Por que meu grau de miopia aumenta todo ano?

grau de miopia aumenta
  • por
4.6
(104)

Quem tem miopia sente dificuldade em enxergar de longe. Isso ocorre porque o olho míope tem o formato mais alongado do que o olho normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. Nesse sentido, quem é míope enxerga os objetos distantes de forma embaçada. Veja a seguir como a imagem é formada no olho míope.

grau de miopia aumenta

A formação da imagem dos objetos para os míopes

Mas, quem tem miopia apresenta aumento de grau todo ano? Confira no nosso artigo de hoje se o grau do olho míope aumenta anualmente e o que você pode fazer caso o seu grau de miopia aumente. 

Classificação da Miopia

Em primeiro lugar, é importante entender como a miopia é classificada.  A miopia pode apresentar três graus de classificação: baixa, moderada e alta miopia. Confira a seguir como ela pode ser dividida nessas três categorias: 

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 graus

Além disso, é importante ressaltar que a miopia pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato e cirurgia refrativa. Entretanto, para realizar a cirurgia refrativa, é preciso ter acima de 21 anos e ter o grau de miopia estabilizado de 6 meses a 1 ano. 

O que pode fazer seu grau de miopia aumentar?

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o desenvolvimento da miopia. No entanto, médicos e pesquisadores afirmam que o fator genético pode ter um grande papel. Ou seja, se o seu pai ou a sua mãe possuem miopia, a chance de você também desenvolvê-la é muito grande.

Porém, para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos. Então, consequentemente, o grau de miopia acaba aumentando. Dessa forma, pesquisas recentes mostram que pode haver relação entre o alongamento do globo ocular com as horas que uma pessoa passa ao ar livre, exposta à luz natural. Essas pesquisas, realizadas com crianças, mostraram que as que tinham visão normal passam 3.7 horas realizando atividades ao ar livre a mais do que as crianças que apresentam algum problema de visão, como miopia.

grau de miopia aumenta

No entanto, é um erro considerar somente a baixa exposição à luz natural o principal responsável pelo alongamento do globo ocular e, portanto, no desenvolvimento da miopia. 

Assim, acredita-se que um dos principais vilões também sejam as atividades que realizamos próximos a objetos durante longos períodos de tempo.  Como por exemplo: ler, escrever, utilizar computador, celular, tablet, entre outros.

Além disso, o uso constante desses aparelhos eletrônicos e a quantidade cada vez maior de tempo que passamos em ambientes internos, expostos à luz artificial, assistindo TV ou jogando videogame, podem contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento contínuo da miopia.

grau de miopia aumenta

Uso frequente computadores, celulares ou tablets pode contribuir para o desenvolvimento da sua miopia

O que fazer para evitar que meu grau de miopia aumente?

Para a maioria das pessoas, o grau de miopia se estabiliza entre 21 a 24 anos. No entanto, isso nem sempre acontece para 10% dos casos. Mas nem tudo parece estar perdido. Pesquisas recentes mostraram que colírios da baixas doses de atropina utilizados em crianças de 5 a 12 anos impediram o desenvolvimento da miopia, principalmente entre aqueles que possuíam alta miopia (mais de 6 graus).

No entanto, ainda não se sabe com precisão os possíveis efeitos colaterais que o uso contínuo da atropina pode causar. Dessa maneira,  mais pesquisas precisam ser realizadas antes que todos possam ter acesso a esse tratamento.

Enquanto esperamos por essas respostas, confira uma série de recomendações indicadas por oftalmologistas. Elas podem ajudar a manter sua visão e a saúde dos seus olhos em dia.

  • Evite longas horas em frente a computadores, tablets, smartphones e televisão;
  • Desenvolva mais atividades ao ar livre e fique mais exposto à luz natural. Claro, não se esqueça de sempre proteger seus olhos contra os raios UV;
  • Corrija sua postura quando estiver lendo ou escrevendo. Realizar essas atividades muito próximos aos objetos pode contribuir para o desenvolvimento da miopia;
  • Faça uma consulta com um oftalmologista de confiança uma vez por ano e evite fazer exame de vista grátis em óticas.

Aproveite e veja nosso vídeo da série de miopia que fala sobre esse tema. Para assistir clique abaixo:

Seguir essas dicas com certeza vai te ajudar a manter sua visão muito mais saudável. Além disso, caso você se sinta perdido em meio a tantos tipos e tratamentos de lentes para miopia que existem, confira os tipos de lentes para miopia que existem e faça a melhor escolha para sua real necessidade!

Convivendo com a miopia

Infelizmente, não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento. Entretanto, você pode adotar algumas práticas que te ajudarão a proteger seus olhos e mantê-los sempre saudáveis. 

  1. Ir ao oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano;
  2. Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes;
  3. Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado, maçã
  4. Não fume.  Esse tipo de hábito não só enfraquece seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão. Isso porque o fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Além disso, se você tem miopia, é muito importante ter lentes de qualidade, com os tratamentos adequados, ideais para o seu grau. Nesse sentido, elas podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e saúde ocular. 

Para nós, da Lenscope, é muito importante  que tanto a informação sobre a sua visão quanto que o acesso a lentes de qualidade chegue ao maior número de pessoas possível. Por isso, desenvolvemos um orçamento totalmente online e gratuito, para você saber o quanto irá economizar ao comprar as lentes ideais para o seu grau de miopia. 

orçamento

Fontes:

Atualizado em 30/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 104

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...