado para dirigir enquanto usam óculos escuros.

Dessa forma, na hora de escolher óculos escuros para fotofobia, é necessário se atentar à alguns pontos: considere a tecnologia das lentes, que devem possuir proteção UV para prevenir doenças oculares — como catarata, por exemplo — provenientes de raios emitidos pelo sol; além da coloração das lentes mais adequada para o seu dia a dia.

Óculos 2 em 1 para maior praticidade (óculos clip-on)

O óculos clip-on vem crescendo sua popularidade entre quem precisa usar lentes de grau. Isso porque os óculos 2 em 1 são armações  para lentes de grau que acompanham ao menos um clip-on que é encaixado na frente da armação, transformando o óculos de grau em óculos de sol com grau.

Os modelos mais modernos de óculos clip-on possuem ímã para realizar o encaixe do acessório extra. Dessa forma, a principal vantagem do óculos clip-on é a sua versatilidade, já que você pode alternar facilmente entre o óculos incolor em ambientes internos e encaixar seu clip-on solar quando você precisa de óculos escuros.

Além disso, por conta dessas armações servirem para serem montadas com as suas lentes de grau, você economiza, pois não precisa comprar outra armação e nem outras lentes solares com grau para ter um óculos solar com grau. Caso você esteja interessado por armações 2 em 1, ficará feliz em saber que a Lenscope realiza a montagem das lentes em armação clip-on. Confira só esse resultado com lentes mais finas.

Modelo de óculos 2 em 1. Imagem: Pinterest

Óculos com lentes fotossensíveis para fotofobia

As lentes fotossensíveis, conhecidas também como Transitions ou fotocromáticas possuem a tecnologia de escurecer e clarear de acordo com a intensidade da luz do sol. Essas lentes são uma ótima opção para quem tem fotofobia, pois protegem os olhos da luminosidade no dia a dia.

Dessa forma, este tipo de lente é muito útil para quem busca a praticidade de não ficar alternando entre óculos escuros e óculos de grau ao trocar de ambiente interno para externo, ou não quer ficar carregando o encaixe das armações de tipo clip-on. Porém, quem dirige usando lentes fotocromáticas deve ficar atento: o pára-brisa do carro bloqueia os raios UV. Portanto, as lentes fotossensíveis não escurecem dentro de automóveis.

Lentes transitions: como saber se é original

Óculos com filtro de luz azul para sensibilidade à luz

A luz azul nociva aos olhos é a parte visível da luz responsável pela claridade vinda dos aparelhos digitais. Assim como acontece com os raios UV, a exposição excessiva à luz azul é nociva aos olhos. Portanto, assim como os raios UV emitidos pelo sol, o comprimento de onda da luz azul produz mais sensibilidade aos olhos do que outros comprimentos de onda.

Dessa forma, lentes com filtro de luz azul são projetados para filtrar e bloquear comprimentos de onda azul nociva emitida por telas digitais e lâmpadas fluorescentes que afetam os olhos. Portanto, óculos com filtro de luz azul  também são indicados para quem possui fotofobia, pois protege os olhos de raios que causam sensibilidade e fadiga visual.

Dicas práticas para aliviar os sintomas de sensibilidade à luz

Portanto, além do uso de óculos com proteção e conforto visual, existem algumas soluções que você pode fazer para aliviar a sensibilidade à luz. Sendo:

  • Evite a luz solar.
  • Feche seus olhos.
  • Use óculos escuros, clip-on ou fotossensíveis (com ou sem grau).
  • Escureça o quarto ou prefira ficar em locais com pouca luz.

instagram

Seu óculos para sensibilidade à luz sem sair de casa

Então, você sofre com a fotofobia e agora sabe qual será sua próxima opção de óculos para te ajudar com a sensibilidade à luz? Nós podemos te ajudar com lentes mais finas, ideais para fotofobia e com melhor custo-benefício. Além disso, elas já vêm acompanhadas dos tratamentos essenciais inclusos no valor final.

Isso porque, nós da Lenscope oferecemos de  forma 100% online lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive para quem tem fotofobia. Sendo elas:

Lentes para óculos escuros com grau:

Lentes com filtro de luz azul:

Lentes fotossensíveis/Transitions:

Além disso, mesmo que você já tenha uma armação, você pode comprar as lentes da Lenscope para serem montadas em sua armação e você recebe seu óculos pronto no conforto de casa. Então, que tal fazer um orçamento online em poucos cliques no nosso site? Você vai se surpreender!

orçamento

Fontes: 

WebMD

Felix Gray

Mount Sinai

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.