Partes do óculos: conheça todas as partes de um óculos

0
(0)

Você sabe identificar todas as partes do óculos? Hoje, vamos te ajudar a identificar cada parte de uma armação de óculos pelo seu nome técnico. Assim, você não erra na hora de comprar ou pedir um reparo em seus óculos.  Do mesmo modo, vamos dar algumas dicas valiosas para você identificar o tamanho dos óculos e saber se ele é pequeno, médio ou grande. Vamos lá?

Todas as partes do óculos: conheça os nomes de cada parte

É importante identificar corretamente cada componente que faz parte de seus óculos. Isso seja na hora da compra , que pode ser online ou presencial, ao fazer um reparo ou simplesmente ao pedir um ajuste. Assim, eliminamos qualquer dúvida ou possível confusão durante o processo.

Nesse sentido, é essencial que saiba seus nomes para poder ter um óculos mais ajustado ao seu rosto.  Então nos acompanhe e conheça, item por item, a nomenclatura das partes de um óculos e as suas funções:

  • Frente da armação: aqui, falamos de uma parte do óculos que dita grande parte do seu estilo. A frente da armação compreende as lentes, aros, plaquetas, os talões e a ponte. A explicação de tais partes virá a seguir. 
  • Aro: junto com as lentes, são as partes que ficam mais visíveis no óculos. Afinal, funcionam como as molduras das lentes. Em seu interior, se encontram as ranhuras, que servem para fixar as lentes. Algumas armações podem ser sem aro ou meio aro. 
  • Ponte: como próprio nome diz, é a estrutura que une as lentes por cima do nariz. Assim, dá sustentação no rosto.
  • Lentes: componente fundamental no óculos. Afinal, são as lentes que corrigem o erro de refração ou protegem os olhos do sol e dos elementos.
  • Hastes: as famosas “pernas” dos óculos. Elas são responsáveis por segurar os óculos no rosto, ao fazer o apoio nas orelhas. 
  • Ponteiras: se encontram no final das hastes. Assim, sua composição é de um material mais confortável ao toque. São responsáveis por proporcionar mais conforto e segurança ao se apoiarem nas orelhas. Note que nem todas as armações têm ponteiras.
  • Charneiras: são as dobradiças e parafusos que fixam as hastes na armação. Assim, são elas as responsáveis pela articulação de abrir e fechar os óculos.
  • Plaquetas: também conhecidas como as “almofadas” dos óculos. Elas ficam junto à ponte, permitindo apoio nas laterais do nariz. Podem ser partes avulsas fixadas na armação ou podem ser esculpidas na mesma.
  • Talão: são partes que se situam nas extremidades dos aros. Servem como suporte para unir a parte frontal da armação às hastes, através das charneiras.

Como identificar o tamanho de cada parte do óculos

Como as roupas e calçados, os óculos também apresentam tamanhos variadosAs medidas em milímetros (mm) do aro, da ponte e das hastes determinam seu tamanho. Geralmente, são três números gravados em sequência  na parte interna de uma das hastes, por exemplo:  54 ▭15 140. Assim, podemos identificar os tamanhos da seguinte maneira:

Tamanho do aro: 54mm

Tamanho da ponte: 15mm

Comprimento da haste: 140mm

partes do óculos - tamanho

Tamanho de óculos P, M, G: como identificar? 

Agora que você já sabe como encontrar a medida de cada parte óculos, identificar seu tamanho ficou mais fácil. Assim, seguindo tais informações, escolher um óculos online que seja compatível com seu grau e seu rosto fica menos complicado.  Para isso, daremos atenção especial ao tamanho do aro, que é a medida que determina os tamanhos P(pequeno), M(médio) e G(grande).

  • Armação de óculos tamanho P: aro até 50mm
  • Óculos tamanho M: aro de 51 a 54mm
  • Óculos G: aro acima de 54mm

Partes do óculos: a importância do tamanho do aro da armação

Além da questão estética, identificar o tamanho do aro da armação também é importante por outras razões. Afinal, armações muito grandes podem afetar a montagem dos óculos de grau. Além disso, é importante ressaltar que quanto maior a armação, mais grossas podem ficar as lentes.

Em outras palavras, uma armação muito grande pode dificultar e até impossibilitar sua montagem. O motivo é que, para o óculos funcionar perfeitamente, a posição do centro da lente deve se alinhar com o centro da pupila. Se a armação é muito grande, na hora de alinhar a lente com o centro da pupila, pode ser que a lente não tenha tamanho  suficiente para completar o aro. 

Também, para graus elevados, uma armação com aro grande pode deixar as lentes muito mais grossas. Nesse sentido, quanto menor o aro da armação, mais da borda das lentes será cortada. No caso de miopia, as bordas são a parte mais grossa da lente. Por isso, quanto menor o aro, mais fino poderá ser o resultado. Por isso, uma dica importante a ter em mente é que escolher óculos menores pode resultar em lentes mais finas. Então, se você precisa de óculos de alto grau, escolha as armações menores. 

partes do óculos cta instagram

Tenha a melhor versão do seu óculos com as melhores lentes

Agora que você já está pronto para comprar seu próximo óculos, que tal escolher as lentes mais finas e fazer par perfeito com sua armação favorita? Aqui na Lenscope, você pode escolher as lentes mais finas, tanto para baixo grau (até 4 graus), quanto para graus moderado e alto (mais de 4 graus). Além disso, todas as nossas lentes já vem com os tratamentos essenciais antirrisco, antirreflexo e proteção UV100%. E o mehor, sem pagar nada a mais por isso. 

Também, você pode também escolher fazer somente as lentes conosco e aproveitar aquela armação que você já tem. Assim, você coloca as melhores lentes na sua armação favorita. Então, para finalizar, faça uma visita ao nosso site e faça um orçamento fácil, online e totalmente gratuito com gente!

cta orçamento

Fontes:

Banton Frame Works

American Academy of Ophthalmology – AAO

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *