Ortoptista: o que é, para que serve e quando procurar um

Ortoptista: o que é, para que serve e quando procurar um
  • por
4.2
(5)

Oftalmologista, optometrista e oculista são termos conhecidos dados a alguns dos profissionais que cuidam da saúde visual. Mas e ortoptista, você conhece? Pois bem, se ainda não conhece, não se preocupe. Neste artigo, falaremos sobre estes profissionais especializados em avaliar e tratar distúrbios relacionados ao movimento dos olhos. Então, nos acompanhe nesta leitura e descubra mais sobre os ortoptistas para descobrir qual a formação desse profissional, o que ele faz e quando devemos procurá-lo.

O que é um profissional ortoptista?

Antes de mais nada, o termo ortoptista tem a origem etimológica do grego, onde “orto” significa reto, alinhado, correto e “optikos” significa relacionado à visão. Deste modo, o ortoptista é o profissional que trabalha no sentido de prevenir e corrigir defeitos dos movimentos dos olhos, como o estrabismo, por exemplo. Além disso, o ortoptista também atua para garantir o bom funcionamento da visão binocular, ou seja, quando ambos os olhos trabalham em sincronia. 

O profissional que deseja atuar nesta área deve ter formação em Ortóptica, através de cursos reconhecidos pelo MEC e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Além disso, há cursos de pós-graduação em Ortóptica voltados aos profissionais da área da saúde. Muito embora esta seja uma profissão relativamente nova e pouco conhecida no Brasil, o ortoptista é um profissional muito requisitado em equipes médicas de países da Europa e dos EUA. 

Diferença entre Ortoptista, Optometrista e Oftalmologista?

Embora tratem da saúde dos olhos, os termos das profissões e suas funções são diferentes. Desta forma, é preciso ficar atento para saber o que cada um faz e qual procurar, quando necessário. Por isso, explicaremos brevemente a diferença entre eles e o que cada um é responsável por fazer para nossa saúde visual.

  • Ortoptista: o profissional que atua como ortoptista deve ter formação técnica em ortóptica e trabalha essencialmente com distúrbios relacionados aos movimentos dos olhos e estruturas responsáveis, como músculos e nervo óptico. Além disso, o ortoptista também é responsável por aplicar terapias ortópticas (visuais) e de fisioterapia e reabilitação visual.   
  • Optometrista: é o profissional diplomado com curso superior, com duração de cinco anos ou técnico, de três anos, em Optometria, que trata exclusivamente dos erros refrativos da visão. Desta forma, o optometrista é capaz de detectar e avaliar a acuidade visual, além de ser capacitado, segundo a lei atual, a prescrever receitas de lentes corretivas.    
  • Oftalmologista: diferente dos anteriores, a oftalmologia é uma especialidade da medicina. Por isso, o oftalmologista deve ser formado em medicina e ter especialização em oftalmologia. Desta forma, além de avaliar e detectar erros refrativos, tratar doenças dos olhos como infecções e tumores, o profissional é apto a prescrever medicamentos e executar procedimentos invasivos como cirurgias de catarata e miopia, por exemplo. 

O que faz o médico ortoptista e o que trata?

Como dissemos anteriormente, o ortoptista é um especialista na área oftalmológica treinado para avaliar e cuidar de problemas relacionados ao movimento dos olhos e à visão binocular. Deste modo, as principais atividades na rotina de um ortoptista são: 

  • Realizar exames e testes nos pacientes para avaliar a visão e detectar possíveis distúrbios oculares.
  • Avaliar e diagnosticar ambliopia (olho preguiçoso), diplopia (visão dupla), distúrbios genéticos no olho, estrabismo infantil e adulto e outros problemas relacionados ao movimento ocular. 
  • Elaborar terapias para tratamento de pacientes com problemas de visão binocular e movimento dos olhos. 
  • Trabalhar em equipe com oftalmologistas no planejamento de cirurgias para problemas de movimento ocular. 
  • Assistir pacientes e familiares, desde o diagnóstico à implementação de tratamentos para distúrbios oculares. 

Nesse sentido, o acompanhamento de um ortoptista é necessário em casos como ambliopia, estrabismo, visão turva, nistagmo (movimento involuntário dos olhos), visão dupla, ptose palpebral (queda da pálpebra superior no olho) e erros refratários, entre outros. Além dos pacientes com os problemas citados, a consulta com um ortoptista também é importante no auxílio para o diagnóstico de doenças como retinopatia diabética e em pacientes com sequelas oculares pós AVC, por exemplo.   

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Terapia Ortóptica

Entre as principais atribuições de um ortoptista está a aplicação de terapias ortópticas, também conhecidas como terapias visuais. Trata-se de um programa que envolve exercícios e procedimentos não invasivos com o objetivo de aprimorar a comunicação entre o aparelho visual e o cérebro do paciente. Sendo assim, a terapia ortóptica consiste em exercícios personalizados com o uso de lentes, prismas, oclusores (tampões) e outros equipamentos projetados para auxiliar no desenvolvimento das habilidades visuais. 

Embora seja indicada para adultos e crianças, a terapia ortóptica mostra melhores resultados nos pequenos, já que seu sistema visual ainda não está plenamente desenvolvido. Por isso, o uso deste recurso é indicado mais frequentemente para as crianças quando o uso de óculos não é suficiente para corrigir problemas como estrabismo, fadiga ocular, dificuldade para focalizar objetos, percepção de profundidade e visão 3D prejudicadas, ambliopia e dificuldade de coordenação mão-olho, entre outros. 

Regulamentação dos profissionais ortoptistas

Assim como em qualquer profissão ligada a área da saúde, os ortoptistas também contam com uma regulamentação. A profissão de Ortoptista consta da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2002 Ministério do Trabalho) sob o número 2239-10, na família de Terapeutas Ocupacionais e Ortoptistas. Além disso, o Conselho Brasileiro de Ortóptica (CBOrt) é a associação que representa os profissionais no país e tem como objetivo a prática da atividade baseada no código de ética do ortoptista. 

Cuide sempre da saúde dos seus olhos

Nesta leitura, pudemos mostrar um pouco sobre os profissionais ortoptistas, a área em que atuam e sua importância nos cuidados da saúde visual. Entretanto, independente do profissional de saúde dos olhos escolhido, o mais importante é estar em dia com a saúde dos olhos e seguir as orientações e tratamentos indicados pelo profissional de confiança. 

Pensando nisso, nós da Lenscope temos a missão de oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade. Além de oferecer um preço mais justo, tudo isso pode ser feito a um clique de distância. Então, não perca tempo e venha conhecer as lentes mais finas aqui no nosso site. Por fim, para se manter informado sobre a saúde visual e nossos serviços, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e informações importantes sobre a saúde dos olhos. 

orçamento

Fontes:

British and Irish Orthoptic Society

British and Irish Orthoptic Society

Mayo Clinic College of Medicine & Science

British and Irish Orthoptic Society

Eye Consultants of Pennsylvania 

CBOrt – Conselho Brasileiro de Ortóptica

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *