Óculos para sensibilidade à luz: 3 tipos de óculos para fotofobia

  • por
4.4
(21)

Você se incomoda com a luminosidade e está procurando o melhor óculos para fotofobia, a famosa sensibilidade à luz? Preparamos este artigo especial para te explicar o que é fotofobia, as causas e como aliviá-la no dia a dia, além de te mostrar quais os 3 tipos de óculos mais recomendados para quem tem esse problema.

O que é a sensibilidade à luz ou fotofobia?

A fotofobia é um aumento da sensibilidade à luz, o que pode resultar em dor nos olhos ou aversão a locais iluminados. Assim, pessoas com essa condição sentem que a luz normal é muito brilhante, sentindo muito incomodo nos olhos. A fotofobia é um problema relativamente comum e, para muitas pessoas, não ocorre devido a nenhuma outra doença. No entanto, a fotofobia grave pode ocorrer, juntamente, com problemas oculares. 

Além disso, a sensibilidade à luz pode causar dor nos olhos sempre que você estiver sob luz solar ou luz interna intensa, como vinda de luzes de LED, lâmpadas fluorescentes e monitores. Então, quanto mais forte a luz, mais desconforto ela gera para quem tem fotofobia. Assim, devido à dor nos olhos durante a exposição à luz, você pode querer piscar ou fechar os olhos. Algumas pessoas também têm dores de cabeça. As causas da fotofobia podem incluir:

  • Irite aguda ou uveíte (inflamação no olho);
  • Queimaduras no olho.
  • Abrasão da córnea.
  • Úlcera da córnea.
  • Uso de drogas como anfetaminas, atropina, cocaína, ciclopentolato, idoxuridina, fenilefrina, escopolamina, trifluridina, tropicamida e vidarabina.
  • Uso excessivo de lentes de contato ou uso de lentes de contato mal ajustadas.
  • Doença ocular, lesão ou infecção (como calázio, episclerite, glaucoma).
  • Teste do olho quando os olhos foram dilatados (dilatação da pupila).
  • Meningite.
  • Enxaqueca.
  • Recuperação da cirurgia ocular.

A fotofobia também pode afetar algumas pessoas com essas condições de saúde mental:

  • Agorafobia (medo de estar em lugares públicos).
  • Ansiedade.
  • Transtorno bipolar.
  • Depressão.
  • Síndrome do pânico.

Portanto, se a dor nos olhos for grave, consulte seu médico sobre a causa da sensibilidade à luz. O tratamento adequado pode curar o problema e gerar mais conforto para o dia a dia. Então, procure ajuda médica imediatamente se sua dor for moderada a grave, mesmo em condições de pouca luz.

Óculos para sensibilidade à luz: os óculos de sol

Embora o melhor passo para combater a sensibilidade à luz seja abordar as causas subjacentes, vários estudos indicaram e confirmaram que os óculos escuros são úteis para aliviar e reduzir o desconforto gerado pela sensibilidade à luz. Ao recomendar óculos de sol para sensibilidade à luz, muitos especialistas em visão e dor de cabeça notaram alívio dos sintomas associados e exacerbados pela sensibilidade à luz.

Muitos pacientes alegaram enxaquecas e dores de cabeça menos frequentes, menos dor associada à fadiga ocular, redução nos olhos lacrimejantes, embaçamento e fadiga ocular, maior capacidade de ficar ao ar livre por mais tempo e estar melhor equipado para dirigir enquanto usam óculos escuros.

Dessa forma, na hora de escolher óculos escuros para fotofobia, é necessário se atentar à alguns pontos: considere a tecnologia das lentes, que devem possuir proteção UV para prevenir doenças oculares — como catarata, por exemplo — provenientes de raios emitidos pelo sol; além da coloração das lentes mais adequada para o seu dia a dia.

Óculos 2 em 1 para maior praticidade (óculos clip-on)

O óculos clip-on vem crescendo sua popularidade entre quem precisa usar lentes de grau. Isso porque os óculos 2 em 1 são armações  para lentes de grau que acompanham ao menos um clip-on que é encaixado na frente da armação, transformando o óculos de grau em óculos de sol com grau.

Os modelos mais modernos de óculos clip-on possuem ímã para realizar o encaixe do acessório extra. Dessa forma, a principal vantagem do óculos clip-on é a sua versatilidade, já que você pode alternar facilmente entre o óculos incolor em ambientes internos e encaixar seu clip-on solar quando você precisa de óculos escuros.

Além disso, por conta dessas armações servirem para serem montadas com as suas lentes de grau, você economiza, pois não precisa comprar outra armação e nem outras lentes solares com grau para ter um óculos solar com grau. Caso você esteja interessado por armações 2 em 1, ficará feliz em saber que a Lenscope realiza a montagem das lentes em armação clip-on. Confira só esse resultado com lentes mais finas.

Modelo de óculos 2 em 1. Imagem: Pinterest

Óculos com lentes fotossensíveis para fotofobia

As lentes fotossensíveis, conhecidas também como Transitions ou fotocromáticas possuem a tecnologia de escurecer e clarear de acordo com a intensidade da luz do sol. Essas lentes são uma ótima opção para quem tem fotofobia, pois protegem os olhos da luminosidade no dia a dia.

Dessa forma, este tipo de lente é muito útil para quem busca a praticidade de não ficar alternando entre óculos escuros e óculos de grau ao trocar de ambiente interno para externo, ou não quer ficar carregando o encaixe das armações de tipo clip-on. Porém, quem dirige usando lentes fotocromáticas deve ficar atento: o pára-brisa do carro bloqueia os raios UV. Portanto, as lentes fotossensíveis não escurecem dentro de automóveis.

Lentes transitions: como saber se é original

Óculos com filtro de luz azul para sensibilidade à luz

A luz azul nociva aos olhos é a parte visível da luz responsável pela claridade vinda dos aparelhos digitais. Assim como acontece com os raios UV, a exposição excessiva à luz azul é nociva aos olhos. Portanto, assim como os raios UV emitidos pelo sol, o comprimento de onda da luz azul produz mais sensibilidade aos olhos do que outros comprimentos de onda.

Dessa forma, lentes com filtro de luz azul são projetados para filtrar e bloquear comprimentos de onda azul nociva emitida por telas digitais e lâmpadas fluorescentes que afetam os olhos. Portanto, óculos com filtro de luz azul  também são indicados para quem possui fotofobia, pois protege os olhos de raios que causam sensibilidade e fadiga visual.

Dicas práticas para aliviar os sintomas de sensibilidade à luz

Portanto, além do uso de óculos com proteção e conforto visual, existem algumas soluções que você pode fazer para aliviar a sensibilidade à luz. Sendo:

  • Evite a luz solar.
  • Feche seus olhos.
  • Use óculos escuros, clip-on ou fotossensíveis (com ou sem grau).
  • Escureça o quarto ou prefira ficar em locais com pouca luz.

instagram

Seu óculos para sensibilidade à luz sem sair de casa

Então, você sofre com a fotofobia e agora sabe qual será sua próxima opção de óculos para te ajudar com a sensibilidade à luz? Nós podemos te ajudar com lentes mais finas, ideais para fotofobia e com melhor custo-benefício. Além disso, elas já vêm acompanhadas dos tratamentos essenciais inclusos no valor final.

Isso porque, nós da Lenscope oferecemos de  forma 100% online lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive para quem tem fotofobia. Sendo elas:

Lentes para óculos escuros com grau:

Lentes com filtro de luz azul:

Lentes fotossensíveis/Transitions:

Além disso, mesmo que você já tenha uma armação, você pode comprar as lentes da Lenscope para serem montadas em sua armação e você recebe seu óculos pronto no conforto de casa. Então, que tal fazer um orçamento online em poucos cliques no nosso site? Você vai se surpreender!

orçamento

Fontes: 

WebMD

Felix Gray

Mount Sinai

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Óculos para sensibilidade à luz: 3 tipos de óculos para fotofobia”

    1. Oi, Lucila. Tudo bem?
      Dos três óculos para fotofobia citados no artigo, apenas as lentes fotossensíveis, mudam de cor de acordo com os raios solares. Essas lentes conhecidas também como Transitions ou fotocromáticas possuem a tecnologia de escurecer e clarear de acordo com a intensidade da luz do sol. Dessa forma, as lentes ficam claras em ambientes internos, como dentro de casa, por exemplo. E escurecem em ambientes externos.

      Temos um artigo completo sobre lentes fotossensíveis aqui no Blog: https://lenscope.com.br/blog/lentes-fotossensiveis-7-beneficios-das-lentes-que-escurecem-no-sol/ sempre que precisar, estamos aqui 😉

    2. Olá! Boa tarde! Tenho moscas-volantes e por isso a luz de led e sol incomodam minha vista. Qual óculos uso para o dia e noite a noite que protege de luz de led e de dia do sol, e me ajudar a ver menos moscas-volantes?

      1. Oi, Júnior! Você pode optar por lentes fotossensíveis com filtro de luz azul. Dessa forma, você tem a proteção contra os raios solares durante o dia (tratamento fotossenssível), e a proteção contra a luz azul artificial das telas digitais e lampadas de led durante a noite (filtro de luz azul).

        Envie uma foto da sua receita para o e-mail: ajuda@lenscope.com.br assim te ajudamos com mais precisão e enviamos um e-mail personalizado de lentes fotossensíveis com filtro de luz azul para o seu grau. 🙂

  1. Preciso de lentes para fotofobia que atendam também ambientes internos onde prevalecem as luzes de led.
    Existe alguma lente que me atenda?

    1. Olá, Juraci. As Lentes fotossensíveis são as mais indicadas para quem tem sensibilidade à luz. No entanto, elas não mudam de cor na presença de luz artificial, apenas dos raios solares. Nesse sentido, você pode optar por lentes fotossensíveis com filtro de luz azul, ideal para filtrar a luz azul artificial das telas digitais e lampadas de led, além de oferecer mais conforto ocular.

      Envie uma foto da sua receita para o e-mail: ajuda@lenscope.com.br assim te ajudamos com mais precisão e enviamos um e-mail personalizado de lentes fotossensíveis com filtro de luz azul para o seu grau. 🙂

    1. Olá, Cristiane. Tudo bem? Se você tem sensibilidade apenas à luz emitida das lâmpadas de led, pode optar por usar lentes que filtram a luz azul. Já se você possui sensibilidade à luz exposta pelos raios solares, pode escolher lentes fotossensíveis. Agora, se você possui sensibilidade a esses dois tipos de luzes, também é possível optar por lentes fotossensíveis com filtro de luz azul. Dessa forma, você tem a proteção contra os raios solares durante o dia (tratamento fotossenssível), e a proteção contra a luz azul artificial das telas digitais e lâmpadas de led durante a noite (filtro de luz azul).
      Envie uma foto da sua receita para o e-mail: ajuda@lenscope.com.br assim te ajudamos com mais precisão e enviamos um e-mail personalizado de lentes para o seu grau. 🙂

    1. Olá, Leonardo. Tudo bem? Você pode escolher as lentes e armação do seu óculos em nosso site: https://oculosonline.lenscope.com.br/ Onde todo o processo de compra de nossas lentes é realizado.
      Você seleciona o tipo de lente de acordo com a sua faixa de grau, cria uma conta em nosso site, anexa sua receita e um vídeo para capturarmos a sua DNP (que é a medida dos seus olhos) também em nosso site. Depois, é só aguardar a gente pedir sua armação, caso você não tenha comprado ela em nosso site. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. Qualquer dúvida, é só perguntar.
      Se você ficar com alguma dúvida, pode enviar sua receita de óculos para nós através do e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Vamos ficar felizes em te ajudar. 😊

  2. Selmo Oliveira Torres

    Olá! Eu nasci com um problema chamado distrofia nos cones da retina ( nasci com um número reduzido dos cones ). Por conta disso meus olhos são hipersensíveis a luz. Só para vocês terem uma ideia, para eu mão piscar os olhos durante o dia eu uso um óculos de soldador porque ele tem a tonalidade que me dá conforto visual e porque veda toda a entrada de luz.
    Gostaria de saber se vocês tem alguma armação esteticamente mais bonita do que a armação para soldador e com as lentes no mesmo tom do óculos de soldador, não é necessário grau.

    1. Olá, Selmo. Tudo bem? O ideal é
      que procure um oftalmo de confiança para saber as melhores opções de tratamento e lentes, para que você tenha uma visão de qualidade.
      Em relação à armação, aqui na Lenscope oferecemos uma forma totalmente inovadora de compra de armação, você pode encontrar o modelo perfeito para as suas necessidades basta entrar em nosso site através do link: https://oculosonline.lenscope.com.br/?from=lenscope e filtrar tamanhos, formatos e marcas que temos disponíveis para te atender.
      Esperamos ter ajudado! 🙂

  3. Oiê !
    Preciso de ajuda com lentes e óculos, algo não muito fácil devido a complexibilidade do caso. tenho miopia alta ,15 graus, mais astigmatismo. Preciso de uma armação específica para tentar uma harmonia boa entre qualidade de visão e estética.
    Meus olhos são bem sensíveis a luz, agora ainda mais, pois tive recentemente Herpes Oster Ocular, onde meu olho direito ficou ainda mais sensível. ndo de boné ou viseira o tempo todo ao ar livre para tampar um pouco a luz direta, enfim.
    Algum tipo de lente e armação que poderia me indicar levando em conta as colocações acima?
    Obrigada.

    1. Olá, Eneida. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76 Digital Comfort e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Como o seu grau é mais elevado, a escolha da armação é fundamental. Busque optar por armações de aro fechado, bordas mais espessas e aro menor, pois o aro da armação vai contornar a borda da lente não deixando evidente o aspecto de óculos grosso, além disso escolher uma armação menor, o recorte da lente para encaixe é realizado próximo à região central da lente, que é mais fina (para os casos de miopia), proporcionando um resultado estético melhor.
      Esperamos ter ajudado.!🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *