Teste do olho dominante: descubra qual o seu em passos simples

Teste do olho dominante: descubra qual o seu em passos simples
  • por
5
(2)

Assim como possuímos uma mão dominante, usada com mais frequência para realizar determinadas atividades, também temos um olho responsável por nossa visão principal. Ou seja, é comum termos um olho que trabalha mais e é bem simples descobrir qual dos nossos olhos é utilizado com maior frequência.

Por isso, hoje vamos te mostrar com detalhes o que é um olho dominante e como você pode identificar qual dos seus olhos é o que mais trabalha. Então, continue lendo para saber mais e descubra porque é importante ter conhecimento desse fato.

Entendendo o que é olho dominante

O olho dominante, também conhecido como dominância ocular, não quer dizer que você tem uma visão melhor, mas sim, que um dos olhos enxerga com mais precisão do que o outro. Isso ocorre por uma questão de preferência. Ou seja, usamos mais um olho do que o outro, fazendo com que ele se torne dominante.

Apesar de ser um fenômeno comum, nem todo mundo tem um olho dominante. Normalmente, as pessoas não percebem qual dos seus olhos é o dominante, mas ter essa percepção é importante para facilitar algumas atividades do dia a dia. 

Contudo, mesmo sendo comum, quando a diferença entre o olho dominante e o outro é muito grande, isso pode se tornar uma condição ocular. Afinal, essa diferença pode trazer dificuldades para realizarmos os afazeres ao longo dos dias e levar a condições como o olho preguiçoso, por exemplo. Ou seja, é importante que você saiba quais dos seus olhos é o dominante. Dessa forma, você não vai apenas melhorar o desempenho das suas tarefas diárias, mas também evitar doenças oculares. 

Testes para descobrir o seu olho dominante

Descobrir qual dos dois olhos é o dominante é fácil, se você utilizar os testes certos. Por isso, aqui vamos te mostrar três desses testes. Contudo, esses são testes simples, que você mesmo pode realizar em casa. Então, em alguns casos, os resultados podem variar de teste para teste. Conheça adiante os testes para descobrir o seu olho dominante:

  • Teste Hole-in-the-card: Nesse teste, basta você olhar um horizonte distante, através de um cartão retangular com um orifício no meio, e alternar a visão, fechando um e abrindo o outro, para verificar qual dos olhos enxerga o local desejado;
  • Teste de Milhas: Aqui você deve fixar o olhar em um alvo e apontar para ele com os dedos indicadores para saber qual é seu olho dominante. O olho que tiver com o alvo apontado pelos seus dedos, ao fechar um e abrir o outro, é o olho dominante;
  • Teste do polegar: Um dos testes mais simples é o teste do polegar. Afinal, é só você fixar os olhos em um alvo, mas com o polegar em cima do alvo, depois alternar entre abrir e fechar os olhos. Assim, o olho que estiver enxergando o polegar em cima do alvo é o dominante.

olho dominante

Olho dominante mais comum e relação com a  lateralidade

Ter o olho esquerdo ou direito dominante significa apenas que aquele olho é responsável por sua visão predominante, ou o seu preferido. Normalmente, pessoas destras tendem a ter o olho direito como olho dominante, enquanto pessoas canhotas tendem  a ter o esquerdo. Porém, como quase tudo em nosso corpo, há exceções à regra.

De acordo com um estudo apresentado pelo Very Well Health, cerca de 35% dos destros e 57% dos canhotos têm o olho esquerdo dominante. Ou seja, há um número significativo de pessoas que não tem o olho predominante de acordo com sua lateralidade.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

A importância de conhecer o olho dominante

Identificar qual olho é o dominante é essencial para benefício próprio, já que essa descoberta pode facilitar o nosso dia a dia. Principalmente no que diz respeito a atividades específicas, que exigem muito dos olhos.

Tenha vantagem nos esportes

Saber qual é o olho dominante é fundamental na realização de alguns esportes como o golfe e o beisebol, por exemplo. Pois, esse conhecimento influencia na execução desses esportes. Afinal, no golfe é possível ter um alinhamento mais preciso, ao usar o olho dominante, enquanto no beisebol você tem mais clareza da rotação e a velocidade da bola que se aproxima.

Tire fotos ainda mais inesquecíveis

Conhecer seu olho que mais trabalha também é importante para registrar nossas vidas em fotografias. Afinal, ao usar seu olho dominante para olhar pelo visor da câmera, é possível ter uma visão mais clara e precisa do posicionamento e dos alinhamentos, em comparação com o olho não dominante.

Visão mais expansível

Saber qual é o seu olho dominante pode ajudá-lo a ajustar a posição e a técnica na hora de mirar um alvo. Contudo, há casos de dominância cruzada, ou seja, quando o olho dominante está do lado oposto da mão dominante. Nesses casos, é importante ter conhecimento desse fenômeno para saber qual dos olhos usar para melhorar a precisão do alvo.

Teste de visão [Miopia e astigmatismo]

Informação sobre saúde ocular para você ver melhor

Conhecer o seu olho dominante é importante para facilitar muitos afazeres, inclusive tirar certas vantagens em alguns momentos, como falamos ao longo do artigo. Porém, para além disso, é também uma forma de cuidar dos seus olhos.

Por falar nisso, é importante que cuidemos dos nossos olhos, uma vez que eles dizem muito sobre nossa saúde e bem-estar geral. Assim, é indispensável que você visite regularmente um oftalmologista e, se necessário, use lentes e óculos de qualidade para evitar outras questões oculares.

Pensando nisso, nós da Lenscope temos o propósito de que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço justo. Então, nós temos as lentes mais finas para todas as necessidades, que já acompanham os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas extras. Somando a isso, você ainda pode adquiri-las pela internet, sem sair do conforto da sua casa. Por isso, aproveite que está aqui e faça um orçamento online e gratuito, sem compromisso!

orçamento

Fontes

My Vision

Healthline

Kugler Vision

Web Med

Imagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *