Óculos esportivos: saiba como escolher com dicas e orientações

Óculos esportivos: saiba como escolher com dicas e orientações
  • por
5
(4)

Com a chegada do verão, as atividades ao ar livre são mais frequentes. Por isso, os óculos esportivos ganham ainda mais destaque nessa época do ano. Afinal, trata-se de um acessório importante para qualquer atleta ou praticante de atividades físicas ao ar livre, que desempenha a importante missão de proteger os olhos dos raios UV e dos elementos. Além disso, este acessório também pode ajudar a melhorar o desempenho e a visão durante o exercício.

Então, nos acompanhe nesta leitura e descubra informações valiosas sobre  como escolher o óculos esportivo ideal para suas necessidades, além de dicas e orientações didáticas, como, por exemplo: tipos de óculos esportivos, critérios para escolher o modelo ideal, cor e tecnologia das lentes, além das melhores marcas de óculos de sol esportivos do mercado óptico. 

O que é óculos esportivo? Como são e tipos que existem

Essencialmente, os óculos esportivos se caracterizam pelo uso de materiais flexíveis e resistentes, tanto na armação quanto nas lentes. Partindo deste princípio, há modelos indicados para diversos tipos de atividades, dependendo do tipo de proteção, acuidade visual necessária e como o acessório auxilia na performance do praticante, já que seu uso melhora a percepção de profundidade e movimento, tão importantes, na prática de esportes.

Em outras palavras, o uso de óculos esportivos protegem os olhos e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho esportivo. Além disso, é possível adaptar lentes de grau corretivo para pessoas com miopia, astigmatismo e até vista cansada, por exemplo. Dessa forma, além da proteção, o óculos oferece correção e visão mais nítida.

Nesse sentido, cada modalidade esportiva requer o uso do tipo de óculos indicado, como, por exemplo: na pesca esportiva o melhor óculos é o que conta com lentes polarizadas, já para ciclistas, óculos que protegem contra o vento e protegem os olhos do suor são excelentes opções. Entretanto, independente da modalidade esportiva, é essencial que qualquer óculos de sol esportivo conte com proteção contra raios UV.

Critérios para escolher o melhor óculos de sol para praticar esportes

A seguir, selecionamos alguns fatores importantes na hora de escolher boas opções de óculos esportivos, para você considerar antes de ir às compras do modelo ideal.

  • Leveza do óculos: investir em óculos esportivos leves garante maior conforto e evita qualquer incômodo na hora de praticar esportes. Atualmente, há diversos materiais com tecnologias que entregam um óculos esportivo leve, flexível e resistente. 
  • Armação de material resistente: é muito comum em alguns esportes que haja contato físico, saltos, golpes ou movimentos bruscos. Por isso, acidentes em que o óculos esportivo sofra com quedas ou golpes. Desta forma, a escolha por armações resistentes a quedas e impactos são fundamentais na hora de escolher o acessório. 
  • Lente de formato adequado: as lentes dos óculos esportivos, como dito antes, têm como principais funções a proteção ocular e aprimoramento da visão em condições adversas. Por isso, o formato das lentes deve, preferencialmente, cobrir uma área ampla do rosto, muitas vezes com lente única.
  • Tecnologia e cor das lentes: embora as lentes de vidro sejam as que oferecem melhor visão, são mais frágeis quando comparadas às lentes de plástico, como as lentes de policarbonato, por exemplo. Além do material, um fator importante a se considerar é a cor da lente no sentido de proporcionar maior proteção e melhores condições de nitidez.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]

Qual a cor certa da lente do óculos de sol para cada esporte?

Existem diferentes cores de lentes solares e cada uma tem uma função e características específicas. Para a prática esportiva, há indicações da cor ideal para cada esporte especifico. Você também entenderá a importância de escolher a cor da lente correta e como isso impacta a prática do esporte.

  • Marrom: as lentes desta cor têm maior capacidade para bloquear a luz; por isso, proporcionam maior nitidez e melhor senso de profundidade à visão. Desta forma, as lentes marrons são indicadas para pesca, esqui, golfe e vôlei de praias, por exemplo.
  • Amarelo: lentes com tonalidade amarelada são excelentes em condições de baixa luminosidade, como céu nublado ou noturno, por exemplo. Além disso, as lentes amarelas também aumentam a percepção de profundidade, sendo muito usadas por praticantes de tiro e ciclismo. 
  • Laranja: o tom alaranjado nas lentes apresenta bons resultados bloqueando a luz azul intensa. Por isso, é perfeita para atividades como montanhismo, esqui na neve, pesca e tiro. 
  • Cinza: uma das lentes mais populares que há, tem como trunfo a versatilidade, pois filtra uniformemente todos os espectros de luz, reduzindo a luminosidade sem alterar as cores. São ótimas opções para quem pratica corrida, ciclismo, atletismo e futebol, por exemplo. 
  • Verde: semelhante às lentes de cor cinza, as lentes verdes suavizam a luminosidade, porém realçam o verde e filtram melhor a luz azul. Ideais para praticantes de tênis, montanhismo e pesca.   

O que determina um bom óculos esportivo?

Para responder esta pergunta, é preciso observar os critérios colocados ao longo deste artigo. Desta forma, as principais características de um bom óculos esportivo passam pelos materiais da armação e lentes, que devem ser flexíveis e, ao mesmo tempo, muito resistentes a impactos. Contar com um design que proporcione conforto, porém sem abrir mão de um encaixe perfeito ao rosto e componentes como haste e plaqueta em material que garanta boa fixação.

Além disso, as lentes devem contar com tecnologias que asseguram visão com nitidez nas mais variadas condições que a prática esportiva exige, sem esquecer do mais importante: proteção total contra os raios UV. Por fim, é importante também escolher o óculos esportivo ideal para cada modalidade. 

Marcas de óculos de sol esportivos

Atualmente, diversas marcas de óculos — nacionais e importadas — desenvolvem óculos esportivos voltados para diversos esportes, públicos e faixas de preço. Assim, é importante analisar cada uma delas, no sentido de identificar o modelo ideal de acordo com seus diferenciais para identificar o acessório com o melhor custo-benefício. Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas das melhores marcas que produzem óculos de sol esportivos: 

Óculos de Sol esportivo Mormaii

A marca catarinense tem o esporte em seu DNA. Após fazer sucesso criando roupas de neoprene para surfistas, a Mormaii cresceu e diversificou seu portfólio e conta com uma extensa linha de óculos voltados para prática esportiva. 

Óculos esportivos Oakley

A Oakley é referência mundial quando o assunto é óculos esportivo. Afinal, a marca nasceu da necessidade de seu criador de um óculos confiável para a prática do motocross. Desde então, os óculos Oakley têm como maior diferencial a inovação em tecnologias de materiais de suas armações e lentes, sem deixar de lado um design arrojado e inovador. 

Óculos esportivos Lacoste

A marca do crocodilo é mais uma que se destaca por produzir itens voltados ao esporte, porém com um ar de sofisticação de grife de luxo. Mesmo assim, a Lacoste conta com óculos esportivos em sua linha, com armação de plástico resistente e design de lente única. 

HB óculos esportivos

A australiana Hot Buttered (HB) é uma marca que iniciou sua trajetória produzindo pranchas de surf. Com o crescimento da marca, passou a produzir itens voltados ao surfwear. E, naturalmente, os óculos estão incluídos na linha de produtos. Entre os diferenciais da marca, que preza pelo design jovem e em sintonia com as tendências da moda, está o plástico injetado Polytech, desenvolvido com exclusividade para as armações dos óculos da marca. Além disso, os óculos da marca são produzidos no Brasil e contam com a certificação ABNT de qualidade.

Óculos de sol esportivo Nike

A icônica marca de artigos esportivos não poderia ficar de fora, e conta com uma linha de óculos esportivos de alta performance e para o dia a dia desenvolvida em conjunto com atletas de elite de diversas modalidades. Por isso, a marca está na vanguarda de design e tecnologias para óculos esportivos.

Lentes para óculos de sol esportivos para ver e ser visto da melhor forma

Definitivamente, as lentes de um óculos esportivo são fundamentais na escolha do acessório. Por isso, reforçamos aqui a importância deste componente.  Afinal, há várias opções de materiais, entre os principais estão o acrílico, policarbonato, poliuretano (Trivex) e resina. Sendo assim, as melhores opções são aquelas que entregam boa acuidade visual e contam com a vantagem de serem mais resistentes a impactos.

Além disso, considere também lentes polarizadas, com tratamento antirreflexo, antirrisco, hidrofóbico e antiembaçante para garantir melhor resultado. Ainda mais, há lentes com tratamentos fotocromáticos (que escurecem na luz do sol) e espelhadas. Por fim, é importante ressaltar que todas estas tecnologias estão disponíveis também para as lentes de sol com grau. 

Encontre os melhores óculos de sol esportivos

Atualmente, é possível comprar óculos de sol esportivo em diversos lugares: em ópticas tradicionais, lojas de marcas de óculos, físicas e online, além de marketplaces como Casas Bahia, Mercado Livre e Dafiti, por exemplo. Por isso, os preços podem variar de acordo com a marca do óculos e o estabelecimento escolhido.

Pensando nisso, nós da Lesncope desenvolvemos uma ferramenta que funciona basicamente como um assistente virtual que escolhe os melhores modelos, baseado no formato do rosto e grau da receita: a Óculos Online. Então, não perca tempo pesquisando em vários lugares e acesse nossa ferramenta para encontrar os modelos ideais, e melhor, com direcionamento para as melhores lojas e melhores ofertas de preços, tudo isso em um lugar só.

Óculos Online | Encontrar a melhor armação

Lentes para óculos com melhor custo-benefício e tratamentos inclusos

Após conhecer algumas dicas valiosas sobre como escolher seu óculos esportivo, nada mais justo que saber como escolher, também, as melhores opções de lentes para o óculos esportivo, seja de grau ou não. Afinal, além da proteção, enxergar bem com os óculos é prioridade.

Nossas lentes mais finas são compatíveis com diversos tipos e modelos de armações. No entanto, há algumas exceções, como por exemplo, armações específicas para prática esportiva e/ou muito curvadas. Se você tiver dúvidas, é só enviar um e-mail para a nossa equipe: ajuda@lenscope.com.br.

Fontes:

Alpha Sunglasses

Wiki How Health

SportRx

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *