Problema de vista: sintomas principais. Você sabe quais são eles? Os sintomas de problemas de vista são um alerta para você visitar um oftalmologista quanto antes. Hoje falaremos sobre os sintomas de problemas de vista e quando procurar um oftalmologista para ajudar você a prevenir problemas maiores e corrigir os existentes, e assim, enxergar nitidamente e sem desconfortos.
Problema de vista: sintomas mais comuns
O olho humano é um órgão sensorial reagente à luz, permitindo que enxerguemos o mundo. Muitas condições oculares podem levar a problemas de visão. Todavia, alguns problemas oculares são menores e podem desaparecer sozinhos ou são facilmente tratáveis. No entanto, algumas condições e doenças oculares são mais agravantes podendo levar à cegueira.
Os principais sintomas de problema de vista estão relacionados a algum grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, ou seja, existe a dificuldade em enxergar nitidamente seja de longe, perto ou com a vista embaçada. Os sintomas mais comuns quando falamos em problema de vista são:
- Visão turva ou embaçada.
- Dificuldade para enxergar à noite.
- Visão dupla.
- Sensação de pressão nos olhos.
- Tendência a ficar com os olhos semifechados.
- Enxergar pontos flutuantes, brilho ou um anel ao redor das luzes.
- Sensibilidade à luz.
- Perda da visão periférica.
- Dores de cabeça frequentes.
- Lacrimejamento e coceira nos olhos.
- Vermelhidão e dor nos olhos.
- Necessidade de esfregar os olhos várias vezes no dia.
- Necessidade de aproximar ou afastar objetos para enxergar melhor.
- Olhos doloridos ou cansados
- Dificuldade em se concentrar lendo por muito tempo (no computador também).
Problemas de vista: os mais comuns
A princípio os problemas de vista mais comuns e que, geralmente, requerem algum tratamento corretivo, como o uso do óculos de grau, por exemplo, são a miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada) e sensibilidade à luz. Estes problemas de visão podem impedir simples tarefas diárias, como, por exemplo, no trabalho e ao dirigir. Veja a seguir como cada um desses problemas pode afetar a sua visão:
-
Miopia
A miopia faz com que exista dificuldade em enxergar os objetos mais distantes, deixando a vista desfocada e embaçada. Isso ocorre devido ao formato mais alongado do olho. Ou seja, enquanto quem não tem miopia possui o globo ocular arredondado, o globo ocular de quem tem miopia é mais alongado. Óculos de grau com prescrição médica, lentes de contato e cirurgia refrativa corrigem esse erro refrativo.
-
Hipermetropia
A hipermetropia é um erro de refração que ocorre quando o globo ocular é incomumente mais curto. Então, a pessoa com hipermetropia vê objetos próximos a ela borrados ou embaçados devido à dificuldade de enxergar de perto. O uso de óculos corretivos ou lentes de contato são recomendados para a melhora da visão. Além disso, a cirurgia ocular a laser também pode ser uma opção de tratamento.
-
Astigmatismo
O astigmatismo causa a dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe. O problema ocorre devido à córnea dos olhos que se estendem em um formato irregular, apresentando um formato oval.
Dessa forma, essa irregularidade distorce a luz quando entra nos olhos. Então, essa distribuição de luz desigual provoca visão com imagens borradas ou distorcidas, de perto ou à distância. O tratamento recomendado são o uso de óculos ou lentes graduadas e, em alguns casos, a cirurgia refrativa.
-
Presbiopia
Conhecida como vista cansada, a presbiopia é perda da capacidade visual à medida que envelhecemos, ou seja, nossos olhos se desgastam naturalmente com o passar dos anos. Isso pode levar a problemas de foco em imagens, principalmente ao olhar para objetos próximos. São recomendados o uso de lentes multifocais ou progressivas e bifocais, e a cirurgia refrativa para a melhorara da visão.
-
Sensibilidade à luz
A sensibilidade à luz além de ser uma condição natural, pode surgir também devido a consequências de outros problemas oculares, como, por exemplo, descolamento de retina, glaucoma, conjuntivite, úlcera da córnea, doenças congênitas de retina entre outras.
Sobretudo, a sensibilidade à luz causa um desconforto visual quando a pessoa é exposta a um excesso de claridade e luzes. Para esta condição são indicados o uso de óculos escuros com proteção UV e óculos com lentes fotossensíveis que se adaptam conforme o ambiente.
Sintomas de que você precisa ir ao oftalmologista verificar a visão
Quando devo procurar um oftalmologista? Essa é uma dúvida muito comum. Antes de mais nada, o ideal são visitas periódicas ao oftalmologista. Dessa forma, é possível identificar se existem problemas visuais e tratá-los logo no início. Os incômodos e sintomas visuais se não tratados rapidamente podem se transformar danos irreversíveis e prejuízos ao longo da sua vida.
Ou seja, aos primeiros sinais de um problema de vista sintomas, como, por exemplo, irritação, vista embaçada, perda visual entre outros, não prolongue o problema, pois, ele pode não ser só um problema de refração. Confira alguns sintomas em que você deve se atentar e procurar um médico oftalmologista o mais breve possível:
-
Irritação nos olhos e lacrimejamento
Esse problema pode ser causado por diversos motivos, como, por exemplo, alergia a algum produto químico, maquiagem ou até um arranhão na córnea. A vermelhidão e irritação nos olhos podem mostrar que existe alguma dificuldade na visão, além de causar incômodos como dores de cabeça.
Se você tem um histórico familiar de hipertensão ou diabete visite um médico, pois, ambas condições podem causar retinopatia (diabética ou hipertensiva), problemas que afetam diretamente os vasos da retina.
-
Dores de cabeça e nos olhos
Uma dor de cabeça pode ocorrer por vários fatores, desde simples gripes até situações mais graves. Agora, se você tem dores de cabeça frequentes, comece a considerar algum problema na visão.
Geralmente, o problema surge no fim do dia, especialmente quando você trabalha no computador. Por isso, se os analgésicos não aliviam a sua dor, provavelmente se deve ao cansaço visual.
-
Vermelhidão ou inchaço
A vermelhidão é geralmente resultado da dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais. Ela pode surgir desde uma reação natural a mudança de tempo, alergias, um simples cisco no olho até uma conjuntivite bacteriana.
Pessoas com rinite, bronquite e sinusite tender a ter inchaço e vermelhidão devido às alergias. Muitas vezes o problema desaparece sozinho ou com indicação de um colírio prescrito pelo médico, agora se o problema persistir por vários dias, procure seu médico.
-
Sensibilidade à luz
A sensibilidade a luz acontece quando sentimos uma mudança brusca de luminosidade, porém prolongado. A fotofobia também pode ser indicação de outros problemas, como a enxaqueca. No entanto, muitas vezes, o incômodo que você sente nos ambientes claros pode ser um sinal de problemas na visão.
-
Baixa acuidade visual
Acuidade visual é a capacidade de identificar a forma e o contorno dos objetos, nesse sentido várias doenças podem causar esse baixo nível de visão. Em outras palavras, a baixa acuidade visual ocorre quando o nível de visão, mesmo com a melhor correção óptica permanece inferior ao considerado “normal”.
-
Visão embaçada
Esse é um dos principais sinais do astigmatismo é a vista embaçada, tanto de perto quanto de longe. A vista embaçada impede que você enxergue as coisas com nitidez e acabe vendo só borrões.
-
Visão dupla
A visão dupla pode indicar simples problemas como catarata ou uma distorção que pode ser corrigida com o uso de óculos, e problemas mais sérios relacionados aos nervos ou músculos dos olhos.
-
Forçar a vista ou aproximar objetos do rosto para enxergar melhor
Esse sintoma pode ser sinal de que você tem miopia. A miopia nada mais é que a dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Ou seja, você sente a necessidade de aproximar objetos para enxergar melhor.
Problemas de vista: quando procurar um oftalmologista?
Alguns problemas oculares podem não ser aparentes no início, mas os sintomas podem piorar com o tempo. Qualquer pessoa com sintomas de um distúrbio ou doença ocular deve procurar um oftalmologista o mais breve possível.
Problemas oculares geralmente surgem conforme envelhecemos, normalmente a partir dos 40 anos. Por isso, pessoas mais velhas devem realizar exames oftalmológicos regulares para identificar quaisquer problemas o mais cedo possível.
Frequentar periodicamente o oftalmologista é fundamental para preservar a saúde ocular, do contrário, problemas simples podem virar doenças graves se transformando em danos irreversíveis e prejuízos ao longo da sua vida. O ideal é que as visitas ao oftalmologista se iniciem já na primeira infância e continuem frequentes e periódicas.
A primeira visita deve ser feita ainda quando recém-nascido, pois alguns problemas oftalmológicos podem ser congênitos. Em seguida, o ideal é voltar na fase de alfabetização e quando adulto, o ideal é que as visitas aconteçam anualmente, exceto se o indivíduo tenha algum sintoma que exija consultas mais frequentes.
Informação sobre saúde visual na palma da sua mão
Agora você sabe que a visita regular ao médico oftalmologista é fundamental na prevenção de doenças oculares mais graves. Então se há problemas de vista, sintomas frequentes como incômodos visuais, procure rapidamente um médico.
Nós, da Lenscope, trabalhamos diariamente para levar informações úteis e conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Nossa missão é oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual, um par de olhos de cada vez.
Somos pioneira em vendas de óculos pela internet, por processos inteligentes oferecendo as lentes mais finas para óculos. Assim, você pode enxergar melhor por um preço justo. Então, aproveite que já está aqui e conheça nosso portal de notícias. Assine agora nossa Newsletter e receba as novidades sobre saúde dos olhos na palma da sua mão.
Gostei muito das informações q que encontrei neste site.
Boa noite. Gostaria de saber que doença ou disturbio visual está relacionado ao fato de sentir dor nos olhos ao aproximar um objeto . O que é?
Olá, Leda. Tudo bem? A dor nos olhos é um sintoma relacionado a diversas doenças, desde dificuldade para enxergar até problemas mais graves. Por isso, o ideal é que procure por um oftalmologista da sua confiança para verificar o que está acontecendo. Ele é o profissional qualificado para diagnosticá-la com precisão e indicar o tratamento adequado para o seu caso.
Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂